sexta-feira, 14 de julho de 2017

Sebrae lança destinos inteligentes em Fortaleza e Cariri


Lançado no PECNORDESTE em Fortaleza e em sua sede  na terça-feira (11), o Sebrae Ceará lançará neste sábado (15) o projeto Destinos Inteligentes - Projeto de Fortalecimento do Turismo da capital cearense e de municípios da Região Metropolitana -  na EXPOCRATO, na cidade do Crato, no stand do Sebrae. A iniciativa têm como objetivo elevar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios que atuam na cadeia de valor do turismo neste território, promovendo o desenvolvimento territorial baseado na modelagem de Destinos Turísticos Inteligentes.

A metodologia inspirada no conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes) está fundamentada em quatro pilares: Governança, Tecnologia, Experiência e Sustentabilidade. De acordo com Ana Virgínia Milhome, gestora do projeto de turismo do Sebrae na capital, a nova realidade do mercado de turismo no mundo é marcada pela mudança nos hábitos de comportamento e consumo dos turistas, provocados principalmente pelo acesso a novas tecnologias. Para atender a esta nova realidade de mercado, as estruturas turísticas e destinos precisam facilitar a interação e integração de visitantes, antes, durante e depois da viagem por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras.

Em 2017, implementando novas estratégias, já foram iniciados 41 projetos que visam atender pequenos negócios da cadeia de valor do turismo do país. O Sebrae espera que o projeto, que tem duração de dois anos, mude a cara do turismo nacional e propõe a implementação de um conjunto de ações com objetivo de transformá-los em destinos turísticos inteligentes.

Fortaleza, que está na oitava posição em relação às cidades do futuro, é um desses destinos inteligentes. Não só por isso, mas também por ser a terceira maior metrópole em influência e receber 20 milhões de pessoas por ano em busca dos mais variados tipos de turismo. Além dela, também está Maracanaú na quinta posição. Dentro dos destinos inteligentes, o estado do Ceará tem seis destinos, no qual se passa por vários municípios conforme infográfico.



Lançamento do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes do Sebrae; capitaneado pelo superintendente regional Joaquim Cartaxo,contou com a presença de representantes do Sebrae nacional ,gestores regionais , do trade turístico e imprensa. Artesāos de Fortaleza e Aquiraz fizeram exposição de artes e artesanato. O arquiteto Joaquim Cartaxo também expôs sua arte com um belo painel sobre as três Iracemas. A jornalista Silvana Frota editora da Revista Ceará e Municípios fez a cobertura do evento entre as presenças destaque para Régis Medeiros, secretário executivo da SDE, Pedro Carlos da Fonseca, Presidente do Fórum de Turismo do Ceará, Priscila Cavalcante, Presidente do Skal internacional do Brasil , Selma Cabral, Presidente da Alfe, Circe Jane, Presidente do Sindieventos e do CETUR, secretária executiva de turismo de Aquiraz,Indira Guimarães.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog