quinta-feira, 16 de junho de 2016

PECNORDESTE será aberto na próxima terça- feira discutindo sete segmentos da cadeia produtiva da pecuária regional




O XX Seminário Nordestino de Pecuária - Pecnordeste será aberto na próxima ,terça-feira, 21, às 10 horas, no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará , ocasião em que será lançado o selo e o carimbo comemorativos aos 20 anos do evento. Haverá  ainda,  a entrega da Medalha do Mérito Rural, Prisco Bezerra , que vem sendo conferida desde 20O2, a diversas instituições e personalidades. Este ano os homenageados são a Adagri -Agência de Defesa Agropecuária - pelo trabalho que realizou na evolução do satus sanitário do Ceará classificado  como zona livre de febre aftosa com vacinação, a produtora rural Zimar Pinheiro Diógenes, a primeira mulher a assumir um sindicato rural- o de Jaguaribe, e o Presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, que tem sua origem como técnico dos projetos de iriigação de Curu-Paraipaba e Morada Nova,  tendo sido  ainda, coordenador da Ematerce e secretário de agricultura de Piquet Carneiro.
O evento é o único do Brasil pois  reúne  num mesmo ambiente sete segmentos pecuários (em 11 auditórios simultâneos ) e  tem por finalidade discutir os problemas e soluções para as sete cadeias  produtivas do agronegócio da pecuária: apicultura, avicultura, aquicultura e pesca, bovinocultura, caprinovinocultura, equinocultura, suinocultura, e ainda dois  segmentos não pecuários, o artesanato e o turismo, mas que impactam na renda do produtor . Serão ofertadas 120 palestras técnicas, 31 oficinas de Capacitação , das quais 6 de gastronomia,  3 Seminários,  Uma exposição de caprinos e  bovinos  de leite-Pecleite, uma Galeria de Cavalos Garanhões da Raça Quarto de Milha, Encontro de  Presidentes de Sindicatos Rurais  e de Instrutores do Senar. Estão previstas ainda a participação de 100 caravanas de produtores, com cerca de 4.400 pessoas, caravana com cerca de 500  alunos  do Programa Pronatec  /SENAR- CE! que irão receber sua certificação, caravana de 80  alunos da Rede Etec - de ensino à distância do Senar ( curso Técnico em Agronegócio). 
Terá ainda, o Espaço de Cidadania com a oferta de serviços aos produtores e visitantes, e no Espaço Cultural , a partir 20  horas, Forró  do Pec, aproveitando o período junino. 
O PECNORDESTE , è uma promoçāo do Sistema FAEC/Senar/ CNA/Sinrural e Sebrae-CE. e està comemorando 20 anos ,  com um crescimento de 169,69% no número de participantes , tendo iniciado em 1997 com 321 inscritos e já em 2015 inscreveu 5.230 pessoas. Nesses 20 anos , recebeu mais de 450 mil visitantes e ofereceu cerca de 3 mil  eventos técnicos entre palestras, seminários, mesas redondas, disse o Coordenador Geral do evento, Paulo Hélder de Alencar Braga. O Presidente da FAEC, Flavio Saboya disse não ter dúvida de que o PECNORDESTE, é o maior evento da pecuária nordestina, e apesar dos quatro anos seguidos de seca, o Seminário  segue com seus objetivos que é levar  informação e tecnologia para o homem do campo, preparando-o cada vez mais para enfrentar essas adversidades próprias  do semiárido. 


PRODUTORES TERÃO 11 OFICINAS EM ARENA ESPECIAL E MAIS 22 EM SALA DE AULA 


As oficinas são a forma prática  de mostrar aos produtores o que eles aprendem na teoria, assim dentro do Seminário Nordestino de Pecuária - PECNORDESTE , que se realizado de 21 a 23  próximos, no Centro de Eventos do Cearà, serão ofertadas aos produtores 11 oficinas gratuiítas em uma Arena especial , no Pavilhão  Térreo do Centro de Eventos  , onde se dará também  a Feira de Produtos e Serviços Agropecuários . Mais  22  oficinas  serāo   realizadas  em Auditòrio, totalizando assim 33 oficinas. no Espaço da PECLEITE, -exposiçāo  especializadas   de caprinos  e bovines  de  leite - serão ofertadas  quatro  oficinas, duas sobre bovinocultura e  três de  equinocultura. Como explica o  coordenador técnico das Oficinas, Lauro Ramos Torres de Melo Filho, técnico do Senar-Ce, ,os  temas foram escolhidos de acordo com a demanda apresentadas  pelos produtores no ano anterior e  durante os  cursos ministrados pelo Senar.  


OFICINAS DE GASTRONOMIA 

Serão seis oficinas técnicas na Arena no período da manhã e da  cinco no período tarde,  sobre os seguintes temas e horàrios   :  dia 21/06- de 14 às 16 hs, : Produção de volumoso mais palatável e proteíco  e de : 16h às 18h - Plantio e o uso da Palma Forrageira para formação de reserva alimentar para pecuária. dia 22, de 10 às 13 hs-Oficina: Compostagem de resíduos e carcaças de pequenos ruminantes
Horário: 14h30min às 16h - Oficina: Mandioca: Aproveitamento da Mandioca na Alimentação Animal. No  último dia do evento serão mais duas oficinas, uma na parte da manhã, de 
: 10h às 12h - sobre : Mandioca: Aproveitamento da Mandioca na Alimentação Animal e a outra no período da tarde, de  15h às 17h -sobre : Palma Forrageira: Plantio e o uso da palma forrageira para  formação de reserva alimentar para pecuária. 

BROWNE E SALAME A BASE DE CAJU

Na área de Gastronomia  serão seis  ( 6 ) oficinas em dias e horários diferenciados  sobre:  aproveitamento da palma forrageira na alimentação humana : Elaboração de sucos e receitas salgadas , gastronomia da carne suína , Derivados da Macaxeira: Elaboração de bolos, sucos, sorvetes e receitas salgadas e . Cortes de  suínos e  Oficina abre  Gastronomia da carne suìna, A grande novidade deste ano, será a  Oficina de Delícias do Caju : Elaboração do Browne, Pão cearense e Salame. As coordenadoras técnicas das oficinas de alimentação,Ana Kelly Cláudio Gonçalves e da Vitrine  da Carne Suìna, Paula Cavalcante de Alencar Braga, garantem que os instrutores são pessoas com comprovada capacidade que já trabalham o Servico Nacional de Aprendizagem Rural há vários anos . 




MAIS  22   OFICINAS EM AUDITÓRIO E NO ESPAÇO DA PECLEITE 

Além das 11 oficinas em arena, serāo oferecidas mais 22 oficinas em sala de aula ou no Espaço da Pecleite, em cada um dos segmentos. Confira as oficinas por segmento:


  •  Apicultura - 1
  • Bovinocultura  - 2  
  • Caprincultura - 3 
  • Equinocultura - 5 
  • Suinocultura - 4 
  • PECLEITE -  4
  • Artesanato: 3 



COMO PARTICIPAR 

Cada oficina técnica comporta até 50  pessoas em média.  Já  as oficinas de gastronomia e alimentação que serão ministradas na Vitrine da Carne Suìna e dos Sabores Nordestinos,  serão 20 vagas por cada curso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internetwww.pecnordestefaec.org.br) , ou no local do evento, por ordem de chegada.   


Local das Oficina: ARENA - Feira - Pavilhão Térreo e Arena Estacionamento 

COORDENADOR OFICINAS ARENA:  Lauro Ramos Torres de Melo Filho- ARENA -Senar-Ce 
VITRINE DA CARNE SUÍNA E DOS SABORES NORDESTINOS: Ana Kelly, Cláudio Gonçalves  e Paula Cavalcante de Alencar Braga - SENAR E ASCE- CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog