quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Prefeito Roberto Cláudio assina contratos de empréstimo do Projeto Mulher Empreendedora

O prefeito Roberto Cláudio assinou nesta quinta-feira (30/08), no bosque do Paço Municipal, os contratos de empréstimo do Projeto Mulher Empreendedora, que beneficia 87 negócios comandados por mulheres na Capital.

O projeto faz parte do Fortaleza Competitiva, que visa estimular o empreendedorismo feminino, possibilitando acesso ao microcrédito orientado, além de capacitações e consultorias gerenciais. Nesta primeira etapa, foram aprovadas 87 propostas comandadas por duas, ou no máximo três mulheres, em diversas áreas de atuação.

O valor máximo investido por negócio é de R$ 15 mil, e as empreendedoras só precisarão pagar 60% do valor emprestado em 15 prestações sem juros, a partir do sexto mês de implantação da empresa.

Nos últimos anos, o número de mulheres responsáveis pela renda familiar tem crescido de forma gradativa. De acordo com o IBGE, estima-se que em 2018, metade das mulheres no Brasil são a principal fonte de renda da família ou contribuem com 70% dos recursos financeiros da casa.

“As mulheres sempre tiveram duas jornadas, por trabalharem dentro e fora de casa, mas hoje, elas são, muitas vezes, as únicas provedoras do lar por inúmeros motivos. O projeto beneficia esse grupo populacional que mantêm os lares das famílias gerando renda e contribuindo para a criação de empregos em Fortaleza”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.

Durante o processo do edital, as empreendedoras contempladas passaram por duas capacitações sobre gerenciamento de negócios e prestação de contas. Além disso, por meio de parceria com o Sebrae, elas receberão acompanhamento de especialistas durante a compra dos equipamentos e nos próximos 12 meses para viabilizar a estabilidade do negócio.

“Quase todas são inexperientes e estão abrindo um negócio pela primeira vez. Por isso, temos uma equipe técnica que ajudará a suprir as deficiências técnicas e gerenciais para romper o primeiro desafio de uma empresa formal no Brasil, que é passar do primeiro ano de negócio aberto e com sucesso”, explicou o coordenador do projeto, Paulo Barbosa.

Há mais de dez anos, a professora Clea Costa desenvolve um projeto de dança com crianças a partir de 3 anos de idade, no Vicente Pizon. Contemplada no edital, ela aguarda receber o recurso para equipar o seu espaço e ampliar as atividades. “A dança é um movimento transformador. A gente começa com uma criança e de repente as irmãs, vizinhas e mães estão envolvidas. Estou ansiosa para estruturar a sala e aumentar as possibilidades dentro da comunidade”, disse a dançarina.

Lançado em janeiro pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), o projeto Mulher Empreendedora recebeu 320 inscrições e tem investimento de R$ 1,2 milhão. Dos 87 negócios beneficiados, 46% são da área de confecção. 84% dos negócios estão localizados em bairros com IDH inferior a 0,5 (médio, baixo e muito baixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog