quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Tamboril é o 5° município a receber a caravana do Útero é Vida

Localizado a 35 km de Crateús, o município de Tamboril no distrito de Sucesso recebeu no dia 4 de fevereiro, a caravana do Programa Útero é Vida, projeto realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE em parceria com prefeituras e Sindicatos Rurais para levar informação e prevenção do colo de útero as mulheres do campo. Depois de passar pelas regiões de Ipaumirim, Aurora, Lavras da Mangabeira e Granjeiro, Tamboril foi o quinto município a receber toda a equipe do Programa composta por ambulatórios para exames clínicos de Papanicolau, profissionais da área da saúde, cabeleireiros, maquiadoras e manicures para cuidar da beleza das mulheres rurais durante o atendimento, também há recreadores para animar as crianças.

O Prefeito do Município de Tamboril, Ramiro Júnior reforçou a parceria com o SENAR-CE em outros projetos e afirmou que o Útero é Vida é um projeto importante, porque fortalece as ações que o município vem desenvolvendo em relação à saúde preventiva, segundo ele, o câncer do colo de útero é o terceiro que mais mata no Brasil. Portanto essas ações preventivas realizadas pela CNA, pelo SENAR-CE e a Prefeitura de Tamboril fortalece os trabalhos na área de saúde principalmente para as mulheres, trabalhadoras rurais.

Segundo Paulo Helder Braga, Superintendente do SENAR-CE este Projeto surgiu com o intuito de beneficiar a mulher rural, que muitas vezes tem a saúde prejudicada pela falta de informação e de transporte para se locomover a um posto de saúde. Ele afirma que a parceria entre o SENAR-CE, a Prefeitura e o Sindicato vem dando grandes resultados. Duas horas depois da abertura do Programa, já havia cerca de 200 cadastros de mulheres para serem atendidas.
Já o Vice-presidente regional do sistema FAEC/SENAR-CE, Moacir Gomes de Sousa comentou que a realização do Projeto Útero é Vida nos municípios faz parte do seguimento do setor agropecuário e fez questão de estar presente para agradecer pessoalmente todos os parceiros envolvidos. “Estamos muito satisfeitos, pois tudo está acontecendo de uma forma surpreendente”, afirmou ele.

Para Jussara Dias, presidente do Sindicato de Tamboril o esforço de levar este Projeto para Tamboril valeu muito a pena, pois a muito tempo que vinham tentando levar a caravana para lá, e com o apoio da Prefeitura deu certo. Segundo ela, “foi detectado que muitas mulheres da região estavam com seus exames atrasados e por conta disso, houve uma procura muito grande”.

A dona de casa, Luíza Oliveira tem 60 anos e participou pela primeira vez do Útero é Vida, entusiasmada ela conta que sempre sentiu vontade de fazer o exame de Papanicolau, mas na “hora H” sentia calafrios e dores no estômago. Quando a vizinha comentou que viria, ela criou coragem e saiu para participar das palestras e fazer o tão esperado exame.

Para Thaís Ribeiro de 19 anos, tudo é uma grande novidade e o mais importante é se manter informada sobre tais doenças para se prevenir  e manter a saúde saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog