quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Sindmóveis quer ampliar vendas no Ceará

O presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário no Estado do Ceará (Sindmóveis-CE), Júnior Osterno, esteve no Jornal O Estado e falou sobre a importância do associativismo, ainda mais em um momento econômico tão complicado quanto o Brasil vem enfrentando. Ele destacou que as empresas do setor atendem a, apenas, cerca de 25% do mercado cearense e o plano é aumentar esta participação nos próximos anos. Revelou, ainda, que um grupo de sete empresários contratou um consultor para prospectar negócios no exterior, com o objetivo de aumentar o volume exportado, tendo em vista a elevada qualidade dos móveis fabricados no Ceará.
O Estado O Ceará possui uma grande produção de móveis, tanto para a linha residencial, como empresarial e de hotelaria. Qual o principal polo produtor?
Júnior Osterno – Temos na região de Marco o nosso polo moveleiro, que é um dos mais importantes do Brasil, senão o mais importante do Nordeste. São 28 empresas que trabalham com produtos diferentes, ou seja, não competem entre si, muito pelo contrário, se complementam, e isso fortalece o nosso polo. O sindicato tem 98 associados, concentrados principalmente em Fortaleza, Marco e Jaguaribe.
OE E todas essas empresas têm a mesma filosofia de procurar não interferir nos negócios das outras, ou seja, fazer essa cadeia complementar?
JO Essa cadeia complementar é muito forte no polo de Marco, mas, em Fortaleza, a competitividade é muito grande. Em Iguatu, temos praticamente uma grande empresa, que domina a produção e o mercado local, que praticamente vive só, por lá, mas também é muito importante para o nosso setor.
OE Atualmente, o Ceará tem uma demanda reprimida, ou seja, as indústrias cearenses atendem apenas a cerca de 20% ou 25% do mercado local. Há muito espaço para crescer?
JO Só atendemos a cerca de 20% ou 25% do que o Ceará consome. Toda essa diferença – 80% a 75% – vem do Sul e Sudeste. E é um trabalho do sindicato inverter essa posição. Devagarinho a gente está trabalhando para mudar essa situação inverta. Temos um espaço muito grande, mas o Sul é muito forte na linha de móveis populares, enquanto somos mais fortes na linha de móveis de decoração, da linha média e alta, de melhor qualidade, acabamento, matéria-prima mais nobre. Temos realizado diversas ações nesse sentido, que é um dos principais focos da atuação do Sindmóveis-CE.
OE E é muito importante essa questão do associativismo?
JO O associativismo é muito importante, porque os problemas são muito parecidos, as necessidades são praticamente as mesmas e, nessa troca de informações, a participação dos associados é fundamental, pois um vai aprendendo com o outros, transferindo conhecimento, tecnologia e oportunidades.
OE Além de presidente do Sindmóveis-CE, o senhor também é um empresário do setor moveleiro. Quais os principais produtos da sua linha?
JO Nossa empresa, no fim deste ano, completa 20 anos de atuação no mercado. Já passamos por vários momento, como na exportação já vendemos para o mercado externo 95% da nossa produção, para os Estados Unidos e México. Mas depois o câmbio inverteu, tivemos de mudar de posição e, hoje, somos especialistas em hotéis, restaurantes e construção civil. Nossa empresa tem um portfólio muito interessantes, temos bons clientes tipo: Vila Galé, RioMar, Colméia, Mota Machado, Geppos, ou seja, são clientes de alto nível, que querem produtos bons, nos procuram e conseguimos atender às suas necessidades.
OE Seriam, então, móveis para cama e mesa?
JO No caso de restaurantes, atendemos às necessidades de cadeiras, mesas e marcenaria, ou seja, as peças fixas como estofados, entre outros. E na parte de hotelaria trabalhamos com o sistema “turn in key”, ou seja, “chave na mão”. A gente produz das cortinas aos móveis, passando por portas, tudo relativo a madeira, a gente faz. Temos em nosso portfólio mais de 3,5 mil a 4 mil apartamentos feitos de hotéis. Para as construtoras, fazemos portas e outros produtos, além de móveis para as áreas comuns. Temos condições de atender a qualquer cliente, de todo o Brasil e também do exterior.
OE Por falar em exportação, com a queda do dólar houve um retrocesso nas vendas externas. Mas, há um grupo de associados que está querendo vender para o mundo. Como está isso?
JO Diante da demanda de nossos associados, à procura de novos horizontes e com o preço do dólar ficando mais competitivo, criamos um grupo de sete empresas e contratamos um profissional de alto gabarito para ser nosso gerente comercial. Ele está viajando, prospectando negócios, com possibilidade de fechar grandes vendas a qualquer momento.
OE Existe algum cliente mais específico, que está com tratativas mais avançadas?
JO O foco inicial é os Estados Unidos, principalmente Miami, Houston e Highpoint. Mas, também temos o pé na América do Sul e América Central. Agora em setembro, teremos uma rodada de negócios na Federação das Indústrias, onde virão empresários de seis países da América do Sul e um da África. Trata-se de uma parceria do sindicato, da Fiec, CIN (Centro Internacional de Negócios) e da Apex-Brasil. Esse pessoal vem para o Ceará, a fim de conhecer os nosso produtos. São comerciantes, compradores, donos de rede de lojas, distribuidores. É comum esse tipo de negociação no Sul e Sudeste, que estamos trazendo para o Ceará pela segunda vez. Vamos voltar às exportações, pois o nosso produto é bom, já tem competitividade. Então, é só uma questão de tempo.
OE É bom lembrar que todos os móveis produzidos pelos associados ao Sindmóveis-CE são feitos com madeira certificada, devidamente autorizada pelos órgãos fiscalizadores, não é?
JO A gente não tem problema algum nessa área. Trabalhamos com certificações do Ibama e, em alguns casos, com madeiras de reflorestamento. Temos bons fornecedores, garantindo a qualidade dos móveis que produzimos, inclusive as suas origens. Se for preciso rastrear, isso é possível. É a tecnologia também embutida do nosso mercado.
OE Temos o Porto do Pecém crescendo a cada dia, o entrono de seu complexo industrial também. E móveis são volumosos, pesados, portanto, o navio é a melhor forma de transporte?
JO O melhor transporte é o navio. O contêiner de 40 pés, ou HC (high cub), porque o móvel é volumoso. E o nosso tipo de móvel é vendido montado, porque tem valor agregado e o americano não quer esse produto desmontado. Ele prefere pagar mais pelo frete e recebê-lo pronto, só desembala e põe no local, pois evita a mão de obra extra de ter de arrumar alguém para montá-lo, o que é caro.
OE E no mercado nacional, quais são os principais estado compradores dos móveis cearenses?
JO O Nordeste todo compra móveis produzidos no Ceará, alguns estados do Norte, do Sul e Sudeste. Temos uma cadeia de lojas importante daqui, que está praticamente no Brasil todo. E 95% dos móveis que ela comercializa é produzida no polo do Marco. São cerca de 40 lojas, tem até em Curitiba, e está aproveitando este momento de crise, de aluguéis mais baratos, para abrir quatro unidades em São Paulo. É o grupo Jacaúna, que vende móveis para residências, quase tudo produzido em Marco.
OE O senhor disse que um de seus grandes clientes é o Grupo JCPM, dono do RioMar. Para quais empreendimentos a sua empresa já vendeu?
JO Nossa empresa já participou da construção dos dois shoppings aqui no Ceará – o Riomar Kennedy e o RioMar Fortaleza – e, agora, estamos participando da ampliação da unidade de Aracaju. São móveis desse nível, dessa qualidade, que o Ceará produz.
OE Inclusive, o senhor está indo a Touros, aqui no Rio Grande do Norte, para uma reunião com o empresário português Jorge Rebelo, do Grupo Vila Galé, que está construindo um grande empreendimento, ao custo de R$ 150 milhões. Qual o seu objetivo?
JO O Vila Galé é um cliente nosso, que gosta dos produtos cearenses. Já participamos da construção de cinco ou seis hotéis do grupo aqui no Brasil. Hoje, estamos reformando a unidade de Salvador, estamos ampliando o resort no Cumbuco, e estamos concorrendo para equipar o hotel em Touros. Isso reforça cada vez mais a qualidade dos nosso produtos e a nossa maneira de atender, pois desenvolvemos soluções para os clientes e isso faz diferença.
OE O Ceará tem três grandes polos moveleiros – Fortaleza, Marco e Jaguaribe. Quais os tipos de móveis fabricados por eles?
JO É interessante essa pergunta, pois lá em Marco a gente produz móveis de alta decoração, destinado às classes média e alta. Fortaleza produz mais móveis modulados, sob medida, como cozinhas, roupeiros, para atender às demandas da construção civil, que precisam ser bem projetados. Jaguaribe trabalha mais com a linha de magazine, média e baixa. Por isso a gente quase não compete, nossos concorrentes vêm mais do Sul e Sudeste. Por temos apenas até 25% do mercado cearense. Mas, estamos trabalhando para mudar essa realidade, ocupar esse espaço, pois é notório que no mercado imobiliário de Fortaleza, praticamente as áreas comuns eram todas compradas fora. Hoje, já temos quatro ou cinco empresas trabalhando forte para mudar essa realidade, pois temos assistência técnica aqui, facilitando as negociações.
OE E quais as expectativas do setor e as pesquisas para atender aos anseios dos clientes, numa mercado que é tão dinâmico?
JO A indústria de móveis local já se adaptou à crise. Dos 28 empresários lá de Marco, apenas um decidiu parar, apesar de poder se recuperar. Toda essa indústria está preparada para o que vem, e achamos que é coisa boa por aí. Os números estão mostrando isso. O desemprego para de cair, a construção civil dá sinais positivos, algumas estão contratando e nossa empresas estão preparadas. Com relação ao design, estamos sempre pesquisando. O centro principal é Milão e nosso empresários participam de feiras no Brasil e no exterior. A Fiec nos apoia muito, junto com o CIN. Se tiver um projeto bem feito, ela está pronta para nos auxiliar. E com esta força a gente consegue obter bons resultados.


Fonte: O Estado Online

Visita do prefeito Roberto Cláudio à China sinaliza com ações inovadoras para Fortaleza

Uma agenda de compromissos do prefeito Roberto Cláudio, em sua viagem à China, que está abrindo boas perspectivas para novos investimentos e a para a adoção de políticas públicas inovadoras na cidade de Fortaleza.

No primeiro compromisso do dia, em Xangai, o prefeito Roberto Cláudio foi recebido por dirigentes do FUSON, conglomerado chinês de investimentos com mais de U$60 bilhões de ativos e ações listados na Bolsa de Hong Kong.

Com os investidores chineses, o prefeito de Fortaleza discutiu sobre a possibilidade de atração de negócios na área de turismo e saúde.

“Fomos muito bem recebidos e o interesse revelado pelo grupo nós faz acreditar que podemos ter, em breve, uma parceria de bons resultados para a economia de Fortaleza”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

Na segunda agenda do dia, o encontro foi com a direção do NDB (New Development Bank), o Banco dos BRICS, instituição que já analisa Carta Consulta da Prefeitura de Fortaleza que busca empréstimo no valor global de U$644 milhões, para investimentos nos projetos elencados a partir do Plano Fortaleza 2040.

Além do presidente do NDB, K. V. Kamath, um dos líderes empresariais mais reconhecidos da Índia, também estava presente à reunião o vice-presidente brasileiro do NDB, Paulo Nogueira Batista Jr. Para os dirigentes do Banco dos BRICS, Fortaleza tem relevância e grande importância para o NDB. “Fortaleza está para o NDB assim como Bretton Woods está para o Banco Mundial. Afinal, o berço do NDB é Fortaleza, quando sediou a reunião dos BRICS que resultou na criação do banco”, afirmou o presidente do NDB.

Na pauta do encontro, uma boa notícia para Fortaleza: a informação de que o empréstimo do NDB, no valor global de U$ 644 milhões, para financiar ações do Plano Fortaleza 2040, objeto da Carta Consulta em analise pelos técnicos do banco, pode não depender do aval soberano do governo brasileiro. O banco teria interesse em participar como parceiro de uma PPP com o governo municipal.

“Essa informação revela o grau de confiabilidade que a Prefeitura de Fortaleza tem hoje junto aos organismos internacionais, pela sua solidez em indicadores fiscais e resultados administrativos”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio que ainda cumpre três dias de agenda oficial na viagem à China.

Além de Xangai, o prefeito de Fortaleza participa como convidado, em Pequim, de seminário promovido pela Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Pequim. Roberto Claudio terá assento no Desafio Brazil-China 2017, falando em painel que tratará de mudanças estruturais em mobilidade urbana.

Acompanharam o prefeito nas visitas ao NDB e ao Fosun, o secretário de Governo, Samuel Dias, a coordenadora de Relações Internacionais da PMF, Patrícia Macedo, além dos ex-governadores do Ceará, Ciro e Cid Gomes, que são também convidados como palestrantes para o evento Brasil/China Challenge 2017, promovido pela FGV e Universidade de Pequim.

A agenda do prefeito Roberto Cláudio na China também incluiu outras duas visitas que devem resultar em políticas inovadoras para Fortaleza. Uma visita foi à empresa ZTE, uma das primeiras empresas chinesas fornecedoras de equipamentos de tecnologia da informação, onde o prefeito tratou tecnologia para sistema de segurança, monitoramento de áreas de estacionamento, wi fi em áreas públicas e projetos para as áreas de saúde e educação.

Resíduos sólidos
A outra visita foi à empresa Tian Ying, uma das três maiores do mundo em tratamento de resíduos sólidos e que opera 18 plantas ao redor do planeta, incluindo o tratamento de resíduos sólidos na cidade de Xangai.

“Os diretores da companhia demonstraram grande interesse em participar do mercado brasileiro e a porta de entrada deve ser mesmo a cidade de Fortaleza. Por isso, já determinamos que até o final do mês de setembro uma missão da Prefeitura, composta preferencialmente pelos secretários João Pupo, da Conservação e Serviços Públicos, e Manuel Nogueira, da Infraestrutura, deverá vir à China para as tratativas de instalação de uma planta de tratamento de resíduos sólidos em Fortaleza”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

A própria empresa ZTE estrutura todo o planejamento de montagem e gerenciamento das plantas, incluindo o seu financiamento, e atua com tecnologia que utiliza resíduos sólidos como matriz para a geração de energia.

“Uma agenda muito produtiva e de relevante interesse para a nossa Capital”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio, destacando que a presença dos dois ex-governadores, Ciro e Cid Gomes, “ajuda ainda mais na elaboração de novas percepções, visto que tiveram também a missão de serem prefeitos e entenderem todos os desafios que envolvem as nossas cidades”, concluiu.

Fonte: Comunicação PMF

Programa Mulheres no Parlamento debate mulher na política e a espiritualidade que nos dar alegria de viver

O Programa Mulheres no Parlamdnto desta semana traz duas mulheres  especiais a prefeita de Alto Santo,Iris Gadelha que é tambem advogada e pedagoga falando sobre o paoel da mulher na política e sobre sua gestão, e a coaching espiritual Michele Ximenes com informações importantes sobre a Alegria de Viver .No quadro o que elas fazem no Parlamento, as deputadas Silvana Oliveira,Rachel Marques e Fernanda Pessoas.
Nesta qunta-feira as 20hs e 30 min e reprise no domingo,as 18 hs.

Prefeitura de Fortaleza entrega mais um Ecoponto no bairro Pirambu com programa de reciclagem

O prefeito em exercício, Moroni Torgan, inaugura nesta quinta-feira (31/08), às 18h, o 33º Ecoponto de Fortaleza, implantado na Rua Santa Rosa, esquina com a Rua Nossa Senhora das Graças – bairro Pirambu (Regional I). O novo equipamento faz parte do projeto do Ecopolo da Leste-Oeste, iniciado no sábado passado, compreendendo uma região da Avenida Presidente Castelo Branco que recebeu 6 kits de lixeiras subterrâneas, três Ecopontos, ciclofaixa, requalificação e recuperação de calçadas, nova iluminação e arborização no canteiro central, pondo em prática também um conjunto ações multidisciplinares junto à população e carroceiros a partir daquela área da cidade.

Com a iniciativa, já são 33 equipamentos como este em Fortaleza oferecendo local adequado para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. Os Ecopontos também oferecem ao cidadão o benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Enel Distribuição Ceará (Enel) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

O novo Ecoponto é o segundo implantado no bairro Pirambu e o sexto equipamento com este perfil localizado na área da Regional I, tendo sido concebido a partir de uma parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). O local conta com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.

Além deste, outros 32 Ecopontos já foram implantados e encontram-se em pleno funcionamento, estando distribuídos nos bairros Centro, Barra do Ceará, Vila Velha, Carlito Pamplona, Pirambu, São João do Tauape, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Jóquei Clube, Pici, Bairro de Fátima, Vila Peri, Serrinha, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, Aracapé, Granja Portugal, Jardim Cearense, Edson Queiroz, Cidade dos Funcionários, Jangurussu, Parque Dois Irmãos, Messejana, São Bento, Sapiranga e Dias Macedo. Até o fim deste ano, a expectativa é que Fortaleza conte com um total de 50 Ecopontos, estrategicamente distribuídos pelos bairros de todas as Regionais.

Recicla Fortaleza
Para ter acesso aos benefícios, é simples. Basta que o fortalezense procure um dos Ecopontos mais próximos, levando a conta da Enel ou o Bilhete Único, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.

Materiais que geram crédito no Recicla Fortaleza
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:

Vidro
- Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.

Metal (Exceto Cobre)
- Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.

Papel
- Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.

Plástico
- Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.

Outros
- Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Serviço
Inauguração do Ecoponto Pirambu II
Data: 31 de agosto de 2017 (quinta-feira)
Endereço: Rua Santa Rosa, esquina com a Rua Nossa Senhora das Graças
Horário: 18h.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP)

ALFE E ACED DISCUTEM RESPONSABILIDADE SOCIAL NO FÓRUM DE DIREITOS HUMANOS


A Associação de Lideres  e Lojistas Femininas- ALFE promoveu  em conjunto com a Academia. Darem-se de Direito-ACED , o Fórum de Direitos Humanos - Responsabilidade Social que contou com as  palestras  da  Secretaria de Justiça, Socorro França , abordando as medidas do governo para. Inimizar a superlotação nos presídios,    da vice-governadora  Isolda Cela,, que fez uma apresentação sobre o Ceará Pacifico, O evento realizado na última terça-feira, 29, no auditório da CDL , contou ainda com a apresentação de outros temas de responsabilidade social desenvolvidos no Ceará, , como Proteção e Assistência aos Condenados ( APAC) Proteção à Mulher. O presidente da ACED, Roberto Victor e a presidente da ALFE Selma Cabral abriram o Fórum cujo objetivo foi  discutir  sobre temas considerados importantes para o desenvolvimento econômico do Estafo , abrindo perspectivas para análise das diferentes abordagens das Ciências Sociais.

A secretária de Justiça, Socorro França, destacou as medidas do Governo do Ceará para minimizar a questão da superlotação dos presídios. "Nossa população carcerária é de 27 mil presos, uma das maiores do país. Ultrapassa a quantidade de vagas que temos. Ainda este ano estaremos inaugurando mais três grandes presídios, um deles em Tianguá. Ano que vem, ganharemos mais três, sendo um para regime semi-aberto e os outros para jovens e adultos, sendo um deles em Crateús. Além disso o governador Camilo Santana sancionou uma lei, única no Brasil, que toda poligonal de unidade prisional terá indústria para os presos trabalharem. Isso vai minimizar os nossos problemas".


A vice-governadora e coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico, Izolda Cela,  apresentou as ações do programa, uma ação integrada entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, sociedade civil e iniciativa privada, visando à prevenção da violência e a cultura de paz.
 "O Ceará Pacífico é um movimento de articulação, de união entre o Estado e a sociedade. Ele procura enxergar o problema da violência em suas múltiplas dimensões. Perpassa questões como repressão, segurança e justiça, mas também o da vulnerabilidade, o lado daqueles que não têm perspectiva de vida e acabam sujeitos a coisas ruins. É uma forma de encarar esse tema com a complexidade que ele tem. É um elenco que está à frente para trabalhar com o pé no chão, mas com a consciência da importância da prevenção", disse Izolda.


A presidente da Alfe, Selma Cabral, destacou que o Pacto despertou um novo olhar para uma sociedade democrática. "Pudemos saber do que o Ceará Pacífico é capaz. Com isso tiramos aquela ideia de embate. Estamos aqui para discutir o concreto, o real, para implementamos ideias e enfrentar os desafios. Estamos aqui para ver o que podemos fazer pelo direito do cidadão. Existe o jeito pacífico de se fazer paz"

PRESENÇAS

Entre as presenças a farmacêutica  Maria da Penha, os   procuradores de justiça José  Waldo Silva e Peroetua Macedo , o ex- ministro Ubiratan Aguiar,  o secretário de direitos humanos e desenvolvimento social da Prefeitura de Fortaleza, ,Elpidio Nogueira, Prsidente da BPW ! Fatima Borges, Pedro Coelho Neto- diretor da Fundação Frankilin Rosevelt , João Gonçalves de Lemos , presidente do Instituto  dos Advogados , Jamile Guimarães, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Anete Ruves de Castro, Presidente do Movimento Mulheres  do Brasil, Aline Miranda, Defensora Pública  e membro da APAC FORTALEZA, Pedro  Carlos  da Fonseca ,coordenador do Forum de Turismo do Ceará.

Onélia Santana participa da inuaguração de brinquedopraças na Região do Cariri

Fotos: Nívia Uchôa / Governo do Ceará 

O Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, realiza nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), a entrega das brinquedopraças nos municípios de Jucás e Araripe, na Região do Cariri, respectivamente. Além do equipamento, o local recebeu também rampas e piso tátil para auxiliar o trajeto de pessoas com deficiência. A idealizadora do programa e primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, participará da inauguração.

A brinquedopraça, espaço voltado para crianças de dois a doze anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. O espaço é cercado e com área de 200m² com brinquedos como: playground, gira-gira, escalada, balanço duplo, casinha de boneca, cavalinho e duas gangorras.

A contrapartida das prefeituras é garantir a praça em bom estado de conservação, arborização do local e manutenção dos brinquedos. Até o momento, o Governo do Ceará já realizou a entrega de quatorze equipamentos nos municípios de Baturité, Caririaçu, Crato, Granjeiro, Ibicuitinga, Irauçuba, Itaitinga, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Tamboril, Tarrafas e dois em Redenção. Ao todo, 40 brinquedopraças serão entregues neste ano pelo Estado.

Serviço:
Entrega de brinquedopraças na Região do Cariri

Jucás
Dia: quinta-feira (31)
Hora: 17h
Local: Praça José Duarte Silva
Endereço: Rua Padre José de Souza, s/n, Centro

Araripe
Dia: sexta-feira (1º)
Hora: 17h
Local: Praça Padre Cícero
Endereço: Rua Antônio José de Lira, s/n, Centro

Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama

Ibiapaba: governador autoriza obras com investimento de mais de R$ 30 milhões

Marcos Studart / Governo do Ceará

A noite desta sexta-feira (25) foi de muitos benefícios para a região da Ibiapaba nas áreas de infraestrutura e saúde. O governador Camilo Santana assinou a ordem de serviço para a restauração do trecho Ubajara-Tianguá da CE-187, facilitando o deslocamento e o acesso aos dois municípios, além de autorizar as reformas do hospital municipal de Ubajara e do Bondinho de Ubajara, aguardada obra que vai contribuir com o turismo da região serrana. O investimento ultrapassa R$ 30 milhões.

"É uma alegria estar aqui hoje. Deus abençoou essa região com um patrimônio natural, um clima maravilhoso. Estamos alargando a rodovia, deixando toda nova, com segurança, toda sinalizada. As obras já estão em andamento. Quando fui inaugurar a estrada que liga São Benedito-Ipu, autorizei a reforma do trecho São Benedito-web MVS5401Ubajara. Já fizemos o trecho Tianguá-Viçosa. Somados, são R$ 165 milhões só em estradas na região", disse o governador.

A restauração de 25,67 km da rodovia CE-187, entre os municípios Ubajara e Tianguá, é mais uma intervenção contemplada pelo Ceará de Ponta a Ponta: O Programa de Logística e Estradas do Ceará. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 360 dias, envolvendo investimento total de R$ 19.737.703,23, com recursos do Tesouro do Estado e do Banco de Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

A reforma e modernização do Bondinho de Ubajara terá investimento de R$ 9,9 milhões. A licitação será finalizada em agosto e, após iniciada, a obra deve ser concluída em 12 meses, também por meio do Prodetur. Já o Hospital Municipal Francisca Belarmino da Costa vai receber recursos da ordem de R$ 2 milhões para reforma e modernização de sua estrutura.

Camilo destacou o grande potencial turístico da região. "O bondinho é o principal atrativo do Parque Nacional de Ubajara, que é referência nacional. Fazia algum tempo que ele estava sem funcionar, mas agora vamos reformá-lo para deixar novo em folha, o que vai gerar emprego, vai movimentar a economia. Vai impulsionar o turismo, pois vai atrair gente de fora e, com isso, ganha a rede hoteleira, o comércio, tudo. Estamos investindo quase R$ 10 milhões para devolver um ícone da Serra Grande. Sobre o hospital, o prefeito Renê esteve no meu gabinete e firmamos o compromisso para a reforma. São R$ 2 milhões para deixá-lo todo bonito para atender a população".


O agricultor Julian Ferreira chamou a atenção das pessoas presentes por assistir à solenidade em Ubajara montado em um boi. "Eu não acho, eu tenho certeza que essas obras vêm em ótima hora. Certamente vão gerar muitos empregos diretos e indiretos. Eu mesmo que trabalho com empresas do ramo alimentício só tenho a ganhar. Sem falar o turismo, que vai atrair muita gente não só para Ubajara, mas toda a região da Ibiapaba", disse.


Estiveram também presentes na solenidade o secretário de Infraestrutura, Lucio Gomes; o secretário de Turismo, Arialdo Pinho; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; os deputados federais Leônidas Cristino e André Figueiredo; os deputados estaduais Sérgio Aguiar, Bruno Pedrosa, Gony Arruda e Augusta Brito; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho; o prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, o prefeito de Tianguá, Luís Menezes, entre outros.


Restauração da CE-187

O trecho receberá serviços de pavimentação, revestimento asfáltico, obras d'artes correntes, drenagem, sinalizações vertical e horizontal e proteção ambiental. A rodovia passará, ainda, por alargamento de plataforma, passando de 7 para 10 metros, com duas faixas de rolamento de 3,5m cada e acostamentos de 1,5m.



Bondinho de Ubajara

O equipamento receberá obras de renovação das cabines; recuperação da estrutura metálica da estação superior; modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos; recuperação da coberta da estação inferior; construção de banheiros nas estações superior e inferior; reforma da estrutura de apoio existente na estação superior; urbanização da estação superior com construção de mirante com rampas de acesso e escadaria.


Como o teleférico está em uma área de proteção ambiental, o processo precisa seguir uma série de trâmites legais inerentes a este tipo de empreendimento. O bondinho completou 40 anos em 2015 e nunca havia recebido uma modernização.

Reforma do hospital municipal


O Hospital Municipal Francisca Belarmino da Costa, em Ubajara, atualmente conta com 21 leitos e essa capacidade vai subir para 44, possibilitando a realização de cirurgias no local com as novas instalações. Entre janeiro e junho de 2017, o equipamento realizou 299 internações, atendendo a uma população de cerca de 32 mil habitantes no município de Ubajara.



Encontro em Tianguá

Neste sábado (26), Camilo Santana participou de um encontro com o bispo da Diocese de Tianguá, dom Edmilson Neves, e prefeitos da região. Na ocasião, discutiu mais ações para os municípios da serra da Ibiapaba.


"Tive a oportunidade se receber o dom Edmilson no Palácio da Abolição, pois desde que assumi o governo tenho feito agenda com as Dioceses do Ceará. Ele quem sugeriu esse encontro com o espírito de discutir os problemas da região, para ouvir sugestões e pensarmos juntos em soluções. Estou muito grato pelo convite, lembrando que no cargo que exercemos, é muito importante o diálogo, pois a nossa função é servir à população", disse Camilo.

Fonte: Thiago Sampaio - Repórter do Governo do Estado

Canoa Quebrada recebe Roda de Conversa

Canoa Quebrada recebeu nessa quarta-feira (30), a presença do prefeito Bismarck Maia, secretários e servidores municipais para mais uma Roda de Conversa. As Rodas de conversas chegam a sua quinta edição, são momentos ímpares em que a Prefeitura do Aracati, através de seus gestores, visita as comunidades para ouvir seus anseios, demandas, sugestões e demais ideias que venham engrandecer e ajudar a pautar as ações da gestão pública municipal. A iniciativa já foi implementada nas comunidades de Cajazeiras, Santa Teresa, Barreira das Vianas e Cajueiro.

O formato da Roda de Conversa favorece a aproximação entre população e o poder executivo, nela o prefeito Bismarck Maia fica no centro de uma roda de cadeiras ocupadas por cidadãos, da localidade, que participam realizando perguntas e dando sugestões de interesse local. No processo, os secretários municipais e demais lideranças se fazem presentes para tirar qualquer dúvida em áreas específicas e dar pareceres com conhecimento técnico, assim como receber da população uma avaliação direta dos serviços públicos que estão sendo prestados pela municipalidade.

A praia de Canoa Quebrada é um dos locais mais conhecidos e visitados do Ceará e requer uma atenção especial para a administração devido as suas enormes demandas e desafios, que o fluxo turístico e econômico trazem para a localidade. E para além do turismo, a comunidade daquela localidade ainda tem demandas importantes no setor educacional, de saúde, da cultura, da assistência social e do incentivo na geração de emprego e renda. Essa é a hora de todos que amam e fazem parte de Canoa Quebrada exercerem suas cidadania e participarem com sua contribuição nesse processo democrático. A metodologia de ouvir a população e captar o conteúdo das Rodas de Conversas servirá de base para compor o Plano Plurianual de Objetivos e Metas do Aracati, bem como o Plano Aracati 10 Anos, ora em elaboração.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Aracati

Aeroporto Pinto Martins receberá 54 voos extras no feriado da Independência

O Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) vai receber 54 voos extras no período de 5 a 11/9, durante o feriado de 7 de setembro, Dia da Independência, quando devem passar pelo terminal cearense mais de 145 mil passageiros.

Serão 14 operações realizadas pela Azul, com rotas procedentes dos terminais de Teresina (PI), São Luís (MA) e Recife (PE). A Gol contará com 24 voos, entre chegadas e partidas, de Confins (MG), Salvador (BA), Guarulhos (SP), Manaus (AM) e Recife. Já a Latam programou 16 voos extras, com rotas envolvendo os  aeroportos de Brasília (DF), Recife, Belém (PA), Confins e Galeão (RJ).

A superintendente do Aeroporto Internacional Pinto Martins, Elenilda Cunha, destaca que a Infraero está preparada para atender à demanda extra de voos. “A equipe do Pinto Martins está reforçada para atender da melhor maneira os usuários e passageiros que visitarão a nossa cidade para aproveitar esse feriado. Além do grupo de trabalho de rotina, temos equipes de sobreaviso, objetivando qualquer tratativa que necessite dessa atuação. Os profissionais operam no terminal com os coletes amarelos, auxiliando passageiros a fazerem uma viagem tranquila e segura”, pontuou.

Em 2016, mais de 5,7 milhões de passageiros utilizaram o Aeroporto Internacional de Fortaleza, entre operações de embarques e desembarques. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram 2,8 milhões de passageiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ INFRAERO

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Fórum Social da ALFE debate Responsabilidade Social e Direitos Humanos


No dia 29 de agosto ocorrerá às 17h30m, no auditório da CDL Fortaleza, o Fórum Social de Direitos Humanos, promovido pela Associação das Lojistas Femininas do Estado do Ceará (ALFE) e Academia Cearense de Direito (ACED).

O evento terá abertura de Balé Anjos da Nossa Casa Mãe. Em seguida, a secretária de Justiça e Cidadania do Estado, Socorro França fará uma palestra sobre o sistema carcerário na visão dos direitos humanos.

Haverá também painéis sobre Responsabilidade Social e Direitos Humanos mediados pelo jornalista Nazareno Albuquerque, pelo procurador de Justiça José Valdo Silva e pelo Presidente da ACED e advogado Roberto Victor Pereira Ribeiro. Os painéis também terão participação da vereadora e presidente de Direitos Humanos da Câmara Larrisa Gaspar, da psicóloga Eveline Medeiros, das jornalistas Silvana Frota e Lêda Maria e das advogadas Camila Duarte e Ticiana Timbó Queiroz. O temas variam entre Igualdade Racial, inclusão empreendedora, proteção a mulher, responsabilidade na infância e a segurança no Estado.

O evento tem o apoio institucional da CDL, da Câmara de Vereadores de Fortaelza, do Banco do Nordeste, da Academia Cearense de Direito, da FACIC, da Mulheres do Brasil, da SeJUS, da OAB, da Fortur, da SKAL, do Sindilojas e Fecomércio.

Serviço

Fórum Social de Direitos Humanos da ALFE

Local: Auditório da CDL Fortaleza - R. Vinte e Cinco de Março, 882 - Centro

Data: 29 de agosto

Horário: 17h30m

Mais informações: (85)3464-5541

Prefeito Roberto Cláudio lança Programa Fortaleza Competitiva

O prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio lança, nesta sexta-feira (25/08), às 8h30, no Paço Municipal, o Programa Fortaleza Competitiva, iniciativa que engloba um pacote de medidas de estímulo à criação de um cenário qualificado para novos negócios. O novo programa busca viabilizar mecanismos para o surgimento e crescimento de empresas em áreas estratégicas do município, gerando emprego, renda e desenvolvimento, proporcionando ao cidadão fortalezense e aos investidores um ambiente favorável, ágil, para superar os desafios de manter e abrir novos empreendimentos.

O Programa Fortaleza Competitiva proporcionará os instrumentos necessários à melhoria das oportunidades encontradas na Cidade, por meio de esforços ativos para estimular a combinação de fatores que incluem incentivos e regulamentações que estimulem a atração de novos negócios e consolidem àqueles existentes; participação da iniciativa privada nas ações melhoramento e manutenção das infraestruturas urbanas; qualidade dos recursos humanos e a capacidade de inovação – treinamento vocacional e modernização tecnológica e empresarial. Neste sentido, o Fortaleza Competitiva trabalhará com quatro linhas de ação: Incentivos e Regulamentações, Parcerias Público–Privadas (PPP), Desburocratização e Mercado de Trabalho.

Serviço
Lançamento do Programa Fortaleza Competitiva
Data: 25/08 (sexta-feira)
Local: Auditório do Paço Municipal (Rua São José, 01 – Centro)
Horário: 8h30min

A ALFE e Fórum Social de Direitos Humanos


A  Associação de Lojistas e Lideres Femininas do Ceará- ALFE,  há mais de 40 anos promovendo a integração e formação do empresariado feminino,  por considerar que é também sua  missão a de  incentivar e desenvolver o crescimento sustentável do nosso Pais, une-se aos parceiros  para empreender suas ações, sempre buscando bons e produtivos resultados.

Dentre as nossos projetos está o de abrir discussão sobre temas considerados importantes  para o desenvolvimento sócio econômico do nosso Estado. Assim, realizaremos em conjunto com a Academia Cearense de Direito,  no próximo dia 29 , o  Fórum Social de  Direitos Humanos : O Papel da Sociedade- abrindo  perspectivas para análise das diferentes abordagens das Ciências Sociais.

Seu  objeto toma como centro das atenções os acontecimentos delineados nos campos político, sócio-cultural, trabalhista, financeiro e educacional, seguindo essa premissa, que são fundamentais e  compreendem um rol mínimo de direitos inerentes ao ser humano, derivados da soberania da vontade popular, importantes na medida em que, sua finalidade compreende suas funções, com fundamento e importância na relação que  se estabelece  entre o homem e seus governantes, direitos e deveres.

  • Nossa proposta ao abordar o tema Direitos Humanos,  parte mais importante do Direito, é a revelação de que todos os seres humanos, apesar das inúmeras diferenças biológicas e culturais, merecem igual respeito, como únicos entes no mundo capazes de amar, descobrir a verdade e criar a beleza. Consideramos a expressão Direitos Humanos, como  direitos que visam resguardar os valores mais preciosos da pessoa , ou seja, direitos que tendem proteger a solidariedade, a igualdade, a fraternidade,a liberdade, a dignidade da pessoa humana.

O Fórum discutirá esses valores e apresentará “cases” de responsabilidade social desenvolvidos  no Ceará, como os  Programas  Ceará Pacífico , APAC, Proteção à Mulher. O Sistema  Carcerário e a Responsabilidade na Infância serão apresentados em forma de palestras.  
 “Se entendermos que a cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais que estão previstos na constituição, então, o exercício da cidadania é se ter a consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática..”

Você é nosso convidado.

XXX Congresso Brasileiro de Agronomia lançado no AGROPACTO



O XXX Congresso Brasileiro  de Agronomia-CBO, foi lançado ontem,22, durante reunião do Agropacto. O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceara-AEAC, Flávio Barreto Melo,  apresentou  a programação cujo tema principal será : Segurança hídrica, um desafio para os engenheiros agrônomos, com cinco eixos temáticos,  cerca de 21 palestras, um fórum dos coordenadores dos cursos de agronomia , uma mesa redonda e  7 visitas técnicas . Segundo ele, a expectativa é contar com a presença  de cerca de 1.200  engenheiros agrônomos e estudantes de agronomia de diversos estados do país. O Estado do Pará já está com 220 inscritos. O CBO deverá bater  recorde em apresentação de trabalhos científicos, já são mais de 800 trabalhos que serão classificados  e publicados  nós anais do congresso.

O governador e engenheiro agrônomo Camilo Santana, o único engenheiro a governar um estado no país, vai abrir o evento com uma conferência magna e ainda a Medalha Engenheiro Agrônomo Guimarães Duque, maior condecoração concedida pela AEAC, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Ceará, honrando sobremodo a categoria agronômica.

Agropacto discute desafios e oportunidades da Cajucultura e programação do CBA



O estado do Ceará já foi o segundo maior exportador de castanha de caju,agora estamos na 1Oa posição ,teve 25 indústrias agora são apenas 5 e emprega cerca de 120 mil pessoas no campo, mas já chegou a empregar mais de 200 mil pessoas Segundo dados do IPECE , em 200O o Ceará exportou 28,2 mil toneladas de castanha e em 2016, foram exportadas 12,2 mil toneladas . Apesar da regressão na produção e produtividade o caju é um grande negócio, desde que sejam estabelecidas com políticas focadas na cadeia como um todo para incorporação do diferencial tecnológico brasileiro, integração de produção e processamento e aproveitamento integral do caju. Esta foi a conclusão da apresentação feita hoje, 22 , na reunião do Pacto de Cooperação da Agropecúaria Cearense -Agropacto, pelo chefe adjunto da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Adolfo Pinto. Segundo Aldelito Oliveira, representante do Sindicato das indústrias de castanha de caju do Ceará, hoje funcionam no Estado quatro (4) empresas e cinco(5) indústrias: Cione, Usibras, Resibras e Amêndoas do Brasil - com capacidade de produção de 120 t0n /ano, produzindo hoje em torno de 70 mil ton, sendo que 50% é importado da África.

Antes da palestra, o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Ceará, engo agrônomo Flávio Barreto Melo, apresentou aos presentes a programação do XXX Congresso Brasileiro de Agronomia-CBA cujo tema principal será: Segurança hídrica, um desafio para os engenheiros agrônomos, com cinco eixos temáticos, cerca de 21 palestras, um fórum dos coordenadores dos cursos de agronomia, uma mesa redonda e 7 visitas técnicas. Segundo ele, a expectativa é contar com a presença de cerca de 1.200 engenheiros agrônomos e estudantes de agronomia de diversos estados do país. O Estado do Pará já está com 220 inscritos. O CBA deverá bater recorde em apresentação de trabalhos científicos, já são mais de 800 trabalhos que serão classificados e publicados nos anais do congresso.

Caravanas de Produtores, Beberibe, Ocara, Horizonte,Tejussuoca, Morada Nova, Morrinhos, Aracati, Paracuru, Marco, secretários de agricultura de vários municípios, presidentes de sindicatos dos produtores rurais de Morrinhos, Ibaretama, Horizonte, Morada Nova, Viçosa do Ceará e Caucaia, representantes da SDA, BNB, BB, SEBRAE, ADECE,EMATERCE CONAB, participaram da reunião promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará,-FAEC, com a participação dos deputados federais Raimundo Gomes de Matos e do estadual, Manoel Duca da Silveira.

No final da reunião, foi lançada pelo Presidente da FAEC e coordenador do Agropacto, Flávio Saboya, a Frente da Cajucultura Cearense, que contou com a assinatura de mais de 80 produtores e representantes de instituições públicas e privadas . O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que integra a subcomissao de agricultura e políticas de desenvolvimento sustentável na Câmara Federal, presente ao Agropacto, ressaltou que a meta até dezembro ē criar uma política nacional para o caju e estabelecer o Funcaju. Segundo ele, o ministro da Agricultura já foi comunicado e já designou membros para este grupo de trabalho bem como os ministérios da Fazenda e do Trabalho já foram contatados. Para ele, é importante buscar o apoio dos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e uma solução definitiva para a queda da produção do caju nestes estados.


O parlamentar sugeriu ainda, a formação dentro da Frente Parlamentar da Agricultura na câmara federal e de uma Subcomissão permanente da agricultura sustentável, com nove deputados, ele já conseguiu 5 deputados e tem que ser constituída até dezembro deste ano. Segundo o parlamentar , esses dois instrumentos são necessários, para formatar a política nacional do segmento da cajucultura . Já o deputado estadual Manoel Duca da Silveira, disse que já existe a subcomissao do caju na Assembleia Legislativa do Estado , mas que precisa de apoio técnico para desenvolver os trabalhos, inclusive fazer seminários em regiões do estado, estamos apostos para ajudar no que for preciso , disse ele.No Baixo Acaraú, ele disse que este ano há uma perspectiva de boa produção de caju ,pois ocorreram algumas chuvas nos pomares, inclusive algumas fabriquetas de suco de caju que poderão ser ampliadas . Lamentou que Bela Cruz que tem uma indústria de caju , ficou de fora da área do semiárido, informando que o Ceará já teve mais de 20 indústrias e hoje apenas cinco funcionam.

EMBRAPA TEM A BASE CIENTÍFICA

Em sua palestra, Gustavo Pinto da EMBRAPA Agroindústria Tropical, com sede em Fortaleza, lançou os maiores desafios dentro do cenário da cajucultura no Ceará, entre eles citou: a ampliação da base técnico-científica, incorporação de tecnologias desenvolvidas para o campo, substituição extensiva do cajueiro comum gigante pelo cajueiro anão, capacitação técnica, integração do setor de produção as diferentes indústrias e aproveitamento integral do caju (castanha e pedúnculo).


Temos um novo patamar tecnológico, o que precisa é implantar uma estrutura para fazermos uma cajucultura moderna e competitiva , o homem ter a consciência de que precisa aprender mais e mudar , disse o chefe da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas de Sousa,indicando que é preciso no mínimo, dobrar a produção, o primeiro clone de cajueiro foi lançado pela EPACE em 1983, com a tecnologia do cajueiro anão precoce, hoje 75 % do cajueiro do estado ainda é dentro do mato, extrativo. Esse é o tamanho do nosso desafio, a mudança de paradigmas do homem tem que ocorrer, cajucultura é castanha, é pedúnculos, é suco, é qualidade, visando a competitividade da cadeia produtiva, ressaltou.

Na visão da Embrapa Agroindústria Tropical para 2037, a política do caju para funcionar precisa ser discutida como cadeia produtiva, temos que aumentar a produtividade , aplicar a tecnologia desenvolvida pela Embrapa , é possível hoje produzir mil kilos em sequeiro e três mil quilos em áreas irrigadas. Produzir aproximadamente 500.000 toneladas de castanha, aumentar o rendimento do caju /castanha para 28% , participar 5% no mercado mundial de amêndoas , produzir suco clarificado , desaromatizadas , concentrado de caju, hambúrguer de caju. Além disso o caju poder ser utilizado como potente oxidante.

PRODUTORES E INDÚSTRIA OPINAM


O coordenador da câmara setorial da cajucultura junto à ADECE, professor José Ismar Parente , pediu uma maior integração das instituições e dos representantes dos 4 Pólos da cajucultura no Ceará, "o que precisamos é torná-la mais competitiva em relação aos mercados internacionais" , disse ele. O presidente do SINCAJU, Paulo de Tarso Meyer que representa o setor há 21 anos, lamentou a falta de assistência técnica ao produtor, o que produziu a doença chamada " oídio ". Ano passado tivemos uma produção de 39 mil toneladas de caju , este ano deverá chegar a 59 mil toneladas , mas se houvesse orientação técnica e a eliminação da mosca branca , essa produção poderia ser o dobro,disse Paulo de Tarso..

Na opinião do representante da indústria do Ceará, Adeliro Nogueira temos hoje pomares consolidados em torno de 400 mil hectares e no Brasil 700 mil hectares, sendo a maior área plantada do mundo, embora não sejamos os maiores produtores temos tecnologia gerada pela Embrapa, o que está faltando é investimento público e privado . Segundo ele, as indústrias que estão sobrevivendo hoje é com a produção outros países, considerando que é possível reverter essa situação sendo importante a formação da Frente Parlamentar do Nordeste, a indústria dará apoio, ressaltou .

O presidente da ASCAJU, engenheiro agrônomo Francisco José de Sousa, sugeriu que a palestra da Embrapa fosse feita para a cúpula do governo federal e da assembleia, para uma tomada de decisão . A cajucultura gera de 100 a 150 mil empregos , precisamos virar o jogo, o que falta é decisão política, tecnologia e solos adequados nós temos, a cajucultura com quatro vertentes a ser atacada nesse momento, a curto prazo, ele citou a assistência técnica dirigida, acompanhamento da distribuição de mudas que a Ematerce faz.Saimos do extrativismo, apenas para o semiextrativismo, atiramos no pé, e nós técnicos e governo somos responsáveis por esta situação, disse Franzé de Sousa. Ele sugeriu inclusive, ampliar os programas propostos pela E,braga para outras regiões, sendo necessário para isso decisão política.

Maiores informações:

Presidente da FAEC : Flávio Saboya:9-92130613

Presidente do CBA -Flávio Barreto- 9-9982.25.00

Deputada Fernanda Pessoa participa de inauguração do Hospital da Mulher Hapvida



A deputada Fernanda Pessoa (PR) participou nesta manhã de quarta-feira (23\08) da inauguraçãodo Hospital e Maternidade da Mulher “Eugênia Pinheiro” e parabenizou a iniciativa do HAPVIDA Ceará na tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa . “Talvez seja o primeiro hospital privado voltado para a saúde da mulher. Por isso, parabenizo a iniciativa, devido a nossa luta em prol das mulheres. E em nome de seu presidente Dr. Jorge Pinheiro Koren de Lima, agradecemos e parabenizamos toda a equipe de gestão do Hapvida por presentear o nosso Estado com mais este atendimento qualificado para as mulheres cearenses” disse.

O Hospital da Mulher HAPVIDA contará com 156 novos leitos, além de UTI neonatal, centro obstétrico, cirúrgico, banco de leite, consultórios, unidade de diagnóstico por imagem, laboratórios entre outros serviços.

Em Brasília, governador reúne bancada cearense para discutir temas prioritários para o Estado


Foto: Ascom/Governo do Ceará

Quinze parlamentares da bancada cearense na Câmara dos Deputados se reuniram com o governador Camilo Santana nesta quarta-feira (23), em Brasília. Em discussão, áreas prioritárias para o Ceará, como saúde, segurança e seca, além da distribuição dos recursos para as emendas do próximo ano.

"Enfatizei a importância do apoio da bancada cearense para projetos na área de saúde que estão pendentes no Ministério, assim como para articular a liberação dos recursos de empréstimos para obras importantes no Ceará. Na ocasião, também discutimos sobre os recursos das emendas de bancada para próximo ano", citou o governador Camilo Santana.

O encontro, que durou cerca de 1h30, contou com a participação do coordenador da bancada cearense, Cabo Sabino, e dos deputados José Guimarães, Odorico Monteiro, André Figueiredo, Raimundo Gomes de Matos, Genecias Noronha, Aníbal Gomes, Paulo Henrique Lustosa, Chico Lopes, Vitor Valim, Leônidas Cristino, Ronaldo Martins, Ariosto Holanda, Macedão e Gorete Pereira.

"Fiz questão de reunir a bancada para discutir temas importantes para o nosso Estado, tais como saúde, segurança e, principalmente, sobre dificuldade da questão hídrica a qual temos enfrentado. É fundamental manter esse diálogo entre o poder Executivo e os representantes do povo cearense no Congresso Nacional. Com união, seguiremos trabalhando para superar desafios e conquistar um Ceará cada vez melhor para todos", disse Camilo Santana.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Congresso Brasileiro de Agronomia em Fortaleza debate segurança hídrica: Um desafio para os engenheiros agrônomos



O tema “Segurança hídrica: um desafio para os engenheiros-agrônomos do Brasil” será amplamente debatido através de palestras, painéis, mesa-redonda e visitas técnicas como  parte da programação do XXX Congresso Brasileiro de Agronomia ( CBA), que será realizado de 12 a 15 de setembro próximos, no Salão Atlântico Hall do Marina Park Hotel,em Fortaleza.

O Governador do Estado do Ceará, Eng. Agrônomo Camilo Sobreira de Santana, abrirá o evento proferindo a conferência e será agraciado com a Medalha Engenheiro Agrônomo Guimarães Duque, maior condecoração concedida pela AEAC, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Ceará, honrando sobremodo a categoria agronômica.

Realizado bienalmente, o maior evento da agronomia brasileira é uma promoção da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB) e, neste anos, será desenvolvido pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará (AEAC), com apoio institucional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) e do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE).

Este Congresso  será um marco de renovação de conhecimentos, com troca de saberes e experiências, onde a agronomia brasileira se posicionará à frente aos novos desafios que se apresentam, dentre eles, a escassez hídrica nacional, em especial no Semiárido,  explica o  presidente da AEAC, engenheiro agrônomo José Flávio Barreto Melo. O evento abordará temas de relevância profissional, proporcionando a difusão das novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento sustentado da agropecuária. Dentre os temas tratados está a água como elemento de produção e consumo, bem como seu uso e reuso de forma eficiente e consciente, garantindo assim às gerações futuras um ambiente equilibrado e produtivo.

Como será sediado no Ceará, o estado terá maior evidência dentro da programação, apresentando as estratégias do governo, com espaço para realização da conferência de abertura com o tema “Plano de sustentabilidade para o desenvolvimento do Estado – Ceará Sustentável e Recursos Hídricos”, “cases” de sucesso da indústria do agronegócio cearense, espaço para profissionais locais de renome nacional para realização de palestras, apresentação de trabalhos e visitas técnicas.

Durante o Congresso serão apresentados os trabalhos científicos que estão em processo de avaliação por meio de e-post . Um total 868 trabalhos já estão sendo avaliados e  1.200 congressistas de diversos estados do Brasil e até do exterior já estão inscritos. A expectativa é que o  número  chegue a 1.500 inscritos. A Comissão Técnica é constituída por profissionais do Centro de Ciências Agrárias da UFC, CNPq ,AEAC, e da  EMBRAPA.

Como marco, o XXX CBA deixará a “Carta de Fortaleza”, que será redigida no transcurso do evento, a qual será apresentada, discutida e aprovada na plenária de encerramento e, posteriormente, amplamente divulgada.

PROGRAMAÇÃO

O  CBA  oferece uma programação técnico-científica com a participação de palestrantes de alto nível, entre engenheiros agrônomos, doutores e especialistas nas áreas de metereologia,recursos hídricos,economistas,zootecnistas, técnicos da EMBRAPA, CNPq, ADECE, UFC, UFPA, UFRGS, UFRJ, UNB, UFRJ ,FGV, MAPA, SEBRAE , apresentando 21 palestras com os seguintes temas:  Água e mudanças climáticas , um desafio para o semiárido; Sucessão classista: como inserir os jovens profissionais para o fortalecimento da categoria ; CAR: Cadastrando para Preservar; Oportunidades para engenheiros agrônomos , um novo contato com o Agronegócio ; Empreendedorismo e Gestão de Carreira; Secas no Brasil : a construção de outro modelo de gestão ;  Redes Sociais: fomentando conexões para valorização profissional; LPF: Sustentabilidade no campo e o papel do engenheiro agrônomo; Reuso da Água na Agricultura: caso da agroindustrial Extrema , no Semiárido do RN; Assistência Técnica e Extensão Rural: Instruindo o Produtor, Alimentando o Brasil; Fiscalização do Exercício da Agronomia; Bioma Caatinga e recuperação de recursos hídricos; Política Pública  de Segurança Alimentar no Brasil; Perspectivas do Setor Agropecuário no Desenvolvimento Nacional, ADECE : Estudo das Águas -Alocação de Águas destinadas à irrigação no Ceará; A crise Hídrica na Bacia do São  Francisco , Produção da Biomassa como estratégia energética,FIscalização do exercício da Agronomia,Salário Mínimo Profissional e Tabela de Honorários-Açoes Sindicais na Agronomia.

Haverá também uma mesa redonda com o tema : - O uso da terra e a qualidade das águas superficiais em clima semiárido tropical- com a participação da professora Eunice Maria de Andrade, Dr. Walt Disney Paulino e Dr. Deodato  Nascimento Aquino. O   Fórum dos Coordenadores de Curso e Agronomia e de Câmaras de Agronomia será no dia 14,  cujo debate será conduzido pelo  Pdh em Agronomia pela The Ohio Univrsity /EUA, e mestre em Agronomia e Ciências  do Solo , pela UFPR, Luiz  Antônio Correia Lucchesi.

VISITAS TÉCNICAS

Serão realizadas ainda quatro visitas técnicas, cuja escolha ficará a critério dos congressistas, no momento da inscrição. As visitas serão  realizadas no dia 15 de setembro a :  Fazenda Agrícola Famosa, uma das maiores produtoras de melão do país, em Icaupuí  a Fazenda Venezuela, produtora de flores em Guaramiranga, a Empresa  Naturágua, na  Floresta do Curió  e a Estação de Poços, do Porto do Pecém.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Congresso Brasileiro de Agronomia

Caucaia promove sete reformas numa semana

O prefeito Naumi Amorim autorizou a reforma de mais uma Escola Municipal. Foi a sétima ordem de serviço assinada por ele no intervalo de apenas uma semana. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, serão ao todo, dez (10) unidades beneficiadas tanto na sede quanto nos distritos. A mais recente ordem de serviço, assinada em 10/08, beneficia a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Paulo Ferreira da Rocha, na localidade de Matões. Conforme o flagrante, a população recebeu com grande entusiasmo o prefeito Naumi Amorim e a secretária Municipal de Educação, professora Lindomar Soares, coroando o início dos trabalhos. Serão investidos quase R$ 90 mil em melhorias estruturais. A Compare Engenharia Ltda ME vai executar o serviço num prazo de 120 dias.
Ainda este ano – Conforme declarou à imprensa local e a de Fortaleza o prefeito Naumi Amorim, as melhorias a serem implementadas na escola de Matões estarão prontas até o final do ano. “O bom rendimento do aluno passa pelo professor capacitado, claro. Mas também passa pela escola de qualidade. Por isso, as salas precisam ser ventiladas, os banheiros têm de estar adequados às necessidades de todo mundo, a merenda precisa existir com regularidade. Já avançamos muito nesse primeiro semestre. E nossa intenção é avançar muito mais”, declarou o prefeito.
Escolas beneficiadas – De acordo com a secretária Lindomar Soares, já receberam ordens de serviço para a devida reforma as seguintes escolas: Economista Rubens Vaz (no Marechal Rondon), Rita de Cássia (Araturi), Antônio Dias Macedo (em Coqueiros), Adriano Martins (no Pacheco) e Plácido Monteiro Gondim, no Matões. O prefeito Naumi Amorim, por sinal, nosso conterrâneo do Tauá, revelou aos nossos postos jornalísticos que PMCaucaia vai investir mais de R$ 1,2 milhão na melhoria das escolas, cujas ordens de serviço já foram dadas.
Revisão eleitoral – Acontece desde a semana passada, a revisão eleitoral com biometria em Paracuru. Há exato uma semana, no dia 10/08, às 10 horas, compareceram ao Fórum de Justiça daquela cidade, dentre outras autoridades da Justiça Eleitoral, o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, vice-presidente e corregedor do TRE-CE e o Juiz da 109ª Zona Eleitoral, sediada em Paracuru. No processo de revisão os eleitores do município serão obrigados a comparecer ao cartório local para recadastrar seu título através da coleta de dados biométricos até 28 de fevereiro de 2018.
Meta do TRE – De acordo com o desembargador Haroldo Correia Máximo a meta da Corte Eleitoral é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado do Ceará até o pleito de outubro do ano que vem e completar os 100% com vistas as eleições de 2020. Nas eleições de 2016, 34,78% dos eleitores do Ceará já votaram com a identificação biométrica, em Fortaleza. Nas próximas eleições (2018) , 131 dos 184 municípios cearenses terão concluído o recadastramento biométrico e 100% em 2020 , quando teremos eleições apenas para prefeito e vereador.
Emprego tem, estude – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou edital para concurso público com 52 vagas para nível técnico e analista judiciário. O prazo de inscrições vai até 22 de setembro, com taxa de R$ 80,00 (oitenta reais) para técnico e de R$ 120,00 (cento e vinte Reais) para analista. Importante: as inscrições começam nesta quinta-feira, 17/08, pelo site do TST. Se informe.
Eleições – Durante o recente Encontro Regional do PDT, em São Gonçalo do Amarante, no último final de semana, com a presença do presidente Nacional do partido, ministro Carlos Lupi e outras importantes lideranças pedetistas do Ceará, foram definidas algumas estratégias para as Eleições 2018. O partido cimenta objetivos nacionais que começa o lançamento da pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. Em termos de Ceará, o PDT quer lançar dois candidatos ao Senado, que seriam Cid Gomes e André Figueiredo.

Fonte: Jornal O Estado

TRE-CE extingue 18 zonas eleitorais no Interior

Seguindo resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 18 zonas eleitorais serão extintas no interior do Estado. Anúncio foi feito ontem pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Nailde Pinheiro, em sessão do Pleno. Segundo a desembargadora, os serviços não serão prejudicados e as eleições de 2018 não serão afetadas. Em contrapartida, quatro dessas zonas serão remanejadas para Fortaleza. Com a mudança, eleitores de municípios que deixam de ser sede são realocados para zonas de outras cidades.

A medida é resposta às resoluções nº 23.520/2017 e nº 23.512/2017 do TSE, que determinam o rezoneamento em todos os estados brasileiros. A desembargadora Nailde Pinheiro afirma que a projeção inicial do TSE era de extinção de 27 zonas eleitorais. Ela explica que o número, porém, foi reduzido para 14 após estudo do TRE-CE – no cálculo de 18 extintas no interior, sendo quatro realocadas para a Capital – passando de 13 zonas para 17.

“O que o ministro Gilmar Mendes (presidente do TSE) alega, questão financeira, (...) pelo momento difícil que o País vive”, diz a presidente do TRE-CE. Ela revela ainda que “outros presidentes” de TRE no Brasil estavam “preocupados com o impacto que o rezoneamento iria trazer”. Fortaleza, para Nailde, sofreu “um impacto em dimensão menor”.

Agora, o prazo é de 60 dias para a implementação de todo o trabalho, dando “continuidade ao processo de realocação de servidores” e “adequação dos espaços físicos”, também em novas zonas eleitorais em Fortaleza.

De acordo com Nailde, o prejuízo, apesar da redução do número de zonas, “neste momento é zero”. A maior parte dos serviços, afirma, pode ser realizado nos postos de atendimento, que permanecerão, ou via internet. “A única dificuldade que vamos sentir mesmo é no poder de polícia, sem a presença do magistrado (no município). Mesmo assim teremos juízes colaboradores e promotores de justiça que serão deslocados para aquelas zonas eleitorais”, argumenta a presidente.

Para as eleições de 2018, o TRE-CE garante que “não haverá qualquer modificação”. Os municípios “ainda terão todas as seções eleitorais” de votação, “com toda a assistência”. “Se seu município deixou de ser sede de zona, não quer dizer que a Justiça Eleitoral foi embora. As seções, os mesários estão esperando o eleitor no dia da escolha de candidatos”, complementa Nailde. Reforma política

Modificações eleitorais e políticas discutidas no Congresso Nacional devem ficar para outras eleições mais à frente, segundo Nailde. “O próximo ano está muito próximo para essas questões de distritão, não ter coligações”, afirma.


SERVIÇO



Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE)

Endereço: R. Jaime Benévolo, 21
Cartório Eleitoral: Av. Almirante Barroso, 601 - Praia de Iracema

Telefone de atendimento: 148

Fonte: Jornal O Povo

Municípios do Ceará são certificados com Selo Município Verde e Praia Limpa

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por intermédio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic), realizará a 3a edição do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC). O evento ocorre nos dias 17 e 18 de agosto de 2017, das 8h às 17h, na Assembleia Legislativa (AL), em Fortaleza. A abertura está prevista para esta quinta, 9h, no auditório da Unipace, no anexo da AL, com a presença de Edson Duarte, secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA; Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Ceará e diversas outras autoridades ligadas ao setor.

O curso busca impulsionar positivamente a gestão ambiental compartilhada, resultando em melhorias na realização das atividades técnicas e administrativas relacionadas à questão ambiental. O PNC reunirá dirigentes ligados ao meio ambiente de todos os municípios do Estado e será realizado na modalidade semipresencial, com carga horária de 110 horas, sendo 80 à distância e 30 presenciais. São duas vagas para o poder público e uma para a sociedade civil organizada integrante dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente.

O PNC foi criado para atender aos anseios dos estados e municípios, como uma estratégia de fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente e de qualificação da gestão ambiental. Visa capacitar gestores, servidores, técnicos ambientais e outros atores sociais para colaborar com a estruturação de políticas no contexto federativo, envolvendo a responsabilização e o empoderamento dos entes, nas três esferas de governo.

A formação incluirá a realização de sucessivas aproximações e diagnósticos da realidade local, de forma a que, no fim do percurso formativo, o gestor tenha ampliado sua percepção sobre as temáticas tratadas e esteja apto a atuar de forma planejada e contando com um elenco de parcerias anteriormente não visualizadas em prol da gestão ambiental de seu município.

Entrega de prêmios Selo Município Verde e Certificação Praia Limpa

Na oportunidade, será feita a entrega dos kits aos 19 municípios premiados com a certificação Praia Limpa e Selo Município Verde. Cada kit contém um notebook, um projetor, uma impressora, um decibelímetro, uma trena e uma máquina fotográfica. No final de 2016, o Comitê Gestor da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) aprovou a classificação de 19 cidades com o Selo Município Verde. Fortaleza obteve a classificação A, feito inédito desde a 1ª edição do Programa, em 2004. Os demais classificados obtiveram a classificação C (13 municípios) e classificação B (5 municípios).

Foram selecionados as cidades de Acaraú, Barreira, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, General Sampaio, Iguatu, Maracanaú, Morada Nova, Novo Oriente, Piquet Carneiro, Sobral e Tauá. O Selo Município Verde (PSMV) é um Programa de Certificação Ambiental Pública. Ele identifica, a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

A Certificação Praia Limpa, por sua vez, é um programa de governo, coordenado pela SEMA, consistindo na concessão de um selo de certificação ambiental aos municípios que aderirem voluntariamente ao programa inscrevendo suas praias, para que sejam avaliadas e conquistem um selo de qualidade atestando as condições de higiene/limpeza, segurança e conservação exigidas pelo programa dentro de critérios estabelecidos, conforme a legislação. Cinco municípios receberam placas referentes à certificação Praia Limpa: Beberibe, praia do Morro Branco; Cascavel, praia de Barra Nova; Fortaleza, praia de Iracema; Jijoca de Jericoacoara, praia de Jericoacoara; e Paraipaba, praia da Lagoinha.


Fonte: Demétrio Andrade - Governo do Estado do Ceará

Governo do Ceará realiza entrega de 2ª brinquedopraça de Redenção


Lia de Paula e Nívia Uchôa / Governo do Ceará
O Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, realiza, nesta quinta-feira (17), a entrega da 2ª brinquedopraça da cidade de Redenção, no Maciço de Baturité. A idealizadora do programa e primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, participará da entrega dos equipamentos, juntamente com o secretário Josbertini Clementino (STDS). A cerimônia será realizada às 17h, na Praça Joaquim José da Silva, na sede do município.

A brinquedopraça, espaço voltado para crianças de dois a doze anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. O espaço é cercado e com área de 200m² com brinquedos como: casinha dupla com dois escorregadores, casinha dupla com um escorredor, duas gangorras, dois cavalinhos de mola e dois escorregadores com balanço triplo.

A contrapartida das prefeituras é garantir a praça em bom estado de conservação, arborização do local e manutenção dos brinquedos. Até o momento, o Governo do Ceará já realizou a entrega de onze equipamentos nos municípios de Baturité, Caririaçu, Crato, Granjeiro, Ibicuitinga, Itaitinga, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Redenção e Tarrafas. Ao todo, 40 brinquedopraças serão entregues neste ano pelo Governo do Ceará.

Serviço:
Entrega da brinquedopraça no município de Redenção
Data: quinta-feira (17)
Local: Praça Joaquim José da Silva
Endereço: Rua Marechal Deodoro, s/n – Sede
Horário: 17h

16.08.2017

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama

Prefeito Roberto Cláudio lança aplicativo BoraPedalar para ajudar ciclistas e incentivar o uso de bicicletas

O Prefeito Roberto Cláudio lança nesta sexta-feira (18/08), em coletiva de imprensa, às 9h, no Auditório do Paço Municipal, o aplicativo para celular “BoraPedalar”, que vai apoiar o deslocamento dos ciclistas na cidade, incentivando também que mais pessoas passem a se locomover por meio de bicicletas.

Seguindo as diretrizes de tornar Fortaleza a cidade mais ciclável do Brasil, o aplicativo foi idealizado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Gestão Cicloviária de Fortaleza. A ferramenta é resultado de uma parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), a partir de um convênio já estabelecido com a instituição. O aplicativo será gerido pela Gestão Cicloviária de Fortaleza.


Serviço

Lançamento do aplicativo “BoraPedalar”

Data: 18 de agosto de 2017 (sexta-feira)

Local: Auditório do Paço Municipal (Endereço: Rua São José, 01 - Centro)

Horário: 14h


Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP)

Termina dia 21 prazo para repasse de duodécimo

Prefeituras têm até a próxima segunda-feira (21) para realizar o repasse dos recursos financeiros correspondentes do Legislativo previstos no orçamento do município. O duodécimo, como é chamado o repasse, destina-se ao custeio de despesas das câmaras municipais e ocorre mensalmente até o dia 20, sendo em que agosto o prazo foi adiado em razão de a data original cair em dia não útil.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) tem por função analisar se essa verba é entregue no valor e prazo estabelecidos na legislação vigente e também de verificar se estão evidenciados corretamente nos demonstrativos, com intuito de preservar a independência e harmonia entre os dois Poderes Legislativo e Executivo municipais.

A previsão legal do duodécimo está no art. 29-A, § 2º, inciso II da Constituição Federal e no art. 35 da Constituição Estadual.

No site do órgão, no Calendário de Obrigações Municipais de 2017, que está disponível no menu “Orientações” do site do TCM (www.tcm.ce.gov.br), é possível acompanhar as datas desta e de outras obrigações municipais.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TCM-CE

Arquivo do blog