sexta-feira, 25 de setembro de 2020

AGROPACTO RETOMA REUNIÕES PRESENCIAIS COM PALESTRA DE PESQUISADOR DA EMBRAPA SOBRE RESULTADOS E FUTURO DA AGROPECUÁRIA.

 Depois de alguns meses com as reuniões presenciais suspensas, devido a pandemia do coronavirus e o afastamento social recomendado pelas autoridades sanitárias,  a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC , retoma na próxima terça- feira, dia 29 de setembro , a partir das 8 horas, o encontro  quinzenal do   Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO . 

O palestrante convidado é doutor em agronomia,  pesquisador da Embrapa - CNPAT, João Pratagil Pereira de Araújo,  que vai abordar o tema: AGROPACTO: visão de futuro 2020 e novas perspectivas.  Dr Pratagil Araújo  foi um dos  fundadores  do Pacto do Ceará  e  acaba de concmuir  uma pesquisa sobre o balanço das realizações do Agropacto,  classificando  os resultados em cinco categorias ; fruticultura, agroindústria  competitiva, infraestrutura, recursos hidticos, desenvolvimento econômico, gestão ambiental e terra competitiva .


Segundo o pesquisador da Embrapa, em 1997, o Pacto de Cooperação do Ceará, realizou uma Conferência  de Busca de Futuro - Ação e Cidadania Construindo o Ceará 2020 , com a participação de 100 membros. Na próxima terça- feira, ele vai apresentar os resultados dessa pesquisa que coincide com os 25 anos di Agropacto.  


O evento será restrito a  50 convidados, divididos em duas salas, na sede do Sistema FAEC/-  SENAR, visando manter o distanciamento social, explica o coordenador do AGROPACTO, Flávio Viriato de  Saboya  Neto, informando que  a Federação está  agendando os participantes através de um  formulário próprio   disponivel no site da FAEC-www.faec.org.br . O  evento será hibrído, terá transmissão  pelo facebook e YouTube da FAEC. 


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdhl0ZlCDdOBoCFHXyalocBBIZdCif9a3hfMT347LcJJ6LPMw/viewform


SOBRE O AGROPACTO


É um forum de debates de temas da  agropecuária local e nacional, composto por representantes do  setor público e privado. Foi criado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, e no último dia 11 de setembro completou 25 anos de atuação. Tem o formato de apresentação de um ou dois temas, seguido de debates com bloco de  perguntas dos participantes  dirigidas  ao palestrante.


ONDE FICA A FAEC 

Avenida Eduardo Girão, 317.Bairro Jardim América. Fone:85-35358009 


Maiores Informações: 

Assessoria de Imprensa: 85- 3535-8038 

watsapp:991-085616 

Contato com o  palestrante: Dr Pratagil : 85-9927-1231

DESEMBARGADORA NAILDE PINHEIRO VAI PRESIDIR O TJCE.

 


A desembargadora Maria  Nailde Pinheiro , ex- presidente do Tribunal Regional Eleitoral- TRE , foi eleita na útima quinta- feira,  24, pelo pleno do TJCE   para presidir o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará,  no periodo 2O21-2023.  Na história recente do Tribunal   ela  será a terceira mulher a ocupar o maior cargo na hierarquia,  o que tem um grande significado  para as mulheres que ainda são minoria no judiciário . A última mulher a presidir o TJCE  foi a  desembargadora  Iracema do Vale.


AL LANÇA PESQUISA SOBRE VULNERABILIDADE DE MENINAS VÍTIMAS DE HOMICÍDIO.

 AL lança pesquisa sobre vulnerabilidade de meninas vítimas de homicídio

AL lança pesquisa sobre vulnerabilidade de meninas vítimas de homicídio

 

O Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará lança, nesta sexta-feira (25/09), às 15h, o relatório de pesquisa “Meninas no Ceará: a trajetória de vida e de vulnerabilidades de vítimas de homicídio”. O evento será transmitido ao vivo, de forma remota, pela TV Assembleia (canal 31.1), rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e demais mídias da Casa (Facebook, Youtube e streaming da AL no site www.al.ce.gov.br).

O evento on-line contará com a participação do presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT); do relator do comitê, deputado Renato Roseno (Psol); da coordenadora da pesquisa, Daniele Negreiros; da secretária executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck, e da jurista e aposentada da Procuradoria-Geral da República, Deborah Duprat. O comitê ainda aguarda confirmação da participação da vice-governadora Izolda Cela.

A pesquisa “Meninas no Ceará: a trajetória de vida e de vulnerabilidades de vítimas de homicídio” analisa marcadores de raça, classe, gênero e território na história de vida e nas circunstâncias de morte de meninas assassinadas em 2018 no Ceará. Naquele ano, quando houve redução de casos tanto para a população geral quanto para meninos da mesma faixa etária, meninas adolescentes de 10 a 19 anos foram as principais vítimas da violência letal no Estado. Em 2018, foram assassinadas 114 meninas no Ceará, representando um aumento de 42% em relação ao ano anterior e de 322% comparado a 2016. Em Fortaleza, os aumentos foram de 90% comparado a 2017 e de mais de 400% comparado a 2016.

Seguindo a mesma metodologia do primeiro relatório publicado, Cada Vida Importa, o comitê buscou reconstruir a história de vida de adolescentes vítimas e propor recomendações de prevenção de homicídios. “O maior desafio dessa pesquisa foi adentrar novamente a casa de mães, avós, tias e primas das vítimas de homicídio, anos após o lançamento do relatório Cada Vida Importa, e perceber que não só as famílias estavam mais empobrecidas e vulneráveis, como o problema atingiu um público que não tinha sido, até então, as meninas”, explica Daniele Negreiros, coordenadora da pesquisa e assessora técnica do comitê.

O lançamento trará uma ampla discussão sobre os temas levantados a partir das análises da pesquisa e também sobre a urgência da implementação das recomendações baseadas em evidências.

SERVIÇO

Lançamento do relatório de pesquisa “Meninas no Ceará: a trajetória de vida e de vulnerabilidades de vítimas de homicídio”
Data: 25 de setembro (sexta-feira), às 15h
Local: TV Assembleia (canal 31.1), rádio FM Assembleia (96,7 MHz), Facebook, Youtube e streaming da Assembleia Legislativa do Ceará (www.al.ce.gov.br)

Governo do Ceará cria delegacia exclusiva de combate a crimes cibernéticos.

 O governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e do delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso, sancionou na manhã de hoje a lei que cria a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).

A proposta para implantar o órgão é do Poder Executivo e foi aprovada na Assembleia Legislativa pelos deputados estaduais. O equipamento vai ser um importante reforço do estado no combate a diversos crimes cometidos via Internet. Inserida na estrutura da Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará, a especializada vai ter a sua sede em Fortaleza.

Segundo o governador Camilo Santana, o equipamento vai atestar que o estado acompanha a evolução tecnológica, inclusive no que tange o combate aos crimes que evoluem com a tecnologia.

Em primeiro dia de campanha, Sarto visitará Hospital da Criança.

 Eleições municipais

Em primeiro dia de campanha, Sarto visitará Hospital da Criança


O candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT, José Sarto, fará o primeiro ato de campanha nas ruas no próximo domingo (27).

Médico obstetra, ele já iniciará as atividades cumprindo agenda na área da saúde.

Agenda: 8 horas, Sarto visitará o Hospital da Criança, no bairro Jóquei Clube.

Agenda:  18 horas, ele participará da inauguração de comitê de vereador.


Heitor Freire quer ensino sem doutrinação, mais escolas militares e educação moral e cívica em Fortaleza.


Candidato adotou ideias bolsonaristas ao seu Plano de Governo. Foto: Reprodução/Facebook.

Os candidatos a prefeito de Fortaleza já começaram a apresentar um esboço do que seria suas propostas de governo, algumas delas já registradas junto à Justiça Eleitoral. Afirmando ser o único candidato de direita da cidade, o deputado federal Heitor Freire (PSL), defende uma educação voltada para o desenvolvimento intelectual e humano, desde que seja “livre de doutrinação”.

De acordo com o postulante, a ideia de seu projeto de governo “é implementar um novo modelo de gestão na Prefeitura de Fortaleza, propondo e executando projetos estruturantes em serviços críticos para as fortalezenses e os fortalezenses”.

“Trazemos propostas alinhadas ao pensamento conservador. Somos de direita, porque somos direitos. Acreditamos que a democracia é o único caminho para que as pessoas possam melhorar suas vidas. E não há nada mais saudável para democracia do que a alternância de poder”, defende o postulante na apresentação de seu Plano de Governo.

Para a área da educação, o candidato defende a universalização das vagas em creches, de forma a permitir que as famílias possam trabalhar deixando suas crianças em segurança; além da manutenção de um observatório permanente para mediar a relação de professores e poder público, “com olhar especial para a remuneração do corpo docente”.

Segundo o plano, é preciso também distinguir as responsabilidades da família e da escola na formação educacional das crianças, algo bem semelhante ao que defendeu o então candidato a presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Freire também defende a criação de métodos de premiação das escolas que conseguirem reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho em exames nacionais; bem como aos professores que atingirem um perfil de excelência.

O postulante também defende a  realização de ações preventivas nas escolas com foco no combate ao uso de drogas e gravidez na adolescência, além da criação de escolas militares.

Também na linha do bolsonarismo, Heitor Freire quer oferecer às crianças educação moral e cívica desde o ensino fundamental e implantar o programa Para Ver Melhor, levando atendimento de oftalmologia para escolas públicas. Ele defende ainda a implantação de consultório odontológico nas escolas municipais, possibilitando o acompanhamento da saúde bucal dos estudantes.

PREÇO PAGO AOS PRODUTORES DE LEITE DO ESTADO DESESTIMULA PRODUÇÃO.

 Diante do encarecimento dos insumos para a produção em ritmo mais acelerado que o preço pago pelo litro de leite pela indústria, produtores locais buscam alternativas e chegam a vender gado leiteiro para outros estados.

Com o aumento no preço dos insumos edificuldades para repassar essa alta para a indústria, produtores de leite do Estado vêm enfrentando dificuldades para viabilizar a atividade, que é um dos principais segmentos da pecuária cearense.

Segundo fontes do setor, para alguns produtores rurais os custos de produção já não compensam a venda de leite pelos preços pagos pela indústria de beneficiamento. E a situação chegou a tal ponto que há pecuaristas vendendo gado leiteiro para outros estados ou até considerando sair dessa atividade.

Enquanto o preço do litro do leite comprado pela indústria aumentou cerca de 30% ao longo deste ano, passando de R$ 1,15 para R$ 1,50, aproximadamente, o preço da soja e do milho, que servem de ração para o gado, tiveram alta de mais de 70% no mesmo período.

“Em todo o Brasil, a indústria paga acima de R$ 2 o litro de leite, mas em Quixeramobim estão pagando, em média, R$ 1,60 aos produtores”, diz José Maria Pimenta, engenheiro agrônomo e produtor rural. “O Ceará sempre foi um comprador de vacas leiteiras, mas agora está acontecendo o inverso. Produtores de outros estados estão vindo comprar vacas boas, porque os preços estão convidativos”.

Com isso, o gado cearense tem sido vendido para estados como Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão e Minas Gerais. De acordo com Manoel Belarmino, presidente da Câmara Setorial do Leite (CSL) da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), em alguns casos, o custo de produção chega a R$ 1,70 por litro, o que torna a atividade inviável.

“Por que ele vai produzir se vai ter de vender por R$ 1,50?”, diz. “O preço aos produtores não está acompanhando o aumento dos insumos. Por isso tem gente abandonando a atividade”.

Para Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), o preço pago aos produtores locais não é compatível com o de outros mercados.

“Grandes indústrias do Ceará compram leite em outros estados por um preço 50 centavos acima dos nossos. Isso vem desestimulando o nosso setor de leite”, diz. “Nós temos tudo para sermos um grande produtor de leite, mas precisamos de um preço razoável para o produto”. Porém, Saboya diz não ter conhecimento sobre a venda de gado para outros estados.

Gargalos                                                                           

Para José Maria Pimenta, o problema enfrentado pelos produtores poderia ser amenizado com a criação de cooperativas. “Os produtores estão muito dispersos e, recentemente, uma grande indústria fechou. Então, como há poucos compradores de leite, eles dominam os preços”, diz.

Segundo Belarmino, esse problema já vem ocorrendo há cerca de três anos, quando, além de provocar dificuldades para o fornecimento de água, a seca no Estado pressionou o preço de alimento para o gado.

“Até fevereiro deste ano isso estava sendo administrável, mas desde então se agravou. O consumidor vem pagando um preço alto na ponta, mas o preço pago pela a indústria ao produtor não acompanhou essa alta, em alguns casos não cobre os custos. Não vislumbro uma mudança no curto prazo, diante das exportações. Com o dólar neste nível, não vejo como isso recuar”, diz Belarmino. “Não sei quem é o vilão dessa história, mas há algum problema no meio da cadeia”.

Reajuste

O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado do Ceará, José Antunes, argumenta que, ao longo do último ano, “houve reajuste significativo, que chegou a 40%”.

Ele pontua que as indústrias também têm enfrentado dificuldades e que a problemática dos produtores está ligada ao fortalecimento das exportações de produtos como o milho, pressionando os preços internamente.

“As exportações de soja e milho dificultaram a alimentação do gado, então o produtor tem se questionado sobre isso, mas houve reajuste significativo que chegou a 40%”, frisa Antunes.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará produz, em média, 1,9 milhão de litros de leite por dia, totalizando 705,6 milhões de litros por ano, o que representa um valor anual de produção em torno de R$ 945,7 milhões. O rebanho leiteiro do Ceará compreende pouco mais de 541,6 mil animais.

Programa AgroNordeste chega a Horizonte para melhorar produção de caju e já beneficia 240 propriedades rurais do Ceará.

 O Programa Agronordeste do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE está sendo implantado em vários territórios cearenses, em parceria com o SENAR- CE. Em Horizonte, a parceria inclui o sindicato do município, que iniciou no mês de setembro a capacitação de 30 produtores rurais na cadeia produtiva do caju.

Sob a orientação do engenheiro agrônomo, Alexandre Campos, o presidente do Sinrural, Franzé Sousa, que é também engenheiro agrônomo, acompanha de perto as visitas e aposta que com uma boa assistência técnica será implantada uma cajucultura de alto desempenho com boa produtividade.

O aproveitamento do pedúnculo e aumento de renda do produtor rural de Horizonte são pontos destacados por ele. Os produtores vão receber, durante dois anos, todo o acompanhamento necessário para a melhoria da produção e produtividade nestas fazendas.

240 propriedades já são beneficiadas
A cajucultura é uma cultura importante no Ceará, por isso, o Agronordeste já está atuando em oito municípios, beneficiando 40 propriedades rurais, nos municípios de: Marco, Chorozinho, Barreira,Cascavel,Martinópole, Amontada e Bela Cruz, esta ultima terá inicio no mês de outubro próximo.

Segundo o Coordenador do AgroNordeste/Ateg, Eduardo Barroso, em cada propriedade é feito o diagnóstico da situação e elaborado um planejamento das necessidades da cultura, visando sempre a produção e a produtividade e como consequência, melhorar a renda do produtor.

EX-PRESIDENTE TORRES DE MELO, VISITA FAEC.

Depois de vários meses recluso devido a pandemia do coronavírus, o ex-Presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho, esteve no último dia 22 de setembro, na sede do Sistema FAEC/SENAR, onde foi recebido pelo Presidente, Flávio Saboya, e pelo vice-presidente Carlos Bezerra e pela Diretora do Departamento Sindical, Nilza Luna.

Na ocasião, ele entregou seu Depoimento para o livro dos 25 anos do Agropacto, que está em fase de edição e que segundo a organizadora, jornalista Silvana Frota, será lançado no dia 16 de dezembro, aniversário dos 55 anos da FAEC. Torres de Melo manteve contato com o Departamento Sindical e solicitou o apoio dos colaboradores do Sistema, no sentido de destinarem suas notas de compras, para o Lar Torres de Melo, na Campanha Nota Premiada da SEFAZ.

PRESIDENTE DA FAEC PARTICIPA DE HOMENAGEM DA FIEC AO PRODUTOR CARLOS PRADO.

 O Presidente da FAEC, Flávio Saboya, participou no último dia 24 de setembro, da homenagem feita pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará- FIEC, ao empresário e produtor rural Carlos Prado, dando seu nome ao Centro Internacional de Negócios. A solenidade foi presidida por Ricardo Cavalcante e contou com a presença de diversas autoridades e empresários ligados â FEC. O Centro Internacional de Negócios (CIN) foi especialmente preparado para oferecer soluções customizadas aos empresários que querem internacionalizar suas empresas, disse o presidente da FIEC.

 Flávio Saboya disse que a homenagem é por demais merecidas, pois Carlos Prado tem uma história de dedicação e trabalho ao setor produtivo, tendo colaborado inclusive, como participante fundador no Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, criado pela FAEC, há 25 anos e também foi Presidente da Comissão Nacional da Fruticultura junto a CNA. Criou a CEMAG de produção de maquinas e a Itaueira que produz e exporta diversos tipos de frutas para vários países.

 Em seu discurso de agradecimento pela homenagem, o empresário Carlos Prado lembrou a presença do Presidente da FAEC e da sua participação na construção da plataforma do caju juntamente com a CNA, debatendo o tema em vários estados do Nordeste, elaborando as demandas e construindo alternativas para esta cultura, sendo hoje a castanha um dos produtos da pauta de exportação do Ceará.


terça-feira, 22 de setembro de 2020

Saúde: Camilo propõe PL que salta para R$ 525 milhões repasse de ICMS aos municípios

 Caso seja aprovado, o repasse para a Saúde nos municípios passará de de R$ 175 milhões/ano para R$ 525 milhões.

Nesta segunda-feira, 21, o governador Camilo Santana (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa do Ceará Projeto de Lei que prevê o aumento de 5% para 15% dos recursos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) destinados aos municípios cearenses com base em critérios da saúde. “Assino agora projeto de lei que prevê o aumento de 5% para 15% dos recursos do ICMS destinados aos municípios cearenses com base em critérios da saúde. Lembro que 25% do ICMS arrecadado vão diretos para os municípios. Desse total, 18% são repassados com base em indicadores da educação, 2% do meio ambiente e 5% são com base em indicadores da saúde. Esse percentual baseado na saúde estará triplicando, portanto”, postou o governador.

Caso seja aprovado, o repasse para a Saúde nos municípios passará de de R$ 175 milhões/ano para R$ 525 milhões, segundo o professor. O anúncio do projeto foi realizado na manhã desta segunda-feira, 21, pelas redes sociais do Governo do Estado.

PLANO DE GOVERNO DE SARTO TERÁ EUDORO SANTANA COMO UM DOS COORDENADORES.



 O engenheiro civil Eudoro Santana será um dos coordenadores responsáveis pela elaboração do Plano de Governo do pré-candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto.  Sarto e Eudoro se reuniram na manhã desta quinta-feira (10) na sede do PDT em Fortaleza com o pré-candidato a vice-prefeito, Élcio Batista (PSB), o suplente de senador Prisco Bezerra, coordenador da campanha, e o ex-secretário de Fortaleza Samuel Dias, coordenador do Plano de Governo. Matéria completa site :

EM LIVE NO FIM DA MANHÃ DO ÚLTIMO SÁBADO, 19/09, CAMILO SANTANA INFORMOU O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS NO CEARÁ.



SERÁ GRADUAL A PARTIR DE 1º DE OUTUBRO  Aulas presenciais serão retomadas no Ceará a partir de 1º de outubro, segundo informou o governador Camilo Santana, em transmissão ao vivo realizada neste sábado, 19, nas redes sociais oficiais do Governo do Estado.  Matéria completa no site:

Fortuna dos 16 bilionários cearenses cresce e alcança R$ 75,8 bilhões; confira a lista.

 Dezesseis cearenses estão na lista da Forbes 2020. Em todo o Brasil, de acordo com a revista, são 238 bilionários

Os 16 bilionários cearenses somam uma fortuna de R$ 75,8 bilhões de acordo com o ranking da revista Forbes 2020. A cifra representa uma alta de 7% ante os R$ 70,54 bilhões registrados no ano passado, quando os mesmos nomes figuravam na lista.

Homem mais rico do Ceará e 11º do Brasil, o médico Cândido Pinheiro (Hapvida) aumentou em 37% a sua fortuna em um ano, alcançando R$ 17,68 bilhões, segundo o ranking da revista Forbes 2020. Apesar de ter perdido uma posição na lista, ele segue à frente de nomes como Abílio Diniz (R$ 12,48 bi).

Os filhos do fundador do Hapvida, são os próximos cearenses no ranking: Jorge Pinheiro, presidente do Grupo, e Cândido Júnior, vice-presidente, dividem a posição 51, com R$ 8,5 bilhões cada um, cifra 58% maior que a registrada em 2019. Somados os três, a fortuna alcança R$ 34,68 bilhões.

Oto de Sá Cavalcante e família, do Ari de Sá / Arco Educação, aparecem em seguida. Com fortuna de R$ 7,53 bilhões, 65% maior que no ano passado, eles são os 58º no ranking. Mário Araripe, dono da empresa de energia Casa do Ventos, é o próximo cearense na lista. Com R$ 7,3 bilhões, ele é o 61º do Brasil.

Consuelo Dias Branco, viúva de Ivens Dias Branco e presidente do Conselho da M.Dias Branco, é a primeira mulher no ranking entre os cearenses. Sua fortuna é de R$ 6,05 bilhões, 80º nome na lista nacional. Já Deusmar Queirós e família, do Grupo Pague Menos, ficam em 99º no Brasil, com R$ 4,3 bilhões. 

Na lista de bilionários cearenses, também estão Amarílio Macêdo e família (R$ 3,8 bi), Carlos Jereissati e família (R$ 3,12 bi), Binho Bezerra de Menezes (R$ 1,55 bi) e Everardo Telles e família (R$ 1,25 bilhão).

Os filhos de Ivens Dias Branco aparecem em seguida: Cláudio Dias Branco (R$ 1,22 bi), Ivens Dias Branco Júnior (R$ 1,22 bi), Marcos Dias Branco (R$ 1,22 bi), Graça Dias Branco da Escóssia (R$ 1,22 bi), Regina Dias Branco Ximenes (R$ 1,22 bi). Se somadas as fortunas dos herdeiros, incluindo a matriarca, a família Dias Branco alcança R$ 12,15 bilhões.

O Brasil tem 238 bilionários, 32 a mais que no passado, segundo a Forbes. De acordo com a revista, abertura de capital das empresas e valorização de ações foram responsáveis pelas estreias. Para elaboração do ranking, a publicação considera o valor de mercado das empresas. No caso das companhias abertas, a apuração é feita junto a bolsas de valores. Para as de capital fechado, é estimado um valor a partir de negócios similares.

Os bilionários do Ceará segundo a Forbes 2020

1 – Cândido Pinheiro, fundador do Hapvida: R$ 17,68 bilhões (11º nacional)

2 – Jorge Pinheiro, presidente do Hapvida, R$ 8,56 bilhões (51º nacional)

2 –  Cândido Júnior, vice-presidente do Hapvida: R$ 8,56 bilhões (51º nacional)

4 – Oto de Sá Cavalcante e família, do Ari de Sá/Arco Educação: R$ 7,53 bilhões (58º nacional)

5 – Mário Araripe, fundador da Casa dos Ventos: R$ 7,3 bilhões (61º do nacional)

6 – Consuelo Dias Branco, presidente do Conselho da M.Dias Branco: R$ 6,05 bilhões (80º nacional)

7 – Deusmar Queirós e família, do Grupo Pague Menos: R$ 4,3 bilhões (99º nacional)

8 – Amarílio Macêdo e família, do grupo J. Macêdo: R$ 3,8 bilhões (111º nacional)

9 – Carlos Jereissati e família, rede Iguatemi e Grande Moinho Cearense: R$ 3,12 bilhões (125º nacional)

10 – Binho Bezerra de Menezes, Têxtil Bezerra de Menezes / ex-controlador do BicBanco: R$ 1,55 bilhão  (193º nacional)

11 –  Everardo Telles e família, do Grupo Telles/Naturágua: R$ 1,25 bilhão (217º nacional)

12 – Ivens Dias Branco Júnior, presidente da M. Dias Branco: R$ 1,22 bi (221º nacional)

13 – Cláudio Dias Branco, vice-presidente da M. Dias Branco: R$ 1,22 bi (221º nacional)

14- Graça Dias Branco da Escóssia, vice-presidente da M. Dias Branco: R$ 1,22 bi (221º nacional)

15 – Regina Dias Branco, vice-presidente da M. Dias Branco: R$ 1,22 bi (221º nacional)

16 – Marcos Dias Branco, membro do Conselho da M. Dias Branco: R$ 1,22 bi (221º nacional).

I Encontro de Pacientes com Câncer de Mama Nossa Casa.

 


Como parte da programação da Associação Nossa Casa para o Outubro Rosa nos dias 05 e 06 de outubro  de 2020, por transmissão on line e gratuita realizaremos o I Encontro para pacientes com câncer de mama, com o objetivo de debater os temas que envolvem a jornada de uma paciente com câncer de mama e promover um  espaço de compreensão sobre a doença e diferentes tipos de tratamentos, bem como orientações sobre qualidade de vida e de direitos de acordo com a fase que estão vivendo. Esse evento é destinado para pacientes com câncer de mama e seus familiares, bem como estudantes e profissionais de saúde que se interessem pelo tema! Segue o link para inscrição: https://www.even3.com.br/encontropacientescancerdemamanossacasa/

Prefeita Rosário Ximenes recebe reconhecimento por trabalhar para levar curso de Medicina para Canindé.


O diretor nacional do curso de Medicina da Faculdade Estácio, Silvio Pessanha, parabenizou a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, por ter trabalhado para levar a graduação ao município.


Prefeito Roberto Cláudio: Fortaleza é o município com a melhor gestão do nosso estado!


 Fortaleza é o município com a melhor gestão do nosso estado! Gente, fiquei muito feliz com esse resultado que alcançamos no Índice Comparativo de Gestão Municipal, publicado pelo Anuário do Ceará e o Instituto de Pesquisa Econômica do Ceará. Isso tudo é reflexo de um trabalho sério e comprometido de todos que lutam por uma cidade melhor e mais digna para a nossa gente. #SeguirJuntos #ContinuarAvançando

Torres de Melo visita FAEC Depois de vários meses recluso devido a pandemia do coronavirus



O ex- Presidente da FAEC, José  Ramos Torres de Melo Filho, esteve nesta terça- feira, dia 22, na sede do Sistema FAEC- SENAR,  onde foi recebido pelo  Presidente Flávio Saboya e pelo vice- presidente  Carlos Bezerra e  pela Diretora do Departamento Sindical, Nilza  Luna  . Na ocasião, ele entregou  seu Depoimento para o livro dos 25 anos do Agropacto, que está em fase de edição e que segundo a organizadora ,  jornalista Silvana Frota,  será lançado no dia 16 de dezembro, aniversário dos 55 anos da FAEC.  Torres de Melo manteve contato com o  Departamento  Sindical e solicitou o apoio dos colaboradores do Sistema, no sentido de destinarem suas notas de compras ,  para   o Lar Torres de Melo,  na   Campanha  Nota Premiada da SEFAZ.

PDT DE RERIUTABA FAZ CONVENÇÃO E HOMOLOGA OSVALDO NETO.



diretório Municipal do PDT homolo gou no último dia 16 de agosto , a candidatura a reeleição do prefeito Osvaldo Neto, tendo como vice, a advogada Nairla  Braga. Ao  lado  deles estão lideranças politicas como Solon Farias, ex- vice- prefeito de várias gestões,  Régis Rêgo, ex- candidato, o  advogado Ari Portela , ex- vereador, Murilo Ximenes, ex- vereador, sem esquecer a liderança de seu pai Osvaldo que  governou a cidade  por 8 anos. O  PT também aderiu ao grupo   Osvaldo Neto ,que  disputa o pleito com Pedro Henrique do PSB , esposo da atual prefeita de Pires Ferreira.

Prefeito Arnon Bezerra comemora resultados na Educação a distância.

 Nossas metodologias à  distância, que nos deram a honra de ficarmos entre as 16 melhores do Estado do Ceará, foram apresentadas no  Municipio de SALGUEIRO - PE  a convite da Secretaria do Estado de Pernambuco., disse o prefeito Arnon Bezerra á Revista Ceará e Municípios.


Juazeiro sobe  na Avaliação do Programa de Alfabetização na Idade Certa. Das  2800 crianças avaliadas no 2o ano , 81% alfabetizadas.

IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 2017 à 2019-  Juazeiro cresceu três vezes mais que a média do Brasil. 

Anos iniciais Brasil 3.6% Juazeiro 10%.

Anos finais Brasil 2.6%

Juazeiro 11.6%.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

governador Camilo Santana entregam urbanização na comunidade Unidos Venceremos.

 Intervenções contemplaram 17 ruas com obras de pavimentação, drenagem e saneamento.

O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana entregaram, nesta quinta-feira (17/09), obras de urbanização e saneamento de 17 ruas da comunidade Unidos Venceremos, localizada no bairro Barroso (Regional VI). A intervenção contempla uma luta de mais de 20 anos dos moradores, que agora poderão viver com mais dignidade e qualidade de vida.

“Esta é uma urbanização de valor histórico para a Cidade. Antes, estas ruas eram, literalmente, de lama, por serem abaixo do nível das vias do entorno, com esgoto a céu aberto e água servida da drenagem. Toda esta comunidade recebeu obras de saneamento, drenagem e urbanização com piso intertravado”, destacou Roberto Cláudio.

As intervenções da Comunidade da Loira, como também é conhecida a região beneficiada, fazem parte do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra). Na área, foram investidos R$ 2,2 milhões e as 17 vias agora contam com esgotamento sanitário, calçadas e pavimentação.

Segundo Camilo Santana, as obras de urbanização na Cidade, realizadas por meio da parceria entre os poderes Estadual e Municipal, promovem melhorias na vida daqueles que mais precisam. “Antes, as pessoas daqui nem acreditavam que esta intervenção fosse acontecer. Este é o trabalho que temos feito por meio do Juntos por Fortaleza: levar melhores condições de vida aos cidadãos, a exemplo do que fizemos aqui na Unidos Venceremos”, afirmou o Governador.

Com a conclusão dos serviços, os moradores passaram a contar com ruas pavimentadas, nova iluminação e calçadas, gerando mais segurança e acessibilidade. Além das intervenções entregues, serão construídas, ainda, pracinhas em áreas livres remanescentes para criar espaços de lazer e interação social.

Proinfra:

Com investimento de US$ 150 milhões, as obras do Proinfra foram iniciadas em agosto de 2019 pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e contemplam aproximadamente 30 bairros, que receberão acessibilidade e melhores condições sanitárias com a urbanização de 950 vias em toda a Cidade. O Programa já teve obras iniciadas nos bairros Mondubim, Canindezinho, Granja Lisboa, Ancuri, Jangurussu e São Bento.

Para além dos serviços de drenagem e infraestrutura, o Programa também prevê a construção de novos equipamentos de educação, como Escolas de Tempo Integral (ETI), Centros de Educação Infantil (CEI) e Núcleos de Formação Esportiva, com a instalação de novas Areninhas e o projeto Escola Areninha.

PDT DE RERIUTABA FAZ CONVENÇAO E HOMOLOGA OSVALDO NETO.

 O diretório Municipal do PDT homolo gou no ultimo dia 16 de agosto , a candidatura a reeleição do  prefeito Osvaldo Neto, tendo como vice, Solon Farias,liderança  que já foi vice de vários prefeitos. Ao  lado  deles estão lideranças politicas como Regis Rêgo, ex- candidato, advogado Ari Portela , ex- vereador, Murilo Ximenes, ex- vereador ,  advogada Cleana Braga que também já foi candidata,  e de outras lideranças e na ultima hora,  o PT também aderiu ao grupo .  Osvaldo Neto , disputa o pleito com Pedro  Henrique do PSB , esposo da atual prefeita de Pires Ferreira. 

AMILCAR SILVEIRA É ELEITO PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE QUIXADÁ.

 Em assembleia realizada  nesta sexta- feira, dia 18, no auditório da CDL de Quixadá,  o  produtor Amilcar Silveira foi eleito presidente do Sindicato Rural de Quixadá, tendo ao seu lado como vice- presidente,  o também produtor rural Fausto Nobre .O evento contou com a presença do Presidente da FAEC, Flávio Saboya, do  Presidente do Sindilacticinios, Antunes Mota,  do secretário executivo do agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Silvio Carlos Ribeiro e de diversos   produtores do município .Amilcar é o atual presidente da Câmara Setorial do Agronegócio junto a ADECE .

ALUNO DO CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS DA FACULDADE CNA- FORTALEZA DESTACA IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL.

 O presidente do Sindicato Rural de Moraujo e produtor , , Elder Aguiar,  é um dos formandos da Faculdade CNA- Polo de Fortaleza., cuja diolomaçao ocorre nesta quintra- feira de forma on line.   Confira seu depoimento  sobre o curso de Gestão em Recursos Humanos : 

" O grande dia se aproxima! Nesta quinta feira (17), às 19 horas, foi realizada, de forma on line, a solenidade de diplomação dos alunos da Faculdade CNA em nove Estados, incluindo os formandos do Polo de Fortaleza, a qual me incluo. Sinto-me honrado em poder participar deste evento. Representa mais uma etapa concluída em minha formação profissional. O mundo exige contínua atualização dos conhecimentos. Quem parar de estudar ficará para trás e perderá espaço no mercado de trabalho globalizado. O Curso de Gestão de Recursos Humanos, o qual ora concluo, dotou-me de informações novas para aplicar novas técnicas à gestão de pessoas. Toda organização, que se preze, deve considerar o potencial humano como força motriz para alavancar o seu desenvolvimento. Pessoas motivadas e capacitadas produzem mais e proporcionam maiores produtividades às empresas. Vislumbra-se que, neste cenário de pandemia e pós-pandemia, o agronegócio vem se firmando, cada vez mais, vigoroso para a geração de trabalho e renda e o fortalecimento de nossa economia. As instituições que focarem na qualificação de seus recursos humanos, especialmente, a mão-de-obra no campo, terão mais êxitos e potencial de crescimento elevado. O Sistema Sindical CNA/SENAR/FAEC/SINDICATOS RURAIS, estimulando a formação profissional dos produtores rurais, por meio da Faculdade CNA, contribuirá, significativamente, para valorização do homem do campo, possibilitando: inserção do indivíduo no mercado de trabalho; difusão de conhecimentos acadêmicos e novas tecnologias; empreendedorismo e sucessão rural. Este caminho  deve ser estimulado pela formação de uma rede de parceiros aliados, onde o conhecimento será a luz da esperança de vida melhor às sofridas famílias que vivem da mera agricultura de subsistência em nosso Semiárido. 

Polo de Fortaleza divulga relação dos Formandos da Faculdade CNA.

 É com grande satisfação que a Coordenação do Polo Fortaleza da Faculdade CNA, divulga a  relação dos formandos da primeira turma da Faculdade e do Polo de Fortaleza, , cuja solenidade de formatura ocorreu nesta última quinta- feira, dia 17\09  de forma on line, diretamente de Brasilia pelos canais do youtublee e instagram .A solenidade contou com as presenças em Brasilia,  do Diretor Geral do SENAR e patrono da turma,  Daniel Carara, do Diretor da Faculdade André Sanches e da  professora Juliana Matos, paraninfa da turma.

 O  Presidente da FAEC , Flávio Saboya e o Superinntendente do SENAR- CE,  Sérgio Oliveira da Silva , enviaram mensagens de congratulações. 

Segundo a Coordenadora do Polo de Fortaleza Ana Kelly Claudio Gonçalves, foi um momemto histórico para nós que fazemos parte do SENAR   e para estes alunos, que após grandes esforços concluiram sua  graduação em uma das Faculdades mais conceituadas do Brasil, especialista em cursos voltados para  a gestão do agronegócio incluindo gestão ambiental  , processos gerenciais e recursos humanos  . Segundo Kelly, uma nova turma teve inicio em fevereiro deste  ano  e o curso tem 2 anos de duração.

Outro fato destacado pela coordenadora foi a escolha da oradora da  turma ter sido do Estado do Ceará, Geruza Magalgães Rocha,  entre 33 formandos de 9 estados.  

OS FORMANDOS DO CEARÁ 


-Ana Claúdia Mota Silva- processos gerenciais  

- Elder Albuquerque Aguiar- Recursos Humanos 

- Sandra Paula Malaquias dos Santos -  Gestão Ambiental 

- Rogério Cabral de Lima- Gestão Ambiental

- Luis Carlos Miranda-  Gestão Ambiental 

- José Laércio de Morais- Gestão Ambiental 

- Francisco Evandro da Silva- Gestão Ambiental, 

- Geruza Magalhães Rocha- Gestão Ambiental

Nelson Martins volta a integrar Governo do Ceará.

 No dia 04 de junho, Nelson Martins havia sido exonerado do cargo de assessor de Relações Institucionais do Governo Camilo Santana, em razão do pleito eleitoral deste ano. Na ocasião, especulou-se que ele poderia ser um dos nomes para aglutinar PT-PDT para as eleições em Fortaleza. Contudo, o ato não chegou a ser oficializado, já que Martins não quis disputar, por motivos pessoais.

Após as convenções partidárias e homologação dos candidatos junto às siglas, o PT lançou a deputada federal Luizianne Lins ao Paço Municipal. Com isso, Nelson voltou ao Governo do Ceará, para ocupar seu antigo cargo.

Eleições 2020: TCE divulga lista com contas desaprovadas de gestores e ex-políticos.

 Aguardada com expectativa pelos gestores e políticos que pretendem lançar seu nome nas eleições para prefeito e vereador deste ano, a lista com a relação de contas irregulares julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi divulgada. De acordo com o órgão todos os 184 municípios constam na lista com o nome de algum gestor ou político que tiveram as contas desaprovadas no período em que estiveram no cargo. A lista pode ser conferida AQUI.

Em função da prorrogação do período das eleições provocada pela pandemia do coronavírus, a corte cearense também adiou o limite do prazo para envio da lista. O órgão havia dito dois meses atrás que poderia enviar a relação até o dia 26 de agosto, mas enviou dez dias antes, na última quinta-feira (17) pelo presidente do TCE, Valdomiro Távora, para o Ministério Público Eleitoral (MPE) e para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Na relação constam o nome de 3.036 pessoas que tiveram suas contas desaprovadas. No total, são 5.279 processos divididos, de acordo com o TCE, entre 5.225 no âmbito municipal e os outros 54 restantes no âmbito estadual.

Entre as espécies processuais estão Prestações de Contas de Gestão, Tomadas de Contas Especiais, Tomadas de Contas de Gestão, Denúncias e Provocações. A lista foi encaminhada por meio dos Ofícios nº 2741/2020 e 2742/2020, respectivamente, à Procuradora Regional Eleitoral, Lívia Maria de Sousa, e ao Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Haroldo Correia de Oliveira Máximo.


Covid-19 tem mais de 30 milhões de infectados em todo o mundo.

 Os casos do novo coronavírus pelo mundo passam dos 30 milhões, de acordo com um contagem da Agência Reuters. A pandemia não mostra sinais de desaceleração.

A Índia está firme no foco como o mais recente epicentro da crise, embora as Américas do Norte e do Sul combinadas ainda representem quase metade dos casos.

Os números globais de novos casos diários atingiram níveis recordes nos últimos dias e o total de mortos se aproxima de um milhão, enquanto a corrida internacional pelo desenvolvimento e comercialização de uma vacina para a doença aqueceu ainda mais.

O número oficial de casos de covid-19 no mundo é agora mais de cinco vezes maior que o total de casos graves da gripe Influenza, registrados anualmente, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ao redor do mundo, quase um milhão de pessoas morreram por conta da covid-19, um indicador considerado atrasado dado o período de incubação do vírus, que é de duas semanas. O número supera de longe os piores cenários anuais de mortes ligadas à Influenza, que gira entre 290 e 650 mil.

Recorde

Nesta semana, a Índia se tornou o segundo país, depois dos Estados Unidos, a registrar mais de cinco milhões de casos. Na quinta-feira (17), o país registrou um novo recorde no número de novos casos diários: quase 98 mil.

O país asiático, o segundo mais populoso do planeta, tem reportado mais novos casos diários do que os Estados Unidos desde meados de agosto e representa apenas um pouco mais de 16% dos casos globais conhecidos.

As mortes registradas na Índia têm sido relativamente baixas até agora, mas mostram tendência de alta. O país anotou mais de mil mortes diárias por dia há duas semanas.

Ceará é primeiro colocado da Região Norte e Nordeste em ranking de competitividade.

 O Ceará é estado mais competitivo do Norte e Nordeste. É o que aponta o Ranking de Competitividade dos Estados 2020, divulgado, ontem, pelo Centro de Liderança Política (CLP). 

No quadro nacional, o Estado passa a ocupar o 10º lugar, após subir duas posições em relação ao ano passado. O levantamento analisa dez pilares estratégicos, com base em 73 indicadores que medem o nível de eficiência da gestão pública nas 27 unidades federativas.

De acordo com o estudo, o Ceará obteve a nota geral 49,5, em uma escala de zero a 100, superando a média nacional, de 47,5. O Estado foi destaque nos pilares Solidez Fiscal e Educação. 

No quesito Solidez Fiscal, ficou em 1º lugar no Nordeste e em 4º lugar no ranking geral, com desempenho melhor do que no ano passado, quando figurou na sexta posição. A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba falou sobre os indicadores que garantiram o resultado ao Ceará.

No item Educação, o Estado se manteve na quinta posição, com a melhor nota da região. Houve também bom desempenho nos indicadores Infraestrutura, Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Social, Eficiência na Máquina Pública e Inovação.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, o posicionamento do Ceará no ranking é fator preponderante para atrair investimentos para o Ceará.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

FORTALEZA TEM 10 CANDIDATOS A PREFEITO.

Com o  fim  das convenções municipais das eleições de 2020, nesta quarta- feira, dia 16,  dez (10 )  candidatos se apresentam como candidatos a Prefeito de Fortaleza.  Confira :

1- Dr Sarto Nogeira( PDT) 
2- Samuel Braga( Patriotas) 
3- Capitão Wagner( Pros) 
4- Renato Roseno( Psol) 
5- Heitor Ferrer ( Solidariedade)
6- Heitor Freire ( PSL)
7- Paula Colares( Unidade Popular) 
8- Célio Studart ( PV) 
9- Luizianne Lins ( PT) 
10- Professor Anizio ( PCdo B) 

PDT DE RERIUTABA FAZ CONVENÇÃO PARA HOMOLOGAR OSVALDO NETO.


O Diretório do PDT de Reriutaba realiza nesta quarta- feira, dia 16 , sua convenção municipal, de 19 às 22 hs, no Hapyy Dancing Club , para homologar as candidaturas de Osvaldo Neto a prefeito e Solon Farias a vice.

Camilo e Cid Gomes apoiam Patrícia Aguiar em Tauá.

Camilo e Cid Gomes apoiam  Patrícia Aguiar em Tauá

O PSD, PDT, PMB, Solidariedade e Cidadania homologaram nesta segunda-feira (14), em convenção, a candidatura de Patrícia Aguiar para a disputa à Prefeitura de Tauá. A chapa terá como candidata a vice a médica Fátima Veloso.
A convenção foi conduzida pelo presidente municipal do PSD, Edmilson Bastos e transmitida pelas redes sociais.
Durante o evento, o senador Cid Gomes manifestou ao vivo seu apoio ao nome de Patrícia. “Patrícia é uma grande gestora e tem o meu apoio”.
O governador Camilo Santana enviou um vídeo com sua mensagem à candidata Patrícia. “Patrícia tem relevantes serviços prestados à população e, como deputada estadual, tem ajudado à sociedade com sua atuação”, disse Camilo.
Em seu discurso, Patrícia Aguiar agradeceu o apoio da população de Tauá e relembrou suas gestões como prefeita do município.
Ela destacou a necessidade de Tauá voltar a ser referência de gestão. “Eu e Fátima temos o compromisso de reconstruir Tauá. Temos cinco eixos de gestão que incluem saúde, Educacao, geração de emprego e renda, infraestrutura, desenvolvimento econômico”, destacou a candidata. “Vamos cuidar da cidade. Defender o crescimento de Tauá”, completou a candidata a vice, Fátima Veloso.
O presidente estadual do PSD, o ex-vice-governador Domingos Filho, em sua fala destacou a necessidade de Tauá retomar suas trajetória de crescimento. “Tauá deixou de ser destaque de gestão para ocupar páginas policiais”, disse Domingos Filho.
O deputado Domingos Neto, coordenador da bancada federal cearense, enfatizou que por falta de compromisso administrativo, o município deixou de receber recursos. “Não conseguiram nem terminar as obras iniciadas por Patrícia, recursos chegaram a ser perdidos, prejudicando toda a população”, destacou Domingos Neto.
A chapa Patrícia-Fátima recebeu ainda as manifestações de apoio em vídeo do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e da coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antônio. Durante a convenção o PSD homologou 23 candidaturas a vereador.

Arquivo do blog