Deputados Gorete Pereira e Odorico confirmam presença no lançamento do Livro Autoridades do Estado do Ceará, que será lançado na próxima quinta-feira feira, às 9 horas , no Auditório deputado Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa.
A obra e a autora serão apresentados pelo deputado Sergio Aguiar.
quinta-feira, 26 de abril de 2018
Seminário de Comunicação do Sistema CNA/ SENAR com foco na Sustentabilidade do Sindicalismo Rural
O agronegócio está sustentando o PIB do Pais, e no Ceará representou um crescimento de 1,78 ano passado. Representando o Estado do Ceará. jornalista Silvana Frota , o Presidente da FAEC, Flavio Saboya e o Superintendente do SENAR- CE, Sergio Oliveira participaram em Brasília, no ultimo dia 24, do Seminário de Comunicação Social do Sistema CNA/ SENAR/ ICNA quando foi apresentada uma campanha de divulgação do Sistema e da Contribuição Sindical, que foi confiada a um dos maiores publicitários do país, Nizan Guanes. Houve ainda um talk show com a participação do jornalista João Borges da Globo News que deu um show de informação sobre Comunicação e o Agronegócio.Na ocasião, o Diretor Geral do Senar, Daniel Carrara, anunciou que o Ceará receberá no próximo semestre um Núcleo da Faculdade CNA que ofertará cursos voltados para o segmento agropecuário. O baiano João Martins da Silva Junior é o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Autoridades do Estado do Ceará será lançado na Assembleia Legislativa
Será na próxima quinta-feira, dia 3 , às 9 horas, no Auditório Deputado Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa, o lançamento do livro das Autoridades do Estado do Ceará, uma publicação da Editora Eventus que tem como Diretora e autora a jornalista Silvana Ximenes Gomes Frota. A obra e a autora serão apresentadas pelo deputado estadual Sérgio Aguiar, Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Poder Legislativo.
A obra enfeixa o nome , endereço, telefone, e-mail, das Autoridades dos Três Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário , inclusive as Varas do Fórum Clóvis Beviláqua, Prefeitos Municipais, Vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Contas do Estado, o Terceiro Setor (indústria, Comércio e Serviços, Associações, Federações, Conselhos, Sindicatos, Consulados, Clubes Sociais, Entidades Turísticas, Veículos de Comunicação, Academias, Bancos, Ministério Público Estadual e Federal, Ministério do Trabalho Estadual e Federal , Órgãos Federais, Universidades Públicas e Privadas.
Seguindo a jornalista que é editora da Revista Ceará e Municípios que já publica o Guia dos Municípios , Guia Turístico do Ceará, este Guia das Autoridades do Estado do Ceará está em sua segunda edição, sendo uma leitura obrigatória , fonte de pesquisa, consulta e informação para toda a população cearense.
Maiores Informações : Jornalista Silvana Frota
85-3264.366
Quem é quem no livro?
Governo ultrapassa marca de 1.600 veículos entregues para o policiamento ostensivo
Novas 140 motos foram entregues pelo governador Camilo Santana para reforçar a segurança pública cearense. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (26), em frente ao Ginásio da Parangaba, em bairro homônimo. Com os novos veículos, destinados para ampliação das atividades do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Ceará, a frota destinada pelo Governo do Ceará às forças de segurança no Estado soma 1.604 veículos desde 2015.
De acordo com o governador, as motos vão reforçar a segurança pública em todo o território cearense, principalmente em Fortaleza. “É o que há de melhor para a polícia em termo de motocicleta, com mais potência e agilidade. Estas motos são para dobrar a atuação do BPRaio na Capital e garantir a continuidade da implantação do batalhão nas cidades com mais de 50 mil habitantes”, afirmou.
A meta, segundo o chefe do Executivo estadual, é implantar um batalhão exclusivo nas cidades com essa população até o fim deste semestre. “São mais de 40 cidades, fora Fortaleza. É mais um reforço para que a área da segurança possa trabalhar e garantir mais tranquilidade à população”, completou. Ao todo, 21 cidades já contam com a atuação do efetivo.
Até o fim do próximo mês de junho, o governador garantiu receber outras 152 motos para ampliar a segurança. Em novembro último, o Governo do Ceará entregou 205 veículos para fortalecer o policiamento ostensivo na Capital e no Interior. Durante o evento, Camilo Santana também reforçou que a terceira turma da Polícia Militar, com cerca de 1.400 agentes, estará nas ruas a partir de junho. O governador disse, ainda, que cerca de 13 mil armas estão sendo adquiridas pelo Estado para intensificar a segurança do cearense.
Novas motos
Presente na cerimônia, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, avaliou os veículos como “de alta qualidade e durabilidade”. “Além das motos, foram entregues dois capacetes (por veículo). Alterações também foram feitas, como nos bancos e na parte de iluminação, para entregá-las prontas para os policiais”, emendou. As motos são da marca Honda e possuem mil cilindradas. O investimento é superior a R$ 8 milhões.
As 140 novas motocicletas fazem parte de um primeiro lote de 292 unidades, adquiridas pelo Governo do Ceará. Os veículos integram o projeto de duplicação do BPRaio na Capital e da implantação do batalhão nas cidades com mais de 50 mil habitantes. O BPRaio já está presente nos seguintes municípios: Aquiraz, Eusébio, Maranguape, Maracanaú, Horizonte, Caucaia, Beberibe, Cascavel, Crato, Morada Nova e Acaraú – fora os municípios que contemplam a primeira fase de regionalização do batalhão, com nove cidades-polo do Interior.
Mais segurança
A dona de casa Neta Américo, de 54 anos, estava passando pelo Ginásio da Parangaba quando observou as novas motocicletas. Curiosa, Neta decidiu ver os veículos mais de perto e aproveitou para desejar boa sorte no policiamento aos agentes que ali estavam. “Que essa nova equipe seja bem-vinda. Com esse reforço (dos veículos), vai aumentar mais a segurança aqui”, disse.
Câmara de Comércio Brasil-Holanda lança escritório em Fortaleza
A Câmara de Comércio Brasil-Holanda, Bradutch, com sede em Amsterdã, abrirá seus primeiros escritórios de representação no Brasil a partir de maio. Serão inaugurados sete escritórios em diferentes estados do país, entre eles em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Goiás, Brasília e Tocantins. A Bradutch foi criada em 2015 com o objetivo de promover oportunidades de negócios entre empresas brasileiras e holandesas.
No Ceará, a solenidade de lançamento das atividades da Bradutch será realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), no dia 2 de maio, às 19h. A data do evento foi oportunamente escolhida em razão do voo inaugural da companhia holandesa de aviação KLM, partindo de Fortaleza com destino a Amsterdã em 03/05
Outras informações pelo e-mail ceara@bradutch.com.
Eunício e Camilo asseguram com Ministro a retomada da Transposição em maio
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, esteve reunido, nesta quarta-feira (25), com o governador do Ceará, Camilo Santana.
Eles discutiram com o ministro da Integração, Antônio de Pádua, a retomada de 100% das obras do Eixo Leste do projeto de Transposição do Rio São Francisco.
O ministério já se comprometeu a convocar nova empresa para tocar as obras, já no início de maio. E que devem trabalhar em três períodos para dar celeridade a obra.
Eunicio e o governador, Camilo Santana também estiveram reunidos com o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Nelson Antônio de Souza. Eles conversaram sobre o patrocínio da CEF para o Centro de Formação Olímpica (CFO).
O Estado do Ceará ficou de enviar um projeto de parceria para a Caixa, para que seja incluído na lei de incentivo ao esporte.
Eles ainda estiveram com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy e trataram sobre as obras da linha leste do metrô de Fortaleza.
O financiamento para tocar a obra ja foi liberado. Por isso as áreas técnicas do estado e do ministério estão se reunindo pra ver como destravar isso junto ao BNDES.
Eles discutiram com o ministro da Integração, Antônio de Pádua, a retomada de 100% das obras do Eixo Leste do projeto de Transposição do Rio São Francisco.
O ministério já se comprometeu a convocar nova empresa para tocar as obras, já no início de maio. E que devem trabalhar em três períodos para dar celeridade a obra.
Eunicio e o governador, Camilo Santana também estiveram reunidos com o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Nelson Antônio de Souza. Eles conversaram sobre o patrocínio da CEF para o Centro de Formação Olímpica (CFO).
O Estado do Ceará ficou de enviar um projeto de parceria para a Caixa, para que seja incluído na lei de incentivo ao esporte.
Eles ainda estiveram com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy e trataram sobre as obras da linha leste do metrô de Fortaleza.
O financiamento para tocar a obra ja foi liberado. Por isso as áreas técnicas do estado e do ministério estão se reunindo pra ver como destravar isso junto ao BNDES.
Aeroporto de Jericoacoara se prepara para receber voos internacionais
O Governo do Ceará acerta os últimos detalhes para a internacionalização do Aeroporto de Jericoacora, no Litoral Oeste do estado. O equipamento receberá uma equipe de órgãos federais para inspeções técnicas de avaliação. A primeira visita acontece nesta quinta-feira (26), com representantes da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A próxima será no dia 10 de maio de 2018 já com a Departamento de Polícia Federal – DPF e da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).
O gerente de Obras e Instalações Aeroportuárias do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Coronel Paulo Edson Ferreira explica que as equipes vão verificar as instalações do terminal e as visitas vão gerar um relatório, que será repassado para o DER. “O Aeroporto de Jericoacoara foi concebido já visando à internacionalização, então esses órgãos vão verificar se há a necessidade de mais alguma coisa no equipamento, porque a legislação aeronáutica muda muito rapidamente, então é um check list para vermos se realmente a estrutura atende à legislação de cada órgão e se há alguma demanda a mais para que o DER providencie e a gente componha o processo para encaminhar ao Governo Federal”, detalha Paulo Edson Ferreira
Quando todos os itens conferidos estiverem de acordo com as normas, um relatório será enviado para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tem o prazo de 60 dias, a contar do protocolo dos processos, para emitir a certificação. A estimativa do Governo do Ceará é que, em até quatro meses, o trâmite de internacionalização do Aeroporto de Jericoacoara esteja finalizado.
Operações nacionais
Atualmente, o Aeroporto de Jericoacoara conta com oito operações domésticas semanais que se dividem entre as companhias aéreas Azul e da Gol, que ligam a praia cearense aos estados de São Paulo e Pernambuco. Entre os meses de dezembro e janeiro, na útima alta estação, o equipamento chegou a contar com 10 operações por semana.
SESSÃO ESPECIAL DESTACA 25 ANOS DO SENAR NO CEARÁ
“Não haverá um futuro no Ceará e em nenhum lugar do Mundo sem educação, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR faz isso muito bem no campo, já levou informação a mais de 403 mil produtores nestes 25 anos “, foi o que disse o deputado estadual Carlos Matos( PSDB), autor da realização de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, ontem, 23, às 14 horas. Segundo ele, a educação reduz a violência e impacta diretamente na produção, o PIB do Agronegócio Cearense teve um crescimento de 1,78%, em 2017.
A sessão comemorativa dos 25 anos do SENAR/CE contou com a presença dos primeiros Dirigentes da Instituiçāo , Antônio Bernardino de Carvalho (Comandante Carvalho), que veio especialmente do Rio de Janeiro , Flávio Viriato de Saboya, Anizio de Carvalho Junior e Sérgio Oliveira (o atual), bem como, do primeiro presidente do Conselho Administrativo e ex-presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho, que foi um dos homenageados e falou em nome dos demais .
Foram HOMENAGEADOS ainda com Certificados de Reconhecimento por serviços prestados ao SENAR- CE, Gerardo Angelim de Albuquerque-,ex- Chefe de Gabinete da FAEC e Diretor da COCEPAT, Alci Porto Gurgel- Diretor Técnico do Sebrae -CE, que foi representado por Reginaldo Braga Lobo, Paulo Remigio Neto, primeiro funcionário do SENAR e Francisco Edilson Soares, Presidente do Sindicato de Tamboril , onde foi realizado o primeiro curso do SENAR, que foi representado por sua filha Jussara Dias.
Presentes ainda, os vice-presidentes regionais e presidentes de Sindicatos Rurais , o Diretor da EMBRAPA Agroindústria Tropical , Lucas Leite, o Prefeito de Cedro, Nilson Diniz, vereador de Fortaleza, Luís Gadelha, Diretora de Agronegócio do BNB, Geânia Gomes, servidores do Sistema FAEC/ SENAR- CE. Logo no inicio foi exibido um vídeo institucional , mostrando as ações do SENAR no Estado e foi distribuído um folder com a Linha do Tempo.
O Deputado Carlos Matos fez questāo de destacar o trabalho do presidente da FAEC, Flavio Saboya e dos presidentes dos Sindicatos Rurais, na luta pela renegociaçāo das dividas dos produtores rurais. Conforme disse o Parlamentar que já foi secretário estadual de Agricultura, presidente da Comissão de Agropecúaria e da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio do São Francisco, ” os produtores rurais tem direito ao Seguro -Seca que vem sendo reivindicado hà varios anos pelo presidente Flávio Saboya. O Cearà tem mais de 300 mil agricultores familiares recebendo o Seguro-safra , essa mesma lógica pode ser aplicada para o Seguro-Seca, disse Carlos Matos.
Carlos Matos, lembrou o importante papel desempenhado pelo SENAR desde 1994, com uma larga folha de serviços prestados ao campo nestes 25 anos de atuação , levando os mais variados tipos de cursos, que chegou a 403 mil produtores, em mais de 90 profissões no campo.Participamos recentemente da formatura de 42 Técnicos em Agronegócio aqui no Estado, outra importante atuação do SENAR, assim como do AGRINHO, um programa que leva informação às crianças do 2º ao 9º ano das escolas da zona rural .
O Presidente da FAEC e do Conselho de Administração do SENAR/CE, Flávio Saboya disse ser muito importante ter o reconhecimento da Assembleia Legislativa do trabalho do SENAR, e da sessão requerida pelo deputado Carlos Matos. Destacou também, um requerimento especial do Deputado Estadual Manoel Duca da Silveira , 2º vice-presidente da Assembleia membro da Comissão Especial da Seca Assembleia e presidente da Subcomissão da Cajucultura, destacando o trabalho do Sistema FAEC/SENAR/CE, na educação do homem do campo e em diversas outras demandas do setor produtivo da agropecuária.
TORRRES DE MELO SUGERE QUE SENAR AMPLIE ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Em sua fala como representantes dos HOMENAGEADOS, Torres de Melo lembrou que o SENAR foi concebido na Constituiçāo de 1998, mas que só veio a ser implantado em 1992, a nível nacional e, em 1993, nos 26 Estados da Federação e Distrito Federal. Através de um grande esforço conseguimos viabilizar as primeiras parcerias com as Escolas Agrotécnicas Federais de Crato e Iguatu e com os Colégios Agrícolas de Pacatuba, Mombaça e Lavras da Mangabeira, com vistas a formação dos primeiros instrutores e dois meses depois fundamos a COCEPAT – Coperativa de Trabalho e Assistência Técnica, que ate hoje é parceira do SENAR, lembrou Torres de Melo.
Logo vieram novas parcerias com os Sindicatos Rurais, SEBRAE, Governo Estadual (CODEFAT), Governo do Estado (FECOP), Federação dos Pescadores do Estado do Ceará, Associações Comunitária, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias Municipais, MTB/TEM, SUDENE e empresas privadas para realização de uma programação mensal de cursos/treinamentos.
Já no seu primeiro ano de atuação estimou-se oferecer poucos treinamentos mas as metas foram ultrapassadas e foram realizados 431 eventos, com 7.154 aluno. O balanço é significativo, até 2018 o SENAR atendeu a 403.437 produtores , realizando 21.225 cursos, com uma carga horária de 877.326 horas-aulas
No final o ex- presidente da FAEC e do Conselho de Administração do SENAR /CE, propôs que o SENAR ampliasse seu programa de Assistência Técnica e Gerencial- ATeG no Ceará , que está baseada dentro dos princípios eficiência na gestão da propriedade e sugeriu que o BNB, trabalhe em parceira com o SENAR, como faz há vários anos o SEBRAE.
A sessão comemorativa dos 25 anos do SENAR/CE contou com a presença dos primeiros Dirigentes da Instituiçāo , Antônio Bernardino de Carvalho (Comandante Carvalho), que veio especialmente do Rio de Janeiro , Flávio Viriato de Saboya, Anizio de Carvalho Junior e Sérgio Oliveira (o atual), bem como, do primeiro presidente do Conselho Administrativo e ex-presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho, que foi um dos homenageados e falou em nome dos demais .
Foram HOMENAGEADOS ainda com Certificados de Reconhecimento por serviços prestados ao SENAR- CE, Gerardo Angelim de Albuquerque-,ex- Chefe de Gabinete da FAEC e Diretor da COCEPAT, Alci Porto Gurgel- Diretor Técnico do Sebrae -CE, que foi representado por Reginaldo Braga Lobo, Paulo Remigio Neto, primeiro funcionário do SENAR e Francisco Edilson Soares, Presidente do Sindicato de Tamboril , onde foi realizado o primeiro curso do SENAR, que foi representado por sua filha Jussara Dias.
Presentes ainda, os vice-presidentes regionais e presidentes de Sindicatos Rurais , o Diretor da EMBRAPA Agroindústria Tropical , Lucas Leite, o Prefeito de Cedro, Nilson Diniz, vereador de Fortaleza, Luís Gadelha, Diretora de Agronegócio do BNB, Geânia Gomes, servidores do Sistema FAEC/ SENAR- CE. Logo no inicio foi exibido um vídeo institucional , mostrando as ações do SENAR no Estado e foi distribuído um folder com a Linha do Tempo.
O Deputado Carlos Matos fez questāo de destacar o trabalho do presidente da FAEC, Flavio Saboya e dos presidentes dos Sindicatos Rurais, na luta pela renegociaçāo das dividas dos produtores rurais. Conforme disse o Parlamentar que já foi secretário estadual de Agricultura, presidente da Comissão de Agropecúaria e da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio do São Francisco, ” os produtores rurais tem direito ao Seguro -Seca que vem sendo reivindicado hà varios anos pelo presidente Flávio Saboya. O Cearà tem mais de 300 mil agricultores familiares recebendo o Seguro-safra , essa mesma lógica pode ser aplicada para o Seguro-Seca, disse Carlos Matos.
Carlos Matos, lembrou o importante papel desempenhado pelo SENAR desde 1994, com uma larga folha de serviços prestados ao campo nestes 25 anos de atuação , levando os mais variados tipos de cursos, que chegou a 403 mil produtores, em mais de 90 profissões no campo.Participamos recentemente da formatura de 42 Técnicos em Agronegócio aqui no Estado, outra importante atuação do SENAR, assim como do AGRINHO, um programa que leva informação às crianças do 2º ao 9º ano das escolas da zona rural .
O Presidente da FAEC e do Conselho de Administração do SENAR/CE, Flávio Saboya disse ser muito importante ter o reconhecimento da Assembleia Legislativa do trabalho do SENAR, e da sessão requerida pelo deputado Carlos Matos. Destacou também, um requerimento especial do Deputado Estadual Manoel Duca da Silveira , 2º vice-presidente da Assembleia membro da Comissão Especial da Seca Assembleia e presidente da Subcomissão da Cajucultura, destacando o trabalho do Sistema FAEC/SENAR/CE, na educação do homem do campo e em diversas outras demandas do setor produtivo da agropecuária.
TORRRES DE MELO SUGERE QUE SENAR AMPLIE ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Em sua fala como representantes dos HOMENAGEADOS, Torres de Melo lembrou que o SENAR foi concebido na Constituiçāo de 1998, mas que só veio a ser implantado em 1992, a nível nacional e, em 1993, nos 26 Estados da Federação e Distrito Federal. Através de um grande esforço conseguimos viabilizar as primeiras parcerias com as Escolas Agrotécnicas Federais de Crato e Iguatu e com os Colégios Agrícolas de Pacatuba, Mombaça e Lavras da Mangabeira, com vistas a formação dos primeiros instrutores e dois meses depois fundamos a COCEPAT – Coperativa de Trabalho e Assistência Técnica, que ate hoje é parceira do SENAR, lembrou Torres de Melo.
Logo vieram novas parcerias com os Sindicatos Rurais, SEBRAE, Governo Estadual (CODEFAT), Governo do Estado (FECOP), Federação dos Pescadores do Estado do Ceará, Associações Comunitária, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias Municipais, MTB/TEM, SUDENE e empresas privadas para realização de uma programação mensal de cursos/treinamentos.
Já no seu primeiro ano de atuação estimou-se oferecer poucos treinamentos mas as metas foram ultrapassadas e foram realizados 431 eventos, com 7.154 aluno. O balanço é significativo, até 2018 o SENAR atendeu a 403.437 produtores , realizando 21.225 cursos, com uma carga horária de 877.326 horas-aulas
No final o ex- presidente da FAEC e do Conselho de Administração do SENAR /CE, propôs que o SENAR ampliasse seu programa de Assistência Técnica e Gerencial- ATeG no Ceará , que está baseada dentro dos princípios eficiência na gestão da propriedade e sugeriu que o BNB, trabalhe em parceira com o SENAR, como faz há vários anos o SEBRAE.
Prefeito Ivo Gomes se reúne com Associação dos Criadores para viabilizar Exponorte 2018
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, se reuniu nesta terça-feira (24/04) com diretores da Associação de Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC) para viabilizar a realização da 53ª Exponorte no Parque de Exposições João Passos Dias, que foi municipalizado no início de abril.
A data do evento foi fechada durante a reunião: de 14 a 19 de agosto. O prefeito ouviu a proposta dos criadores e se comprometeu a recuperar o parque, a encaminhar projeto de lei para Câmara Municipal para viabilizar apoio financeiro por parte da Prefeitura, além de ajudar a associação na captação de recursos junto a diversos outros parceiros.
“A Exponorte é um evento onde muitos negócios são fechados, o que faz a economia da cidade girar. É um evento muito importante pra Sobral, por isso, continuarei ajudando no que for preciso”, frisou o prefeito.
Para o presidente da associação, Avelar Coelho, o auxílio da Prefeitura vai ser fundamental para realização do evento. “O suporte financeiro e a disposição e disponibilidade do prefeito têm sido cruciais pra gente”, destacou Coelho.
Fonte: Repórter Ceará
Vereador Acrísio Sena quer discutir mobilidade urbana no entorno do Lago do Jacarey
O vereador Acrísio Sena anunciou nesta quarta-feira, 25, durante seu pronunciamento no Pequeno Expediente, que protocolou um requerimento no Legislativo, pedindo a realização de uma audiência pública para discutir a mobilidade urbana no entorno do Lago do Jacarey, localizado na Cidade dos Funcionários.
O parlamentar lembrou que o Lago do Jacarey se configura atualmente como um grande polo comercial de entretenimento e referência de emprego e renda da Capital. Acrísio destacou que o local abriga feirinha e restaurantes de renomada gastronomia, mas que o crescimento da região tem ocasionado transtornos na mobilidade urbana.
Segundo o vereador, a falta de estacionamentos e a fiscalização rigorosa da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) tem provocado a redução de clientes nos comércios da região.
“Mesmo as mudanças que foram feitas pela AMC, não dão conta ao crescimento. A quantidade de multas e reboque de carros é além da conta. Essa audiência é para chamar os comerciantes da área, Abrasel, AMC e a Regional, para que se façam uma pactuação de como tratar a mobilidade na área”, frisou.
Universidade com cursos ligados a adropecuária chega ao Ceará
O Estado do Ceará terá mais uma Universidade no segundo semestre desse ano, a Faculdade CNA, voltada para cursos ligados a agropecuária , o segmento que está segurando o PIB brasileiro e Cearens tambem..O nosso Estado está entre os 9 credenciados pelo Ministério da Educaçã. A notícia foi dada no último dia 25, pelo Secretário Executivo do Instituto CNA, André Sanches, durante o Seminário de Comunicação Social do Sistema CNA- SENAR- ICNA. Hoje, o Ceará já tem 4 Polos Presenciais de Cursos à distância ofertando o Curso Técnico em Agronegócio com 298 treinandos e já formou 42 técnicos.
Social: Sessão Solene de 25 anos do SENAR-CE
Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Ceará, de autoria do deputado estadual Carlos Matos (PSDB) , marcou no último dia 23, o início das comemorações pelos 25 anos do SENAR- CE. Seis personalidades receberam placas com a frase " Senar 25 anos de nova esperança no meio rural" de serviços prestados à Instituição que nestes 25 anos ofereceu mais de 21 mil cursos a 403 mil produtores rurais .Entre os homenageados o ex-presidente a Faec e primeiro presidente do Conselho Administrativo, José Ramos Torres de Melo Filho, que no vigor de seus 87 anos deu um show de memória retratando o início da formatação do SENAR e o futuro que segundo ele está em oferecer Assistência Técnica e Gerencial aos produtores rurais.
O primeiro superintendente Antonio Bernardino de Carvalho, veio especialmente do Rio de Janeiro receber sua homenagem e ainda Alci Porto Gurgel, Diretor Técnico do SEBRAE, o agrônomo Gerardo Angelim de Albuquerque, o primeiro servidor Paulo Remígio Neto e Francisco Edilson de Sousa, presidente do Sinrural de Tamboril, que ofereceu o primeiro curso- de tratorista. Foram momentos de muitas recordações, emoções e de perspectivas de um futuro melhor.
Segue imagens da solenidade
quinta-feira, 19 de abril de 2018
Acrísio Sena lembra 30 anos do SUS e lamenta concentração de médicos no Sudeste do país
Em pronunciamento realizado hoje (17/4), o vereador Acrísio Sena (PT) lembrou que, em 2018, o Sistema Único de Saúde completa 30 anos e lamentou a concentração de médicos da região Sudeste, em detrimento das demais regiões do país. “O SUS é uma conquista democrática, um dos maiores planos de saúde públicos do mundo, que universalizou de fato o acesso aos serviços pela população, mesmo com suas dificuldades”, ressaltou.
Ele lembrou ainda de iniciativas do SUS de grande qualidade, tais como as campanhas de vacinação, transplantes, controle da AIDS (referência mundial), saúde mental e bucal, além de operações de média e alta complexidade, que chegam a mais de dois bilhões de intervenções por ano. “O Brasil foi o segundo do mundo em número de transplantes renais em 2016. No mesmo ano, houve 357 transplantes cardíacos, 1.880 de fígado e 2.362 de medula óssea”, exaltou.
Segundo o documento Demografia Médica no Brasil 2018, porém, há uma desigualdade na distribuição de médicos. O Sudeste possui 244 mil médicos (54%) para atender uma população de 86 milhões de habitantes. As demais regiões têm 207 mil profissionais para atender 121 milhões de pessoas. “Chama atenção outro dado: o ensino privado responde hoje pela formação de 70% dos graduados em Medicina, a preços caríssimos. É um ensino para as classes média e rica”, mostrou o parlamentar.
DIREITOS HUMANOS, A NOVA LEI QUE TRATA DE PUNIÇÃO DE CRIMES DE ÓDIO PELA INTERNET E A HOMENAGEM A PROFESSORA ADUSIA SÁ : TEMAS DO PROGRANA MULHERES NO PARLAMENTO.
O PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO VAI TRATAR DE UM TEMA MUITO DELICADO, POLÊMICO, MAS NECESSÁRIO. OS DIREITOS HUMANOS. ATÉ ONDE VAI O MEU DIREITO E O SEU? O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ? O ASSASSINATO DA VEREADORA DO RIO DE JANEIRO, MARIELE FRANCO , COLOCA O TEMA DOS DIREITOS HUMANOS NOVAMENTE EM DEBATE. SOBRE este e outros assuntos a jornalista I Silvana Frota conversou com A VEREADORA Larissa Gaspar, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de FortaLeza. Ela preside também A Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBT e da População em Situação de Rua e é Conselheira do Instituto Maria da Penha. Larissa Gaspar foi eLeita pelo Partido da Pláteia Livre, é advogada e já foi coordenadora de Política Públlicas para as Mullheres, da Prefeitura de Fortaleza.
O Programa TRAZ TAMBÉM INFORMAÇÕES SOBRE A LEI 13.642 DE 3 DE ABRIL DESTE ANO QUE PERMITE AGORA QUE MULHERES AGREDIDAS, PROPAGANDO ÓDIO OU AVERSÃO AO SEXO FEMININO, PELA REDES SOCIAIS SEJA UMA ATRIBUIÇÃO TAMBÉM DA POLÍCIA FEDERAL.
E A PRIMEIRA MULHER JORNALISTA NUMA REDAÇÃO DE JORNAL. TAMBÉM A PRIMEIRA MULHER A TRABALHAR COMO REPÓRTER POLICIAL, A BRAVA JORNALISTA ADISIA SA , FOI UMA DAS HOMENAGEADAS COM A MEDALHA IRACEMA, OUTORGADA PELO PREFEITO ROBERTO CLAUIDO, NO ÚLTIMO DIA 13 DE ABRIL, POR CONTA DAS COMEMORAÇÕES DOS 292 ANOS DE FORTALEZA. FORAM HOMENAGEADOS AINDA, O ARQUITETO LIBERAL DE CASTRO E O CANTOR E COMPOSITOR RAIMUNDO FAGNER.
FIEC anuncia personalidades que receberão a Medalha do Mérito Industrial 2018
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), durante a reunião da sua diretoria plena, nessa terça-feira (17/4), aprovou os nomes das três personalidades que vão receber neste ano a Medalha do Mérito Industrial. Os homenageados são: Elisa Gradwohl, presidente do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará - Sindfrio e também empresária dos ramos da pesca, indústria naval e da hotelaria; Edson Queiroz Neto, economista e chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor); e secretário chefe de Gabinete do governador Camilo Santana, Élcio Batista.
Ao anunciar os nomes, o presidente da FIEC, Beto Studart, disse que a escolha para aprovação levou em consideração a contribuição com o desenvolvimento industrial dos homenageados tanto na atuação empresarial e classista como na atuação na articulação governamental. A solenidade de entrega das comendas industriais em comemoração ao Dia da Indústria será no dia 30 de maio. Esse é o maior evento da Indústria do Ceará.
Governo do Ceará entrega Praça Mais Infância para população de Acaraú
A Praça Mais Infância faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. O Governo do Ceará entregou a praça de Viçosa do Ceará. Amontada receberá o equipamento nos próximos dias
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realiza nesta quinta-feira (19), às 17 horas, a inauguração Praça Mais Infância de Acaraú, no Litoral Norte, com a participação da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim.
Para Onélia estas praças são importantes para o convívio da comunidade e para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. “A entrega dessas praças é um momento importante para o nosso Estado. São espaços de lazer para as crianças, adolescentes, idosos, mas com foco no desenvolvimento infantil e no fortalecimento de vínculos das famílias”, disse
A Praça Mais Infância de Acaraú terá uma área total de 2.325,70 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espirobol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. O equipamento será construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) com o investimento de R$ R$ 1.110.530,26, sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% de contrapartida do município.
Municípios contemplados
Além de Viçosa do Ceará e Acaraú estão previstas mais 30 Praças Mais Infância. Os municípios definidos para receber as praças são: Amontada, Acopiara, Aquiraz, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Granja, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pentecoste, Quixadá, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá e Trairi.
A implantação de espaços públicos adequado ao desenvolvimento infantil faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana. As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do programa. Além das Praças Mais Infância, estão sendo implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 47 brinquedopraças e mais 100 brinquedopraças estão previstas.
Atenção à infância
O Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realiza nesta quinta-feira (19), às 17 horas, a inauguração Praça Mais Infância de Acaraú, no Litoral Norte, com a participação da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim.
Para Onélia estas praças são importantes para o convívio da comunidade e para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. “A entrega dessas praças é um momento importante para o nosso Estado. São espaços de lazer para as crianças, adolescentes, idosos, mas com foco no desenvolvimento infantil e no fortalecimento de vínculos das famílias”, disse
A Praça Mais Infância de Acaraú terá uma área total de 2.325,70 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espirobol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. O equipamento será construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) com o investimento de R$ R$ 1.110.530,26, sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% de contrapartida do município.
Municípios contemplados
Além de Viçosa do Ceará e Acaraú estão previstas mais 30 Praças Mais Infância. Os municípios definidos para receber as praças são: Amontada, Acopiara, Aquiraz, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Granja, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pentecoste, Quixadá, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá e Trairi.
A implantação de espaços públicos adequado ao desenvolvimento infantil faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana. As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do programa. Além das Praças Mais Infância, estão sendo implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 47 brinquedopraças e mais 100 brinquedopraças estão previstas.
Atenção à infância
Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.
O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.
Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.
Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.
Proares III
Em sua terceira fase, o Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), conta com recursos totais de US$ 71,981 milhões, dos quais US$ 50 milhões foram contratados pelo Governo do Ceará junto ao BID e os outros US$ 21,428 milhões a contrapartida do Estado. Além das Praças Mais Infância, o Proares III também financia a construção de diversas unidades sociais e disponibiliza àquelas já existentes equipamentos e material permanente.O Programa também irá fomentar a inserção produtiva e a promoção do emprego, por meio de agências para atendimento integral do trabalhador e da promoção de cursos de capacitação em várias áreas. Além disso, promoverá o fortalecimento institucional, a partir da promoção de cursos de especialização, mestrado e doutorado para gestores e técnicos do Estado do Ceará.
Serviço
Inauguração da Praça Mais Infância de Acaraú
Data: 19/04/2018
Horário: 17 horas
Local: Dra. Márcia Maria Rocha - Buriti - Acaraú / CE
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Inauguração da Praça Mais Infância de Acaraú
Data: 19/04/2018
Horário: 17 horas
Local: Dra. Márcia Maria Rocha - Buriti - Acaraú / CE
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
SENAR-CE: 25 ANOS OFERECENDO CURSOS GRATUITOS QUE FORMAM E PROMOVEM O HOMEM DO CAMPO
No próximo dia 20 de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Regional do Ceará - SENAR, comemora 25 anos de criação, como braço educativo vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará FAEC e administrado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA. O SENAR-CE, teve como primeiro presidente do Conselho Administrativo, o engenheiro José Ramos Torres de Melo Filho, que na época também era o Presidente da FAEC e como primeiro Superintendente, Antônio Bernardino de Carvalho (Comandante Carvalho). Hoje tem como Superintendente Regional, o engenheiro agrônomo Sergio Oliveira da Silva e como Presidente do Conselho Administrativo, Flávio Viriato de Saboya.
Na programação haverá uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado, no próximo dia 23 às 14 horas, requerida pelo deputado estadual Carlos Matos ( PSDB), com homenagens a personalidades e a instituições que contribuíram para o desenvolvimento da instituição , seguindo-se no dia 24, uma reunião especial do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense - Agropacto, na sede do Sistema FAEC/ SENAR- CE, quando será feita uma retrospectiva das ações durante estas duas décadas e meia de realizações.
Criado para desenvolver ações de formação profissional rural e atividades de promoção social, voltadas as pessoas do meio rural, o SENAR-CE iniciou suas atividades com 15 ações, e hoje realiza mais de mil ações anuais, com um crescimento de mais 8.360% .Ao longo desses 25 anos de existência contabiliza 403.437 produtores atendidos, a quem foram ofertados gratuitamente 21.215 cursos de capacitação, com 877.326 horas / aulas ministradas.No Brasil, 75 milhões de brasileiros já foram atendidos. Só em 2016 foram 3,4 milhões.
No Ceará o SENAR avançou muito nestes 25 anos, contribuindo para a profissionalização do homem do campo, inclusive com a introdução do ensino técnico, através da oferta do Curso Técnico em Agronegócio, da assistência técnica e gerencial -ATEG, que atende a 455 propriedades, bem como, através da melhoria da qualidade de vida dos produtores e de suas famílias, com a oferta do Programa Saúde do Homem e da Mulher, que garante o exame de prevenção do câncer do colo do útero e da próstata, palestras sobre saúde, disse o Superintendente Sergio Oliveira da Silva.
Os cursos de Promoção Social tiveram início a partir de 1996 e hoje representam 30% do total e já mudaram pra melhor a vida de muitas pessoas, que através dos cursos de doces caseiros, utilização dos derivados do leite, do caju , da palma forrageira e da mandioca na alimentação humana ministrados pelo SENAR, hoje se transformaram em empreendedores. Possui 103 instrutores e oito supervisores de campo.
Além dos cursos de Formação Profissional Rural- FPR e de atividades de Promoção Social - PS com uma oferta de 98 tipos de ações, o SENAR-CE oferece sozinho, ou em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais e com o SEBRAE-CE, 11( onze ) programas especiais, dentre os quais destacam-se: Empreendedor Rural, Sertão Empreendedor, Negócio Certo Rural- NCR , Sindicato Forte, Competitividade e Sustentabilidade da Atividade Leiteira.
Em 2003, deu Início ao Programa Agrinho em 9 municípios, que hoje atende a 48 municípios e já beneficiou em 15 anos, 2 milhões e 500 mil alunos do 2o ao 9o ano das escolas públicas da zona rural, levando educação não formal em temas voltados para o interesse do campo, como Saúde, Meio Ambiente, Viver Bem no Semiárido e Cidadania.
Merece destaque especial a introdução em 2015, do Programa Assistência Técnica e Gerencial, com um modelo inovador baseado em cinco pilares. A produção assistida da entidade auxilia, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E, que não têm acesso à assistência técnica e às novas tecnologias. Nesse sentido, a Administração Regional do Ceará está trabalhando desde 2015 em parceria com o Programa Sertão Empreendedor/SEBRAE no atendimento a 455 propriedades, com 82 ações de FPR e 2 ações de PS.
Outra ação importante foi a implantação em 2015, do Ensino Técnico , através de quatro Polos Presenciais da Rede e-Tec em Fortaleza, Cascavel, Quixadá e Quixeramobim, os dois últimos criados em 2017, com a oferta do curso Técnico em Agronegócio, que formou a primeira turma no último dia 23 de março deste ano e conta com mais de 280 participantes cursando.
Nos anos de 2016 e 2017 foi celebrada uma parceria com a Associação dos Produtores de Leite do Estado do Ceará –APROLECE, através do Projeto " Viva O Leite", convênio realizado entre o SENAR/SEBRAE/FAEC/APROLECE e que ofereceu.assessoria técnica e gerencial- ATeG, aos associados da APROLECE , bem como noções de mercado e iniciação ao associativismo.
Nesse período foram realizados cursos para cinco turmas, com 152 participantes e uma carga horária de 76 horas. Além disso, realizou quatro dias de campo, quatro palestras técnicas e duas missões, uma a varias fazendas no Estados de Alagoas, onde a produção de leite aumentou com o uso intensivo da palma forrageira. Os dias de campo foram realizadas em Cascavel sobre Manejo da Cultura do Sorgo, em Palmácia sobre O Impacto da Nutrição no Custo de Produção.
Em 2018 pretendemos ampliar nossa atuação na área da capacitação, levando cursos gratuitos aos produtores assistidos pelos municípios, através de uma parceria com as Prefeituras Municipais. Novos tempos virão para o Senar do Ceará : a Faculdade CNA, que congrega todas as Federações de Agricultura e Pecuária do Brasil, esta será uma das nossas metas futuras, disse o Superintendente Sérgio Oliveira, destacando o apoio que tem recebido do Presidente do Conselho Administrativo do SENAR , Flávio Saboya, presidente da FAEC, e dos presidentes de Sindicatos Rurais .
A produção nos campos brasileiros avançou com a ciência e a tecnologia, colocando o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, contribui para essa mudança com ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e à distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial, finaliza o Superintendente do SENAR-CE.
sexta-feira, 13 de abril de 2018
Aniversário de Fortaleza tem Inauguração do Memorial do Paço e entrega da Medalha Iracema
Aconteceu no início desta sexta-feira (13) a Inauguração do Memorial do Paço, no Palácio do Bispo. O evento aconteceu às 9 horas e contou com presença de diversas autoridades, juntamente com o prefeito Roberto Cláudio. Logo depois, foram homenageados com a Medalha Iracema para a jornalista Adísia Sá, Liberal de Castro e para o cantor Raimundo Fagner. A Revista Ceará e Municípios esteve presente. Confira alguns flashs.
Ainda no evento no aniversário de 292 anos da cidade de Fortaleza, prefeito Roberto Cláudio concedeu entrevista a Jornalista Silvana Frota, editora da Revista Ceará e Municípios.
Ainda no evento no aniversário de 292 anos da cidade de Fortaleza, prefeito Roberto Cláudio concedeu entrevista a Jornalista Silvana Frota, editora da Revista Ceará e Municípios.
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2018
(385)
-
▼
abril
(33)
- Social: presenças confirmadas no lançamento do liv...
- Seminário de Comunicação do Sistema CNA/ SENAR co...
- Autoridades do Estado do Ceará será lançado na As...
- Governo ultrapassa marca de 1.600 veículos entregu...
- Câmara de Comércio Brasil-Holanda lança escritório...
- Eunício e Camilo asseguram com Ministro a retomada...
- Aeroporto de Jericoacoara se prepara para receber ...
- SESSÃO ESPECIAL DESTACA 25 ANOS DO SENAR NO CEARÁ
- Prefeito Ivo Gomes se reúne com Associação dos Cri...
- Vereador Acrísio Sena quer discutir mobilidade urb...
- Universidade com cursos ligados a adropecuária che...
- Social: Sessão Solene de 25 anos do SENAR-CE
- Acrísio Sena lembra 30 anos do SUS e lamenta conce...
- DIREITOS HUMANOS, A NOVA LEI QUE TRATA DE PUNIÇÃO ...
- FIEC anuncia personalidades que receberão a Medalh...
- Governo do Ceará entrega Praça Mais Infância para ...
- SENAR-CE: 25 ANOS OFERECENDO CURSOS GRATUITOS QUE...
- Aniversário de Fortaleza tem Inauguração do Memori...
- Fórum de Turismo do Ceará empossa novo secretário ...
- Social: CDL lança livro "Diálogos Empresariais"
- Social: Aniversário de 60 anos de Jacele
- Aniversário de Fortaleza terá show de Caetano Velo...
- Prefeito já definiu substitutos de secretários que...
- Assembleia realiza mais duas ações do Ceará Sem Dr...
- FAEC cria Grupo de Trabalho para debater propostas...
- SENAI Ceará abre cerca de 2500 vagas em cursos pre...
- Código da Cidade: mais respeito ao cidadão
- Fortaleza terá inauguração do Memorial do Paço e h...
- CDL LANÇA SEGUNDO LIVRO SOBRE OS DIÁLOGOS EMPRESAR...
- Setur leva principais destinos do Ceara à maior fe...
- Novidades na Política Cearense
- Autismo é debatido no Programa Mulheres no Parlamento
- PRESIDENTE DA FAEC APRESENTA PROPOSTAS PARA A PLAT...
-
▼
abril
(33)