quinta-feira, 20 de julho de 2017

SAMU NA BEIRA MAR:. Com bicicletas, Samu deve atender em até 2 minutos

Foto: Evilázio Bezerra


Frequentadores da Beira Mar de Fortaleza passam a contar com atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em bicicletas. O projeto Bike Vida visa reduzir o tempo de socorro na região para até dois minutos. São três estações na Beira Mar — na altura do Boteco, do Náutico e do Mercado dos Peixes — com uma bicicleta, o socorrista e os equipamentos. O serviço deve ser acionado pelo 192.

A novidade foi lançada na manhã de sábado, 15, na Beira Mar. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), a região foi escolhida para receber o projeto-piloto por ser “a área de Fortaleza com maior concentração de pessoas por metro quadrado fazendo atividade física — muitas vezes sem realizar exames prévios e acompanhamento”.

As bicicletas contam com equipamentos básicos para atendimentos de urgência, como o desfibrilador — utilizado em casos de parada cardíaca. Cada socorrista terá 1,5 quilômetro de orla para atender. Segundo o gerente do Samu em Fortaleza, Daniel Sousa, nos primeiros seis meses de 2017, foram realizadas 500 solicitações na região.

“Não é só a bicicleta e o socorrista. Será um primeiro atendimento integrado com a rede do Samu e os hospitais”, detalhou o prefeito.

PRAIA DO FUTURO

Também com o objetivo de garantir maior segurança na orla da Capital, parceria da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado e a Associação dos Empresários da Praia do Futuro realizou capacitação de 19 profissionais de 14 barracas da área. Os funcionários receberam instrução para informar frequentadores sobre condições para o banho, mudanças climáticas e prevenção de acidentes, além de distribuir para as crianças pulseiras de identificação, que indicam o local onde estão os pais ou responsáveis.



SERVIÇO

Atendimentos do Bike Vida:

Estações na orla: na Beira Mar em frente ao Boteco Praia, ao Náutico Atlético Cearense e ao Mercado dos Peixes

Como solicitar: pelo número 192 e pessoalmente nas estações

Horário de atendimento: das 5 às 22 horas


Fonte: Jornal O Povo - Ana Rute Ramires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog