quinta-feira, 2 de maio de 2019

PECNORDESTE: Avicultura foca programação em Produção e Industrialização de ovos caipira

Nove palestras, dois minicursos sobre produção de ovos carpiras e uma oficina sobre gastronomia nordestina com pratos à base de galinha e ovo s caipira, fazem parte da programação do segmento de avicultura, dentro do Seminário Nordestino de Pecuária- PECNORDESTE 2019 , uma promoção do Sistema FAEC/ SENAR/ CNA / SEBRAE- CS -, que se realuzara de 13 a 15 de junho próximos, no Centro de Eventos do Ceará, com a participação de 7 segmentos pecuários. Conforme anunciou o Coordenador do setor André de Freitas Siqueira, o foco da programação deste ano está na criação, manejo, produção, industrialização e até na diversificação da gastronomia de frangos e ovos caipira, uma tendência nacional que caiu no gosto da população..

De acordo com as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, para ser caipira a galinha e o frango têm de ser criados soltos, sem utilização de hormônios de crescimento rápido ou aumento de produção. Com isso, a carne é mais saborosa e firme, já que apresenta mais colágeno
Segundo André Siqueira, que é industrial no ramo de rações e presidente do Centro Industrial do Ceará- CIC, no Ceará, a criação de galinha capiira passou de fundo de quintal a ser um negócio lucrativo conta com muitas comunidades produzindo e para o frango industrial existe um mercado de rações capaz de atender a demanda .


Na área de capacitação o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/ CE, através de seus instrutores , está preparado para oferecer capacitação nessa área. Um exemplo disso, é que há três anos, o SENAR, através do Sindicato Rural de Limoeiro do Norte, está atuando juntamente com o Sindicato Rural de Russas em comunidades rurais de Russas e Limoeiro do Norte, e como resultado direto dessa ação , foi criada a Feira de Produtos e Serviços em Avicultura- INOVO, já tendo capacitado mais de 200 pequenos produtores naquela Região do Jaguaribe. Segundo o Presidente do SINRURAL de Limoeiro do Note, Luís Mendes de Sousa, depois dessa capacitação oferecida pelo SENAR através do PRONATEC, a vida de muitos produtores mudou para melhor, pois eles agregaram mais conhecimento, inclusive na parte de embalagem de ovos e na comercialização da produção. Hoje, 20 produtores da agricultura familiar criam frango caipira somente em Limoeiro , os dois municípios juntos, são produzidos quase 4 mil ovos /dia , com cerca de 28 produtores. Somente, no sítio Nova Esperança , na região de Bixotá , em Limoeiro do Norte, a produtora Santa tem um aviário que conta hoje com 500 aves de postura , 200 aves de corte e 200 frangos para iniciar postura em abril .

PROGRAMAÇÃO AVICULTURA

13 DE JUNHO - QUINTA-FEIRA
14h às 15h20min: Palestra: Boas práticas em fábrica de ração
Palestrante: Francisco Bernardo S. Carneiro,
15h30min às 17h: Palestra: Pontos críticos em fábrica de ração
Palestrante: Francisco Bernardo S. Carneiro

14 DE JUNHO - SEXTA-FEIRA
08h30min às 10h20min: Palestra Organização de produtores familiares na produção, gestão e comercialização de frangos de corte e ovos caipira
Palestrante: Julian M. Fronczak
08h30min às 12h: Mini-curso: Produção de ovos caipiras
Instrutor: Adelsio Floriano
10h30min às 12h: Palestra: Uso de recursos tecnológicos na gestão zootécnica e financeira na produção avícola
Palestrante: André de Freitas Siqueira
14h às 15h20min: Palestra: Manejo, nutrição, alimentação alternativa de frango e ovos caipira
Palestrante: Palestrante: Adelsio Floriano
15h30min às 17h: Palestra: Certificação de sistemas de produção de aves e ovos caipira com foco no bem estar animal
Palestrante:

15 DE JUNHO - SÁBADO
08h30min às 10h20min: Palestra: Enfermidades em frangos e galinhas caipiras
08h30min às 12h: Mini-curso: Produção de ovos caipiras
Instrutor: Adelsio Floriano
10h30min às 12h: Palestra: Elementos climáticos e conforto térmico na criação de galinhas
Palestrante: João Batista Lopes
14h às 15h20min: Palestra: Certificação de sistemas de produção de aves e ovos caipira com foco no bem estar animal
Palestrante: Luiz Mazzon
15h30min às 17h: Oficina: Gastronomia nordestina - Pratos a base de galinha caipira

NO BRASIL: O CENSO DO IBGE 2017

O Brasil se destaca mundialmente na produção e exportaçāo de frangos, sendo o maior exportador e segundo maior produtor de carne de frangipani de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos . OS principais destinos do produto Brasileiro em 2017 foram Arabia Saudita , Japāo e China. A produçāo nacional de ovos de galinha foi de 4,2. Bilhoes de durians en 2017, 11,6% superior Ao obtido em 2016, gerando um rendimento de R$13,5 bilhoes. Destaca-se que com o CENSO AGROPECUÁRIO foram encontrados novas granjas com grande capacidade de alojamento e de produçāo de OVOS ,levando ao aumento da estimativa pelo IBGE.
A Regiāo Sudeste segue como a Regiāo mais relevante para a produçāo de ovos, sendo responsável por 44,8% do total produzido em 2017. A Regiāo Sul detèm a segunda maior produçāo ,, com 24,1% da produçāo nacional. O Estado de Sāo Paulo foi o maior produtor nacional, responsável por 26,4% do total de ovos seguido pelo Paranà com 9,6% do total.

O total de galináceos em 2017 foi de 1,4 bilhāo de cabeças. A Regiāo Sul, destaque na produçāo e abate de frangos, foi responsável por 47,1% desse total ,M seguida da Regiāo Sudesre, com 26,1% .Somentevo Estado do Paranà abrigou 25,3% do efetivo nacional , quase a mesma quantidade de galináceos de toda a Regiāo Sudeste, Em seguida, aparecem OS estados de São Paulo, (14,0%), Rio Grande do Sul( 11,0%), Santa Catarina (10,8%) e Minas Gerais ( 8,9%) .

O quadro para as regiões se inverte quando se trata i do efetivo de GALINHAS. O total nacional estimado è de 242,8 milhoes de cabeças - um aumento de 11,4% em relaçāo ao ano anterior- teve uma cincentracai na Regiai Sudeste ( 38,7% do total nacional) , seguida da Regiāo Suk (26,0%). O Estado de São Paulo foi responsável por 21,9% do efetivo de GALINHAS no Brasil, seguido por Paranà(10,1%), Rio Grande do Sul( 8,8%) ,Minas Gerais ( 8,7%) e Espírito Santo ( 7,9%). (

GALINHA CAIPIRA NEGÓCIO RENTÁVEL

De acordo com informações do Canal Rural , no Brasil, a comercialização de galinha caipira ainda não acompanha os índices do comércio do frango industrial, mas é um negócio rentável e promissor. Mesmo porque as projeções para o mercado de galinha e ovo caipira são de aumento na demanda nos próximos anos. Segundo a Associação Brasileira de Avicultura Alternativa, como são produtos nobres, a carne e os ovos caipiras recebem um preço diferenciado no mercado.

"A produção de carne e ovos caipiras, se bem planejada e administrada, e com a utilização do manejo correto, é uma atividade extremamente lucrativa", afirma Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso a Distância CPT- Criação de Frango e Galinha Caipira, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Em 2016, mesmo com a crise, o mercado de ovo e galinha caipira alcançou um crescimento de 30%. Uma boa notícia para os avicultores desse nicho. As estimativas são para um aumento ainda maior em 2017 e 2018. Principalmente pela regulamentação de 2015. Entretanto, um dos problemas em se criar galinhas caipiras é o custo de produção. Em geral, pode alcançar o dobro quando comparado à produção industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog