quinta-feira, 4 de julho de 2019

Programa Mulheres no Parlamento debate violência contra a mulher com defensora pública Sandra Moura de Sá



Com o tema: Em defesa delas - A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos com o apoio do Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege), deflagrou uma campanha. Em todos os estados, incluindo os veículos de comunicação em todo o país que terá duração de um ano.

Entre os eixos que estão sendo trabalhados na campanha destacam-se: o enfrentamento à violência doméstica e familiar, o encarceramento das mulheres, a situação das mulheres negras no Brasil, os casos de violência obstétrica e as mulheres em situação de rua. Hoje, o Brasil ocupa a 5ª posição de país com a maior taxa de feminicídio do mundo. A cada duas horas uma mulher é assassinada no país. A maioria delas foi morta por seus companheiros ou por parentes próximos.

O Programa Mulheres no Parlamento desta semana repercute esse trabalho da defensoria. Vamos conversar com a titular da 2ª Defensoria do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da DP/CE. Sandra Moura de Sá que já foi presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará.

Ela é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Especialista em processo penal. Ex-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), biênios 2013/2014 e 2015/2016. Atualmente, é titular da 2ª Defensoria do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da DP/CE. Ingressou na instituição em 2003, já tendo atuado na Defensoria Criminal e de Família. Despontou como liderança classista durante o movimento grevista de 2012. Em março daquele ano, ingressou na comissão de mobilização que auxiliava a Adpec na articulação dos colegas. Em novembro de 2012, lançou seu nome à presidência da Adpec, quando foi presidente da Associação em dois mandatos.

Entre os temas debatidos estão o aumento do feminicídio, a situação do encarceramento feminino, a violência obstétrica e os direitos humanos, as principais demandas do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria. Um defensor em cada município, comarcas a PEC das Comarcas, foi outro tema debatido pela jornalista Silvana Frota que é produtora e apresentadora do Programa Mulheres no Parlamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog