sexta-feira, 4 de setembro de 2020

PROJETO DOUTORES DO SERTÃO DO SINRURAL DE MORAÚJO É APROVADO EM EDITAL DO MAPA.

O Projeto DOUTORES DO SERTÃO: A experiência profissional no campo na aplicação do manejo sanitário e bem-estar na produção animal agroecológica foi submetido a apreciação do Edital de chamamento público nº 01/2020 - AgroResidência do MAPA, tendo sido habilitado. Nesta quinta-feira (27), o MAPA divulgou a lista preliminar dos projetos aptos a participarem da próxima etapa do edital de seleção. O Estado do Ceará teve 19 propostas habilitadas de 421 em todo o País.  O referido Projeto já havida sido submetido ao Edital do Proext do MEC, em 2015. Após cinco anos, acredita-se que agora, de fato, possa ser executado. Este Projeto tem uma concepção inovadora, visto que: estimula a sucessão no campo, com difusão de conhecimento acadêmico no meio rural, promovendo o empreendedorismo  e o controle de egressos das instituições de ensino.  Agradeço o apoio do IFCE/Sobral na pessoa da Profa. Inez Liberato Evangelista, a Profa. Mirla, Coordenadora de Extensão do Campus de Sobral, a Direção e todos que compõem aquela Instituição. Compartilho o mérito, também, com os que fazem parte da UNIDADE SINDICAL DO ESTADO DO CEARÁ Dr. Josiel Barreto da Silva e a FAEC na pessoa de seu Presidente, Dr. Flávio Saboya. Este Projeto nasce como piloto, pelo Sindicato Rural de Moraújo, mas o objetivo dele é que seja expandido a todos os Sindicatos Rurais de nosso Sistema Sindical.

FAEC DESTACA IMPORTÂNCIA DO DOUTORES DO SERTÃO

Para o presidente da FAEC- Flávio Saboya , o Programa Doutores do Sertão sugerido pelo Sindicato Rural de Moraújo é de grande importância para o campo pela sua concepção inovadora , promovendo  a difusão de tecnogias, a sucessão no campo e  também,  trazendo  em uma de suas finalidades a  fixação dos jovens filhos de agricultores  aproveitando  os  estudantes dos cursos de  agropecuária  dos Institutos Federais de Educação, que poderão oferecer assistência técnica e gerencial a essas propriedades rurais , trazendo sustentabilidade financeira para que permaneçam no campo.   Nós da Federação demos todo apoio desde o inicio da apresentação  do programa pelo presidente Elder Aguiar , defendendo  recursos junto ao MAPA., pois todo projeto precisa de recursos para ser executado. 
Sem dúvida, esse projeto vem agregar valor aos demais programas do Sistema FAEC/ SENAR e deve ser disseminado em outras regiões do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog