quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Programa Mulheres no Parlamento

Movimento Outubro Rosa no 
Programa Mulheres no Parlamento 
Logo após as eleições, dedicaremos  o mês de outubro a debater sobre o câncer de mama 


Juntar forças para ganhar a batalha contra o câncer de mama no Ceará. É o objetivo da criação da Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama (Rede Mama), que tem como primeira grande ação organizar a sexta edição da campanha Outubro Rosa no Estado. O mês de mobilização busca levar informação sobre a doença, que teria feito 2.060 casos no Ceará em 2014, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Palestras, caminhada, passeio ciclístico e piquenique fazem parte das ações já programadas para outubro.

A Rede Mama foi fundada em junho deste ano, unindo mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama. Sem fins lucrativos, a nova associação conta até agora com quatro entidades de Fortaleza e duas do Interior. A intenção é ampliar a rede de parcerias. “Todos os dias recebemos novas ligações de quem quer ajudar na luta”, comemora Cláudia Belém, presidente da Associação dos Amigos do Crio (Assocrio) e uma das organizadoras do Outubro Rosa no Ceará desde 2009.


Falar sobre a importância da detecção precoce e combater o medo que as mulheres têm dos exames e até da descoberta do câncer são metas assumidas. Além de cobrar a melhoria do atendimento público para diagnóstico e tratamento. Em 2008, foram cerca de oito mil mamografias realizadas no Estado. No ano passado, esse número foi de 130 mil mulheres, conforme compara o mastologista Luiz Porto, coordenador do Comitê Estadual do Controle do Câncer. Ainda assim, há um desafio: o número de mulheres acima de 50 anos chega a 670 mil.


Outubro Rosa

Foi vendo uma mensagem da campanha de 2013 na Internet que a dona de casa Erlene Barbosa, 44, teve a curiosidade de fazer o autoexame, ainda em frente ao computador. Sentiu um nódulo no seio e confirmou, com a mamografia, que tinha câncer de mama. Hoje permanece em tratamento após a mastectomia (cirurgia de remoção da mama), feita em janeiro. Agora, está engajada na Associação Toque de Vida e luta pela conscientização de mais mulheres. “Achamos que o câncer é sentença de morte. Lutando contra ele, vemos que há muita vida além disso, declara.


As ações deste ano já têm data marcada para espalhar o rosa pela Capital. O Passeio Público terá piquenique com exposição de fotos das mulheres que venceram o câncer no dia 11. No dia 19, tem caminhada na Praia de Iracema. Na concentração, cerca de 300 mulheres formarão o laço humano, apresentação que já está na fase de ensaios. No dia 28, o Passeio Ciclístico Rosa toma as ruas da cidade partindo da avenida Washington Soares.



Saiba mais


Participam da Rede Mama na Capital: Associação Toque de Vida, Rosa Viva, Associação dos Amigos do Crio e Grupo Amar. São dois grupos no Interior: Amigas de Dona Carlota (Independência) e Mulheres de Rosa (Horizonte). Outros dois teriam já manifestado interesse em integrar a rede: Deusas da Mama (Maranguape) e Associação de Mulheres Iguatuenses (Iguatu).


Algumas das entidades já se uniam nos anos anteriores para realizar o Outubro Rosa. A diferença, agora, é a ação integrada durante o ano, com palestras e a ideia de se criar uma pesquisa anual para saber o perfil das pacientes no Estado.


A organização do Outubro Rosa aguarda o contato de empresas e entidades que queiram instalar a iluminação rosa em prédios e monumentos.



Serviço



Outubro Rosa 2014

Picnic Rosa
11/10, às 8 horas, no Passeio Público


Caminhada Rosa
 19/10, às 7 horas, na Praia de Iracema


Passeio Ciclístico Rosa
28/10, às 19 horas, na Washington Soares


Mais informações: 3521 1537 e www.redemamaceara.com.br



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário