sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Representantes cearenses nos Jogos Paralimpicos

      Os representantes do Ceará chegam fortes para mais uma disputa de Jogos Paralímpicos. Desta vez, serão seis para-atletas que nasceram ou treinam no Estado, o dobro em relação a Londres-2012.

Dois deles chegam na condição de medalhistas e largam com favoritismo. Caso de Maciel Santos, que tenta o bicampeonato olímpico na bocha, na categoria BC2. Medalha de ouro no individual e por equipes há quatro anos, o para-atleta cearense, nascido em Crateús, aposta na sua experiência (pratica o esporte há 20 anos) para desbancar os concorrentes.

Quem também busca aumentar a coleção de medalhas na Rio-2016 é nadadora Edênia Garcia, que disputa os 50 m costas. Com um histórico de duas medalhas, de prata e um de bronze, nas últimas três edições de Jogos, ela persegue agora a única medalha que ainda não faturou: a de ouro. Natural do Crato e hoje residente em São Paulo, Edênia projeta fazer os melhores índices de sua carreira no Rio.

Maria de Fátima Fonseca, a Fah Fonseca, é a única cearense que vai competir em três provas. Na categoria T54 (para cadeirantes) do atletismo, ela disputará os 500 m e 1.500 m na pista olímpica, além da maratona. Nascida em Fortaleza e radicada em Santos, a cearense acumula títulos em provas nacionais e internacionais de maratona e quer, antes de qualquer coisa, ser a melhor brasileira na competição, logo em sua primeira paralimpíada.

Outro estreante nos Jogos, David ‘Brasilino’ Freitas vai em busca de uma medalha inédita para Ceará no tênis de mesa, na categoria T54 (para cadeirantes). Campeão parapan-americano em Toronto, ano passado, no Canadá, David garante chegar no auge da forma física e técnica.

O Ceará ainda conta com duas representantes no basquete sobre rodas: Andreia Cristina Farias e Paola Klokler. Andreia é paraense, mas há dois anos mora em Fortaleza e hoje se considera “cearense de coração”. Já Paola é paulista, mas foi adotada pelo time da Associação Desportiva dos Deficientes do Estado do Ceará (Addece), equipe que representará nos Jogos.

Histórico
Em Londres-2012, o Ceará contou com três representantes. Além de Maciel Santos e Edênia Garcia, a delegação cearense contou também com o nadador Carlos Alberto Maciel, o Betão. (Bruno Balacó)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog