Um ano após o anúncio e cinco meses depois da operação dos voos Air-France-KLM entre Fortaleza, Paris e Amsterdã (diretos), o diretor da Air France na América do Sul, Jean-Marc Pouchol, disse considerar alta a incidência de conexões dos passageiros de ambos os voos. Segundo ele, houve meses em que a média foi de 30%. O executivo avalia que a tendência é crescer na medida em que mais europeus conheçam os voos.
Conforme Jean-Marc, é determinante para a sustentabilidade das operações que haja mais conexões, porque é difícil manter com a demanda de apenas uma cidade. "Este é o sentido do hub. Quanto mais ampliar, melhor". Ele disse que a companhia vai investir em duas ações: uma nos turistas de lazer e outra nos viajantes de negócios.
Para os de lazer, a empresa aposta nos stopovers (tarifa zero para quem pretende passar alguns dias na cidade até embarcar em conexão). Tanto brasileiros, como europeus podem utilizar o incentivo.
No mercado corporativo, a estratégia é ser a opção preferida para quem pretende vir da Europa ou Ásia para o Nordeste e Norte, especialmente Manaus (AM). "No corporativo leva mais tempo, pois temos de firmar contratos com as empresas".
A propósito da quantidade de conexões, ele citou um exemplo pontual, com proporção ainda maior, o voo da Joon (a companhia do grupo que voa para a França) vindo de Paris no domingo. Dos 278 passageiros, 118 fizeram conexão para outra cidade brasileira. No voo da KLM de ontem, dos 268 passageiros, 97 pousaram em Fortaleza e tomaram outro avião em seguida.
O destino das conexões domésticas na Capital cearense tem em primeiro lugar Salvador (BA), em segundo Brasília (no caso da Joon) e Belém (na KLM). O terceiro lugar é de Manaus. Já na Europa, a França lidera, depois vem Holanda e em seguida diversos países europeus, como Alemanha e Itália.
Jean-Marc observa que, em média, brasileiros são metade dos clientes. "Está em linha com o propósito inicial, mas cada vez mais os europeus vão crescer". Hoje, a ocupação dos voos segue na casa dos 90%. Em média, 55% brasileiros. Dos passageiros domésticos, 75% vêm para o Ceará.
Hoje, no Hotel Gran Marquise, equipes de Air France-KLM e Gol vão se reunir para avaliar as malhas áreas de ambos. Será a primeira vez que a reunião trimestral ocorre no Ceará. Jean-Marc, contudo, descartou o anúncio de novos voos para Fortaleza. "Adoraria, mas não vamos anunciar um novo voo todos os meses", brincou. Em abril de 2019, haverá uma frequência diária ligando Fortaleza à Europa. Quatro para Amsterdã e três para Paris.
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