O Ceará é estado mais competitivo do Norte e Nordeste. É o que aponta o Ranking de Competitividade dos Estados 2020, divulgado, ontem, pelo Centro de Liderança Política (CLP).
No quadro nacional, o Estado passa a ocupar o 10º lugar, após subir duas posições em relação ao ano passado. O levantamento analisa dez pilares estratégicos, com base em 73 indicadores que medem o nível de eficiência da gestão pública nas 27 unidades federativas.
De acordo com o estudo, o Ceará obteve a nota geral 49,5, em uma escala de zero a 100, superando a média nacional, de 47,5. O Estado foi destaque nos pilares Solidez Fiscal e Educação.
No quesito Solidez Fiscal, ficou em 1º lugar no Nordeste e em 4º lugar no ranking geral, com desempenho melhor do que no ano passado, quando figurou na sexta posição. A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba falou sobre os indicadores que garantiram o resultado ao Ceará.
No item Educação, o Estado se manteve na quinta posição, com a melhor nota da região. Houve também bom desempenho nos indicadores Infraestrutura, Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Social, Eficiência na Máquina Pública e Inovação.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, o posicionamento do Ceará no ranking é fator preponderante para atrair investimentos para o Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário