quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Municípios e Instituições são homenageados pelas Boas Práticas de Gestão na Assistência Social

FOI LANÇADA UMA REVISTA ESPECIAL DIVULGANDO AS AÇÕES: CONFIRA NO LINK AQUI


Secretários de Assistência Social e prefeitos de vinte e seis municípios cearenses participaram e receberam no último dia 3 de agosto, no Ideal Clube,em Fortaleza, o Certificado pelas Boas Práticas na Assistência Social em suas cidades. Também foram homenageadas três Instituições: a Associação dos Municípios do Estado do Ceará - APRECE, pelos seus 50 anos de criação, a Assembleia Legislativa , com o Troféu Inclusão Social, pela implantação do Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência, que está tendo seu trabalho copiado por outros estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, e também foi apresentado no México . Já a Diretora da Editora IMEPH, Lucinda Marques Azevedo, que também é Conselheira da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, junto ao Ministério da Educação e membro da Câmara Brasileira e Cearense do Livro, foi premiada com o troféu " Responsabilidade Social" , pelo importante trabalho que desenvolve na divulgação da literatura de cordel e do repente em suas obras, que já chegam a mais de 450 títulos.


O cantor David Valente , portador de deficiência motora que toca com os pés foi a grande atração do evento e encantou a todos com sua apresentação a começar pelo hino nacional e o cântico de parabéns para a Aprece, inclusive com direito a bolo . Na ocasião foi feita ainda uma homenagem especial à APDMCE- Associação para o Desenvolvimento dos Municípios. que representa as primeiras damas, através da sua presidente Rosemari Almeida, que destacou os principais projetos da entidade.

Conforme observa a jornalista Silvana Frota, que há mais de 35 anos se dedica a divulgar o municipalismo, as homenagens visam estimular e reconhecer o trabalho dos gestores municipais, secretário(a)s de assistência social e prefeitos, a fim de que exerçam seus mandatos pautados pela observância da Lei Orgânica da Assistência Social. Para comprovar e dar transparência as ações foi editada uma revista especial-Ceará e Municipios- mostrando o trabalho em cada uma das cidades e das três instituições.

Dentre os principais indicadores avaliados entre as boas práticas de gestão estão projetos voltados à proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e a velhice, amparo às crianças e aos adolescentes carentes, políticas de inclusão produtiva, inclusão de gênero e raça , promoção e integração ao mercado de trabalho, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e a promoção de sua integração â vida comunitária, a vigilância socioassistencial.

Durante estes anos em que acompanhamos o trabalho dos municípios, reconhecemos que já ocorreram muitos avanços na assistência social , voltadas à população em situação de risco ou vulnerabilidade , como reconhecemos também, que os desafios são muito maiores, um deles, e por sinal, o mais difícil, é a falta de recursos para atender a demanda crescente de uma população envelhecida e vencer às drogas que assolam nossos jovens e matam milhares todos os anos. As mulheres , por outro lado, ainda sofrem com a violência doméstica , e carecem de mais proteção, a maioria das cidades não possui equipamentos ou delegacia da mulher, conclui a jornalista Silvana Frota .O evento contou com a parceria das empresas ASPEC,SS INFORMÁTICA, IMEPH e APRECE.


MUNICÍPIOS E AS BOAS PRÁTICAS

Conheça os municípios e seus projetos sociais :

1- ACOPIARA - Programa ACOPIARA Capacita
2- BREJO SANTO- Projetos SócioCulturais e Esportivos
3- CAUCAIA - Centro Pop
4- CARIRÉ- Advogado do Povo
5- CANINDÉ- Inclusão Digital
6 -CARNAUBAL - Programa Criança Feliz
7- CAMOCIM- Departamento de Fortalecimento das Comunidades
8- DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO- Casando nos Trinques
9 - FORTALEZA- Família Acolhedora
10 - ICÓ -Mulheres de Frida
11- IPU - Serviço de Convivência e Fortalecimento com Crianças e Adolescentes
12- JUAZEIRO DO NORTE- Núcleo da Diversidade de Gênero
13- LAVRAS DA MANGABEIRA- Galpão das Artes
14- MARCO - Semeando Cidadania
15- MOMBAÇA - Projeto Gerar
16- RERIUTABA- Grupo de Convivência Renascer e Fonte de Vida
17- RUSSAS -Setas mais perto de você
18- REDENÇÃO- Caravana da Alegria
19- QUXADÁ- Programa Minha Casa Minha Vida
20- QUIXERAMOBIM - Primeira Infância no SUAS
21- SANTA QUITERIA - CRAS nas Escolas
22- SOBRAL - Implantação da Unidade de Gerenciamento de Projetos Sociais
23- SÃO BENEDITO - Empoderamento para Indígenas
24 - SAO GONÇALO DO AMARANTE - Maré Alta- TAiBA
25- TAUÁ- Beleza de Mulher-Flor do Mandacarú
25- VARZEA ALEGRE - Projeto Arte é Renascer


AMIGOS DOS MUNICÍPIOS

O governador Camilo Santana, o Senador Eunicio Oliveira, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, foram homenageados como "Amigos dos Municípios, pelos projetos e recursos que levaram às cidades cearenses. Receberam ainda seus Certificados de Amigos dos Municípios os deputados: Augusta Brito , Sérgio Aguiar,Rachel Marques, Danniel Oliveira, José Sarto, Leonardo Araújo, Mauro Filho, Ex-deputado Rogério Aguar, ex- deputada Gislane Landim, prefeito de Tauá Carlos Windson , Mota , as vice-prefeitas de Reriutaba, Ana Marta Aguiar , e de IPU, Antonia Martins Pereira , Presidente da CDLde Canindé - Antônio Alves Pereira, Denise Sá Benevides Magalhães Ribeiro - Fundação Perpétua Magalhães, Hermicélia Coelho de Oliveira - Representante do Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil, Ex-Prefeita e Ouvidora Municipal Maria Rizoleta Pinheiro Moreira, Vice-Prefeita Antonieta Peres Martins, Izabela Geromel Bezerra de Menezes e Soraya Maria Medeiros de Castro Martins

Confira imagens do evento

































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog