quinta-feira, 11 de julho de 2019

Prefeitura de Fortaleza amplia Bicicletar Corporativo com mais 10 novas estações em prédios públicos municipais



A Prefeitura de Fortaleza está ampliando o Bicicletar Corporativo, sistema de bicicletas compartilhadas voltado para colaboradores da gestão municipal, com mais dez novas estações em prédios públicos. Tendo como propósito estimular que empresas e instituições também adotem a prática diária do ciclismo, a iniciativa faz parte do “Parceria por Cidades Saudáveis’” (Partnership for Healthy Cities, em inglês), que engloba mais de 50 cidades ao redor do mundo e é patrocinado pela Fundação Bloomberg Philanthropies, com sede em Nova Iorque (EUA), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a ONG norte americana Vital Strategies.

Ainda com caráter piloto, além das 10 novas estações, mais 19 novas bikes serão adicionadas ao sistema. Com isso, agora o sistema passará a contar com 16 estações e 59 bicicletas em operação em prédios públicos da administração municipal para os colaboradores da Prefeitura de Fortaleza. Dessa forma, também passam a contar com paraciclos e estações virtuais as instituições abaixo relacionadas, além das já existentes:

Novas estações

1 – Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente e a de Infraestrutura (Seuma/Seinf)

2 – Guarda Municipal

3 – Secretaria Regional II

4 – Secretaria de Finanças e de Saúde (Sefin/SMS)

5 – Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)

6 – Instituto de Previdência do Município e Coordenadoria da Juventude (IPM/Juventude)

7 – Secretarias de Educação e de Planejamento, Orçamento e Gestão (SME / Sepog)

8 – Secretaria Regional III e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

9 – Autarquia Municipal de Urbanismo e Paisagismo (UrbFor)

10 – Hospital Da Mulher

Estações em operação desde 2018

11 – Paço Municipal

12 – Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP)

13 – Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC)

14 – Secretaria Regional I

15 – Secretaria Municipal de Turismo (Setfor)

16 – Instituto Dr. José Frota (IJF)

Iniciado em março de 2018, o Bicicletar Coporativo é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e tem caráter de piloto, com o objetivo de conscientizar empresas e instituições de Fortaleza a promoverem ações de estímulo ao ciclismo com seus funcionários e clientes. Dessa forma, o Bicicletar Corporativo é inovador, sendo também um dos exemplos de iniciativas que incentivam os colaboradores municipais a adotarem o ciclismo como prática diária.

O novo sistema utiliza a tecnologia denominada dockless (sem estação) para o travamento e retirada da bicicleta. Os pontos de retirada e devolução são geridos virtualmente, e as travas encontram-se nas próprias bikes. Para isso, o sistema conta com uma nova tecnologia, com painéis para a captação e armazenamento de energia solar para o gerenciamento da rede. Além disso, as bicicletas contam com equipamento de GPS que permite, em tempo real, fazer a localização das bicicletas via satélite.

Todo o sistema é operado pela empresa Serttel, responsável por dar manutenção técnica nos equipamentos e é patrocinado pelo projeto Cidades Saudáveis com o apoio da Bloomberg Philanthropies. Assim como acontece com os sistemas de compartilhamento de bicicletas e carros elétricos (Bicicletar, Bicicleta Integrada, Mini Bicicletar e VAMO Fortaleza), a gestão pública municipal não tem nenhum ônus financeiro com o sistema Bicicletar Corporativo.

Cadastro e regras de utilização

Os cadastros podem ser realizados pelo site do Bicicletar Corporativo (http://www.bicicletarcorporativo.com.br), e os usuários devem fornecer e-mail, CPF, endereço e número de celular válido para a realização do cadastro, no sentido de confirmação de vínculo com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. O usuário poderá ficar com a Bicicleta por um período máximo de 20 horas e, se desejar retirar novamente a bicicleta ao término do período, deverá devolver a bike normalmente e aguardar 1 hora para a próxima retirada. O cadastro para utilização será válido por um ano, podendo ser renovado.

Caso a bicicleta seja retirada após às 17h de uma sexta-feira ou véspera de feriados, a bike pode ser devolvida até às 9h do dia próximo dia útil. Após o período de 20 horas, se a bicicleta não for devolvida, a penalidade é de 24h de cadastro bloqueado para cada 60 minutos de uso excedente. O sistema funciona todos os dias das 5h às 23h59 para retirada de Bicicletas, mas a devolução pode ser feita a qualquer horário do dia em qualquer ponto de retirada e devolução.

A bicicleta poderá ser presa em qualquer lugar, porém as viagens só serão iniciadas ou encerradas nos pontos de retirada e devolução. Caso o usuário prenda uma bicicleta fora de um desses pontos de retirada e devolução, seu passe não será encerrado, fazendo com que o tempo de uso permaneça ativo.

Para atendimento ao usuário, é disponibilizada Central de Atendimento pelo telefone 4003-9594 e também pelo Whatsapp (+55 11 9 5087-8448). Todas as informações no sistema podem ser obtidas por meio dos canais de atendimento, do site do sistema e do aplicativo móvel “Bicicletar Corporativo”, disponível para Android e iOS. Em caso de algum imprevisto na bicicleta, o usuário deve comunicar imediatamente a Central de Atendimento para que seja acionada a assistência técnica.

Sobre a “Parceria por Cidade Saudáveis”

A Bloomberg Philanthropies e seus parceiros apoiam uma rede global de governos municipais em todo o mundo para acelerar a implementação de intervenções de políticas comprovadas e de alto impacto para prevenir doenças não-transmissíveis e lesões. A parceria aproveita o posicionamento único dos prefeitos para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030, incluindo melhorar a saúde e criar cidades mais seguras e sustentáveis. Mais informações estão disponíveis em https://partnershipforhealthycities.bloomberg.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog