quarta-feira, 23 de março de 2016

Lei de Audic Mota que proibiu “pau de arara” no transporte escolar dá Prêmio Sebrae a Tauá

Aprovada por unanimidade em 2012, lei de autoria do então presidente da Câmara Municipal de Tauá, o hoje deputado estadual Audic Mota (PMDB), proibiu o uso de caminhões” pau de arara” como transporte escolar no município. O cumprimento à medida pela gestão municipal, nos últimos três anos, acabou por render a Tauá, na última sexta-feira, 18, o Prêmio Sebrae 2015/2016 Prefeito Empreendedor, categoria Desburocratização / Formalização. Isto porque, graças à iniciativa do parlamentar e conforme Decreto Municipal e Código de Trânsito Brasileiro, foi possível a implementação do Programa Rotas do Saber em 2015, que extinguiu por completo o uso de veículos abertos e adaptados no transporte de alunos.

Por meio deste Programa, Tauá assegurou que 100% dos veículos que trabalham no transporte escolar sejam fechados, com máximo de oito anos de uso para ônibus e quatro anos para topics e vans. A Secretaria de Educação municipal, em parceria com Governos federal e estadual, adquiriu uma frota própria de 23 ônibus escolares, sendo dois ônibus adaptados com elevadores para facilitar o embarque e desembarque de crianças com necessidades especiais, e além destes ainda são contratados 127 veículos terceirizados.

Tauá possui a segunda maior extensão territorial do Estado (4.018 Km2). Ao todo, são 150 rotas escolares e 8.474 km diários percorridos pelos veículos que fazem o transporte escolar no Município. O Programa Rotas do Saber atende 6.430 alunos diariamente, sendo 5.250 da Rede Municipal (cerca de 40% do total de alunos) e 1.180 da Rede Estadual. É feito, também, o atendimento domiciliar de aproximadamente 30 (trinta) alunos com dificuldades de locomoção, por meio do ônibus adaptados, na sede do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog