quinta-feira, 26 de julho de 2018

Presidente da ACE convoca acadêmicos para evento Cultura em Alerta

Aproxima-se o dia 8 de agosto! Nessa data o Ceará mais uma vez fará história, ao proferir o mais alto grito em todos os tempos em prol da cultura! Louvável iniciativa do Ministro Ubiratan Aguiar, presidente da Academia Cearense de Letras, com o irrestrito apoio de todas as entidades culturais cearenses! Precisamos demonstrar força e coesão, convidando o máximo de pessoas, para lotar o Teatro José de Alencar, às 19,00 horas do dia 8 de agosto, para dizer ás autoridades que a cultura pede licença para se afirmar indelevelmente importante e imprescindível ao desenvolvimento do país, com um orçamento digno ao seu Desiderato! Abracemos a causa encetada por Ubiratan Aguiar e lotemos o Teatro José de Alencar e despertemos o Brasil para esse nobre mister!


Inauguração da Sede da BPW Fortaleza






Concretizando um de seus projetos a presidente Fátima Duarte fez neste dia 25, a inauguração da nova sede da BPW, localizada na Rua Barão de Aracati. Na oportunidade aposição dos retratos das ex-presidentes Glória Ribeiro, Elisa Ferreira e Ednólia Correia na Galeria do Conselho Superior.

Missa de sétimo dia do jornalista José Rangel









Familiares e amigos do jornalista José Carneiro Rangel convidam para a Missa de Sétimo Dia.
A celebração será nesta sexta-feira, dia 27 de julho, às 19h, na Capela do Hospital Militar (Av. Des. Moreira, 1500 – Aldeota).
Expressamos os nossos agradecimentos aos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.

Social: Aniversário de 90 anos de Terezinha de Jesus Bezerra Gomes

Familiares, amigos e vizinhos de D. Terezinha de Jesus Bezerra Gomes se reuniram no último dia 25, em sua residência em Fortaleza, para celebrar os 90 anos da matriarca que chega a esta idade com plena vitalidade.

A aniversariante foi muito cumprimentado por todos que apontaram pelo menos 3 qualidades inerentes à sua personalidade: Acolhimento, Bondade, Solidariedade. Parabéns Tia-Madrinha.












APRECE será homenageada pelos 50 anos de criação e Municípios pelas Boas Práticas de Gestão

A Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará - APRECE, receberá uma homenagem especial no próximo dia 3 de agosto, durante solenidade que ocorrerá, no Ideal Clube, ocasião em que 30 municípios receberão o Certificado de Boas Práticas de Gestão na Assistência Social . O presidente da Aprece, prefeito de São Benedito Gadiel de Paula Gonçalves , já confirmou presença no evento , e informou que durante este período a entidade se mantém viva e atuante, procurando representar a causa municipalista, para que os municípios possam exercer a contento o seu papel junto aos cidadãos.Sob o comando do prefeito Antônio Fradique Acioly, a Aprece foi criada no dia 7 de março e já teve 24 presidentes.

Conforme observa a jornalista Silvana Frota, que há 40 anos se dedica a divulgar o municipalismo, além da APRECE, que vai receber o Troféu " Mérito Municipalista" , a Assembleia Legislativa, através do Comitê Cearense pela prevenção de homicídios na Adolescência, também será homenageada com o Troféu " Inclusão Social", ressaltando que este Comitê está tendo seu trabalho copiado por outros estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, e também pela Colômbia e Mexico. Já a Diretora da Editora IMEPH, Lucinda !Marques Azevedo, que também é Conselheira da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, junto ao Ministério da Educação e membro da Câmara Brasileira e Cearense do Livro, será premiada com o troféu " Responsabilidade Social" , pelo importante trabalho que desenvolve na divulgação da literatura de cordel e do repente em suas obras, que já chegam a mais de 450 títulos.

BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

Visando estimular e reconhecer o trabalho dos gestores municipais, secretário(a)s de assistência social e prefeitos, a fim de que exerçam seus mandatos pautados pela observância da Lei Orgânica da Assistência Social, é que instituímos desde 1998, o Prêmio Boas Práticas de Gestão na Assistência Social que chega ao seu 22o ano de execução,,explica Silvana Frota.

Dentre os principais indicadores avaliados, estão projetos voltados à proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e a velhice, amparo às crianças e aos adolescentes carentes, políticas de inclusão produtiva, promoção e integração ao mercado de trabalho, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e a promoção de sua integração â vida comunitária, a vigilância socioassistencial.

O município é convidado a preencher um questionário de avaliação com os itens acima relacionados e cada um dos programas deve contar com pelo menos três ações, que são publicizadas em uma revista especial, dando assim total transparência na escolha.Ela explica que mais de 100 municípios foram convidados e que destes, 30 foram selecionados, embora isso não implique que outras cidades também não tenham boas ações.

Durante estes anos em que acompanhamos o trabalho dos municípios, reconhecemos que já ocorreram muitos avanços na assistência social população em situação de risco ou vulnerabilidade , como reconhecemos também, que os desafios são muito maiores, um deles, e por sinal, o mais difícil, é a falta de recursos para atender a demanda crescente de uma população envelhecida e vencer às drogas que assolam nossos jovens e matam milhares todos os anos. As mulheres , por outro lado, ainda sofrem com a violência doméstica , e carecem de mais proteção, a maioria das cidades não possui equipamentos ou delegacia da mulher, conclui .

São os seguintes os municípios homenageados ( por ordem alfabética) : Aquiraz,Eusébio,Acopiara,Brejo Santo,Boa Viagem ,Caucaia, Camocim,Canindé,Crato ,Cariré, Carnaubal, Deputado Irapuã Pinheiro Pinheiro, Fortaleza, Icó, Ipú, Juazeiro do Norte,Lavras da Mangabeira ,Marco,Mombaça, Maracanaú , Nova Russas,Redenção , Reriutaba, Russas,Quixadá, Quixeramobim, Santa Quiteria, Sobral, São Benedito, São Gonçalo do Amarante,Várzea Alegre,Viçosa do Ceará.


AMIGOS DOS MUNICÍPIOS


O governador Camilo Santana e o Senador Eunício Oliveira serão homenageados como "Amigos dos Municípios" , pelos projetos e recursos que levaram às cidades cearenses. Receberão ainda seus Certificados de Amigos dos Municípios os deputados: Augusta Brito, Sérgio Aguiar,Rachel Marques, Daniel Oliveira, José Sarto, Leonardo Araújo, Bruno Pedrosa,Ex-deputado Rogério Aguar, ex- deputada Gislane Landim,ex- secretário Mauro Filho, entre outros.

Prefeita Laís Nunes recebe o Secretário Municipal do Trabalho e Assistência Social de Icó

A Prefeita Laís Nunes e a Chefe de Gabinete Jequelia Alcântara receberam na tarde da última quinta-feira, 19, o Secretário do Trabalho e Assistência Social do Município de Icó, Gildomar Gonçalves.

Em pauta diversos temas:

- Planejamento Estratégico para o alinhamento, melhoria e execução das Políticas Sociais;

- Revitalização da Unidade da Casa do Cidadão;

- Calendário de Visitas aos Equipamentos Sociais;

- Evento de Premiação da Revista Ceará e Municípios. 

"É o Segundo ano consecutivo que a Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Icó recebe a premiação pelas boas práticas no campo da política social. O vento será realizado em Fortaleza, no dia 03 de agosto no Ideal Clube", disse Gildomar Gonçalves.

#AgendaProdutiva
#AssistênciaSocial
#EstamosTrabalhando
#CidadeFeliz

Prefeito Roberto Claudio assina ordem de serviço das obras de requalificação da Av. Beira Mar



O Prefeito Roberto Cláudio assina, nesta sexta-feira (27/07), às 8h30, a Ordem de Serviço para o início das obras da nova Avenida Beira-Mar. O conjunto de intervenções prevê uma série de melhorias urbanísticas e de mobilidade ao longo da via, bem como a construção de um novo calçadão em toda a extensão da orla, compreendida no trecho entre a Praia do Meireles e a Enseada do Mucuripe.

O pacote de obras de requalificação da Avenida Beira Mar será executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura, por meio da empresa Edcon Comércio e Construções LTDA, vencedora da licitação. As intervenções incluem a urbanização completa do trecho entre a Av. Rui Barbosa e a Rua Tereza Hinko, dando continuidade às obras de requalificação já realizadas desde o novo Mercado dos Peixes, no Mucuripe, até o calçadão na Estátua de Iracema, às margens do Riacho Maceió.

Com um total de 66.704,38 m² de área totalmente acessível, o projeto compreende a requalificação da avenida, a construção de um novo calçadão com três pavilhões multiusos, dotados de quiosques de alimentação e bebidas, todos padronizados, e a urbanização dos espigões das Avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa.

A região passará a contar ainda com nova iluminação, com fiação embutida, espaços para convivência com caramanchões, academias, banheiros, parque infantil, quadras de vôlei de praia, pista de skate, anfiteatro, pista de hockey, ciclovia, pista de cooper com 2,6 km de extensão, além de um posto da Casa do Turista e prédio administrativo.

As obras estão orçadas em aproximadamente R$ 40 milhões e vão contar com recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e devem durar cerca de 24 meses.

Feira de artesanato

A área onde acontece a feirinha de artesanato também passará por melhorias urbanísticas, como novo piso, nova iluminação e zoneamento com padronização dos boxes comerciais, garantindo uma maior organização e disposição dos produtos vendidos, naquele que é considerado hoje o maior mercado de artesanato a céu aberto da Capital.

Avenida Beira Mar

As intervenções na avenida incluem a construção de calçadas acessíveis com rampas, piso tátil e travessias elevadas para pedestres. A via contará também com um novo sistema de drenagem, com a construção de galerias, bocas de lobo e a substituição do pavimento asfáltico.

Impacto na economia local

Como forma de garantir o planejamento e o ordenamento territorial do calçadão, a Secretaria Regional II entregou, em junho deste ano, 1.342 autorizações aos ambulantes que atuam na feirinha da Beira-Mar. A reunião, que aconteceu no Náutico Atlético Cearense, teve como objetivo, assegurar a permanência de todos aqueles que já trabalham no local, mesmo no período da obra que não impactará no funcionamento do comércio ambulante.

Durante o encontro, a Prefeitura de Fortaleza anunciou ainda que irá oferecer cursos de capacitações de empreendedorismo aos permissionários da região.

Serviço

Assinatura da Ordem de Serviço da Av. Beira Mar
Data: sexta-feira (27/07)
Horário: 8h30
Local: Em frente ao Parque Bisão. Av. Beira Mar, 4364 – Meireles (Ponto de encontro: Letreiro Ceará)

Construção do Anexo III da AL vai melhorar prestação de serviços na Assembleia Legislativa

Com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), está em construção, na avenida Pontes Vieira, o Anexo III da Casa.

O novo prédio terá quatro andares e uma área total construída de 7.894,87 m², além de 14.892,63 metros quadrados de estacionamento, disponibilizando 700 vagas para veículos de servidores e visitantes. Dentre os serviços que serão disponibilizados no novo prédio está o espaço do Povo, Casa do Cidadão e o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS).

Conforme o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) e chefe do Departamento de Saúde e Assistência Social, Luís Edson Correa, a construção do Anexo III demonstra o compromisso da Mesa Diretora da Casa com os servidores e com a população cearense.

"Além de atender demandas dos servidores, como a que solicitava um espaço novo para os estacionamentos, o Anexo III vai possibilitar a ampliação de setores da Casa que prestam serviços ao cidadão como o próprio Departamento de Saúde e Assistência Social, que têm também uma demanda muito grande externa", pontua Luís Edson. "Com a construção do novo prédio, os servidores poderão prestar um trabalho de maior qualidade e o cidadão contará com instalações maiores e modernas", acrescenta.

SETORES CONTEMPLADOS

Miguel Rodrigues, advogado do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica popular Frei Tito de Alencar (EFTA), assinala que a construção de um novo ambiente para os servidores do Escritório tende a motivar e melhorar ainda mais os serviços prestados por eles.

Os espaços serão distribuídos entre Arquivo Geral, Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais, Casa do Cidadão, Departamento de Saúde e Assistência Social, Espaço Darcy Ribeiro, Espaço do Povo, Espaço Frei Tito, Procon, Procuradoria Especial da Mulher, Manutenção, Ouvidoria Parlamentar e Procuradoria Parlamentar.

O novo prédio terá ainda uma área de ampliação programada de 1.344,74 m², que poderá receber novas demandas por espaço, de acordo com o projeto em execução, que deverá ficar concluído em junho do próximo ano. As obras estão a cargo da Construtora e Incorporadora Exata.

Com o anexo III, o Poder Legislativo pretende dar mais conforto a servidores e usuários da Casa, além de abrigar todos os seus serviços em instalações próprias.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Balanço do primeiro semestre legislativo é tema do Programa Mulheres no Parlamento



Uma avaliação do primeiro semestre legislativo , entre projetos de lei, requerimentos, reuniões nas Comissões Técnicas das 7 (sete) deputadas estaduais , são a pauta do Programa Mulheres no Parlamento desta semana. São elas: Fernanda Pessoa, Aderlânia Noronha, Silvana Oliveira, Rachel Marques, Augusta Brito, Miriam Sobreira e Beth Rose.


O Programa traz também o balanço do trabalho da Presidência da Casa, e segundo o presidente Zezinho Albuquerque, três assuntos merecem destaque , o Seminário Internacional de Segurança Pública, o programa Ceará sem Drogas que percorreu várias cidades e a participação do Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência, apresentado em outros países e concorrendo a um prêmio no México.


Um pronunciamento do deputado Ely Aguiar , denunciando 265 mortes de mulheres de janeiro a junho deste ano, também mereceu destaque na Programação, diz a jornalista Silvana Frota apresentadora do Programa


Serviço: O Programa Mulheres no Parlamento vai ao ar tida quonta- feira, as 20h30min, com reprise no domingo, às 18 hs.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Troféu Clóvis Rolim será entregue nesta quinta-feira para controlador de Lojas Zenir

O controlador de Lojas Zenir, José Alves de Oliveira (Zenir Móveis), vai receber, às 19 horas desta quinta-feira (19), no Theatro José de Alencar, o Troféu Clóvis Rolim.

Trata-se da maior comenda da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL). O ato será comandado pelo presidente dessa entidade, Freitas Cordeiro, e prometer ser dos mais concorridos.

Zenir Móveis tem projeção nacional hoje e conta com o apresentador Ratinho, do SBT, como seu garoto-propaganda.

Polícia Rodoviária inicia monitoramento com uso de drones

A Polícia Rodoviária Federal deu início ao monitoramento de rodovias com o uso de DRONES. As rodovias que já encontram-se sob monitoramento são as
BRs:
116,
101,
381,
324,
040,
153,
407
- Tenha atenção nas estradas e respeite as sinalizações.
- Mantenha os faróis ligados.
- Use o cinto de segurança.
- Não fale ao celular enquanto dirigir.
- Mantenha as duas mãos ao volante.

Dinheiro vivo declarado nas eleições 2018 será fiscalizado

A Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), juntamente com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vão reunir esforços para fiscalizar suspeitas de uso de dinheiro vivo para caixa 2 de campanha nas eleições 2018. Pela primeira vez, os três órgãos vão atuar preventivamente para investigar possível crime de lavagem de dinheiro de candidatos e doadores por meio do uso de recursos em espécie. Fachada do prédio da Receita Federal em Brasília Foto: AGÊNCIA BRASIL

A suspeita é de que candidatos façam declarações falsas à Justiça Eleitoral e ao Fisco, informando possuir valores em espécie em casa que, na verdade, não possuem. É o chamado “colchão” para lavagem, conforme definem integrantes dos órgãos de controle. Para investigadores, casos assim podem configurar “pré-lavagem de dinheiro”.

+++TSE vai cruzar dados da Receita com outros órgãos

A declaração falsa visaria, ao fim da eleição, transformar a sobra de campanha em dinheiro próprio ou injetar recurso de origem ilícita para custear os gastos eleitorais.

Em 2014 foram declarados R$ 300 milhões em dinheiro por 7,6% do total de 26.259 candidatos. Já em 2016, quando foram eleitos prefeitos e vereadores, 12,28% dos 497.697 candidatos declararam possuir R$ 1,679 bilhão em espécie .


A doação de empresas para financiar campanhas está proibida desde 2015 por determinação do Supremo Tribunal Federal. Neste ano, a eleição será financiada por meio dos fundos Eleitoral – que contará com R$ 1,7 bilhão dividido entre os partidos – e Partidário, que terá mais R$ 888,7 milhões, além de doações de pessoas físicas. Os dois fundos são abastecidos com recursos públicos da União.

Embora o TSE seja o responsável por fiscalizar as eleições, os órgãos de controle vão usar suas técnicas para tentar identificar possíveis casos suspeitos com cruzamento de dados. De posse dessas informações, a Receita e o Coaf devem informar a Corte eleitoral.

+++Barroso posterga decisão sobre candidatura avulsa nas eleições 2018

O Estadão/Broadcast apurou que, dentro do TSE, não está descartado até o emprego de eventuais “batidas” na casa de políticos suspeitos para verificar se a pessoa, de fato, guarda os recursos. Pela legislação brasileira, a Receita pode intimar o contribuinte para provar a informação prestada na declaração e à Justiça Eleitoral sem a necessidade de autorização judicial.

O trabalho de repasse das informações do TSE aos órgãos de controle é quase em “tempo real”, realizado à medida que os candidatos prestarem informações cobradas pelo tribunal.

+++Especialistas cobram ajustes em resolução do TSE

O foco também será o monitoramento dos doadores para identificar se o repasse eleitoral foi feito por um “laranja”. Será um trabalho bem ágil, de acordo com uma fonte envolvida nas discussões.
Método de monitoramento de doações foi testado na Operação Tio Patinhas

O método que será empregado, no caso da Receita, foi testado recentemente em Santa Catarina na Operação Tio Patinhas. Em abril, o Fisco mapeou que, em 2017, 621 pessoas haviam declarado manter R$ 1 milhão ou mais guardado dentro de casa.

Com base nessas informações, os auditores visitaram esses contribuintes para saber se realmente o dinheiro existia e qual era a fonte geradora do montante.

Após três meses de fiscalização, o número de pessoas que declararam manter a cifra de R$ 1 milhão caiu 55%, de acordo com informações divulgadas pela Receita Federal. Os contribuintes pegos na fiscalização acabaram retificando a declaração do Imposto de Renda ou diminuindo e até mesmo zerando o valor declarado em espécie.

+++Agentes de segurança poderão votar fora do domicílio eleitoral

Da mesma forma, ao longo da eleição, a Receita pretende mapear candidatos que declararem esses valores para depois checar a veracidade das informações e a origem do dinheiro, segundo fontes.

Coaf. Outra frente é o mapeamento de transações suspeitas às vésperas do pleito. Para acompanhar possíveis saques e depósitos vultosos, o Coaf deve monitorar transações envolvendo contas de políticos, partidos e prestadores de serviço para fiscalizar casos suspeitos de lavagem e corrupção.

+++Aberto cadastro para voto em trânsito

O Coaf manterá, ao longo da disputa eleitoral, uma sala de situação com a participação de diversos outros órgãos para monitorar as transações suspeitas. Assim como no caso da Receita, ao verificar algum tipo de movimentação suspeita, o Coaf vai encaminhar os dados ao TSE para que os políticos sejam autuados. A equipe ficará a partir deste mês até a fase de prestação final de contas.

Da sala de situação participam também representantes da área de inteligência do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Receita e Tribunal de Contas da União (TCU).

Expocrato tem faturamento estimado em R$ 60 milhões



Crato. “Aqui funciona como uma cidade por nove dias”, definiu Luiz Gonzaga de Melo, presidente do Grupo Gestor da 67ª da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, a popular Expocrato. São mais de 120 expositores e 10 mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos, aves, peixes e roedores, nos nove dias de evento, no Parque Pedro Felício Cavalcanti. Junto ao Festival, estima-se que o evento deva gerar um faturamento de mais de R$ 60 milhões. Nestes cinco primeiros dias, a movimentação financeira tem surpreendido, positivamente, todos os setores. Até o dia 22, são esperados mais de 400 mil visitantes no equipamento.

A Expocrato recebe criadores de animais, agropecuaristas, fazendeiros, grandes e pequenos produtores de todo o Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas, principalmente.

No entanto, também há gado mineiro e paulista. Hoje, se consolida como principal evento do tipo no Norte-Nordeste brasileiro e um dos maiores do Brasil. Só de bovinos, equinos e caprinos são, aproximadamente, 3 mil, enquanto também estão expostos outros 7 mil animais, entre aves, peixes e roedores.

As negociações são feitas diretamente, por pagamento em dinheiro, à vista, e também por financiamento bancário, muitas vezes, com projeto já pré-aprovado. As linhas de implementos, tratores e automóveis são negociações livres.

Segundo Luiz Gonzaga de Melo, que também é expositor, nos primeiros dias do evento, que normalmente não é muito movimentado, tem sido bem melhor que nos anos anteriores. “Nunca houve um ano que eu já tivesse realizado tantos negócios como este ano. Geralmente, aconteciam mais para quinta-feira, sexta. Este ano, já temos vendidos cota de consórcio, retro escavadeira, dois tratores e vários implementos”.

Gonzaga acredita que isso aconteceu pela quadra chuvosa que, em 2018, foi melhor que em anos anteriores. “O setor do campo está procurando fazer aquele investimento que segurou nos anos de seca. O crédito bancário está ajudando”. Na Expocrato, além de equipamentos, muitos criadores procuram melhorar a genética do seu rebanho adquirindo “animais de ponta”, como define o expositor. “Aqui temos exposto o que há de melhor no Nordeste, seja ele bovino, equino, caprino ou ovino”, garante.

O criador Fábio Calou, que trouxe de Aquiraz exemplares de cavalos da raça quarto de milha e jumentos da raça pêga, acredita que a Expocrato não proporciona apenas o negócio, mas também um intercâmbio entre outros criadores. “Após a exposição, já tem agendado visita de gente na minha fazenda. Não para aqui e amplia muito seu mercado”, explica. Já o fazendeiro Manoel de Alencar Júnior costuma participar da exposição para vender e comprar há mais de 40 anos. Este ano, aproveitou para adquirir um potro para sua fazenda em Exu (PE).

“A Expocrato é uma referência nordestina e até brasileira no que toca ao melhoramento genético da região. Aqui, se encontram as melhores raças e as melhores oportunidades para melhorar o rebanho. Onde o fazendeiro pequeno, médio e grande tem acesso a melhor genética do País”. Além da exposição de animais, há também as competições de raça que concorrem os melhores bovinos da região.

A disputa é dividida por categorias: pela idade e o sexo do animal. O vencedor recebe um troféu e acaba valorizando o bicho. “Tanto o animal se valoriza para a venda como a cria dele. Se vai parir um bezerro ou bezerra, como filha de campeã, tem seu valor majorado por conta disso”, explica Torquato Neto, organizador dos torneios.

Alimentação

A fila gigante para tomar um caldo de cana do engenho é um sintoma. Além da feira de animais, há uma grande variedade de produtos alimentícios na Expocrato. De pequenas barracas a grandes restaurantes que, durante estes nove dias, abrem uma filial no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Um deles é o restaurante do empresário André Turato, que desde ano passado vende no evento.

“Quando começamos o planejamento, tínhamos a convicção que este seria o melhor ano de todos os tempos. Já estamos tendo um crescimento de pelo menos 45%. Supera até nossas expectativas”, explica. No corredor da agricultura familiar, 140 produtores rurais da região do Cariri estão vendendo produtos orgânicos durante a Exposição.
Programação

19 de julho (Hoje)

Gusttavo Lima
Marília Mendonça
Léo Santana
Solteirões do Forró
Bulé de Caminão

Dia 20 de julho (sexta-feira)

Xand Avião
Matheus & Kauan
Jetlag
Avine Vinny

21 de julho (sábado)

Jorge & Mateus
Simone e Simaria
Iohannes
Wallas Arrais
Vavá Pinheiro

Dia 22 de julho (domingo)

Jonas Esticado
Gustavo Mioto
Luan Santana
Vintage Culture
Devinho Novaes
Raphael Alencar

FONTE: Diário do Nordeste

Turismo internacional no Ceará cresce 21,77%

Turismo internacional no Ceará, de janeiro a maio de 2018, cresceu 21,77 % comparado com o mesmo período de 2017.


Social: Reunião Plenária e Palestra sobre Rio São Francisco pela Academia Cearense de Engenharia


Prefeituras devem transferir duodécimo até esta sexta-feira (20/7)



As prefeituras cearenses têm até esta sexta-feira (20/7) para transferirem às câmaras municipais a sétima parcela mensal dos recursos previstos no orçamento para o Legislativo, o chamado duodécimo.

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará analisa se a verba é entregue no valor e prazo estabelecidos na legislação vigente e verifica se estão evidenciados corretamente nos demonstrativos, com o intuito de preservar a independência e a harmonia entre os dois Poderes municipais.

O duodécimo destina-se ao custeio de despesas parlamentares e deve ser repassado até o dia 20 de cada mês. A determinação está no art. 29-A, § 2º, inciso II da Constituição Federal e no art. 35 da Constituição Estadual.

O Calendário de Obrigações Municipais, disponível no site do TCE, em “MUNICÍPIOS”, “ORIENTAÇÕES”, traz mais detalhes deste e de outros deveres.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Deputados destacam atuação democrática do Parlamento cearense

Deputados presentes na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (13/07), destacaram as atividades e a condução dos trabalhos do Parlamento cearense no primeiro semestre pela Mesa Diretora.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) enalteceu “a forma democrática como o Poder Legislativo debate os grandes temas de interesse do Ceará”. A deputada Mirian Sobreira (PDT) considerou ser importante que a população cearense tome conhecimento do trabalho realizado pela Assembleia Legislativa, e da gama de serviços prestados à comunidade.

O deputado Osmar Baquit (PDT) comentou sobre a importância da campanha Ceará sem Drogas, considerando que não é uma peça publicitária de marketing político como muitos acreditavam quando foi lançada.“É uma iniciativa fundamental, de chamar a atenção para um problema nacional, e que deveria virar uma política pública do Estado”, apontou o parlamentar.

Para o deputado Leonardo Pinheiro (PP), mesmo em um período conturbado de dificuldades nas esferas econômica, política e de ética que o País atravessa, o Poder Legislativo cearense deu as respostas que o povo dele espera. “O nível de compromisso e sensibilidade social dos deputados desta Casa é muito avançado, todos capitaneados pelo presidente Zezinho”, acrescentou.

O deputado Roberto Mesquita (Pros) disse que, apesar de oposição na Casa, sempre encontrou no presidente “um homem justo e que não cerceou em nenhum momento os debates e nem apequenou o Parlamento”. O carinho e o respeito com que o presidente sempre tratou todos os colegas parlamentares que o procuraram, com os mais diversos interesses, foi lembrado pelo deputado Moisés Braz (PT).

Já o deputado Audic Mota (PSB) enalteceu o que considerou como “a longa lista de metas cumpridas e avanços efetivos entregues à sociedade cearense, relatadas pelo presidente em sua fala”. A deputada Bethrose (PP) assinalou que o presidente tem pautado a gestão de maneira cordial e amiga para com todos os seus pares. O deputado Gony Arruda (PP) ressaltou o trato com todos os servidores públicos da Casa, sempre acompanhando e atendendo as demandas da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce).

Para o deputado Lucílvio Girão (PP), “o presidente tem feito um grande trabalho pelo Ceará, procurando solucionar sérios problemas sociais da população”. Para o deputado Dr. Leônidas (Patri), “é um homem de postura, inteligente e um grande líder, que sabe escutar todos como os grandes mestres”. A deputada Dra. Silvana (PR) agradeceu a paciência e o carinho que o presidente sempre teve com ela.

O deputado Yuri Guerra (PP) agradeceu a atenção, destacando a dedicação e honestidade do parlamentar à frente do Poder Legislativo. A deputada Augusta Brito (PCdoB) parabenizou o presidente pela maneira como trata todos os funcionários da Casa.

“É importante ser divulgado que a Assembleia Legislativa não é apenas um plenário, mas que todos os deputados pertencem aos órgãos da Casa, desempenhando diversas funções”, acrescentou o deputado Tin Gomes (PDT). O deputado Renato Roseno (Psol) agradeceu todo o apoio e suporte dados pelo presidente à atuação do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência.

O deputado Bruno Pedrosa (PP) destacou o apoio em prol da juventude cearense. O deputado Fernando Hugo (PP) avaliou que o presidente “popularizou a Casa do povo, graças às tantas incursões realizadas por este Poder”. Para o deputado Anderson Palácio (PPS), a condução do dia a dia do Poder Legislativo é feita de maneira íntegra e sempre pautada na boa política.

O deputado Manoel Duca (PDT) elogiou a maneira como o presidente ouve todos os parlamentares, sempre se empenhando em dar retorno e resolver os problemas. Já o deputado Sérgio Aguiar (PDT) apontou que, com o programa Ceará sem Drogas, a Assembleia Legislativa foi além de sua função de fiscalizar e legislar, passando a fazer parte do cotidiano da sociedade cearense.

Dra. Ivana Barreto é a entrevistada desta semana do Programa Mulheres no Parlamento





A pesquisadora da Fiocruz, Dra Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto é a entrevistada desta semana do Programa Mulheres no Parlamento, na Tv Assembléia

Dra. Ivana
Doutora em Medicina pela USP
Pesquisadora Especialista em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde Pública da FIOCRUZ - CE.
Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE - ABRASCO / FIOCRUZ
Professora do Mestrado Profissional em Saúde da Família da RENASF - FIOCRUZ
Professora colaboradora do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública da UFC

Em conversa com a jornalista Silvana Frota ela destaca quais são as ações que a Unidade da Fiocruz irá desenvolver no Estado, inclusive utilizando insumos do bioma caatinga.

Serviço

Vai ao ar toda quinta-feira, as 20hs30min com reprise aos domingos, às 18h30 min. Canal 31.1 digital e 60.1

Programa Saúde do Homem e da Mulher tem início no Ceará



Teve inicio ontem, 11, no distrito de Brotas, município de Miraíma, a primeira ação do Programa Saúde do Homem e da Mulher, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR no Ceará. O Programa leva o exame de prevenção do câncer do colo do útero e da próstata à população da zona rural, de forma gratuita, através de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Município, que disponibiliza a logística de transporte, o local, além de fazer a mobilização da comunidade em conjunto com a equipe técnica do SENAR e também promove ações sociais, através de testes rápidos para HIV, Hepatite, alguns tipos de vacinas, palestras e espaço de beleza. O SENAR, por outro lado, participa com parte dos profissionais e com os exames de laboratório.

Em Miraíma foram atendidas 242 pessoas, sendo 122 mulheres e 120 homens. A ação contou com a presença do Prefeito, do Vice-prefeito, da Primeira dama, do Secretário de Saúde, do Vice-presidente da Região Litoral Oeste da FAEC, Ossian Dias e do Presidente do SINRURAL de Amontada, Humberto Albano de Menezes. A equipe do SENAR-CE foi composta pela coordenadora de Programa/Projeto, Carolina Machado, da Gestora do Núcleo de RH, Luciana Lacerda e da Assistente Administrativo Patrícia Adele.

Segundo a Diretora Técnica do SENAR-CE, Ana Kelly Cláudio, este ano o Programa Saúde do Homem e da Mulher atenderá 10 localidades da zona rural dos municípios: Morrinhos, que acontecerá no dia 19 e em Viçosa do Ceará no dia 20. Trairi, Pacujá, Santa Quitéria, Pedra Branca, Senador Pompeu, Jaguaribe e Maranguape estão sem data confirmada.

Agropacto discute Cooperativismo



Nesta terça-feira , 17, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, realiza mais uma reunião do Agropacto, com o tema A importância do Cooperativismo no desenvolvimento Econômico, tendo como palestrante, o Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Ceará-, João Nicédio Nogueira

Campus da UFC na Ibiapaba está cada vez mais próximo de se concretizar

Uma das principais bandeiras de luta da Deputada Augusta Brito é a educação, especialmente, a formação dos jovens ibiapabanos. Desde o início de seu mandato, em 2015, a parlamentar tem procurado formas de levar a Universidade para a Região da Ibiapaba, a fim de beneficiar mais de 50% da população da serra.

Em 2016 foram realizadas duas audiências públicas com representantes das cidades da Ibiapaba, para verificar a demanda de cada município e a melhor forma de implantação da Universidade. Uma audiência foi realizada na Assembleia Legislativa e a outra na cidade de São Benedito, em 03 de julho de 2016.

Foi aprovada, ainda em 2016, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara Federal, sob a relatoria do Deputado Federal André Figueiredo, a criação a Universidade Federal da Ibiapaba. A Universidade beneficiará diretamente nove municípios cearenses, integrantes da microrregião de Ibiapaba, onde residem cerca de 350 mil pessoas.

Por iniciativa da deputada Augusta Brito, foi criada ainda a Frente Parlamentar em defesa da Implantação da Universidade da Ibiapaba, com a intenção de engajar o parlamento cearense na discussão e para agilizar o estudo de viabilidade técnica, item obrigatório para implantação de um Campus na Ibiapaba.

PRIMEIRA ETAPA CONCLUÍDA


Foi entregue em julho de 2018 o relatório de Estudo de Viabilidade Técnica, conquistado através de verba destinada pela deputada Augusta Brito, realizado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE) em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITECE). Este é um importante passo para a concretização do Campus da Universidade Federal na Ibiapaba. O próximo passo é a entrega oficial do Estudo ao Governo Estadual, após o período eleitoral. Depois, segue o processo de implantação.

A VERDADE SOBRE ALVARÁS EM FORTALEZA

Recebemos do secretário de governo Samuel Dias as informações abaixo sobre o novo sistema de cobrança de Alvarás da Prefeitura de Fortaleza

1. A Prefeitura de Fortaleza pagava 90% dos custos dos serviços de licenciamento, controle e fiscalização das atividades econômicas. Ou seja, os valores arrecadados em anos anteriores com todas as taxas municipais permitem pagar apenas 10% do custo desses serviços.
2. É preciso ficar claro que 90% desses custos, que deveriam ser pagos pelas empresas que utilizam esses serviços prestados pela Prefeitura, estão sendo financiados com recursos do tesouro municipal, ou seja, dinheiro da população mais pobre, que poderia estar sendo investido na saúde e educação.
3. De todas as capitais brasileiras, Fortaleza é a que tem a menor arrecadação per capita de taxas municipais, sendo quase a metade da penúltima que é Rio Branco e 2.400% menor que Recife;
4. No Nordeste, junto com Teresina, Fortaleza era a única capital que não cobrava taxa de renovação anual de alvará.
5. Na Região Metropolitana de Fortaleza, todas as cidades vizinhas a Fortaleza cobram taxa anual de renovação de alvará e têm arrecadações per capita de taxas municipais maiores que Fortaleza;
6. Fortaleza arrecada com taxas municipais, em valores absolutos, 17 vezes menos que Salvador, cidade de porte semelhante;
7. Com o redesenho e automação dos processos de licenciamento, que tornou Fortaleza a Capital mais desburocratizada do País, o número de licenças emitidas passou de 1.304 por ano, em 2012, para 39.143 em 2017, o que demonstra o compromisso da Prefeitura com a eficiência, desburocratização e simplificação da vida das empresas em nossa cidade;
8. O processo de renovação de alvará em Fortaleza é totalmente on line, demora apenas 10 minutos. O alvará é validado em 48 horas;
9. Microempreendedores Individuais (MEI) estão isentos da cobrança da taxa de alvará;
10. 85% dos estabelecimentos vão pagar um valor médio de apenas R$ 390,00 por ano, pouco mais de 1,0 real por dia.
11. O valor máximo de R$ 5.000,00 por ano deverá ser pago por apenas 3% dos estabelecimentos.
12. Com a nova legislação, 83% dos empreendimentos não precisarão mais da licença sanitária (portanto não pagarão mais a respectiva taxa anual);
13. Nos últimos 5 anos, desde o início da atual gestão, não houve aumento de alíquota de nenhum dos impostos municipais (ISS, IPTU e ITBI).

Posse de Academia de Turismo do Ceará

Em noite memorável o presidente da Academia Cearense de Letras, Ubiratan Aguiar que fez um discurso inflamado convocando as a academias a se unirem contra a corrupção - deu posse aos 40 acadêmicos da Acetur- Academia de Turismo do Ceará, tendo na presidência o coordenador do Fórum de Turismo do Ceará, Pedro Carlos da Fonseca e como presidente de honra, Priscila Cavalcante, presidente do Skal Internacional do Brasil.

Os presidentes das Academias de Direito, Roberto Victor, da Academia de Engenharia, Victor Frota, de Matemática e de outras Academias e Associações Literárias, prestigiaram a solenidade que ocorreu dia 12 (quinta-feira) na Assembleia Legislativa. Entre os acadêmicos o deputado Sergio Aguiar, os secretários de Turismo de Fortaleza Régis Medeiros, de Caucaia Paulo Guerra, de Juazeiro Junior Feitosa e de Aquiraz, Indira Guimarães, presidente do Sindihoteis, Manoel Linhares, presidente da Abav e do Skal Cone Sul, Colombo Cialdini, Epitácio Vasconcelos, presidente do Skal Fortaleza, Selma Cabral,Presidente da Alfe, Alexandre Pereira, ex- secretário de Turismo, empresário da FunTV Claudio Ary, jornalistas José Carlos Araújo, Sabino Henrique, Silvana Frota, esta última muito feliz porque seu patrono foi o jornalista e escritor Lustosa da Costa.

Segundo o presidente da ACADEMIA CEARENSE DE TURISMO – ACTur Pedro Carlos da Fonseca, a academia está comprometida com o desenvolvimento e expansão das atividades econômica, social e cultural do turismo, tendo em seus objetivos a realização de programas, diagnósticos e análises das questões fundamentais ao desenvolvimento, valorização e aplicação de estratégias para um turismo pleno e sustentável. Sua atribuição é criar elementos que superem as adversidades naturais e estruturais das regiões turísticas, zelando pela sua conservação, além de defender a preservação das belezas naturais, valorizando e promovendo o patrimônio cultural, seu folclore e sua gastronomia em todo território estadual.
Composição da Academia 


Primeira Diretoria 2018/2020
1) Presidente de Honra – Priscila Cavalcanti
2) Presidente – Pedro Carlos da Fonseca
3) 1º Vice Presidente – Colombo Cialdini
4) 2º Vice Presidente – Regis Medeiros
5) 3º Vice Presidente – Sergio Aguiar
6) Diretor(a) Secretário(a) – Socorro Abreu
7) Diretor(a) Institucional/Cultural – Selma Cabral
8) Diretor Social – Tarcísio Porto
9) Diretor de Comunicação – Claudio Ary
10) 1º Diretor(a) de Imprensa – Silvana Frota
11) 2º Diretor de Imprensa – José Rangel
12) Diretor(a) de Cerimonial e Protocolo – Malu Cavalcanti
13) 1º Diretor(a) de Eventos – Indira Guimaraes
14) 2º Diretor(a) de Eventos – Rosana Lima
15) 1º Diretor Ouvidor – Epitácio Vasconcelos
16) 2º Diretor Ouvidor – José Carlos Araújo
17) Diretor ACT Jovem – Kássio César Conselho Acadêmico Presidente - Valmir Rosa Torres

Conselho Acadêmico
Presidente de Honra - Valmir Rosa Torres
Conselheiros Membros - Alexandre Pereira, Ana Cláudia Martins, Regina Pinho, Luiz Gastão Bittencourt, Francisco Austregésilo, Francisco de Assis Barreto, José Valdo, Joaquim Cartaxo, Manoel Cardoso, Sabino Henrique

Membros Efetivos
Arialdo Pinho, Catarina Marino, Fábio Arruda, José Carlos Pontes, José Erivaldo Arraes, Murilo Pascoal, Paulo Guerra e Rodolphe Trindade

Confira principais momentos do evento





sábado, 7 de julho de 2018

E-Social discutido no Seminário de Contabilidade rural no PECNORDESTE


“O e-Social: chegou a hora”, foi o tema central do II Seminário de Contabilidade Rural promovido hoje,6, dentro da programação do PECNORDESTE, com uma palestra da Auditora Fiscal da Receita Federal do Piaui, Geórgia Magalhães, que também ministrou outra palestra sobre a Reforma Trabalhista e os Contratos de Trabalho, tendo como presidente de mesa, a gestora do Núcleo de Arrecadação do Senar/CE, Ivonisa Holanda.

O Superintendente da Receita Federal no Ceará, João Batista Silva, participou da abertura destacando a importância do bom relacionamento com o setor rural, afirmando que o e -Social é um projeto de Estado, que visa unificar as informações relativas aos trabalhadores como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, informações sobre o FGTS.

O presidente da FAEC, Flavio Saboya, que também esteve na abertura do Seminário destacou que o e-Social é mais um desafio para o produtor rural, assim como a reforma trabalhista e lançou um desafio para que todos os presidentes de Sindicatos e contadores ligados ao CRC, participem do Seminário do próximo ano.

O evento foi uma promoção conjunta da Unidade de Gestão e Arrecadação do SENAR-CE, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade – CRC/CE, Receita Federal e Previdência Social, contou também com a presença do Gerente executivo do INSS em Fortaleza, Antônio Francimar Lucena, que falou sobre o Programa “Meu INSS”, ferramenta que dá acesso a conta ao cidadão, inclusive aposentadorias e outros benefícios de forma virtual ou através do número 135.

Estiveram presentes ainda na abertura do evento a Superintendente Adjunta do Ministério Público, auditora Dena Andrade Esmeraldo, a Vice-Presidente do CRC Augusta Barbosa, representantes da Caixa Econômica, contadores, produtores e presidentes de Sindicatos Rurais.

Legislação eleitoral proíbe pronunciamentos e ida a inaugurações a partir deste sábado


A três meses do primeiro turno, agentes públicos terão de cumprir a partir deste sábado, 7, uma série de restrições até o fim da eleição, conforme calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a legislação eleitoral, os candidatos ficam proibidos, por exemplo, de comparecer a inaugurações de obras públicas, bem como de contratar para esses eventos shows artísticos pagos com recursos públicos. Também fica proibida a propaganda institucional de atos ou serviços dos órgãos públicos.

A mudança também atinge os portais institucionais, como o do Governo do Estado do Ceará, que já está indisponível nesta sexta-feira, 6. A legislação eleitoral determina que as notícias e as redes sociais relacionadas ao Governo do Ceará permaneçam inativas durante o período eleitoral.

Além disso, não poderão, por exemplo, nomear, contratar ou demitir sem justa causa servidores públicos. Até a posse dos eleitos, também não poderão transferi-los ou exonerá-los, salvo em determinadas situações, como em relação aos comissionados e cargos de confiança.

A lei proíbe também a transferência de recursos da União aos estados e municípios, e dos Estados aos municípios, com exceção de recurso com cronograma prefixado ou para atender situações de emergência. Os agentes também ficam proibidos de fazer pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito. De acordo com o TSE, o objetivo das proibições é “evitar o uso e a influência da máquina pública na campanha em benefício de um ou mais candidatos”.

Com informações do Jornal Folha de São Paulo

Fonte: Ceará Agora

Acrísio Sena anuncia campanha “Eu respeito ciclistas”, em Fortaleza



O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Transporte da Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena (PT), ocupou a tribuna no último dia 19 de junho para anunciar que fará uma campanha educativa para denunciar quantidade de acidentes envolvendo ciclistas em Fortaleza.

Ele informou que seu mandato fará blitze educativas com o mote “Eu respeito ciclistas”. “Como já falei outras vezes, temos uma média de 98 acidentes envolvendo ciclistas por mês na capital. Conforme números divulgados em março deste ano pelo IJF, 1.177 ciclistas foram atendidos no hospital, só em 2017. Isso não pode continuar”, explicou.

Acrísio lembrou acidentes recentes e agressões. “Fizemos reunião com várias entidades representativas deste público. A ideia é amadurecer um projeto, discutido coletivamente, que resolva pendências e ofereça mais seguranças a estes desportistas”, informou.

Diretor do SENAI realiza missão imersiva nos ecossistemas de inovação da Holanda e Alemanha

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) participou entre 18 e 22/6 de missão imersiva nos ecossistemas de inovação da Holanda e Alemanha, com visitas a instituições nas cidades de Delft (Holanda), Munique, Stuttgart e Frankfurt (Alemanha).

Em Delft, Paulo André visitou a TNO Delft, uma organização independente de pesquisa que tem a missão de conectar pessoas e conhecimento para criar soluções em inovação de impacto para indústria e bem estar social em nove áreas envolvendo 2600 colaboradores, 851 patentes e 1278 publicações. Também em Delft, conheceu a YES! Delft, uma incubadora de tecnologia ligada à Universidade Técnica de Delft, que atua nas áreas de Inteligência Artificial, CleanTech, MedTech, Aviação, Robótica, TI, Comunicação e Tecnologias Complexas e tem 70 start7ups incubadas.

A programação em Munique incluiu visita ao Ministério de Economia, Energia e Tecnologia do Estado da Baviera, Allianz Arena e Universidade Técnica de Munique (TUM). A TUM, que está entre as melhores universidades da Europa, formou 13 ganhadores do Prêmio Nobel e vários inventores. Em 2012, a TUM inaugurou escritório para América Latina dentro do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), em São Paulo, e possui parcerias com mais de 20 (Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Em Stuttgart, foram visitadas as empresas Bosh (componentes automotivos, ferramentas elétricas, sistemas de segurança e eletrodomésticos), Festo (automação, pneumática, hidráulica, mecatrônica e treinamento técnico) e Trumpf (máquinas-ferramentas elétricas e tecnologia a laser). Ainda em Stuttgart, o diretor esteve no Instituto Fraunhofer, que coordena 69 institutos na Alemanha, em conjunto com outros órgãos públicos e privados no desenvolvimento de estratégias, modelos de negócios e soluções para transformação digital.

A última cidade visitada foi Frankfurt, onde conheceram a empresa SAP, líder mundial em soluções de negócios colaborativos e multiempresas, com destaque para soluções de “digital business”, internet das coisas, “machine learning” e ferramentas para pequenas e médias empresas. Também em Frankfurt, o diretor do SENAI Ceará esteve na Universidade de Darmstadt, onde funciona o Centro de Competência para Indústria 4.0, com treinamento e desenvolvimento de soluções em Segurança da Tecnologia da Informação, Trabalho 4.0, Novos Modelos de Negócios, Eficiência Energética e Processos Eficientes de Geração de Valor.

Sobre o SENAI Ceará

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

PECNORDESTE: Presidente da FAEC destaca fragilidades da pecuária e volta a sugerir um programa de segurança alimentar animal

Durante a abertura do 22º Seminário Nordestino de Pecuária-PECNORDESTE,no último dia 5/7 ,no Centro de Eventos do Ceará , o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Viriato de Saboya Neto, propôs mais uma vez “ a criação de um PROGRAMA DE SEGURANÇA ESTRATÉGICA ALIMENTAR ANIMAL, que de certo, marcará o início de um novo tempo para a pecuária cearense e um exemplo para todo o Nordeste brasileiro”, disse.

Em seu pronunciamento o Presidente da FAEC, Flávio Saboya afirmou " que o momento agora não é apenas de comemoração pelas boas chuvas e boa produção , mas, principalmente, de avaliação e conscientização das fragilidades que submetem o agronegócio nordestino a tamanha instabilidade, que nos impede consolidar a atividade com sustentabilidade, notadamente, em anos de coexistência dos negócios rurais com as intempéries climáticas", destacou .

Na ocasião, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA, o Banco do Nordeste e o SENAR, assinaram um acordo de cooperação com o objetivo de disciplinar ações integradas a serem implementadas com fim de expandir e melhor qualificar o atendimento aos produtores rurais, por meio do acesso , a assistência técnica e gerencial e o acompanhamento de seus empreendimentos. Foi também entregue a Medalha do Mérito Rural a três personalidades e uma placa de prata ao presidente da CNA, João Martins da Silva Junior reconhecimento a sua iniciativa de lançar o Programa Forrageiras para o Semiårido., que comemora um ano de execução.A homenagem foi entregue ao Presidente da Comissão de Desenvolvimento da Região Nordeste, Pio Guerra Júnior , que é o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco.

O deputado federal Júlio César de Carvalho Lima, ( PSD- PI) um dos homenageados na categoria política e administração pública, falou em nome dos homenageados, quando destacou seu trabalho pela aprovação da lei de renegociação das dívidas rurais. Uma delegação de 22 pessoas , entre presidentes de sindicatos rurais , Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí e o superintendente do SENAR/ PI, prestigiaram o evento.

A solenidade contou com a presença do secretário de Agricultura ,Aquicultura, e Pesca-SEAPA, Euvaldo Bringel , deputados Raimundo Gomes de Matos, Carlos Matos, Fernanda Pessoa, e do deputado federal do Piauí, Júlio Cesar de Carvalho Lima, representantes das nove Federações de Agricultura e Pecuária do Nordeste e dos Superintendentes das administrações regionais do SENAR no Nordeste, do secretário executivo da Instituto CNA, André Sanches , presidentes dos sindicatos rurais do Ceará e do Piauí. E ainda, o superintendente do SEBRAE-CE, Joaquim Cartaxo,superintendente regional do MAPA/ CE , Maria Luíza Rufino, Superintendente do IBAMA, Herbert Lobo, Presidente da ADAGRI, Jaime Bezerra Junior, entre outras autoridades .

O secretário de Agricultura , Aquicultura e Pesca - SEAPA, Euvaldo Bringel que representou o governador Camilo Santana, destacou a importância do PECNORDESTE e os resultados alcançados durante esses 22 anos " que permitiram ao produtor sobreviver nestes últimos seis anos e seca. No final ,ele sugeriu uma maior utilização da energia solar pelo homem do campo e acredita que, a irrigação só irá voltar a ser forte no Estado, com chegada das águas do São Francisco .

Após a solenidade, autoridades e convidados descerraram a fita da XXII Exposição Agropecuária, ocupando uma área de 5 mil m2, com cerca de 60 estandes de diversas instituições e empresas particulares.Dentro do pavilhão ficaram também o showroom de tecnologias agropecuárias, a Feira PET e a Feira da Agricultura Familiar, bem como , a Vitrine e o Espaço Senar Saúde o Espaço de Gastronomia, e a Arena de capacitação.

FRAGILIDADES DO SETOR

Exemplificando em seu pronunciamento o Presidente da FAEC , disse que as atividades pecuárias praticadas no semiárido cearense, em quase todos os municípios respondem por 52% do Valor Bruto da Produção – VBP da agropecuária, onde, somente as atividades da bovinocultura de leite e a ovinocaprinocultura contribuem com, aproximadamente, 49%, daquele valor, absorvendo, ainda, 19% da mão de obra rural. Neste contexto, mesmo sendo o principal fator de fixação do homem no campo, a pecuária não recebeu, ainda, a atenção devida do Estado, com uma política permanente de modernização e sustentabilidade.

Analisando as fragilidades já mencionadas, foi que a FAEC entendeu por oportuno destacar, neste PECNORDESTE, o tema Gestão e Mercado: O caminho para o fortalecimento da Pecuária Nordestina. Pois entendemos ser impossível imaginar que hoje se possa praticar a atividade pecuária de forma empírica, principalmente quanto à gestão, e sobreviver diante de um mercado cada dia mais competitivo, seja com relação a preços quanto à qualidade dos produtos. Num primeiro olhar sobre a nossa pecuária evidencia-se a deficiência alimentar dos rebanhos, notadamente nos rebanhos bovino, caprino e ovino, maiores demandadores por forragem, que os anos de secas conduzem ao esfacelamento das atividades, principalmente, em decorrência dos criadores não terem o hábito de dispor de Reserva Alimentar Animal, nas suas propriedades, para o enfrentamento aos períodos de secas, ressalta..

Isto posto, evidencia-se que a ausência de uma política governamental, especificamente para a correção dessa realidade leva, ciclicamente, nas secas, a redução drásticas das rendas dos criadores, gerando endividamentos e até a liquidação dos negócios.Com a clareza que se nos apresenta esta realidade é que peço permissão para abordar a questão da sustentabilidade alimentar dos rebanhos. É impensável desenvolver qualquer atividade pecuária em uma região sujeita à secas periódicas, sem pensar na reserva estratégica alimentar para os animais.

Num primeiro olhar sobre a nossa pecuária evidencia-se a deficiência alimentar dos rebanhos , notadamente nos rebanhos bovino, caprino e ovino, maiores demandadores por forragem,já que os anos de secas conduzem ao esfacelamento das atividades, principalmente, em decorrência dos criadores não terem o hábito de dispor de Reserva Alimentar Animal, nas suas propriedades, para o enfrentamento aos períodos de secas. Isto posto, evidencia-se que a ausência de uma política governamental, especificamente para a correção dessa realidade leva, ciclicamente, nas secas, a redução drásticas das rendas dos criadores, gerando endividamentos e até a liquidação dos negócios, disse Flávio Saboya.

Flávio Saboya também é favorável à criação do Seguro-Seca, ideia que vem defendendo também em todos os fóruns de discussão que tem participado . Neste sentido, já se encontra em andamento, discussão da FAEC, junto à CNA e companhias nacionais e internacionais de seguro agropecuário para formatação das bases legais, técnicas, financeiras e operacionais, com vistas à criação de um seguro de garantia forragem para o atendimento da demanda do rebanho bovino leiteiro nos períodos de estiagem no Ceará. Essa forragem que atenderia a demanda desses produtores que fizeram o seguro e que, por um motivo ou outro, não produziram a forragem suficiente na estação chuvosa, seria produzida pelos produtores comerciais de forragem.

Essa forragem que atenderia a demanda desses produtores que fizeram o seguro e que, por um motivo ou outro, não produziram a forragem suficiente na estação chuvosa, seria produzida pelos produtores comerciais de forragem do projeto Pasto Verde II e ofertada aos produtores através de contrato com a seguradora.

MEDALHA DO MÉRITO RURAL PRISCO BEZERRA

A Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra - 2018 foi entregue a três personalidades, escolhidas pela Diretoria Plena da FAEC, pelo SENAR e pela CNA nas categorias política e administração pública : o Deputado Federal pelo Piauí , Júlio César de Carvalho Lima, presidente licenciado da Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí, coordenador da bancada nordestina, ex-presidente da Comissão de Agricultura, que lutou pela aprovação da Lei de renegociação das Dívidas Rurais; na categoria Científica, Tecnológica ou de Ensino, o médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária ADAGRI , Joaquim Sampaio Barros, coordenador estadual do Programa de prevenção e erradicação da febre aftosa desde 2001, e na categoria produtor rural e ou liderança classista, José Pinto de Albuquerque, fundador e ex-presidente do Sindicato Rural de Coreaú.representou a FAEC na Zona Norte do Estado como Vice Presidente Regional por duas gestões sequenciais tendo ocupado ainda o cargo de Conselheiro Fiscal da entidade.


PALESTRA MAGNA

A palestra magna com o tema Gestão e Mercado: o Caminho para o Fortalecimento da pecuária nordestina, foi ministrada às 14 h, do dia 5, no auditório principal, pelo Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, economista pela UJF, com mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa-UFV e Doutorado em Economia Aplicada pela USP.


SOBRE O PECNORDESTE

O PECNORDESTE é o maior evento da pecuária nordestina por reunir em um só espaço nove segmentos do agronegócio cearense: avicultura, apicultura, aquicultura e pesca, bovinocultura, caprinovinocultura, equinocultura, Suinocultura e ainda, artesanato e turismo rural.
É uma promoção da FAEC/ SENAR/ CNA, Sindicatos Rurais e SEBRAE/ CE, com o patrocínio do Banco do Nordeste, MAPA, FIEC,Governo do Estado e apoio institucional de diversas associações de produtores.

A expectativa do coordenador geral, Sérgio Oliveira da Silva é receber durante os três dias do Seminário,100 caravanas de produtores, 35 mil visitantes e 4.500 inscritos entre técnicos, produtores, micro e pequenos empresários e profissionais liberais, estudantes, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas e pesquisadores .

A Federação e seus parceiros fazem um grande esforço para realizar este evento, que tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio da pecuária regional, estimulando a difusão de novos conhecimentos e a geração de negócios, disse o Presidente da FAEC, Flávio Saboya.

SOCIAL: Ceará terá Academia de Turismo



Numa iniciativa do Skal Internacional do Brasil, dentro do Projeto Turismo Mundo Afora, será instalada, na próxima quinta-feira feira, 12, no Auditório Deputado Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa, a Academia Cearense de Turismo, cujo primeiro presidente aclamado será o engenheiro Pedro Carlos da Fonseca, Presidente do Fórum de Turismo do Ceará.

Academia Cearense de Turismo – ACT (40 Cadeiras)
Primeira Diretoria 2018/2020
1) Presidente de Honra – Priscila Cavalcanti
2) Presidente – Pedro Carlos da Fonseca
3) 1º Vice Presidente – Colombo Cialdini
4) 2º Vice Presidente – Regis Medeiros
5) 3º Vice Presidente – Sergio Aguiar
6) Diretor(a) Secretário(a) – Socorro Abreu
7) Diretor(a) Institucional/Cultural – Selma Cabral
8) Diretor Social – Tarcísio Porto
9) Diretor de Comunicação – Claudio Ary
10) 1º Diretor(a) de Imprensa – Silvana Frota
11) 2º Diretor de Imprensa – José Rangel
12) Diretor(a) de Cerimonial e Protocolo – Malu Cavalcanti
13) 1º Diretor(a) de Eventos – Indira Guimaraes
14) 2º Diretor(a) de Eventos – Rosana Lima
15) 1º Diretor Ouvidor – Epitácio Vasconcelos
16) 2º Diretor Ouvidor – José Carlos Araújo
17) Diretor ACT Jovem – Kássio César Conselho Acadêmico Presidente - Valmir Rosa Torres Conselheiros

Membros:
1) Alexandre Pereira
2) Alci Porto
3) Edgar Sá
4) Eliseu Barros
5) Francisco Austregésilo Rodrigues
6) Francisco Barreto
7) Francisco Edimilson Rodrigues
8) Joaquim Cartaxo
9) Manoel Cardoso Linhares
10) Sabino Henrique


Ceará lança laboratório e avança na integração de ações em segurança pública



O Ceará vai receber o maior e mais equipado centro de ações integradas de pesquisa, estratégia e inteligência em segurança pública da América Latina. A pedra fundamental do Laboratório Integrado de Segurança Pública (LISP) foi lançada na tarde desta quinta-feira (5), na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal do Ceará, em solenidade que contou com a presença do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e do governador Camilo Santana.

Serão investidos R$ 15 milhões na construção do laboratório, que passará a integrar uma série de iniciativas voltadas à garantia de segurança pública aos cidadãos, após uma parceria exitosa que vem sendo desenvolvida entre a Polícia Rodoviária Federal, a Universidade Federal do Ceará e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Ele vai abrigar aproximadamente 250 pesquisadores, que terão à disposição 220 estações de trabalho, abertas à possibilidade de expansão e distribuídas em um prédio com 5.000 m² de área construída. O objetivo é arregimentar um grande centro de informações (Big Data), desenvolver novas tecnologias para o combate ao crime e aprimorar as já existentes.

“O Ceará tem um povo sofrido, mas perseverante, corajoso e que enfrenta as dificuldades. Estamos vivendo um momento novo para a segurança pública do Brasil. Além do Laboratório que surgiu aqui, o nosso estado vai receber o Centro Integrado de Inteligência em Segurança Pública, o primeiro do país”, destacou Eunício, ao parabenizar toda atenção do governador Camilo Santana dedicada à questão.

O presidente do Congresso Nacional aproveitou a ocasião para solicitar ao ministro Raul Jungmann a rápida efetivação do Centro Integrado de Inteligência, bem como a construção de duas novas penitenciárias regionais, para que o estado tenha condições de esvaziar as delegacias. “Nós queremos garantir a todos os cidadãos o direito democrático de ir e vir”, ressaltou.

O governador Camilo Santana destacou que, mesmo o Ceará sendo o estado que mais tem investido em segurança pública, com contratação de novos profissionais e compra de equipamentos, é preciso investir em estratégia e inteligência. “Por isso acolhemos essa iniciativa da Polícia Rodoviária Federal , em parceria com a Universidade Federal do Ceará, para juntos implantamos um laboratório que será referência para todo o país”, assegurou.

O ministro Raul Jungmann elogiou todo o empenho do senador Eunício Oliveira e do governador Camilo Santana para oferecer segurança à população cearense. Ele disse que os problemas de violência enfrentados no estado são nacionais, e que o país nunca contou com uma política nacional de segurança. “Agora, nós teremos o Sistema Único de Segurança Pública, com recursos assegurados, linha de crédito de R$ 40 bilhões do BNDES para investimentos na área, um instituto e uma escola nacional de segurança pública. E faço aqui um registro do trabalho do senador Eunício para tudo isso se concretize”, enalteceu.

O Superintendente Regional da PRF no Ceará, Marcos Sena, explicou que o Ceará vem sendo referência nacional em pesquisa e estratégia em segurança pública. “A PRF Investiu em tecnologia para não deixar a população desamparada e, mesmo assim, havia a necessidade de avançar. Com inovação e parceria com órgãos como Dnit, a Secretaria de Segurança Pública e Universidade Federal do Ceará, implantamos novos programas e obtivemos resultados positivos”, detalhou, ao comentar sobre como surgiu a ideia de implantar o LISP.

O Diretor Geral da PRF, Renato Dias, participou da solenidade, afirmando que o laboratório vai ser um marco divisor de águas na segurança pública do Brasil. “O Ceará parte na frente no intuito de promover uma efetiva integração de ações de órgãos de segurança pública. Com o apoio do Congresso Nacional e da universidade Federal do Ceará, todos estão colocando com o interesse social e coletivo à frente”, celebrou.

Prestigiaram a solenidade os deputados federais Moses Rodrigues, Cabo Sabino, Chico Lopes e Odorico Monteiro, os deputados estaduais Danniel Oliveira e Mirian Sobreira, o secretário de Segurança Pública, André Costa, a superintendente da Polícia Federal no Ceará, Vanessa Gonçalves, além de outros gestores estaduais, diretores de forças de segurança, vereadores e agentes da Polícia Rodoviária Federal.

Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Nordeste da CNA discute reutilização e dessalinização da água



Com uma palestra do deputado estadual Carlos Matos ( PSDB-CE), ex-secretário de agricultura irrigada do Ceará, sobre possibilidades de reutilização e dessalinização da água, realizou-se hoje, 4, às 15 h, na sala de reuniões do Hotel Beira Mar, em Fortaleza-CE, a reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Nordeste da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com a participação dos nove (9) Presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados nordestinos, sob a coordenação do Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco – FAEPE , Pio Guerra Júnior, tendo como anfitrião o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Viriato de Saboya . O Secretário Executivo do Instituto CNA: André Sanches e os Assessores Técnicos Marina Zimmermann,Carolina Mera e João Carlos De Carli também tomaram parte da reunião.

O deputado estadual Carlos Matos apresentou, durante a reunião da Comissão Nacional novas alternativas para garantir a segurança hídrica no Ceará. O processo de dessalinização da água do mar em maior escala é uma solução inteligente, segundo o parlamentar. “Esse assunto precisa entrar na pauta dos governos e dos presidenciáveis. A transposição não irá resolver todos os problemas”, alertou Carlos Matos. “Em favor da segurança hídrica, as instituições de classe e o setor produtivo precisam se unir”, avalia o parlamentar. Carlos Matos sugeriu ainda a implantação de projetos de irrigação que garantam, pelo menos, 90% de eficiência hídrica e um novo cálculo para a tarifa de água.


PAUTA DA REUNIÃO

Na pauta da reunião foram discutidos ainda os seguintes assuntos : avaliação atual do Projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável”; adesão do Nordeste ao CAR e apresentação do Programa de Regularização Ambiental (PRA); Relato de providências sugeridas na primeira reunião; e assuntos gerais. O presidente da Comissão Nordeste, Pio Guerra disse que a participação do deputado Carlos Matos foi muito importante, e que o Nordeste deve buscar parcerias público-privadas para executar essas ações.

Pio Guerra chamou a atenção dos presidentes para a priorização dos projetos de lei que estão tramitando no Congresso Nacional , em torno de duzentos , para que as federações definam suas prioridades e mobilizem os seus representantes a nível estadual . Ele informou ainda, que foram tratadas também questões como o Seguro Rural, atualização pela CNA dos dados econômicos e de pesquisas técnicas que auxiliem as federações nas informações aos produtores e a mídia, atualização dos dados de armazenagem de grãos para a Região Nordeste e apresentados alguns dados das pesquisas do Programa forrageiras no semiárido, desenvolvido pela EMBRAPA/ CNA . O estado da Bahia, por exemplo, apresentou um vídeo com as experiências em três Unidades Experimentais, Baixa Grande, Itapetinga e Ipirá – mostrando o estágio de desenvolvimento das pesquisas, informou o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB, Humberto Miranda.


Participaram da reunião:



Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – FAEAL

Presidente: Álvaro Arthur de Almeida



Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB

Presidente: Humberto Miranda

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – FAEMA

Presidente: Hilton Coelho de Sousa

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba – FAEPA-PB

Presidente: Mário Borba


Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco – FAEPE

Presidente: Pio Guerra Júnior


Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI

Presidente: Sérgio Bortolozzo

Deputado Federal Júlio César – PIAUÍ


Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Norte – FAERN

Presidente: César Augusto Martins

Diretor: Ubirajara de Araújo

Assessor: Rodrigo Diniz


Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – FAESE

Presidente: Ivan Apóstolo Sobral


Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC

Flávio Viriato de Saboya Neto.


ATT. ASSESSORIA DE IMPRENSA FAEC

Arquivo do blog