sexta-feira, 2 de outubro de 2020

OUTUBRO ROSA PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO INICIA TEMPORADA DE MATÉRIAS DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.

 Durante a pandemia do coronavírus muitas mulheres deixaram  de fazer seus exames de prevenção do câncer de mama . Este ano, todas as associações  ligadas a Rede Mama, foram orientadas a fazerem  campanhas virtuais, usando as redes  sociais  e outros canais de comunicação  incentivando a retomada dos exames de rastreamento, mostrando a eficácia dos exames e da importância da prevenção.

Aproveitando o Movimento Outubro Rosa, o Programa Mulheres no Parlamento, da TV Assembléia,  dá destaque a essa temática, iniciando o mês outubro, entrevistando o Mastologista Pedro Wilson Leitão Lima, especialista pela Sociedade Brasileira de Cancerologia e Mastologia, que fala sobre a importância da detecção precoce  e de um exame de sangue chamado " marcadores  tumoraes" . 

A jornalista Silvana Frota  que produz e apresenta o Programa também  conversou com a gestora da Associação Nossa Casa, Daniele Castelo Branco , para saber como vai ser a campanha Outubro Rosa desse ano , e resolveu abraçar a iniciativa de doação de exames de rastreamento da doença, mamografia  ou ultra-sonografias para mulheres em estado de vulnerabilidade social. De imediato, já conseguiu o apoio da Associação de Lojistas e Líderes Femininas- ALFE e da Câmara de Dirigentes Lojistas.  As duas dirigentes, Graças Bringel e Fátima  Duarte, respectivamente  deram seus depoimentos sobre a campanha de doação de exames.

Criamos um mote para uma  Campanha na TV Assembleia : MAMOGRAFIA E ULTRA-SONOGRAFIA NO TEMPO CERTO. SALVAM VIDAS. Durante todo o mês de outubro, a TV Assembleia  estará exibindo pequenos vídeos  com depoimentos mostrando a importância da prevenção do câncer de mama, disse Silvana Frota.

O INSTITUTO NACIONAL DE CANCER INCA- ESTIMA QUE EM 2020 , SEJAM DIAGNOSTICADOS  66 MIL NOVOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA NO BRASIL. NO CEARÁ, ESTÃO ESTIMADOS 2.510 NOVOS CASOS NO MESMO PERÍODO.

No quadro " O que elas fazem no Parlamento", as deputadas  Augusta Brito, Erika Amorim e Fernanda Pessoa, também incentivam as mulheres que  ainda não  fizeram seus exames preventivos ao câncer de mama esse ano, a retomarem  imediatamente, pois a detecção precoce ainda é uma das formas de ajuda na cura. Ressalta  também , que depois dos 40 anos, a mulher tem a garantia da mamografia gratuita.

Durante o mês de outubro, outras matérias  serão destacadas.

Serviço:

Prrograma Mulheres no Parlamento- TV Assembleia canal 31.1 ou 61.3 agora também em Sobral e Juazeiro do Norte.

Quinta - feira às  20h30 min  com reprise no domingo  às 18 hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog