quinta-feira, 29 de março de 2018

2° Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para as Cidades debate meio ambiente, sustentabilidade e redução de desigualdades













A  Capital cearense recebeu mais uma vez o Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades,  que desta vez, foi realizado no Centro de Eventos do Ceará, nos dias 21, 23 e 24 de março, numa promoção da Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadoria Especial de  Relações Internacionais e Assuntos Federativos e debateu a implantação de planos urbanos, sustentabilidade e redução de desigualdades. O prefeito Roberto Cláudio, e todo seu secretariado, coordenadorias  e assessores participaram do Seminário . O evento aconteceu pela primeira vez nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2017, no Hotel Marina Park.

Segundo o prefeito Roberto Cláudio ,  o compartilhamento de experiências do primeiro seminário realizado em 2017 resultou em diversas parcerias e ações da Prefeitura de Fortaleza. “A integração da rede de urgência e emergência do Município; as Centrais de Medicamentos; Ecopolos e as Células de Proteção Comunitária são exemplos de ideias que surgiram após essa primeira reflexão. Esses projetos bem sucedidos foram essenciais para ampliar o debate e trazer mais inovações para a Cidade”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.

O primeiro convidado foi o professor e pesquisador da Universidade da Califórnia, PHD em Planejamento Urbano, Robert Cervero. O especialista falou sobre o Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). O projeto multifuncional cria bairros onde as pessoas trabalham, moram e se divertem, aumentando a conectividade entre as pessoas, reduzindo o uso de veículos e, consequentemente, a emissão de poluentes. "Obviamente, é algo a ser feito a longo prazo, em 20, 30 anos. Depende de vontade política aliada ao planejamento das áreas urbanas, como aconteceu em Londres, por exemplo. Como resultado, encontramos pessoas mais sociáveis, que conhecem os vizinhos, as ruas, o bairro que vive. A capital de vocês tem uma grande oportunidade de fazer isso acontecer, com o Fortaleza 2040", defendeu Robert Cervero.

Em seguida, a fundadora e diretora do Programa "Medellin Cómo Vamos", Piedade Patricia, falou sobre as mudanças em Medellin, na Colômbia, após a formação de uma aliança interinstitucional privada, com foco na qualidade de vida da cidade, com cidadãos bem informados sobre as decisões da governança. "Fazemos pesquisas, avaliações, divulgação de dados técnicos. Quando as pessoas estão bem informadas sobre o que acontece na cidade que vivem, elas se tornam mais participativas e podem cobrar as políticas públicas", explicou Piedade. O acompanhamento do desenvolvimento da Cidade é feito a cada quatro anos, tempo do mandato do prefeito na Colômbia.

O segundo painel debateu a gestão de resíduos, meio ambiente e transformação de recursos. O prefeito de Loja, no Equador, José Bolívar Castillo, falou sobre a experiência desenvolvida na cidade equatoriana, que de forma gradativa, está trocando sacolas plásticas por recicláveis em todos os estabelecimentos do município. O uso de energia eólica já gira em torno de 90%, atendendo as necessidades da população. A cidade também tem um forte plano de tratamento de água e de reflorestamento. “Temos 34.2 m² de área verde por habitante e realizamos, junto às escolas, um produtivo trabalho de reflorestamento. Em cada unidade escolar temos uma horta, que os estudantes cultivam e antes de sair de férias, colhem o que plantaram”, destacou o prefeito equatoriano.

Outro convidado, o engenheiro civil, especialista em obras ambientais, incluindo o novo aterro de Fortaleza, Luis Sergio Kaimoto, falou sobre a importância do envolvimento da população e da conscientização sobre educação ambiental. “É preciso um forte trabalho em toda Região Metropolitana, de casa em casa mesmo, para que se reduza ao máximo essa necessidade de ter uma disposição final para o lixo”, pontuou Kaimoto.

O superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, e o secretário de Conservação e Serviços Públicos do Município, João Pupo também participaram dos debates.

Visita
Durante o Seminário, o prefeito Roberto Cláudio recebeu a visita do Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, que está em Fortaleza pela primeira vez. Durante o encontro, a primeira-dama do Município, Carol Bezerra elogiou a política sobre a primeira infância do país estrangeiro e sugeriu que o assunto fosse tema do terceiro Seminário Internacional. O convite foi recebido com entusiasmo.

“Os desafios são semelhantes entre os lugares, as soluções é que são inovadoras. Queremos compartilhar mais ideias com vocês. No Canadá, apoiamos a primeira infância por meio da maternidade. Quando ajudamos as crianças, estamos beneficiando a mãe e, claro, a mulher no mercado de trabalho”, explicou o embaixador do Canadá. Naquele país, a licença maternidade pode ser de até um ano, com possibilidade de estender para dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog