terça-feira, 25 de agosto de 2020

Mais Infância Ceará 5 anos: trajetória de conquistas em benefício das crianças cearenses.


Há exatos cinco anos, o Programa Mais Infância Ceará tem o desafio de gerar possibilidades para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo assim o desenvolvimento da sociedade. A iniciativa, instituída política pública em março do ano passado, para assegurar patamar de atuação com garantias de continuidade, promove o desenvolvimento infantil através das diversas ações realizadas nos 184 municípios cearenses, além do fortalecimento de vínculo da criança com a família e a comunidade.

"O Mais Infância Ceará investe no hoje para garantir um futuro melhor do povo cearense, pois quando as crianças e suas famílias têm acesso a serviços essenciais de saúde, nutrição, educação e proteção, recebem a oportunidade de aprender e levar uma vida saudável e produtiva. Minha gratidão a todas as pessoas que fazem parte do programa, todos os profissionais envolvidos nesta missão. Muito obrigada pela parceria do terceiro setor, da iniciativa privada e dos municípios, que nestes cinco anos estiveram juntos com o Governo do Ceará para gerar possibilidades de desenvolvimento integral para as nossas crianças. No Ceará, a criança é prioridade, por isso seguiremos investindo no nosso presente e nosso futuro.", destaca a idealizadora do Programa e primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

De natureza multissetorial, a iniciativa é estruturada em quatro pilares: Tempo de Nascer, que atende a reestruturação alinhada de cuidado materno-infantil, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal; Tempo de Crescer, que contempla a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de serviços e formações de profissionais; Tempo de Brincar, que foca nos benefícios para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças; e Tempo de Aprender, que compreende a escola como direito de todos.

O Programa
Criado em agosto de 2015, defende a necessidade de um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais.

Ações e Resultados
O Governo do Ceará vem fazendo uma série de investimentos para melhorar a vida de cada menino e menina cearense, como a implantação do Cartão Mais Infância, transferência de renda no valor de R$ 85,00 para famílias com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Esses beneficiados são públicos prioritários das políticas de saúde, educação e assistência. Mais de 48 mil famílias já foram contempladas com o benefício, que tem o investimento de R$ 50 milhões para o ano todo, no intuito de superar a extrema pobreza no Estado.

Para garantir a segurança alimentar e nutricional das crianças, o Estado lançou em junho do ano passado o Programa Mais Nutrição, que já proporcionou a distribuição de alimentação para mais de 26.784 pessoas de 31 municípios com mais de 485 toneladas de alimentos “in natura”, polpas e mix de preparo de alimentos. O programa já contemplou 90 entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. O Mais Nutrição tem a parceria permanente da Associação dos Permissionários da Ceasa e do Grupo M. Dias Branco, além dos parceiros espontâneos da iniciativa privada. Em breve, 38 instituições do Cariri serão atendidas pelo programa.

O Mais infância Ceará possibilitou ainda a realização de mais de 3,4 milhões de visitas domiciliares, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – PADIN, Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz, em parceria com o Governo Federal, e Programa de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução de Desigualdades e Sustentabilidade Socioambiental – PforR. Essas ações, executadas em parceria com os municípios, contemplaram aproximadamente 95 mil famílias, sendo 91,5 mil crianças e 20,8 mil gestantes. Os programas de visitas domiciliares têm o objetivo de favo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog