O prefeito Roberto Cláudio anunciou, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (18/10), a ampliação do sistema Bicicletar em Fortaleza. A primeira etapa da expansão prevê que até fevereiro serão implantadas, por lotes, um total de 250 novas bicicletas em 25 estações em nove bairros do lado oeste da Cidade: Centro, Moura Brasil, Jacarecanga, Pirambu, Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Cristo Redentor, Floresta e Barra do Ceará; ampliando assim a abrangência do programa de compartilhamento de bikes na capital cearense. Com o acréscimo, mais de de 250 mil pessoas serão beneficiadas.
Outra novidade da expansão do sistema Bicicletar fica por conta da Lei 10.752, de julho deste ano, que determina que 100% dos recursos vindos dos estacionamentos rotativos Zona Azul serão utilizados exclusivamente para as políticas cicloviárias de Fortaleza, como a ampliação de ciclofaixas, ciclovias e do programa de bicicletas compartilhadas. Atualmente, já conta com mais de R$ 1 milhão em caixa a serem destinados nas próximas etapas de ampliação das estações. Nesse sentido, Fortaleza é pioneira no Brasil, evidenciando, portanto, a importância do modal alternativo sobre veículos motorizados.
“Essa decisão de investir em uma política cicloviária arrojada foi pensada para promover uma cidade que entendesse e respeitasse os espaços públicos, além de produzir um menor impacto ao meio ambiente”, afirmou Roberto Cláudio, destacando que não apenas os fortalezenses acolheram a ideia, mas também desenvolveram um senso de solidariedade e compartilhamento que tornaram o Bicicletar uma política pública vencedora, um exemplo nessa área para outras cidades de todo o País.
O secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, destacou também a segunda fase da expansão do sistema Bicicletar, que deverá acontecer em etapas até o fim de 2010. O intuito é chegar a 200 estações, que estarão localizadas em bairros mais afastados do Centro.
“Serão implantadas estações e infraestrutura cicloviária em zonas onde as pessoas usam muito o transporte público e que realmente precisam utilizar a bicicleta como meio de locomoção”, explica, destacando que ainda há mais 160 Km de malha cicloviária a serem implantadas até o fim da gestão. Esta segunda etapa deve abranger bairros como o Bom Jardim, Granja Portugal, Conjunto Ceará, além do lado leste, com Cambeba, Messejana e arredores, por exemplo.
Novas bicicletas
As novas estações do Bicicletar localizadas no eixo oeste da Cidade já contarão com um modelo mais moderno e eficiente, que está em implantação desde novembro de 2017. As novas bikes terão um design renovado, com o quadro mais reforçado, com um tubo único, fortalecendo sua estrutura e aumentando sua durabilidade, além de facilitar o uso, principalmente para mulheres, por ter um quadro rebaixado, e a cestinha também terá sua capacidade aumentada de 7 para 9 litros.
Sobre o Bicicletar
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o sistema Bicicletar surgiu em 15 de dezembro de 2014 como uma alternativa transporte de pequenos percursos, facilitando o deslocamento das pessoas em Fortaleza. As estações foram distribuídas em pontos estratégicos da cidade e contabilizam uma média de 6,1 viagens por bicicleta diariamente, apresentando uma maior utilização em dias úteis.
Até o momento, o Bicicletar realizou 2.243.391 viagens e também deixaram de ser emitidas mais de 812 toneladas de gás carbônico na atmosfera (até 13h do dia 18/10/18). Atualmente, existem 800 bicicletas disponíveis em 80 estações na cidade. Já foram realizados mais de 224.291 cadastros, sendo 91% dos cadastros ativos utilizando o Bilhete Único. A cada três usuários, um é mulher, e 75% dos ciclistas estão na faixa etária de 15 a 35 anos. Em pesquisa, 60% dos usuários responderam utilizar o modal por ser mais veloz que andar em veículos automotores particulares.
A gestão municipal não tem custo algum com o Bicicletar, pois o programa é patrocinado pela Unimed Fortaleza e a empresa Serttel é a responsável por implantar, operar e dar manutenção no sistema. Uma nova etapa de ampliação dos demais sistemas de compartilhamento de bicicletas – Bicicleta Integrada e Mini Bicicletar – está sendo estudada pela Prefeitura.
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