quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Eleições 2014.

Eleições:  Camilo vence em 116 dos 184 
municípios cearenses

O candidato ao Governo do Estado pela coligação “Para o Ceará seguir mudando, Camilo Santana, venceu em 116 dos 184 (63%) municípios cearenses no primeiro turno das eleições do último domingo (5/10). No total, Camilo teve 2.039.233 votos, o que representa 47,81% dos votos válidos. A cidade do Crato, na região do Cariri, representou uma das principais diferenças proporcionais nas urnas, com 72,6% dos votos para Camilo contra 24,37% de Eunício Oliveira.

Maioria de parlamentares

A coligação “Para o Ceará Seguir Mudando, que conta com 18 partidos, conquistou expressiva maioria entre os parlamentares eleitos para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados a partir de 2015. São nomes também aliados ao projeto da presidenta Dilma Rousseff, que chega ao segundo turno também em primeiro lugar.

Na composição da Assembleia Legislativa, a coligação ficou com 30 das 46 vagas, conquistando 65,2% da Casa. Os partidos que apoiaram outros candidatos a governador terão 16 deputados estaduais (34,7% da composição do Poder Legislativo estadual).

Também para Câmara dos Deputados, os cearenses deram um resultado maciço aos partidos que apoiam as candidaturas de Camilo e Dilma. Dos 22 deputados federais pelo Ceará, 14 integram a coligação, o que representa 63,6% da bancada. Os demais partidos elegeram oito deputados federais (36,3%).

Com a vitória expressiva de deputados aliados ao projeto liderado por Camilo, Dilma e pelo governador Cid Gomes, os cearenses confirmam a confiança no projeto iniciado no Ceará em 2007. O segundo turno será realizado no próximo dia 26 de outubro.

Eunicio: tem maioria em Fortaleza e região metropolitana

 
O candidato do PMDB Eunicio Oliveira teve maioria em 66 municípios do Estado, especialmente em Fortaleza e Região Metropolitana, incluindo Maracanaú e Caucaia. O candidato do PMDB, Eunicio Oliveira que obteve 1979499 votos, disse que o recado dos eleitores é claro, pois mais de 52% disseram não à continuidade do atual modelo de atual governo do Estado.



 “Quero agradecer a esse povo valente, guerreiro, independente, que, apesar de todas as pressões, teve a coragem de ir às ruas, enfrentar os poderosos e dizer com clareza que quer um novo modelo de gestão para o nosso Estado, garantiu, neste domingo, 05, o candidato a governador pela coligação “Ceará de Todos”, Eunício 15, em entrevista coletiva após o resultado oficial do primeiro turno.
O cearense quer viver um novo momento de diálogo, participação e liberdade política. A esperança vai continuar nas ruas, com uma campanha limpa, propositiva e de debate sobre os temas de interesse da dos jovens, das mulheres e dos mais necessitados. Estou pronto para o segundo turno, destacou.
A estratégia a ser adotada pela coligação “Ceará de Todos, de acordo com Eunício, será no sentido de não entrar na política da baixaria, como fizeram os apoiadores do candidato adversário, nem na discussão subalterna, mas com coragem para dizer o que deve ser dito e mostrado.
"Os cearenses são educados e vão banir da política os mentirosos, os bravateiros e os caluniadores irresponsáveis", acrescentou.
O candidato ponderou que o povo cearense deu um grito contrário à forma como os adversários se portaram durante o pleito, o que faz com que não seja possível falar em surpresa com o equilíbrio que levou a disputa para o segundo turno.

Ficou demonstrado para todos a maneira como eles fazem política, com gente sendo presa por compra de votos descarada, com o uso perverso das máquinas e do dinheiro público. Mas o cearense é um povo libertário e demonstrou hoje que não tem medo de pressão”.

Segundo afirmou Eunício, até mesmo equipamentos públicos foram usados em benefício do candidato da aliança governista. Equipamentos, como os helicópteros que deveriam estar garantindo a segurança pública, foram utilizados para pressionar a população, prefeitos, parlamentares. Mas o povo não se submeteu e vamos para o segundo turno com muita força e muita energia".

Vasculharam minha vida e nada encontraram, pois sempre tive o comportamento que deve ter o cidadão comum e os homens públicos. Vamos continuar defendendo a superação desse modelo que está falido. Se não tivesse falido, teriam vencido no primeiro turno”, afirmou.

Eunício assegurou que vai continuar buscando soluções para os problemas que afligem a população: “no Ceará, são 500 mil os jovens que não estudam ou não trabalham. Mais de 100 mil estão envolvidos com as drogas. Não há planejamento para convivência com a seca, nem ação de estímulo à micro e pequena empresa. Estou convencido de que o povo vai nos dar essa oportunidade. Vamos juntos”.

Tasso realizado com a vitória 
 
Realizado com a eleição de seu companheiro de chapa para o Senado, Tasso Jereissati, que também se juntou às centenas de pessoas que cumprimentaram ontem à noite o candidato ao governo, Eunício declarou que a parceria em defesa da autoestima do povo cearense vai continuar.

“A população devolveu ao Tasso o mandato de Senador merecidamente. Tenho absoluta certeza de que ele vai fazer um grande trabalho em Brasília. Vamos continuar na mesma toada, para que possamos realizar juntos um grande trabalho pelo Ceará”.


Eliane Novaes avalia campanha como positiva

A candidata ao Governo do Ceará, Eliane Novais (PSB)  avaliou a campanha como positiva e disse que os três meses a fortaleceu. Eliane diz estar com o dever cumprido e afirmou que, independente do resultado, a luta não termina nessas eleições. A pessebista segue seu trabalho político e disse que voltará a cena política brevemente.
Eliane Novaes o teve 144.507 votos e continuará como deputada estadual até janeiro do próximo ano. Ela ainda está decidindo qual candidato dará apoio, está aguardando uma definição do seu partido a nível nacional.
Ela votou na Universidade de Fortaleza (Unifor), no bairro Edson Queiroz, por volta das 10h30 da manhã deste domingo (5).

A pleiteante chegou ao local acompanhada de familiares, de seu candidato a vice-governador Leonardo Bayma (PSB) e do candidato a deputado estadual Domingos Sávio (PMN).

Com relação ao apoio que seu partido dará em um eventual segundo turno sem sua presença, a candidata disse que ainda não tem definição. "Há um desconforto com as duas canditaturas. Por enquanto, não estamos apoiando nenhuma até sentar com o PSB nacional", afirma.

 Ailton Lopes:  neutro no segundo turno


O candidato comemora a recepção de eleitores e diz que não apoiará nem Camilo nem Eunício no segundo turnoO postulante do PSOL, Ailton Lopes, chegou ao local de votação, , dirigindo um fusca amarelo. Ele também lamentou a influência do poder econômico durante a campanha eleitoral e disse que ficará neutro no segundo turno
Embora o primeiro turno da campanha tenha se encerrado ontem, o candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, Ailton Lopes, afirma que o fim do processo eleitoral não representa o fim da luta. Para ele, sua campanha foi "absolutamente vitoriosa" por dar voz aos anseios de milhares de cearenses que não se reconhecem no atual modelo político.
"A nossa vitória não será contada no dia 5 de outubro. A nossa vitória está escrita na história. Foi assim com os abolicionistas, foi assim com as mulheres, quando conquistaram seus votos, foi assim quando nós derrubamos uma ditadura civil militar que demorou mais de duas décadas. As coisas não acontecem de uma hora para outra", comparou.


Segundo Ailton, o desenrolar da campanha aconteceu da forma como imaginava: o poder econômico influenciou de forma determinante sobre o resultado do pleito. "Isso estava previsível nos gastos, nos ajuntamentos políticos que foram feitos. Desse ponto de vista, era absolutamente previsível", apontou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário