quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Eleições 2014.

As eleições pelo Mundo

Os jornais do exterior deram destaque ao resultado da primeira rodada das eleições presidenciais no Brasil. A disputa no segundo turno entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) foi notícia nas versões on-line de veículos como o espanhol El País”, o americano “New York Times” e o britânico The Guardian”.
Com 99% das urnas apuradas neste domingo (5), Dilma tem 41,59% dos votos no primeiro turno, seguida por Aécio com 33,55% e Marina Silva (PSB), que ficou em terceiro e saiu da disputa, com 21,32% dos votos.
O El País” chamou a ex-ministra de a grande derrotada deste primeiro turno”. “Marina Silva [...], que flertava com o triunfo há umas semanas, segundo as pesquisas, acabou despencando em uma queda inusitada.Ao mesmo tempo, o jornal espanhol qualificou a retomada de Aécio de inesperada e chocante, lembrando que o tucano tinha 14% das intenções de voto nas pesquisas no início de setembro.

Manchete do El País sobre as eleições no Brasil
“A autêntica montanha-russa das pesquisas que sobem e baixam, simplesmente, são um reflexo de uma campanha imprevisível e hipnótica, marcada por um acidente aéreo que revolucionou tudo. No primeiro turno, os brasileiros decidiram, sobretudo, quem é o primeiro perdedor, analisou o jornal, lembrando o acidente com Eduardo Campos (PSB), que levou Marina a se tornar candidata pela legenda.

O “New York Times” afirmou que a subida de Aécio representa o desencanto entre muitos eleitores com esquerdistas do Partido dos Trabalhadores, que pretende permanecer no poder em meio a críticas sobre a economia lenta e um tremendo escândalo na indústria de petróleo do país”.
O jornal americano afirma que a ênfase de Dilma em proteger os ganhos no padrão de vidados brasileiros ajudou a fortalecer a campanha da petista nos últimos meses. Muitos eleitores expressaram preocupação de que os rivais poderiam desmontar a rede de programas de combate à pobreza que começou pelo Partido dos Trabalhadores, e essa preocupação eclipsou o ressentimento sobre a corrupção”, analisa NYT.

O periódico destacou que a eleição brasileira foi acompanhada de perto por toda a América Latina” pelo apoio dado por Dilma a aliados de esquerda na Venezuela e em Cuba, e também pelo mercado financeiro, pois grandes investidores manifestaram ansiedade sobre algumas políticas de Dilma, que expandiram a influência de grandes empresas estatais na economia”.
Sob o título “Eleições no Brasil: Dilma Rousseff vence o primeiro round, o inglês “The Guardianafirmou que a petista montou o sucesso de seu programa de redistribuição de renda para sair por cima no primeiro turnodas eleições neste domingo. O jornal também destaca a recuperação de Aécio na reta final da disputa e o sobre-e-desce das pesquisas eleitorais durante a campanha presidencial.
A batalha esquerda-direita entre os dois maiores partidos do país é uma decepção para aqueles que esperavam pela mudança na forma da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que liderou as pesquisas em um cenário, mas desapareceu em um distante terceiro lugar”, avalia o “Guardian”, lembrando que Marina ficou na mesma colocação quando concorreu à Presidência em 2010.


Veja o resultado completo das eleições no site www.tse.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário