O papa Francisco participou na Cidade do Vaticano, de encontro com cerca de 70 prefeitos de várias cidades do mundo. Ele pediu que as autoridades tenham consciência “do problema da destruição do planeta que nós mesmos estamos levando adiante”. Acrescentou que “a Santa Sé pode fazer belo discurso nas Nações Unidas, mas se não partir de vocês, das grandes ou pequenas cidades, não haverá nenhuma mudança”.
Os prefeitos de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; de São Paulo, Fernando Haddad; de Salvador, ACM Neto; de Curitiba, Gustavo Fruet, e de Porto Alegre, José Fortunati; participaram do evento, promovido pela Academia Pontifícia das Ciências e das Ciências Sociais.
A delegação brasileira preparou uma carta relatando os principais desafios enfrentados pelos governos locais e pedindo à ONU para que os reconheça como atores fundamentais na promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento humano.
Francisco lembrou ser nas cidades que se desenvolvem os fenômenos da imigração e da pobreza, muitas vezes incentivados por uma migração causada pela desertificação do planeta e do aquecimento global. O santo padre citou também a encíclica Laudato si (Louvado seja) - Sobre o cuidado da casa comum, apresentada no dia 18 de junho, voltada para os problemas do planeta. Ressaltou que o documento é muito mais social do que apenas “verde” porque os humanos “não podem ser excluídos da cura do ambiente”. (das agências)
Nenhum comentário:
Postar um comentário