sexta-feira, 19 de junho de 2020

Prefeito Roberto Cláudio anuncia retomada de obras prioritárias em Fortaleza.

Na noite desta quinta-feira (04/06), o prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o plano de retomada de obras prioritárias em Fortaleza. Ao longo do dia, foram estabelecidas as diretrizes necessárias para assegurar a entrega de equipamentos públicos de acordo com as recomendações previstas em decreto.

“O último decreto publicado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Fortaleza permite, além da retomada de obras privadas dentro de alguns protocolos, o retorno de obras públicas essenciais. Nós estamos nos preocupando em atuar com muita responsabilidade e com os cuidados devidos”, introduziu.

O Gestor destacou a garantia dos recursos disponíveis para a conclusão de empreendimentos, sobretudo, na área da saúde, da educação e da mobilidade urbana. “Há obras fundamentais que precisam ser entregues ao longo deste ano. Iremos monitorar, toda semana, o início de algumas e a retomada de outras que estavam previstas e não aconteceram em virtude da pandemia”, esclareceu.

O legado da atual gestão, de acordo com o Prefeito, será marcado pelo cumprimento de compromissos firmados diante dos fortalezenses.

No âmbito da Educação, estão previstas, além da construção de novas creches, a implantação de novas Escolas de Tempo integral (ETIs) e a reforma de prédios escolares. A Prefeitura de Fortaleza deverá fortalecer, ainda, o Projeto Escola Areninha, que atua no complemento ao ensino integral e oferta atividades no contraturno escolar.

Visando à ampliação da assistência especializada à Saúde, o Prefeito anunciou, para julho deste ano, a entrega de duas policlínicas de exames e consultas. Os equipamentos, situados nos bairros Siqueira e Passaré, realizarão, em média, de 8 a 10 mil atendimentos por mês cada um.

Paralelamente, os Gonzaguinhas e Frotinhas da Cidade serão entregues à população reestruturados. O pacote de intervenções inclui a reforma de postos de saúde e a construção de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) infantil no Bom Jardim. “Essas obras são muito esperadas pela população porque mexem com a qualidade de vida das pessoas, com a oportunidade de servir aos mais vulneráveis”, argumentou.

Roberto Cláudio mencionou a requalificação de lagoas, a implantação de dois miniterminais de ônibus em territórios estratégicos e a finalização de obras viárias em curso. “Estamos priorizando e requalificando urbanisticamente eixos comerciais para oportunizar a retomada da economia. Comerciantes e empresários já têm sofrido com a crise econômica global e com os efeitos da pandemia. Queremos que a retomada aconteça em espaços mais bem requalificados e mais atrativos”, garantiu.

100 leitos de UTI no IJF

Durante o pronunciamento, o Prefeito registrou o investimento direcionado à Saúde dos fortalezenses. Por meio da implantação de um sistema de saúde paralelo, o Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2) chegou à marca de 100 novos leitos de terapia intensiva instalados especificamente para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.

Os esforços visam ao monitoramento e ao cuidado especializado diante de casos mais complexos da doença. Além de ventiladores e monitores, as equipes multiprofissionais do IJF 2 dispõem de novas ferramentas destinadas à hemodiálise em virtude de eventuais complicações renais, comuns a cerca de 35% dos pacientes das UTIs.

Roberto Cláudio detalhou, em perspectiva comparativa, a efetividade da ampliação da estrutura hospitalar. “Até o início da pandemia, o IJF 1 contava com 33 leitos de UTI direcionados a mais de 20 especialidades, contemplando todos os tipos de doenças: traumatismos crânioencefálicos, politraumas, lesões à bala, eventos cardiovasculares, queimaduras, entre outros. Agora, com a logística paralela implantada no IJF2, já contamos com capacidade três vezes maior especificamente para o tratamento da Covid-19. A estrutura, sofisticada em termos de tecnologia e competente em termos de recursos humanos, foi implantada em pouco mais de seis semanas”, acrescentou.

788 altas no hospital do PV

Em sua fala, o Prefeito ainda celebrou as 788 altas no hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas. Construído, exclusivamente, para atender infectados pelo novo coronavírus, o equipamento oferece 280 leitos, acolheu, até o momento, 1.022 vidas, e reforça as medidas desprendidas pelo Município diante do quadro pandêmico.

“Essa foi a importância de mobilizar, em um espaço de tempo tão curto, um hospital de campanha com essa qualidade, com insumos e profissionais. Sem este equipamento, a rede assistencial estaria mais engarrafada. Sem dúvida, muitas vidas foram e continuarão sendo salvas”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog