sexta-feira, 27 de novembro de 2020

CDL FORTALEZA LANÇA NATAL DE LUZ COM NOVAS ATRAÇÕES.

 


Jamila Araujo E Assis Cavalcante (2)
Jamila Araujo E Assis Cavalcante (2)

O Instituto CDL e a CDL Fortaleza realizaram café da manhã, nesta segunda-feira (24), para apresentar todos os detalhes da decoração e da programação da 24ª edição do Ceará Natal de Luz 2020. Para evitar aglomerações, as apresentações artísticas serão transmitidas no canal do YouTube do Ceará Natal de Luz. Além disso, o Coral da Luz será itinerante, a partir do dia 1º de dezembro. Com o lema “Amor e luz”, o evento começa no dia 30 de novembro.





Clima de Natal já se espalha sobre a Capital de Fortaleza.



 Clima de Natal já se espalha sobre a Capital de Fortaleza. Aprecie a linda decoração de alguns pontos da cidade.


FAEC COMEMORA 55 ANOS E LANÇA LIVRO SOBRE OS 25 ANOS DO AGROPACTO.



A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Ceará- FAEC , comemora no dia 16 de dezembro próximo, 55 anos de sua fundação, ocasião em que realizará uma solenidade de homenagem aos ex-presidentes, especialmente a José Ramos Torres de Melo Filho, que dirigiu a Federação por 21 anos, de 1989 a 2010 e tem uma longa folha de serviços prestados à Instituição.


A data marca também o lançamento de um livro sobre os 25 anos do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO , criado pela Federação em 1995, organizado com a consultoria do  ex-presidente Torres de Melo, do engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa CNPAT, João Pratagil Pereira de Araújo, primeiro secretário executivo do Agropacto e do ex-secretário de Desenvolvimento Rural, Pedro Sisnando Leite, grande colaborador do Agropacto nos dois governos Tasso Jereissati e do atual presidente Flávio Viriato de Saboya.  As pesquisas, entrevistas  e a coordenação ficou a cargo da jornalista Silvana Frota, assessora de imprensa desde 2000.

Vinte e cinco personalidades, entre autoridades, incluindo o governador Camilo Santana, dirigentes de instituições do setor público e privado ,  enviaram seus Depoimentos destacando o papel do Agropacto e sua importância  na mobilização das instituições que compoēm o sistema agropecuário para discutir ações de melhorias para o setor. A solenidade  com autógrafo de alguns exemplarea   será realizada de forma presencial, mais restrita a alguns convidados especiais,  devido à pandemia do coronavirus e será transmitida pelo facebook do Sistema FAEC/ SENAR.


Fundada em 1965 como Federação das Associações Rurais, a FAEC teve anteriormente  uma junta governativa composta por dois membros , Lair Antonino da Silva ( Presidente) e José Walter de Araújo (Tesoureiro), conforme consta na sua  Ata de Criação. Já em 1965 , obteve o registro de sua Carta Sindical , pelo Ministério do Trabalho e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA . Nesse  período teve cinco presidentes, dos quais dois ainda vivos, José Ramos Torres de Melo Filho, o quarto dirigente no período de 1989 a 2010  e Flávio Viriato de Saboya ( 2011-2021), o quinto e atual  dirigente . 

O primeiro presidente foi José Walter Araújo ( 1968-1974), segundo : José Wagner Pereira ( 1974 a 1980) e o terceiro , Elias  Leite Fernandes (1980-1989).


A FAEC iniciou suas atividades com oito  Sindicatos Rurais, Itapajé, Maranguape, Nova Russas, Quixadá, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, Sobral e Solonópole. Hoje, conta com 50 Sindicatos ativos, e 11 vice-presidentes regionais nas regiões do Maçico de Baturité, Litoral Leste, Litoral Oeste, Região Norte, da Ibiapaba, Centro -Sul, Médio Jaguaribe, Sertão Central, Baixo Jaguaribe, Sertão dos Inhamuns e Cariri .


SERVIÇO:

Dia 16  de dezembro- Solenidade Aniversário de Fundação da FAEC

Hora : 8hs30min

Local : Sede do Sistema FAEC/ SENAR

Entrevistas :

Presidente Flávio Saboya: 9-92130613

José Ramos Torres de Melo Filho -9- 9198-9778

Silvana Frota: 99819640

O primeiro hotel localizado na área do Aeroporto Internacional de Fortaleza deve estar pronto para receber hóspedes até 2023.


O uso da área, de aproximadamente 6 mil m², será na modalidade RFP (Request for Proposal). Conforme a Fraport, o público-alvo são redes e operadores hoteleiros, assim como investidores.

Com os primeiros passos para transformar o Pinto Martins em um Aeroporto-Cidade, vai dinamizar a economia da região e também tornar o equipamento menos dependente do fluxo de passageiros.

No penúltimo programa de Sarto, o destaque foi para o candidato a vice. Já Wagner reprisou a sua propaganda.

 

Élcio Batista (PSB) enfatizou o trabalho que desenvolveu ao lado do governador Camilo Santana. Foto: Reprodução/Youtube.

O candidato a prefeito de Fortaleza, Sarto (PDT), aproveitou o penúltimo programa eleitoral exibido na televisão nesta quarta-feira (26) para apresentar propostas para as principais áreas do Governo. A propaganda contou ainda com a participação de Élcio Batista (PSB), que concorre à vaga de vice-prefeito. Capitão Wagner (PROS), por sua vez, reprisou programa veiculado no início da semana.

“2021 se aproxima e Fortaleza vai entrar em um novo processo de transformação. Meu compromisso é avançar ainda mais, porque a construção de uma cidade mais humana é um trabalho contínuo”, disse Sarto ao prometer medidas de melhoria para a Educação, geração de emprego, saneamento básico e Saúde.

“Por mais médicos, mais escolas em tempo integral, mais casas. Cada um tem seu motivo e quero ser prefeito para honrar cada um. Agora, é hora de construir uma Fortaleza mais humana, de todos”, defendeu.

Na Educação, ele prometeu criar os primeiros berçários públicos de Fortaleza, ampliar o ensino integral e abrir mais 10 mil novas vagas de creche. O postulante se comprometeu ainda criar 50 mil novas vagas de trabalho, apoiar o microempreendedor, serviço para minorar situação de pessoas com dívidas e crédito de R$ 3 mil para mulheres carentes da cidade.

Na área da Habitação, Sarto quer entregar 5 mil novas unidades habitacionais e 40 mil papéis da casa própria, além de ampliar o saneamento básico. O pedetista quer, ainda, implantar 10 novas torres de segurança, ampliar o monitoramento no entorno das paradas de ônibus e implantar o aluguel social “Maria da Penha”.

Na área da Saúde, Sarto se comprometeu em garantir vacina contra o novo coronavírus para toda a população, construir 18 novos postos de saúde, duas novas UPAs e duas novas policlínicas. “Muita coisa foi feita e há muito o que fazer. Quem vai estar lado a lado para ajudar é o meu vice”, disse o pedetista sobre a participação de Élcio Batista (PSB).

Élcio falou do trabalho que realizou ao lado do governador Camilo Santana no governo do Estado, e destacou sua origem nos movimentos sociais. “Sou do diálogo e da luta pela paz. Sempre juntei forças para atender às pessoas. Me juntarei a Sarto por mais igualdade de oportunidade”, disse.

Verdade

Na abertura de seu programa eleitoral, Sarto se defendeu das acusações de que tenha sido investigado por CPI na Assembleia Legislativa. Ele negou o fato e disse que seu adversário, Capitão Wagner, queria apenas confundir o eleitor. “Mas a verdade é sempre o melhor caminho”.

A propaganda de Wagner, nesta quarta-feira (26) foi reprisada. No entanto, o candidato utilizou parte do programa para voltar a acusar Sarto de ter sido investigado por CPI na Assembleia Legislativa. “O lado de lá sabe que sou independente. Vamos ver quem é pau mandado de quem”, disse.

GOVERNADOR PROMETE CONTRATAR CONCURSADOS DA EMATERCE EM 2021.

Vinculada à SDA, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) terá um reforço operacional a partir de 2021. De acordo com o governador Camilo Santana, os aprovados no último concurso da instituição serão chamados no começo do ano. “Faz mais de 30 anos que não tinha concurso. Era para ter chamado esse ano, mas por conta da pandemia tivemos que adiar, mas, se Deus quiser, no início do ano vocês serão convocados para assumir essa importante função de levar assistência técnica para os nossos agricultores familiares”, afirmou o governador. “Esses novos concursados farão uma enorme diferença. Sabemos da importância que é a assistência técnica e a extensão rural”, comemorou De Assis Diniz.

Regulamentada Lei que cria o Programa Contribuinte Pai d’Égua.

O governador Camilo Santana regulamentou a lei que cria o Programa de Conformidade Tributária “Contribuinte Pai d’Égua”, por meio do decreto nº 33.820, publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (20).

A iniciativa estabelece benefícios para os contribuintes que cumprem regularmente as obrigações fiscais. A ideia é dar mais eficiência na arrecadação e melhorar o ambiente de negócios, além de promover a educação fiscal.

Com o programa, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), pretende estimular os contribuintes à auto regularização e à conformidade tributária, estabelecendo benefícios para os que andam em conformidade com o Fisco. 

É uma forma de estreitar a relação entre os contribuintes e o Fisco, como destaca a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobayhba.

LIONS CLUBE DE FORTALEZA IRACEMA VOLTA À CASA DE NAZARÉ PARA ENTREGAR 67 ÓCULOS.

Completando o ciclo da campanha pela visão, após a realização de consultas oftalmológicas há  duas semanas, com o apoio de médicos da  Sociedade Cearense de Oftalmologia do  Ceará,  nesta quarta- feira,  dia 25 de novembro, o Lions Clube de Fortaleza Iracema, acompanhou a entrega de 67 óculos e lentes às idosas da Casa de Nazaré,  doadas pela Empresa francesa  ESSILOR.

 A presidente do Lions Clube  Élia  Farias, se fez acompanhar pelas Companheiras Maria do Carmo, Conceição Martins  e do Companheiro Alexandre Brasil. A presidente se disse feliz por ter completado o ciclo da proposta do clube de Servir com entusiasmo.  

Na ocasião, a assistente social da Casa de Nazaré,  Camila, agradeceu as doações entidades parceiras pela ação  que segundo ela, veio ajudar bastante  às idosas daquela instituição.

Governo do Ceará vai comprar Leonardo Da Vinci e transformar a unidade em hospital público permanente.

 

O equipamento vai integrar a rede estadual de saúde e ajudar a reduzir a fila de espera para cirurgias eletivas. A estimativa é realizar cinco mil até o primeiro trimestre do próximo ano

O governador Camilo Santana comunicou, nesta quinta-feira (26), que o Hospital Leonardo Da Vinci será adquirido pelo Governo do Ceará junto à iniciativa privada e passará a integrar a rede pública estadual de saúde de forma permanente. Com capacidade para funcionar até 230 leitos, o equipamento vai contribuir para reduzir a fila de cirurgias eletivas, com previsão para 800 procedimentos mensais.

A aquisição foi comemorada por Camilo Santana, que vê na novidade a possibilidade de ofertar mais serviços de saúde à população. “O Estado vai adquirir para ser mais um equipamento a prestar serviço na área da saúde ao povo cearense. Esse hospital tem capacidade para 230 leitos, sendo 30 de UTI e o restante de enfermaria. Nossa meta é zerar as filas de cirurgias eletivas nos próximos seis meses”, destacou o governador.

No início da pandemia do Coronavírus, a unidade foi requisitada à iniciativa privada para ser cedida ao Estado e se somar aos equipamentos de saúde no tratamento de pacientes com Covid-19. “No pico da pandemia, o hospital chegou a ter 150 leitos de UTI exclusivamente para atender pacientes com Covid-19. Foi um hospital que salvou muitas vidas e deu uma retaguarda importante nesse enfrentamento da pandemia no Ceará”, lembrou Camilo.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reforçou a importância de investimentos públicos na área. “A gente precisa celebrar cada investimento feito na saúde. Vai permitir mais oportunidade de internação clínica de qualidade. De todos os investimentos sociais, aqueles que mais aliviam a dor, a angustia e mais alcançam as pessoas que precisam, são os feitos no SUS. Mais de 80% da nossa população é usuária do Sistema Único de Saúde”, comentou o gestor municipal.

Aproveitando o investimento

A unidade de saúde foi uma das primeiras a se tornar exclusiva para o atendimento de pacientes com Covid-19 no Ceará. De propriedade particular, até então, o hospital foi requisitado em março deste ano pelo Estado para ampliar a oferta de leitos público no tratamento da doença. O equipamento estava fechado e foi todo adaptado pelo Governo do Ceará para a situação de emergência. O Leonardo Da Vinci chegou a contar com 216 leitos, sendo 150 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 813 profissionais de diferentes áreas atuando multidisciplinarmente.

O titular da Secretaria da Saúde (Sesa), Dr. Cabeto, citou investimentos importantes feitos para combater a pandemia e que hoje servem à população de outra maneira, mas com a mesma finalidade: ofertar serviços de saúde. “Nossos investimentos na Covid-19 todos estão sendo bem aproveitados. Temos 20 cidades do Interior onde o Estado aportou recursos para ampliar o atendimento de terapia intensiva que estão mantidos”, afirmou o secretário.

Atualmente, 34 leitos permanecem exclusivos para atendimento à Covid-19, sendo 24 de enfermaria e 10 de UTI. A unidade tem capacidade para reativar os 150 leitos, dependendo da demanda. Desde 13 de outubro que o hospital passou a realizar cirurgias eletivas. Por mês, a expectativa é que ocorram cerca de 800 procedimentos nas áreas de ortopedia, otorrinonaringologia, urologia e cirurgia geral. Para esses novos serviços, o Hospital vai contar com 195 leitos, entre enfermaria e UTI, e também com nove salas de cirurgias. “O hospital tem como meta a realização de cinco mil cirurgias até o primeiro trimestre do ano que vem. Com isso, a gente espera reduzir essa aflição”, pontuou Dr. Cabeto.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Fortaleza recebe estudo para avaliar a incidência de infecção do coronavírus na população brasileira.

 Avaliação acompanhará 320 moradores da capital; objetivo é identificar a dinâmica da infecção e permanência da imunidade

 

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, inicia em novembro a Avaliação de Incidência de Infecção por SARS-CoV-2 e de COVID-19 (Avisa), um estudo que irá acompanhar a incidência e infecção do novo coronavírus em 320 moradores de Fortaleza, no Ceará. Ao todo, o inquérito incluirá 3.520 participantes de 11 cidades por diversas regiões do Brasil

Os estudos, parceria entre o Butantan, Todos pela Saúde e Associação Samaritana, permitirá a identificação da dinâmica de contaminação pelo vírus e também o tempo de imunidade após a infecção. Em Fortaleza, o estudo será conduzido pela Universidade Federal do Ceará.

Os participantes serão acompanhados por 18 meses, passarão periodicamente por testes rápidos para diagnóstico do coronavírus e a cada 12 semanas por exames de sangue. Os resultados parciais deste acompanhamento serão divulgados a cada três meses até a conclusão dos estudos.

“A importância deste novo estudo está na possibilidade de termos uma dimensão melhor da epidemia nas mais diversas regiões do país. A ação reafirma o compromisso do Butantan com a sociedade e vem ao encontro das demais iniciativas, como as ações de testagem e o desenvolvimento da vacina CoronaVac”, afirma Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

Além de Fortaleza, a iniciativa contará com o apoio de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais em São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Serrana (SP), Rio de Janeiro (RJ), Laranjeiras (SE), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Brasília (DF) e Cuiabá (MT).

Os mais de 3.500 participantes serão divididos por faixa etária e passarão por acompanhamento pelo período de 1 ano e meio. A seleção, feita por sorteio, levará em consideração o domicílio como referência. Todas os moradores da residência serão convidados a participar.

Durante a avaliação os centros de pesquisa clínica, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais parceiros atuarão de forma integrada, permitindo o acompanhamento dos participantes e a obtenção dos dados conforme os protocolos do estudo.

 

 Objetivos e perspectivas

 

O foco principal deste estudo está nas questões ainda não respondidas, principalmente na avaliação a longo prazo da incidência da COVID-19 e a sua evolução em diferentes cenários e regiões.

Outro aspecto importante está na heterogeneidade da resposta imune e as diferentes apresentações clínicas da doença, que são aspectos decisivos para entender a melhor estratégia em busca de marcadores de proteção e de planejamento de imunização.

Outro objetivo é a avaliação dos fenômenos sociais, que precisam ser devidamente compreendidos em relação ao isolamento social e a variedade de políticas sociais que influenciam e afetam os seus resultados.

Além disso, o estudo se propõe a elaborar relatórios periódicos gerais e por município onde estão localizados os onze Centros de Pesquisa e enviá-los às Secretarias Municipais da Saúde para, assim que necessário, sejam tomadas as decisões necessárias.

Festival Sabores do Ceará edição Sobral: cerca de 50 pratos estarão disponíveis para degustação.

 Com destaque para a culinária regional e patrimonial, o evento chega a Sobral no final de novembro.

 

A cidade de Sobral já entrou em contagem regressiva para o Festival Sabores do Ceará. Sucesso em Fortaleza, o evento em breve chega à Princesa do Norte entre os dias 26 de novembro a 06 de dezembro. O caminho da capital ao interior foi belamente traduzido em forma de animação e cordel, disponível no instagram do evento.

 

Com uma proposta de valorização de ingredientes regionais através do tema “Tradições Gastronômicas de Sobral”, o festival já tem seus pratos e estabelecimentos definidos, estando em fase final de preparação. As categorias incluem: Lanches e Petiscos, Prato Principal e Sobremesa. Para uma degustação completa, há a categoria Chef de Cozinha, onde os clientes poderão consumir um menu completo com Entrada, Prato Principal e Sobremesa.

 

O público participante poderá ter acesso a quase 50 pratos de mais 30 de estabelecimentos, indicando que a cidade tem muito a oferecer quando se trata de explorar as riquezas gastronômicas do Nordeste e semiárido. Clássicos regionais como carne de cordeiro e de sol, manteiga da terra, queijo de cabra, derivados da mandioca e muitos outros estão devidamente retratados na lista, em breve disponível nas redes sociais do evento.

 

O festival também contará com vários pratos de frutos do mar, além de sobremesas com frutas tropicais. Outro destaque são os diversos burgers e pizzas artesanais que estarão à disposição da clientela, ficando ao público a (nada) árdua tarefa de escolher.

 

A maioria dos estabelecimentos oferecem serviço delivery ou via aplicativos como o Aiqfome, a recomendação é acompanhar de perto a divulgação dos pratos, preços e serviços no site e instagram do evento, ricos em informações extras sobre culinária e ingredientes regionais. Vale o clique!

 

 

Festival Gastronômico Sabores do Ceará – Edição Sobral

Local: Sobral – CE

Evento: de 26 de novembro a 06 de dezembro de 2020

Realização: Sebrae – CE

Aplicativo Parceiro: Aiqfome

 

Parceiros Institucionais: Fecomércio, Prefeitura de Sobral, Idetagro, Uninta, IFCE

Redes Sociais: @festivalsaboresdoceara

Contatos: festivalsebraece@gmail.com

Votos válidos: Sarto abre 20 pontos de vantagem sobre Wagner.

 

Primeira pesquisa Ibope para o segundo turno em Fortaleza mostra que candidato do PDT tem 60% das intenções de votos válidos, enquanto o concorrente do Pros tem 40%. Especialistas analisam desempenhos

fotografia
Legenda: No cenário de votos válidos, quando são descartados os eleitores indecisos, ou que pretendem votar branco ou nulo, o candidato do PDT soma 60% das intenções, enquanto o candidato do Pros tem 40%, segundo o Ibope

A primeira pesquisa Ibope para a disputa do segundo turno em Fortaleza, divulgada ontem (23), mostra vantagem do candidato Sarto Nogueira (PDT), no atual momento, sobre seu adversário, Capitão Wagner (Pros). Os dois disputam, até o próximo domingo (29), quem será escolhido para chefiar o Executivo da capital cearense.

No cenário de votos válidos, quando são descartados os eleitores indecisos, ou que pretendem votar branco ou nulo, o candidato do PDT soma 60% das intenções, enquanto o candidato do Pros tem 40%, segundo o Ibope.

A abertura da 24ª edição do Natal de Luz acontecerá no dia 30 no canal do YouTube, a partir das 20h45.

Em sua 24ª edição, o Ceará Natal de Luz estará mais perto dos seus espectadores! 😍📱

A abertura do evento acontecerá no dia 30 no canal do YouTube, a partir das 20h45.
Todos os espetáculos serão encenados diretamente de pontos simbólicos da cidade, assim como também em importantes equipamentos culturais e turísticos da Capital. E vai ser possível poder conferir tudinho pela tela do seu smartphone, TV ou demais equipamentos eletrônicos. Então aproveita e já acessa o canal, se inscreva e aperte o sininho para receber notificações de novos vídeos:
▶ http://bit.ly/NataldeLuzYoutube⠀
Prepare seu coração para uma noite cheia de emoções, salve essa data na sua agenda e não perca esse momento super especial e cheio de magia! Em breve traremos mais informações. 🎄🌟🎅🤳

#CearáNataldeLuz #NataldeLuz #YouTube #CDL #IFCDL

Black Friday: Imóveis têm descontos de até R$ 163 mil e condições especiais.

 

Além de abatimento nos preços, empresas também estão com outros benefícios, como documentação gratuita.

fotografia
Legenda: De acordo com as buscas do Google, o volume de pesquisas sobre imóveis foi 34% maior em outubro deste ano comparado ao mesmo mês de 2019, com destaque para compra/venda (+73%) e aluguel (+70%).
Foto: Gustavo Pellizzon

Data já consolidada no Brasil, a Black Friday tem expandido os segmentos participantes a cada ano. Nesta edição, um dos mais promissores é o imobiliário, em virtude das condições de financiamento com os juros em queda e da adesão das construtoras.

Documentação grátis e mais

construtora Dias de Sousa está com vantagens para quem adquirir uma unidade no Soho Residence, como documentação grátis (ITBI, registro e escritura), seis meses de condomínio grátis, móveis fixos de presente e ainda a possibilidade de usar outro imóvel como parte do pagamento, mediante análise da construtora.

Localizados no bairro Edson Queiroz, os imóveis têm valores a partir de R$ 699 mil, 91,75 metros quadrados, possuindo três quartos, sendo duas suítes e duas vagas de garagem. A oferta é válida até 30 de novembro.

De acordo com o Diretor Comercial da Dias de Sousa, Marcelo Prado, esta é uma oportunidade de analisar as ofertas e buscar a melhor condição de compra. “As empresas estão mais abertas às negociações e oferecem vantagens que implicam em redução de custos no preço final das unidades”, destaca.

Desconto em unidade específica

Moura Dubeux está com uma unidade específica do empreendimento Metropolitan Central Park, no bairro Papicu, em promoção de Black Friday. A Construtora está dando R$ 163 mil de desconto, fazendo o imóvel sair a R$ 650 mil. A entrada ainda pode ser parcelada em duas vezes e a única condição para participar é ter crédito aprovado em algum banco. A campanha segue até o fim do mês.

800 imóveis com preço reduzido

A MRV também está com promoções de Black Friday e com desconto de até R$ 7 mil em 800 unidades localizadas em quatro empreendimentos na Região Metropolitana de Fortaleza. Estão participando da ação o Eco Way, no Eusébrio, o Forte Versalhes, em Maracanaú, o Parque Donatello e o Torre dos Ipês, ambos em Fortaleza.

A construtora oferece imóveis a partir de R$ 129 mil e, além do abatimento, está com outras vantagens válidas até 30 de novembro, como parcelamento da entrada em até 48 vezes, mensalidades a partir de R$ 299,00, ITBI e Registro grátis e alternativas de financiamento para diferentes tipos de perfis.

Dicas para o consumidor

O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis no Ceará (Creci-CE), Tibério Benevides, destaca que, diferentemente de outros segmentos, é muito fácil verificar se as promoções são realmente verídicas pelo histórico das tabelas de preços. "A gente sabe que é comum nessa época de Black Friday o pessoal aumentar para dar desconto, mas não é o caso mercado imobiliário", afirma.

Ele aponta que, como o estoque de unidades já está um pouco menor, os descontos no mercado imobiliário serão menores que em anos anteriores, quando chegaram a 28%. "Com a redução do estoque,
esse desconto está na casa de 15% em alguns imóveis. Claro que não são todos os apartamentos com valores diferenciados, então as construtoras geralmente aproveitam para colocar duas ou três unidades do seu estoque na campanha", explica.

Benevides elenca que Meireles, Aldeota, Bairro de Fátima, Guararapes e Luciano Cavalcante continuam sendo os bairros mais valorizados e de maior procura.

Na hora da compra, o presidente do Creci alerta para alguns cuidados que o consumidor deve ter e ressalta também a importância do auxílio de um corretor de imóveis. "Você precisa verificar se as construtoras estão com registro de incorporação. Se o prédio estiver pronto, tem que estar tudo averbado na matrícula. Além disso, o corretor de imóveis sabe o melhor imóvel para as necessidades do cliente, o que se adequa melhor em seu perfil. É o profissional que vai oferecer toda a segurança jurídica para uma compra segura, pois ele tem a obrigação de conhecer o que está vendendo", orienta.

Buscas no Google

Um estudo encomendado pelo Google e realizada pela Provokers indica que o segmento imobiliário será um dos grandes destaques nessa Black Friday. Conforme o levantamento, a importância na intenção de compra dos brasileros para a data subiu 15% nesse semgento em relação ao ano passado.

De acordo com as buscas do Google, o volume de pesquisas sobre imóveis foi 34% maior em outubro deste ano comparado ao mesmo mês de 2019, com destaque para compra/venda (+73%) e aluguel (+70%). O índice chega a superar o volume registrado em janeiro, mês considerado de melhores resultados com 27% mais buscas que a média do ano.

Rússia afirma que vacina Sputnik V contra covid-19 tem eficácia de 95%.

Moscou, 24 Nov 2020 (AFP) - A Rússia afirmou nesta terça-feira (24) que sua vacina Sputnik V contra a covid-19, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Gamaleya de Moscou, tem eficácia de 95%. O anúncio foi feito no momento em que a Rússia, o quinto país com maior número de casos do mundo, com quase 2,2 milhões, registrou um recorde diário de 491 mortes, chegando a um total de mais de 37.000. Estes são resultados preliminares obtidos com voluntários 42 dias após a aplicação da primeira dose, indicam em um comunicado conjunto o centro Gamaleya, o ministério russo da Saúde e o Fundo Soberano russo envolvido no desenvolvimento da vacina. O comunicado, porém, não explica quantos casos... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/11/24/russia-afirma-que-vacina-sputnik-v-contra-covid-19-tem-eficacia-de-95.htm?cmpid=copiaecola

Instalação performática apresenta histórias da orla de Fortaleza contadas por mulheres.

 

Trabalhos de 20 artistas poderão ser conferidos em "Mulheres do Mar" a partir desta terça-feira (24), no Farol da Juventude, recompondo paisagens a partir da perspectiva feminina.



Foi durante um simples passeio com as primas pela Praia de Iracema, por volta dos 13 anos de idade, que Marie Auip teve outra dimensão do cotidiano desse lugar de Fortaleza. Era começo da noite e, à época, dois estrangeiros pararam para conversar com elas. A novidade do sotaque inglês logo chamou a atenção e promoveu o diálogo, interrompido bruscamente por um taxista que estava por ali. “Olha, vocês não podem falar com gringos porque, senão, eles vão pensar que vocês são outra coisa”, disse ele.

Décadas depois do acontecido, a expressão “outra coisa”, mencionada pelo homem, continua martelando na memória de Marie. Traz inquietação. “Por meio daquela fala, percebi a territorialidade do que é ser mulher na orla da Capital, na qual alguns corpos podem ser visibilizados e outros, não. Isso ocorre muito no espaço público”, situa a performer e pesquisadora cearense.

“Existem séculos de domesticação do corpo feminino, ação que o coloca como o local do privado. Resultado: a circulação dele pelas cidades obedece a uma lógica puramente patriarcal”, completa.

O incômodo com essa realidade fez com que a artista desejasse contar a história de outras mulheres e suas experiências no pedaço da urbe que interage com o oceano, buscando compreender como esses outros corpos femininos habitavam a orla.

Assim nascia o projeto “Mulheres do Mar”, cuja proposta, por meio de intensas trocas de relatos e fazeres, é abraçar uma perspectiva diferente da usual, recompondo paisagens a partir do olhar de mulheres. A partir desta terça-feira (24), podem ser conferidos os frutos desse esforço coletivo por meio de uma instalação performática homônima à iniciativa, em cartaz no Farol da Juventude até o dia 5 de dezembro.

Realizado pelo Instituto Iracema, por meio do Centro Cultural Belchior, o trabalho integra parte das comemorações dos 10 anos de atuação do EmFoco Grupo em Fortaleza, contemplado pelo VIII Edital das Artes, da Secretaria da Cultura da cidade (Secultfor).

No centro da ação – com expografia desenvolvida por Marie Auip em parceria com Eduardo Bruno, fundador do EmFoco – estão vídeos, fotografias, textos e materialidades criados por 20 artistas, de diferentes contextos e especificidades. Todas participaram de residências ministradas em julho e outubro deste ano a partir da provocação “O que é ser mulher na orla de Fortaleza?”.

Redes

Também compõe a instalação a performance “Pescaria”, desenvolvida durante encontros com mais de 40 senhoras frequentadoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Idoso do Centro Comunitário Luiza Távora, no início de 2019 e 2020. O trabalho ocorrerá de 26 a 28 de novembro e de 3 a 5 de dezembro, sempre a partir das 15h30, na área entre o Mincharia e o Poço da Draga. 

A partir das conversas com mulheres que habitam a região do Grande Mucuripe há mais de 30 anos, os transeuntes poderão conferir Marie Auip escrevendo e costurando parte dessas memórias em uma rede de pesca. Além disso, haverá espaço para participação das mulheres presentes que queiram sentar e contar suas histórias.

“O próprio mito fundador de nossa cidade, “Iracema”, foi escrito por um homem e, de certa maneira, muito do que a gente conhece do que é ser mulher foi construído por meio de patrimônios e literaturas desenvolvidos por homens. Nesse projeto, o que a gente quer é contar a história de Fortaleza por meio da perspectiva feminina”, reitera Marie.

Ancorada por uma frase da filósofa, artista plástica, professora e escritora Marcia Tiburi – “O feminismo é o contrário da solidão” – a pesquisadora relata que o contato com as participantes promoveu acalorados debates e aprofundamentos, um vínculo que nem a pandemia de Covid-19 rompeu. Por meio da internet, encontros e até um ateliê criativo foram otimizados.



“O que dialogamos nessas semanas do ‘Mulheres do Mar’ transbordou o mar. Ele foi para dentro da cidade, tendo em vista que foram várias as questões trabalhadas – desde especulação imobiliária até como tratamos o oceano como uma mercadoria, entre outras”, destaca a estudiosa. Deste modo, a instalação performática representa um grande lugar de atravessamento sobre pautas políticas, sociais, ambientais e poéticas.

Distanciamento

Designer e empresária carioca, Jô de Paula reside há 15 anos em Fortaleza e, na instalação, apresentará o vídeo “Presença”, realizado a partir da técnica de stop-motion. A criação reflete as percepções dela frente à dinâmica do espaço da praia na Capital, algo bastante diferente do que costumava presenciar no Rio de Janeiro.

“Quis trabalhar com o preconceito que existe nesse ambiente e como são construídos os medos nele. No Rio, vemos pessoas com canga na areia, desconhecidos sentando perto, há essa mistura de todas as classes na praia. Quando cheguei aqui, fiquei bem impressionada com a presença das barracas, esse distanciamento da água. Logo passei a frequentar o aterro da Praia de Iracema, um lugar que, há oito anos, era de poucos turistas e mais de pessoas simples. E todo mundo ficava muito chocado porque eu ia para lá devido a uma suposta sujeira na água, que diziam que tinha, e pela violência do lugar. A proposta da instalação me fez pensar sobre isso”, descreve.

Ela comenta que é bastante necessária a iniciativa do “Mulheres do Mar” porque traz à luz não apenas narrativas, mas uma diversidade de questões que atravessam o feminino, refletindo, assim, sobre a condição das mulheres – tanto de um modo geral como considerando as particularidades desse trato. Panoramas que podem ser completamente diferentes a depender da cor, raça, classe social ou espaço em que elas estão inseridas.

“É muito importante termos trabalhos abraçando essa perspectiva porque ninguém melhor para falar sobre suas vivências do que você mesmo, especialmente considerando as pluralidades dentro desse recorte, em que se olha tanto para a mulher branca quanto para a negra, para a de classe média e a de periferia. Ter a possibilidade de protagonizarmos mais lugares que os homens sempre dominaram e ainda continuam dominando é super interessante”, conclui.


Serviço
Instalação performática “Mulheres do Mar”
Em cartaz de hoje (24) a 5 de dezembro no Farol da Juventude (localizado na Praia do Lido ou Dos Crushs, Praia de Iracema). De terça a sábado, de 8h às 18h; aos domingos, de 8h às 12h. Entrada franca.

> Confira o nome de todas as mulheres participantes da instalação

Ana Clara Mendes, Eli Matos, Francisca Rodrigues, Geórgia Amaro, Geralda Evangelista, Hannah Rodrigues, Jacy Caetano, Jess Maia, Jô de Paula, Lourdes Leocadio, Maria Valdênia, Marília Camelo, Marilia Pinheiro, Priscila Gomes, Rachel Alencar, Rhaiza Oliveira, Sabrina Moura, Tatiana Tavares, Tatiane Sousa e Virgínia Sousa

Arquivo do blog