quinta-feira, 14 de maio de 2020

PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO MOSTRA MODELO EXITOSO DE EDUCAÇÃO EM QUIXERÉ NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

NO QUARTO PROGRAMA ESPECIAL DE UMA SÉRIE INICIADA EM MARÇO, O PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO DESTACA AS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS. O DESTAQUE DESTA SEMANA SERÁ SOBRE O COVID -19 E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, O QUE MUDOU NO SISTEMA DE ENSINO ? VAMOS TRAZER UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA NO MUNICÍPIO DE QUIXERÉ, NO CEARÁ , PRENDENDO A ATENCÃO DOS ALUNOS E ATÉ DA CIMUNIDADE .É O PROJETO DE " CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS" , 1,2,3 ERA UMA VEZ CRIADO PELA PROFESSORA LUCI OLIVEIRA, COORDENADORA DO PROGRAMA AGRINHO DO SENAR-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL- SENAR . . 

ESTAMOS HÁ MAIS DE 60 DIAS DIANTE DA EPIDEMIA DO CORONAVÍRUS ,EM REGIME DE ISOLAMENTO SOCIAL E O SETOR DE EDUCAÇÃO FOI FORTEMENTE IMPACTADO, AS AULAS QUE ERAM PRESENCIAIS. FORAM SUSPENSAS E PASSARAM A SER ON-LINE, ALGUMAS INSTITUIÇÃO DERAM FÉRIAS, OUTRAS TIVERAM QUE SE REINVENTAR. 


NO MUNICÍPIO DE QUIXERÉ, OS ALUNOS DAS ESCOLAS PUBLICAS ,TIVERAM QUE SE ADEQUAR AO DESAFIO, ALÉM DE RECEBEREM AS AULAS PELO WATSAP OU DOS SEUS PAIS , PARA PREENCHER A PARTE LÚDICA E DE INCENTIVO ÀS ATIVIDADES EM CASA, A PROFESSORA LUCI OLIVEIRA, QUE COORDENA O PROGRAMA AGRINHO DO SENAR , CRIOU UM PROJETO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, 1,2' 3, ERA UMA VEZ .Esse projeto objetiva levar encantamento e magia a todos as crianças do município de Quixeré. Por isso foi mobilizado uma contadores de histórias do Brasil e toda semana e postada uma história exclusivamente dedicadas às crianças do programa Agrunho. AS HISTÓRIAS E OUTRAS INFORMAÇŌES SÃO TRANSMITIDAS PELO CANAL DO YOUTUBE e E GANHARAM A SIMPATIA DE CONTADORES DE HISTÓRIA DE VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL,QUE ESTÃO MANDANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES VOLUNTARIAMENTE. QUEM EXPLICA PRA GENTE È A COORDENADORA DO PROJETO, PROFESSORA LUCI OLIVEIRA, DE QUIXERÉ. 

E A PRIMEIRA HISTORIA FOI SOBRE " O ESCUDO PROTETOR CONTRA O REI VIRUS" . 

O programa faz V A REPERCUSSSÃO DO PROJETO ENTRE OS OS ALUNOS, PROFESSORES,, PREFEITO DE QUIXERÉ E O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E A DIRETORA TÉCNICA DO SENAR, ANA KELLY CLÁUDIO COMENTAM SOBRE O PROGRAMA 1.2,3 ERA UMA VEZ . VOCÊ ACOMPANHA AINDA ALGUMAS DICAS IMPORTANTES DE COMO SE PREVENIR CONTRA O COVID-19 PELOS PRÓPRIOS ALUNOS DO AGRINHO DE QUIXERÉ .




O PROGRAMA DESTACA AINDA AS MEDIDAS DE ISOLAMENTO RÍGIDAS OU LOCK DOWCIMPLANTADAS EM FORTALEZA, COM O PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO.





NO QUADRO O QUE ELAS E ELES FAZEM NO PARLAMENTO 




No quadro " O Que elas fazem no parlamento" , teremos o balanço das medidas até agora provadas pela Assembleia, cerca de 50 medidas . NESTE PERÍODO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. , ENTRE ELAS A REDUÇÃO DAS MENSALIDADES DE ESCOLAS PARTICULARES E TAMBÉM FEZ A CESSÃO DE R$ 46 MILHÕES EM RECURSOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO FEDERATIVA.

Teremos a participação da deputada Augusta Brito, que sozinha e em conjunto com alguns parlamentares, conseguiu aprovar cerca de seis projetos de lei e de indicação , entre elas a que criminaliza notícias falsas, a chamada do fake news. 




A DEPUTADA ERIKA AMORIM E UM GRUPO DE 14 PARLAMENTARES , CONSEGUIRAM APROVAR UMA SUB- EMENDA QUE PREVÊ DESCONTO DIFRENCIADOS AS MENSALIDADES ESCOLARES PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS ESCOLAS QUE ESTÃO INCLUIDAS NO SIMPLES NACIONAL . A DEPUTADA ESPLICA QUE COLABOROU COM A SUBEMENDA PROPONDO DESCONTO DIFERENCIADO, PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, DEFICIÊNCIAS FÍSICAS ,MOTORAS E OUTRAS. 

A REDUÇÃO VARIA NESSES CASOS DE 25 a 50% CONFORME O NÍVEL DE ENSINO. 

A DEPUTADA ADERLANIA NORONHA ( SD) SOLICITOU AO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO CEARÁ, A DISTRIBUIÇÃO EM CARÁTER DE URGÊNCIA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- PARA AS UNIDADES DE SAÚDE DE PARAMBU, QUITERIANOPOLIS, CRATEÚS, ARENEIROZ, INDEPENDÊNCIA, NOVO ORIENTE E QUIXERÉ . ELA LEMBRA QUE CHEGOU A FORTALEZA UM AVIÃO FRETADO DE SÃO PAULO, E QUE ESEES EQUIPAMENTOS PRECISAM SER REPASSADOS PARA OS MUNICÍPIOS . 

A DEPUTADA PATRÍCIA AGUIAR APRESENTOU PROJETO DE INDICAÇÃO QUE UNSTITUI O ALUGUEL SOCIAL PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA , EM EXTREMA SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. A PROPOSTA TRAMITA NAS COMISSÕES TÉCNICAS DA ASSEMBLEIA . O AUXÍLIO SERÁ CONCEDIDO ÀS MULHERES QUE SE ENWUADRAM NAS MEDIDAS PROTETIVAS CONFORME A LEI MARIA DA PENHA E ,QUE TENHAM SIDO OBRIGADAS A ABANDONAR SEUS LARES DEVIDO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.


O PROGRAMA VAI AO AR TODA QUINTA-FEIRA FEIRA, AS 20h30 min com reprise no domingo, pelas canal 31.1. 61.3 e por assinatura pela NET 11 , e Multiplay 30 .Com abrangência em Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza, Aracati, Sobral, Região Metropolitiana de Jauzeiro , incluindo Crato, Barbalha, Milagres, Brejo Santo., 

È NESTA QUINTA- FEIRA AS 20h30 MINUTOS NA TV ASSEMBLEIA CANAL 31.1 OU 60.2 AGORA TAMBÉM EM SOBRAL E REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI. 

Ceará finaliza protótipo de capacete de respiração assistida

Um novo passo para o tratamento de pacientes de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi consolidado nesta semana com a finalização do protótipo do capacete de respiração assistida, batizado de Elmo. O modelo, em produção no Ceará, passava por ajustes finais e agora será submetido a testes de usabilidade, antes de entrar na fase de ensaio clínico. Idealizado a partir de força-tarefa público-privada, o equipamento de baixo custo minimiza avanço de dificuldades respiratórias em pacientes de Covid-19 e reduz a necessidade de aparelhos de ventilação mecânica em 60% dos casos.

Leia a notícia completa.


Unifor inicia teste molecular para Covid-19 em amostras coletadas nas unidades de saúde


A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, iniciou no dia 5 de maio as análises de exames na Unidade de Diagnóstico Covid-19 – Unifor. O espaço funcionará 24 horas por dia e 7 dias por semana, contando com 2 Sistemas de PCR quantitativo em tempo real. Serão realizados inicialmente 3.000 testes/mês, com resultado emitido em um prazo de 24 a 48 horas, após o recebimento das amostras enviadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE) e Unidades de Saúde definidas pela Secretaria da Saúde (Sesa).


Pacientes com cardiopatias preexistentes são considerados grupo de risco e podem apresentar complicações quando infectados com o novo Coronavírus. Da mesma forma PACIENTES com problemas Renaissance São consiga dos grupos de risco 


Érika Amorim que estimular doações na declaração do Imposto de Renda


O prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda de pessoas físicas 2020 foi prorrogado por 60 dias. A entrega, que devia ser feita até o dia 30 de abril, poderá ser realizada até 30 de junho. O que muita gente não sabe é que é possível doar um percentual do valor do Imposto de Renda para o Fundo Estadual para a Criança e o Adolescente (Feca).


Diante disso, a presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, deputada Erika Amorim (PSD) assina, ao lado do deputado Queiroz Filho, o Projeto de Lei n° 47/2020 que amplia a divulgação do Imposto de Renda Solidário no Ceará. 


“Ainda há pessoas que não contribuem porque não têm conhecimento de que isso é possível e simples de fazer. Reforçar o debate em torno do tema é fundamental para mobilizarmos a sociedade acerca da relevância deste gesto”, justifica a deputada. 



Segundo ela, o objeto é aumentar a adesão de pessoas para que o fundo tenha a possibilidade de implementar estudos, diagnósticos e também beneficiar programas e projetos de instituições.


Érika Amorim explica que o Fundo Estadual para a Criança e o Adolescente (Feca) é uma unidade orçamentária de captação e de aplicação dos recursos a serem utilizados no desenvolvimento de programas e atividades destinadas à promoção e à proteção da infância e da adolescência.


Como fazer:

Para pessoa física, o teto para doações é de até 3% e para pessoa jurídica de até 1% do imposto devido, respeitando o limite global de 6%.


O Governo do Ceará prorrogou por mais 30 dias a suspensão de aulas presenciais em escolas, cursos, faculdades e universidades públicas e privadas. A prorrogação consta no Decreto nº 33.574, de 05 de maio de 2020, publicado terça-feira (05), onde o Estado afirma que a medida busca dar continuidade às ações de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (Covi-19) no território cearense.



Na rede pública estadual de ensino, a suspensão das atividades presenciais vai até 1º de junho, conforme o Decreto. O período não representa antecipação das férias escolares. Cada unidade de ensino elaborou um Plano de Atividades Domiciliares para garantir que o processo de ensino e aprendizagem diário continue de forma remota, configurando como dia letivo.


As diretrizes da Secretaria da Educação do Estado do Ceará apontam o livro didático como principal ferramenta para as aulas remotas. Para os alunos que não têm acesso à internet, professores elaboram atividades impressas, de forma que todos possam acompanhar os conteúdos. Há ainda uma parceira com a TV Ceará (TVC) para a transmissão de aulas de diversas disciplinas, de segunda a sexta-feira, às 14h.


“Nós construímos diretrizes que estão norteando as nossas escolas para esse período. As aulas estão ocorrendo de forma remota todos os dias. Os nossos professores e gestores estão todos envolvidos e empolgados, passando atividades diárias para que os estudantes possam acompanhar da melhor forma os conteúdos didáticos, garantindo uma boa aprendizagem”, ressalta a secretária da Educação, Eliana Estrela.



Conectividade:

A Seduc também apoia alunos e educadores para o uso de aparatos tecnológicos a fim de facilitar a conexão neste período de ensino domiciliar. Entre as plataformas disponíveis estão o Aluno Online, Professor Online e o Google Sala de Aula (Google Classroom). A Secretaria estabeleceu parceria, por meio de chamada pública, com 12 plataformas de ensino, as quais oferecem, gratuitamente, apoio na organização das atividades de educadores e estudantes.

Durante o mês de maio, a Seduc realiza a ação “Conexão Seduc: diálogos e experiências sobre os estudos domiciliares”, que tem o objetivo de aprimorar a experiência de professores e gestores escolares nesse período de distanciamento social. Trata-se de uma série de encontros virtuais, em formato de palestras, colóquios temáticos e fóruns para trocas de conhecimentos.



Cartão vale-alimentação:

Desde o dia 29 de abril, o Governo do Ceará, por meio da Seduc, vem realizando a entrega do cartão vale-alimentação para os 423 mil estudantes matriculados na rede estadual. A iniciativa garante um auxílio de R$ 80,00 com o objetivo de contribuir para a segurança alimentar dos alunos durante o período em que as atividades presenciais permanecem suspensas.



UMA NOTICIA bombástica para OS Estados Unidos que ja perdeu MÃOS 70 mil pessoas para a PANDEMIA do coronavírus, A guerra das Malvinas foram ..............e o a tentando de 11 de setembro, que matou 3 mil pessoas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog