segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Revista Ceará e Municípios e Programa Boas Práticas na cobertura dos 63 anos do BNB

A solenidade de 63 anos do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, ocorrida sexta-feira ultima, dia 31 de julho em conjunto com o XI Forum Banco do Nordeste de Desenvolvimento,  teve  três  momentos importantes : o lançamento do selo 10 anos do Programa Agroamigo, a assinatura de convênio de cooperação com o Sebrae-nacional da ordem de R$ 3 bilhões de reais para aplicação junto as micro e pequenas empresas, e encerrando no final do dia,  a palestra do Ministro Joaquim Levy.  
O evento, que comemorou os 63 anos da maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina, abordou tema “O papel do banco de desenvolvimento na economia do século XXI”. O objetivo é mobilizar as classes empresarial e política, governos, comunidade acadêmica e terceiro setor, em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional.
Participaram do fórum representantes de instituições parceiras como Ministério da Fazenda, BNDES, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae e Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia. Também estarão presentes executivos da iniciativa privada, autoridades políticas, professores, economistas, ONGs e promotores de políticas de desenvolvimento em âmbito regional, nacional e internacional.
A programação contemplou  três painéis temáticos: “A promoção da inclusão social”; “Produtividade, competitividade e inovação: perspectivas para o Nordeste”; e “Desafios do financiamento à infraestrutura”. 

Acordo
Na oportunidade, também foi assinado acordo de cooperação técnica entre Banco do Nordeste e Sabrae, que visa promover e estimular o aumento da produtividade e da competitividade e a implantação de ações inovadoras das micro e pequenas empresas (MPE), bem como dos microempreendedores individuais (MEI) e pequenos produtores rurais.
O BNB disponibilizará mais de R$ 3 bilhões em crédito para 2015 para MPE, devendo o Sebrae fazer o acompanhamento por meio de consultoria e capacitação para as empresas clientes do banco em gestão financeira, marketing, internacionalização, entre outros, e também para os próprios colaboradores do banco.
Serão desenvolvidos estudos e pesquisas sobre a situação desses segmentos, bem como a implantação do observatório de pequenos negócios para a região Nordeste. Para atendimento a esses empreendedores, serão realizadas ações voltadas para orientar o acesso a financiamentos, promover a capacitação técnica e gerencial e a ampliar o acesso ao crédito com destaque ao FNE Inovação, concebido especificamente para esses empreendimentos.
Segundo o Presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda, o acordo assinado faz parte da estratégia do banco de atendimento diferenciado e priorizado para as micros e pequenas empresas, haja vista a capacidade deste segmento de gerar ocupação  e renda.

Maiores detalhes no programa Boas práticas de Gestão, que está em fase de edição até quarta-feira.(wwcearaemunciipios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog