Preocupado com a a repercussão nacional e internacional da violência no Estado do Ceará, principalmente agora com a proximidade do carnaval e que poderá trazer consequências negativas para o turismo no Estado , o Fórum de Turismo do Ceará-FORTUR-CE , instância de governança do turismo Regional, integrante do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo e composto por 105 entidades, através do seu Presidente Pedro Carlos da Fonseca encaminhou solicitação ao Secretário de Segurança Pública e Defesa Social , André Costa, para uma reunião de emergência com a presença conjunta do Comandante da Polícia Militar e do Comandante do Corpo de Bombeiros. O objetivo da reunião é debater, propor soluções, alternativas e possíveis parcerias, sobre ações que visem proteger ,resguardar a população residente nos destinos turísticos, bem como os seus turistas e a imagem do Ceará.
Segundo informações do próprio governo, o turismo contribui com 11% do PIB do Estado. Até maio próximo deveremos receber aqui turistas franceses, holandeses e de vários países, através da consolidação do hub aéreo da Air France e KLM-GOL- porta de entrada para pessoas do mundo inteiro, e em julho estão previstos novos voos diretos de Fortaleza para Miami . Já a empresa Cabo Verde AíInes( TACV) fez o relançamento da companhia por meio da ampliação das novas rotas que ligam o Brasil a Itália e França, via Cabo Verde e do reforço de voos para Portugal. Tudo isso, pode ser prejudicado , alertou Pedro Carlos .
O presidente do FORTUR disse entender que qualquer outro acontecimento negativo à imagem do Estado, contribuirá sobremaneira para comprometer , ainda mais, todo o trabalho que vem sendo feito , com muito esforço, especialmente pela Secretaria de Turismo do Ceará-SETUR , pela Secretaria de Turismo de Fortaleza-SETFOR , pelas secretarias de Turismo dos demais municípios turísticos do Estado e por todos nós, na promoção , divulgação e consolidação do turismo do Ceará. O deputado Segio Aguiar, vice-presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa foi convidado a participar da reunião .
Apesar de entender que o crime realmente está organizado,equipado , articulado e conta com fartos recursos provenientes de sua atividade ilegal , o presidente do Fórum de Turismo acredita que somente com o engajamento e união e sociedade , das policiais , da justiça e dos demais poderes na construção conjunta de parcerias que visem a desconstrução e desorganização do crime organizado é que conseguiremos alcançar resultados positivos.
Ele disse ainda acreditar que esta reunião cuja data e local será marcada pelo Secretário André Costa ocorra o mais rápido possível e soará como uma resposta à criminalidade mostrando que àqueles que fazem o turismo do Ceará estão unidos ao Governo do Estado do Ceará, e a todo cidadão de bem, na luta pela Paz e Segurança.
SOBRE O FORTUR
O FORTUR -CE é uma instância de governança do turismo Regional, organização representativa dos poderes públicos e privado, da sociedade civil e dos municípios componentes da sua região turística ,composto por 105 entidades com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo do MTur em âmbito Regional.
Reuniōes: mensais
Nenhum comentário:
Postar um comentário