sexta-feira, 17 de novembro de 2017

PROGRAMA AGRINHO COMEMORA 15 ANOS E JÁ BENEFICIOU MAIS DE 2 MILHÕES E 500 MIL ALUNOS DA ZONA RURAL


46 municípios participam da entrega dos prêmios do concurso próximo dia 24  


FORTALEZA- O  Serviço  Nacional de Aprendizagem Rural -SENAR -CEARÁ  e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC , com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais-SINRURAL e parceiros,  realizam no próximo dia 24 de novembro, às 9 hs, no Centro de Negócios do Sebrae-CE  a entrega da premiação dos cinco concursos do Programa Agrinho, que comemora este ano 15 anos no Ceará, com os seguintes resultados : 2 milhões e 500 mil alunos beneficiados, mais de 11 mil Professores envolvidos em 179 mil escolas públicas da zona rural .  

O AGRINHO é  um programa de caráter educativo, transformador e capaz de contribuir para o processo de mudanças de atitudes nas crianças e nos jovens  da  zona  rural  e cursam o ensino público fundamental, informa o Presidente da FAEC,  Flávio  Saboya que trouxe o programa para o Ceará em 2003 , quando era superintendente do SENAR/CE , a partir de uma experiência exitosa desenvolvida no Estado do Paraná.  

Nestes 15 anos, foram trabalhados seis  temáticas :   Meio Ambiente, Saúde, Cidadania, Educação , Trabalho e Consumo e Como Viver Bem no semiárido. Durante todo o ano os ensinamentos são transmitidos pelos professores de forma transversal através da grade curricular das escolas , em forma de história infantil ilustrada em cartilhas que são preparadas por uma equipe de pedagogas. Este ano o tema o tema foi : " Saber atuar para melhorar o mundo AGRINHO sai em defesa da cidadania."

O AGRINHO é um grande programa de responsabilidade social do SENAR não temos dúvida do impacto que ele vem trazendo na preparação dos jovens para o futuro, promovendo uma mudança de paradigmas e um novo, olhar para o campo , disse o Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da  Silva.

CONCURSOS

Além dos ensinamentos repassados pelos professores, como forma de incentivar uma maior participação de todos, o Programa promove um concurso em  cinco categorias: Redação ( do 2o ao 5o ano , do 6o.ao 7o e do 8o ao  9o.ano), Desenho  ( do 2o ao 9o ano) Experiência Pedagógica ( professores)  e Município Agrinho ( município ). Segundo a Coordenadora do AGRINHO , Ana Kelly Claúdio  Gonçalves, este  ano a participação aumentou consideravelmente , somente  na Categoria Redação foram apresentados 1.221 redações , sendo  : 509 do 4o ao 5o ano; 345 do  6o e 7o  e  367 do 8o ao 9o redações.  Na Categoria Desenho  concorreram   534 trabalhos ( do 2o ao 9o ano) e na  Experiência Pedagógica , que envolve os professores,  foram entregues 440  trabalhos realizados por  9 mil professores , de mil escolas da zona rural ,  envolvendo 200 mil alunos.

Os trabalhos deste ano destacaram a questão da cidadania ampliando  seu leque de ação  incluindo o respeito à diversidade humana, respeito ao mundo animal, a preservação do patrimônio público e das instituições. Os desenhos e as experiências pedagógicas são relatadas também em maquetes que destacam estas temáticas.

COMISSÃO  JULGADORA



Duas   comissōes  julgam os trabalhos do concurso que tem um regulamento definido. Uma delas , é formada  por pedagogas e  educadoras  que selecionam  os trabalhos nas categorias  de Experiência Pedagógica e  Município Agrinho, coordenados pela Professora Irene Almeida Victor . Já as  redações e desenhos são   julgadas  por outra Comissão composta de oito  (8 ) servidoras da SEMA- Secretaria de Meio Ambiente do Estado, coordenadas  pela técnica  Juarinda Barreira .

RESULTADOS  E ENTREGA DOS PRÊMIOS

O resultado dos concursos  só é divulgado  no dia solenidade de premiação, que ocorre   com a participação dos 46 municípios, seus gestores,professores ,coordenadores , diretores e patrocinadores e  convidados . São  escolhidos dez trabalhos em cada categoria, totalizando  cerca de 100  premiações entre  computadores, notebook, motocicleta, bicicleta, sistema de som.   

CARRO ZERO QUILÔMETRO SERÁ SORTEADO

Para comemorar os 15 anos do AGRINHO, será sorteado durante a solenidade um carro  entre os professores que participaram do concurso na  experiência pedagógica.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES EM 2017

Aratuba, Carnaubal, Pacoti, Morada Nova, Coreaú, Barreira, Palmácia, Quixeré, Ibiapina, Baturité, Redençāo, Russas, Ipu, Capistrano,Aracati, Beberibe, São Benedito, Caridade, Cascavel, Ibicuitinga, Tianguá, Guaiúba, Viçosa do Ceará, Fortim, Tabuleiro do Norte, Ubajara, Guaramiranga, Icapui, São Joāo do Jaguaribe, Frecheirinha, Itapiúna, Itaiçaba, Pindoretama, Mucambo, Mulungu,Jaguaruana, Iguatu, Acarape, Ocara, Limoeiro do Norte, Saboeiro, Aracoiaba, Morrinhos, Marco, Paracuru, Boa Viagem e Itarema.

Outros municípios que já participaram do AGRINHO
ACARAPE
CARNAUBAL
CROATÁ
GUARAMIRANGA
PALHANO
MUCAMBO
COREAÚ

OS NÚMEROS DO AGRINHO EM 2017   
46 municípios
Mil escolas
9 mil professores
200 mil alunos

Concursos:
Redação : do 4o ao 5o ano: 509
Redação, 6o e 7o : 345
Redação: 8o ao 9o : 367
Total redação: 1.221
Desenho : 534 ( do 2o ao 9o ano )
Experiência Pedagógica: 440 Total: 2.229  trabalhos

HOMENAGEADOS PELOS 15 ANOS

Para marcar os 15 anos do AGRINHO serão homenageadas com um Troféu as seguintes instituições e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Programa :
- O Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE, Flávio Viriato de Saboya Neto
  • O ex-Presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho
  • A coordenadora Geral do AGRINHO - Ana Kelly Cláudio Gonçalves
-Os secretários de educação dos 46 Municípios participantes do Programa em 2017
- Os patrocinadores do Programa: SEBRAE/CE, Banco do Nordeste do Brasil - BNB, Instituto Tortuga e COCEPAT
-Os Sindicatos Rurais que estão atuando com o Programa em 2017:
 SINDICATO RURAL DE ARACOIABA,  BARREIRA,  BATURITÉ; BEBERIBE; CASCAVEL; IGUATU; JAGUARIBE; LIMOEIRO DO NORTE; MARCO;  MORRINHOS, MAURITI ;MORADA NOVA;; RUSSAS; UBAJARA e  VIÇOSA DO CEARÁ.

SOBRE O AGRINHO

O Programa AGRINHO está dentro da plataforma de Promoção Social do SENAR/AR-CE . É um programa de   caráter educativo, transformador, estimulante e capaz de contribuir para o processo de mudanças de atitudes nas crianças e nos jovens que moram nas localidades rurais e cursam o ensino público fundamental. Durante este período  despertou  o interesse  por  temas  como meio ambiente, cidadania, saúde e educação. Em 2015 e 2016, o Ceará aproveitou um novo programa do SENAR nacional e trabalhou o tema "   Viver Bem no Semiárido".



Maiores Informações: Assessoria de Imprensa  Sistema FAEC /SENAR/AR/CE  -85-35358038/9-99819640  
Contatos  : Kelly  Claúdio - Coordenadora do Programa AGRINHO -85- 9-9998-11-81
Flávio Saboya: Presidente da FAEC e do Conselho de Administração do SENAR- CE- 85-992130613
Superintendente do SENAR-CE- Sérgio Oliveira da Silva -9-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog