sexta-feira, 14 de julho de 2017

Novo mapa turístico do Ceará deve ser definido até setembro



Até o  próximo mês de setembro o Ministério do Turismo deve formalizar oficialmente o novo Mapa Turístico  do Brasil. No Estado do Ceará, 72 municípios estão pleiteando entrar no Mapa  e devem obedecer a pelo menos quatro critérios de acordo com a Portaria de 09 de dezembro de 2015, a primeira delas  é ter uma  secretaria, Coordenação  ou diretoria de turismo , ter dotação específica para o turismo e a oferta de leitos, hospitais e  restaurantes, bem como potencial turístico. Estas e outras informações foram repassadas hoje, 13, para secretários e assessores de turismo de pelo menos 40 municípios cearenses presentes à reunião conjunta promovida pela Secretaria  de Turismo do Estado- SETUR e pelo Fórum de Turismo do Ceará- FORTUR, na Assembleia Legislativa . Quem não entrar agora só pode participar do Mapa Turístico em 2019, daqui a dois anos, perdendo verbas federais do Ministério do Turismo para que tenha acesso â  captação de recursos , explicou o Coordenador dos destinos turísticos da SETUR, Valdo Mesquita.

Hoje, 59 municípios cearenses são considerados turísticos ou em processo de desenvolvimento turístico , divididos em 12 Regiões no  Estado. Conforme explicou Valdo Mesquita,  desde o início do ano a SETUR vem trabalhando o processo de formalização dos municípios de forma regional e descentralizada, apoiando as gestões na estruturação e na  promoção do turismo. Para ele,  os grandes desafios do turismo no Ceará são o fortalecimento  da  instância de governança,  integração com outros programas de governo e o envolvimento dos  mesmos nos fóruns regionais

O presidente do Fórum de Turismo  do Ceará, Pedro Carlos da Fonseca, ressaltou  a importância daquele momento com a participação quase que maciça dos secretários ou representantes, sinal que o turismo do Ceará está amadurecendo.  Tem coisas que aprendemos e outras  que ainda precisam ser exercitadas como por exemplo, ter um inventário Turístico , um ícone ou detalhe Turístico  e também,  um observatório para  corrigir falhas, sem esquecer o planejamento estratégico e a informação", disse. O presidente do FORTUR destacou  a importância das redes sociais embora com certo cuidado, pois da mesma forma que elas  constroem também  destroem. Dai ele considerar ser importante a interação com o cliente, que deve ser aprimorada cada vez mais, aí cabe ao secretário de turismo, procurar  aproximar-se  do empresariado que hospeda, que faz  o transporte e que alimenta,movimentando toda a cadeia produtiva promovendo emprego e renda.

Vários secretários  fizeram a apresentação de seus potenciais turísticos e de suas necessidades quando  ficou claro a necessidade de um planejamento  estratégico em muitos municípios. Diante disso, Pedro Carlos anunciou que após a homologação dos municípios pelo MTUR, o  Fórum de Turismo  irá promover um encontro especial com os secretários de turismo em conjunto com o Sebrae, no sentido de oferecer as ferramentas necessárias à estas cidades, voltadas inclusive para a gestão sustentável com a assessoria de uma  especialista  nessa área, a consultora   Selma Cabral . Ele anunciou ainda, o Projeto Ceará, Arte, Cultura e Gastronomia , com a essência maior de valorizar a gastronomia regional com o apoio do Senac,Sebrae e Abrasel, trazendo também  a gastronomia do interior para a nossa  capital.

O deputado Sérgio Aguiar vice-presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa participou da reunião, quando destacou que apesar da crise econômica que o país atravessa, o Ceará cresceu na área de serviços e o turismo se coloca como grande sustentáculo para várias cidades, representando hoje 11% do PIB do Estado. O parlamentar acha  que por vivermos numa região semiárida, que os gestores devem investir cada vez mais em ações de promoção do turismo, que é  a vocação natural do nosso estado, banhado por 563 km de litoral e sol durante 365 dias do ano.  

SEBRAE LANÇA DESTINO INTELIGENTE NO CARIRI

Na ocasião, a gestora do turismo do Sebrae-Ce, Eveline Tabosa  anunciou que  o turismo  inteligente será o carro-chefe dos demais programas do Sebrae durante  os próximos dois anos, em seis regiões do estado, e a nova abordagem, faz a estruturação de roteiros turísticos Municipais. O  Secretário  de  turismo de Juazeiro do Norte, Junior Feitosa aproveitou para convidar para o lançamento do Destino Inteligente do Cariri, dia 15 , sábado, no estande do Sebrae na Expocrato. Segundo ele, o prefeito Arnon Bezerra abraçou a causa do turismo em  Juazeiro ,informando que  a gastronomia do Cariri, tem 23 empresas agraciadas com o selo de qualidade do Sebrae , já tendo estruturado  também o polo gastronômico do Cariri. Segundo ele ,o aeroporto do Cariri , tem 9 voos, com potencial de ter muito mais , pela proximidade com duas capitais do Nordeste- Fortaleza e Recife.
O secretário de turismo de Jericoacoara , Ricardo  Gusso, falou da importância da troca de experiências  e afirmou que o meio ambiente é uma grande preocupação da atual gestão. Jeri tem uma usina de reciclagem, em  parceria com uma ONG de São Paulo. São 57 entrepostos de lixo e  estamos  aprovando a lei dos resíduos sólidos, onde o empresário vai levar seu lixo até a usina, trazendo mais benefícios para o município, estamos solicitando o Selo  bandeira azul, certificação internacional francesa, só existe  em uma praia no Nordeste certificada ,no estado da Bahia. Gusso destacou a parceria forte com os municípios vizinhos especialmente CAMOCIM e Cruz, regiões que tem um  cooperativismo muito forte , em várias áreas , e ressaltou o apoio da iniciativa privada .

A secretária  de desenvolvimento econômico e turismo de Canindé, Socorro Barros, também apresentou o potencial do seu município, que tem no turismo religioso a grande mola propulsora do desenvolvimento. Segunda ela, nos 10 dias da festa de São Francisco, em outubro,a  cidade  recebe um milhão de pessoas, temos a maior estátua do mundo, e agora o governador  Camilo Santana está nos contemplando com os corredores religiosos.  Temos  uma relação muito estreita com Juazeiro do Norte, muitos romeiros saem de lá para nos visitar .Nosso roteiro começa  agora em julho-  período de alta estação e vai até o dia 3 de fevereiro. Temos  o dia do romeiro- 3 de fevereiro e no natal, recebemos 3 mil pessoas porque São Francisco idealizou o presépio" disse Socorro.Vários outros secretários apresentaram suas potencialidades e demandas como os de Limoeiro do Norte , Redenção, Ipu, Jaguaribara, Pindoretama e CAMOCIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog