quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Vereadora Larissa Gaspar propõe projeto de geração de emprego para moradores de rua




Esta semana, a Vereadora Larissa Gaspar protocolou uma nova iniciativa na Câmara, o Programa de Qualificação de Pessoas em Situação de Rua para o mercado de trabalho. A Indicação, a ser apresentada ao plenário da Casa no retorno das atividades, propõe à Prefeitura a criação de uma política municipal de geração de emprego e renda e qualificação com cursos profissionalizantes para pessoas em situação de rua, além da criação, manutenção e atualização de banco de dados de pessoas e empresas interessadas em participar do Programa e a divulgação de oportunidades profissionais.

Entre 2014 e 2015, Fortaleza tinha 1.718 pessoas em situação de rua, segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), com base nos cadastros do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). De lá pra cá, a cada mês são 50 novos atendimentos registrados, e ainda há subnotificação, pois de acordo com a Secretaria, metade das pessoas registradas não querem ser atendidas. A concentração da população de rua é maior no Centro e na Beira Mar, contando com 49,2% em idade entre 25 e 39 anos; 79,8% do sexo masculino; 62,4% identificando-se como pardo; 28,9% em situação de rua há mais de 5 anos; 27% sem documentos; 23,1% com ensino fundamental completo. A pesquisa mostrou ainda que 71,4% dessa população não possui atividade remunerada.

Agravantes dessa situação se devem a fatores como desemprego, migrações pela seca, corte de benefícios sociais, problemas familiares. “Reconhecendo isso, pois, o ingresso no mercado de trabalho assume papel primordial na superação das problemáticas das pessoas em situação de rua. A Indicação vem pra pautar uma política pública que melhore a condição de vida e promova a dignidade dessas pessoas”, afirma Larissa Gaspar.



Jornalista Silvana Frota esteve hoje na Assembleia com a vereadora de Fortaleza Larissa Gaspar , que é a atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. Larissa que já foi Cooordenadora de Ópticas Públicas para Mulheres está sendo indicada pelos movimentos sociais para continuar na presidência da referida comissão. Ela merece e o deputado Renato Roseno também pode ser o presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia. Os dois estiveram reunidos hoje na Assembleia com o deputado José Sarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog