A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Ceará- FAEC , comemora no dia 16 de dezembro próximo, 55 anos de sua fundação, ocasião em que realizará uma solenidade de homenagem aos ex-presidentes, especialmente a José Ramos Torres de Melo Filho, que dirigiu a Federação por 21 anos, de 1989 a 2010 e tem uma longa folha de serviços prestados à Instituição.
A data marca também o lançamento de um livro sobre os 25 anos do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO , criado pela Federação em 1995, organizado com a consultoria do ex-presidente Torres de Melo, do engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa CNPAT, João Pratagil Pereira de Araújo, primeiro secretário executivo do Agropacto e do ex-secretário de Desenvolvimento Rural, Pedro Sisnando Leite, grande colaborador do Agropacto nos dois governos Tasso Jereissati e do atual presidente Flávio Viriato de Saboya. As pesquisas, entrevistas e a coordenação ficou a cargo da jornalista Silvana Frota, assessora de imprensa desde 2000.
Vinte e cinco personalidades, entre autoridades, incluindo o governador Camilo Santana, dirigentes de instituições do setor público e privado , enviaram seus Depoimentos destacando o papel do Agropacto e sua importância na mobilização das instituições que compoēm o sistema agropecuário para discutir ações de melhorias para o setor. A solenidade com autógrafo de alguns exemplarea será realizada de forma presencial, mais restrita a alguns convidados especiais, devido à pandemia do coronavirus e será transmitida pelo facebook do Sistema FAEC/ SENAR.
Fundada em 1965 como Federação das Associações Rurais, a FAEC teve anteriormente uma junta governativa composta por dois membros , Lair Antonino da Silva ( Presidente) e José Walter de Araújo (Tesoureiro), conforme consta na sua Ata de Criação. Já em 1965 , obteve o registro de sua Carta Sindical , pelo Ministério do Trabalho e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA . Nesse período teve cinco presidentes, dos quais dois ainda vivos, José Ramos Torres de Melo Filho, o quarto dirigente no período de 1989 a 2010 e Flávio Viriato de Saboya ( 2011-2021), o quinto e atual dirigente .
O primeiro presidente foi José Walter Araújo ( 1968-1974), segundo : José Wagner Pereira ( 1974 a 1980) e o terceiro , Elias Leite Fernandes (1980-1989).
A FAEC iniciou suas atividades com oito Sindicatos Rurais, Itapajé, Maranguape, Nova Russas, Quixadá, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, Sobral e Solonópole. Hoje, conta com 50 Sindicatos ativos, e 11 vice-presidentes regionais nas regiões do Maçico de Baturité, Litoral Leste, Litoral Oeste, Região Norte, da Ibiapaba, Centro -Sul, Médio Jaguaribe, Sertão Central, Baixo Jaguaribe, Sertão dos Inhamuns e Cariri .
SERVIÇO:
Dia 16 de dezembro- Solenidade Aniversário de Fundação da FAEC
Hora : 8hs30min
Local : Sede do Sistema FAEC/ SENAR
Entrevistas :
Presidente Flávio Saboya: 9-92130613
José Ramos Torres de Melo Filho -9- 9198-9778
Silvana Frota: 99819640