quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Operação Carnaval do SAMU 192 CE inicia nesta sexta-feira, 1º



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará) inicia às 19 horas desta sexta-feira (1º), a Operação Carnaval 2019. Até as 19 horas da quarta-feira, 6, o efetivo contará com 89 carros, duas motolâncias e dois aeromédicos de prontidão e uma equipe com 2.340 profissionais de saúde.

Nos municípios que terão festas durante a folia, a cobertura será reforçada. E como alerta para assegurar a eficiência do atendimento nesse período carnavalesco, o diretor do SAMU 192 Ceará, Cel. João Vasconcelos, alerta sobre os trotes. “No atendimento de um trote, um atendimento real pode deixar de ser feito, podendo até ocorrer óbito devido à demora da ambulância”, ressalta.

Apesar de ter diminuído 40,5% entre 2017 e 2018, o número de trotes ainda é significante. Quando se trata de salvar vidas, um trote já é preocupante. Em 2017, a Central de Regulação do SAMU recebeu 61.921 ligações de trote. Em 2018, foram 36.812, número considerado alto.

Na Operação Carnaval 2018, o SAMU 192 Ceará realizou 550 atendimentos. Em todo o ano passado, 270.807 chamadas foram recebidas. Destas, 38.903 foram de atendimento socorrista. Entre esses atendimentos, está o que é realizado pelo aeromédico. No mesmo período, 191 foram realizados. O aeromédico entra em ação em casos mais urgentes e também para locais de difícil acesso.
Atendimento 24 horas

O SAMU funciona 24 horas e todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Os atendimentos são de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo e armas brancas, quedas, choque elétrico, afogamento e intoxicação.

Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

Também é acionado para atendimento de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

Para chamar uma ambulância é só ligar para o 192. A ambulância mais próxima atenderá a ocorrência.

Projeto de lei

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei para aplicação de multas em casos de trote para o SAMU. Quando um usuário passa trote, está atrasando outra ocorrência séria. Confira a lei de número 11/19 na íntegra: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog