Não são poucas as mudanças nas regras das eleições, válidas já para o pleito municipal deste ano, promovidas pela Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral. Além de alterações no financiamento, nos prazos para as convenções partidárias e também para as filiações, o tempo de campanha ficou mais curto e a propaganda terá de se adequar às novas regras da corrida rumo à conquista de eleitores. A largada só será dada no mês de agosto, mas, para especialistas, aqueles candidatos mais conhecidos devem sair na frente dos demais.
Isso porque uma das mudanças que mais devem ser sentidas por eleitores e partidos, conforme destaca o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Marcelo Roseno, é a duração da campanha, que passa a ter 45 dias. “A campanha era permitida a partir de 6 de julho e, a partir de agora, somente será admitida a partir de 16 de agosto, o que acarreta diminuição considerável do tempo de veiculação”, pontua.
O tempo mais curto, projeta o publicitário Ricardo Alcântara, especialista em marketing político, vai acabar beneficiando nomes já consolidados na memória do eleitor. Para ele, que trabalha em campanhas há 31 anos, o cenário eleitoral deve chegar ao dia da eleição, 2 de outubro, muito semelhante ao do início das propagandas.
“Uma campanha muito curta não vai permitir movimentos de mudança. O próprio programa eleitoral de rádio e televisão não tem tempo suficiente para que possam haver mudanças grandes”, diz ele, que já coordenou 14 campanhas – sete para governador, cinco para prefeito e duas para senador.
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