quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Fortaleza 2040: terceira fase do Plano tem início

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), realiza nesta quarta-feira (03/02), mais uma etapa do Plano Fortaleza 2040. O evento “Fortaleza 2040: Visão de Futuro e Plano de Ação” faz parte da terceira fase do Plano. A abertura do evento será feita pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e pelo superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana.

No encontro, haverá a validação da Visão de Futuro e dos objetivos propostos a partir dos Fóruns Temáticos, Setoriais e Territoriais, fases que precederam esta etapa, seguido da composição de grupos de trabalho para tratar as proposições que serão feitas. O encontro é aberto a quem já vem colaborando em outros eventos do Fortaleza 2040 e também para as novas colaborações.

A expectativa é levar instituições e pessoas envolvidas na elaboração do Plano Fortaleza 2040 para consolidar a primeira versão do Plano até abril deste ano, que irá para aprovação na Câmara Municipal de Fortaleza. A ideia é que o Plano seja discutido com a comunidade. O público-alvo participante do evento é composto pela população em geral.

O que é o Plano Fortaleza 2040
O Plano Fortaleza 2040 é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, desenvolvida pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), com apoio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). É um plano de desenvolvimento urbanístico, econômico e social que orienta as ações públicas e privadas para transformar Fortaleza em uma cidade com alta qualidade de vida, com ampla oportunidade de negócios e que preserva e valoriza seu patrimônio cultural e ambiental.

A Prefeitura e a sociedade entram em consenso sobre um futuro comum para a cidade e, juntas, apontam as soluções, que farão de Fortaleza uma cidade boa de morar para todos. O que for planejado será considerado pelo Prefeito e por seus sucessores na hora de decidir o que fazer com o dinheiro público para esta e para as futuras gerações. Ele irá dotar a cidade de um plano de curto, médio e longo prazo, respeitando tudo o que já se tentou construir até o momento em termos de planejamento, como o PDPFor, o Planefor, o Pacto por Fortaleza, dentre outros planos produzidos.

O plano tem como objetivos maiores a transformação de Fortaleza em uma cidade de oportunidades, mais justa, bem cuidada e acolhedora; o incremento da oferta de oportunidades apoiadas na conexão racional de seus espaços públicos e privados; e a obtenção do controle eficiente de seu processo de desenvolvimento, com crescimento econômico e redução das desigualdades.

Por ser um plano estratégico de Estado, e não apenas de governo, a participação da sociedade torna-se essencial na sua elaboração compartilhada, o que deverá se dar a partir da constituição de diversificados grupos de interesse seguindo uma dinâmica de construção participativa e pactuada.

O Plano Fortaleza 2040 está sendo executado em três etapas: a “Fortaleza Hoje”, seguido por um amplo debate sobre “A Fortaleza que Queremos” construir até o ano de 2040. Finalmente, na última fase, são definidos planos, diretrizes e ações para o alcance dos objetivos propostos e o modelo de governança.

Fases anteriores do Plano Fortaleza 2040
A primeira fase consistiu em obter junto à sociedade uma Visão da Cidade. Desse processo, foi gerado o documento “Fortaleza Hoje”. Este material foi devolvido a todos os grupos de bairro, juntamente com os estudos específicos, para revalidação durante os Fóruns Territoriais realizados em setembro de 2015 em todas as sete Secretarias Executivas Regionais e que deu início à segunda fase do Plano Fortaleza 2040, chamada “A Fortaleza que Queremos”. Como parte desta etapa, foram realizados em outubro e novembro os Fóruns Temáticos e Setoriais na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Objetivos estratégicos do Plano Fortaleza 2040
Desses encontros, resultou a Visão de Futuro, em que os moradores dos bairros e participantes dos Fóruns Temáticos e Setoriais mostraram como enxergavam Fortaleza. As diversas visões, sintetizadas em um documento, contribuíram para a proposição de um conjunto de 26 objetivos estratégicos organizados dentro de seis eixos estratégicos, que são: Cidade conectada, acessível e justa; Vida comunitária, acolhimento e bem-estar; Desenvolvimento da cultura e do conhecimento; Qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais; Dinamização econômica e inclusão produtiva; e Governança Municipal.

Cada objetivo agrega os desejos manifestados pelos participantes em resultados a serem perseguidos pela sociedade que antecipam as ações, as iniciativas e os projetos necessá­rios e adequados ao seu alcance no médio e longo prazo.[

Fonte: Site da Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog