quinta-feira, 27 de julho de 2017

Fraport assume administração de Aeroporto de Fortaleza e irá investir dois bilhões

Divulgação/ Governo do Estado do Ceará


Nesta quinta-feira (27), a administração do Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins foi assumida pela empresa alemã Fraport. Em solenidade oficial de concessão do equipamento que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília participaram o governador do Estado Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o embaixador da Alemanha no Brasil Georg Witschel e a vice-presidente da empresa Aletta Masembach, e outros representantes da operadora internacional.

Na solenidade, o chefe do executivo explicou que, inicialmente, a nova operadora vai comandar o aeroporto da cidade em diálogo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAERO. Somente em janeiro a Fraport assumirá sozinha. Segundo Camilo Santana, o valor da ordem de R$ 2 bilhões será investido na modernização do terminal, que deve ampliar a movimentação do aeroporto, atraindo voos internacionais.

O aeroporto Pinto Martins embarca anualmente 6,3 milhões de passageiros. Em 2047, sob o comando da empresa alemã, a expectativa é que esse número eleve-se para 29,2 milhões anuais. As projeções, de acordo com o governador Camilo, é tornar o aeroporto um grande centro de conexões (HUB) para voos do mundo inteiro, como o aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, que é administrado pela Fraport. Santana visitou o terminal alemão no mês de junho, e afirmou estar impressionado e finalizou frisando que a empresa deverá tornar o aeroporto de Fortaleza um dos mais modernos do mundo.

O diretor da empresa Fraport Klaus Jeschcke, esteve em Fortaleza em abril e também esteve presente durante a visita de Camilo ao Aeroporto de Frankfurt. Jeschcke afirmou que a empresa não medirá esforços para tornar o aeroporto cearense um dos melhores terminais do mundo e alegou saber como operar um HUB.

O Aeroporto Internacional Pinto Martins compete por um hub com os terminais de Salvador e Recife. A empresa Air France-KLM decidirá qual destes aeroportos realizarão voos diretos do Nordeste para França e Amsterdã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog