A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará -FAEC, através do Sindicato Rural de Moraújo , em parceria com o IFCE/Campus de Sobral, realizam na próxima sexta-feira, 22, a solenidade que celebra a assinatura do convênio para realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios do Projeto " Doutores do Sertão"', com a supervisão do Sindicato Rural de Moraújo. O evento acontecerá às 9 horas no auditório principal do Campus IFCE de Sobral e contará com a presença do Presidente da FAEC, Flávio Saboya, do Vice-Presidente Regional, Elder Aguiar e do Diretor Geral do IFCE em Sobral, Eliano Pessoa, e ainda de alguns alunos da Região Norte do Estado. O IFCE oferece cursos nas áreas de :
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Moraújo, “os filhos dos agricultores que conseguiram ir além em relação aos seus pais e foram estudar em Sobral, fazendo cursos na área da agropecuária podem dar uma grande contribuição ao meio rural . Eu fiquei me questionando qual seria o futuro destes jovens , com certeza eles não voltariam para suas cidades uma vez concluindo seus estudos,quando deveriam aplicar seus conhecimentos nas propriedades dos seus pais , então o "Doutores do Sertão" nasceu desta constatação, de fazer com que o conhecimento acadêmico possa ser difundido no meio rural, através de uma extensão universitária e , também, fazer com que haja uma provocação na sucessão do campo, para que esses jovens , uma vez oportunizando ampliar, divulgar ou empregar seus conhecimentos no meio rural, eles possam também ser empreendedores nesta atividade, aplicando as técnicas de convivência com o semiárido, procurando acrescentar o conhecimento no meio rural, daí nasceu esse projeto” afirmou Hélder Aguiar .
MERCADO DE TRABALHO
Além de poderem colocar em prática o projeto pedagógico no Instituto Federal , o Programa visa sedimentar na Região Norte do Estado, área de atuação do IFCE Campus Sobral, onde encontram-se em fase de consolidação grandes projetos de irrigação: Perímetro Irrigado Araras Norte e Perímetro Irrigado Baixo Acaraú. Existem outros projetos de porte médio como o Jaibaras, Forquilha, as Fazendas de Produção Orgânica em Ubajara, as Empresas de Produção de Flores Tropicais em São Benedito, a extensa cadeia produtiva de frutas e hortaliças em toda a região da Serra da Ibiapaba e outros que demandam por Técnicos em Agropecuária.
Nesse sentido, o "Doutores do Sertão " chega também para dar oportunidade a estes estudantes de nível técnico a buscarem na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas, proporcionando a geração de novos negócios, novos produtos e novos mercados , destaca Hélder Aguiar.
PROGRAMA INCENTIVA O EMPREENDEDORISMO
Para o presidente da FAEC , Flávio Saboya, o Projeto Doutores do Sertão além de almejar o envolvimento dos estudantes na sucessão das propriedades de seus pais, ele leva o jovem ao empreendedorismo. Trabalhar hoje no campo é um bom negócio, mas exige cada vez mais conhecimento técnico e gerenciamento e estas duas ferramentas estes jovens estão tendo a oportunidade que seus pais não tiveram, eles são peças fundamentais na transmissão de novas tecnologias e podem vir a ser futuros empreendedores rurais.
Saboya acha que o projeto do Sindicato Rural de Moraújo é ousado, mas está convencido de que os jovens são os grandes agentes transformadores do meio rural. Conforme informou , o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE braço direito da FAEC na capacitação do produtor rural e de sua família, vem ofertando também diversos cursos de capacitação, inclusive o Curso Técnico em Agronegócio que já está com 229 alunos estudando em quatro Pólos em Fortaleza, Cascavel, Quixadá e Quixeramobim.Estes novos técnicos agropecuários com certeza vão mudar a vida no campo e os Doutores do Sertão, ta,bém, enfatizou .
COMO VAI FUNCIONAR
O programa de estágio acadêmico vai funcionar da seguinte forma : o aluno .....
ONDE FICA MORAÚJO
A cidade de Moraújo fica a 306,7 km de Fortaleza, está na microrregião de Coreaú, e tem na agropecuária 14,32% do seu PIB . A população rural é maior do que a urbana, ou seja, tem 8.579 habitantes,nos quais 4.446 habitam a zona rural. ( Dados do IPECE) .
Assessoria de Imprensa Sistema FAEC/SENAR-CEn-85-35358038
Nenhum comentário:
Postar um comentário