quinta-feira, 25 de abril de 2019

Forum de Turismo reúne hoteleiros e restaurantes para discutir fiscalização da AGEFIS









As ações de fiscalização da AGEFIS junto aos bares, restaurantes e hoteis , foi a principal temática do Forum de Turismo do Ceará que realizou mais uma Assembleia reunião na ultima terça- feira sob a presidência do engo Pedro Carlos da Fonseca.
De um lado a AGEFIS defendendo o direito de fiscalizar e do outro, os empresários solicitando cautela, educação na fiscalização. O segundo tema foi a sobre a apresentação do Termo de Referência da Praia do Futuro pelo Diretor da AEPF e ABRASEL, e pela Associação dos Empresários da Praia do Futuro.
Encontro contou com a presença do deputado Sérgio Aguiar, secretario executivo da SETFOR Erik Vasconcelos , presidentes dos Foruns de Turismo de várias regiões do Estado.

Fortaleza Solidária tem 200 ONGs cadastradas no banco de dados



A iniciativa que visa estabelecer uma rede de solidariedade em Fortaleza deu um novo passo rumo à sua concretização. Durante reunião de engajamento realizada ontem (9), um banco de dados foi formado para o funcionamento do programa Fortaleza Solidária. Até então, 200 Organizações Não Governamentais (ONGs) cadastraram-se na plataforma.

No Teatro da Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca), a reunião contou com a presença de embaixadores do programa, empresários, representantes de ONGs e líderes comunitários.

"As organizações se cadastram, a gente faz uma avaliação de cada uma, visita e verifica a seriedade do trabalho da ONG, e então elas podem cadastrar suas vagas para que a gente faça essa conexão entre elas e os voluntários disponíveis", detalha a advogada e pedagoga Lílian Fontele, coordenadora do Fortaleza Solidária.

Expectativa

Até março de 2020, a expectativa do programa é alcançar a marca de 50 mil voluntários cadastrados. Para a empresária Ticiana Rolim, diretora Comercial e de Marketing da C. Rolim Engenharia, o programa consegue reunir, de forma coesa, elos importantes da sociedade em prol do bem comum. "Muita gente quer ajudar, mas não sabe como. Essa ferramenta vai auxiliar nisso. Será possível doar seu tempo, se voluntariando para dar aula ou contar histórias em creches, por exemplo. Tudo de acordo com seu tempo disponível", ressalta.

Outra proposta do Fortaleza Solidária, de acordo com a coordenadora do projeto, diz respeito à profissionalização das ONGs cadastradas. As lideranças deverão ser orientadas para que saibam como captar recursos financeiros e se organizar internamente e em redes sociais.

Idealizadora da Edisca, projeto responsável por aulas e atividades socioeducativas para mais de 300 crianças e adolescentes vulneráveis da Capital, Dora Andrade reconhece a necessidade tanto de voluntários, quanto de doações. "Temos muita coisa para fazer aqui dentro e estamos de portas abertas e esperançosos de que chegue gente", diz.

Desafios

"Voluntariado não é um desafio pra gente. A nossa dificuldade é finalizar um programa de voluntariado que estamos construindo há dois anos. Ainda estamos aprendendo a fazer, a cada novidade a gente vai mudando, por isso não conclui", explica Fabrini Andrade, do Instituto Povo do Mar. Segundo ela, outro desafio da ONG é a infraestrutura, agravada com as chuvas. O programa representa esperança de mudança.

Para quem desejar contribuir para o programa através de trabalhos voluntários ou doações, é possível se cadastrar também através do site www.Fortalezasolidaria.Org.Br. "Qualquer pessoa que tenha alguma habilidade que possa servir em trabalho voluntário, ou tem algo em casa que vai trocar e não vai mais servir deve lembrar de instituições que estão precisando do seu tempo ou desse bem", diz Lílian.

Fonte: Diário do Nordeste

Ubajara realiza II FESTIATA



II-FESTIATA-Festival da Ata do Araticum-Dia 26 de abril. Programação: Inauguração, Corrida, Shows, Oficina e Concurso Gastronômico, Escolha da Rainha e Gincana da Ata. Venha se divertir com sabores da Ata e muita alegria!

China: Governo do Ceará assina acordo para desenvolvimento de tecnologia e gestão em Saúde

No primeiro dia da missão na China, o governador Camilo Santana participou de encontro em Pequim com o vice-presidente do Grupo Meheco (Medical Health Company), Wang Hongxin. O Grupo Meheco é um dos maiores do mundo na área de tecnologia em saúde. Acompanhado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, e do assessor especial de Assuntos Internacionais, César Ribeiro, Camilo Santana apresentou a estrutura dos equipamentos de saúde do estado e como a economia do Ceará vem avançando através dos hubs aéreo, marítimo e tecnológico.

“Com austeridade fiscal e ousadia, nosso estado avançou muito nos últimos anos. Somos o estado mais equilibrado fiscalmente do país, e temos atraído grandes empresas para impulsionar nossa economia e gerar mais empregos para os cearenses. Nossa disposição é de que o Ceará seja a porta de entrada para a chegada da Meheco ao Brasil”, disse o governador. O vice-presidente da Meheco elogiou o Ceará e reforçou a disposição da empresa em investir no Estado.

No acordo assinado nesta quarta-feira (24), ficaram estabelecidas bases de cooperação para o fornecimento de equipamentos para os hospitais cearenses, instalação de empresas no estado e desenvolvimento de tecnologia na área da saúde. Também ficou definida a criação de um grupo de trabalho para tocar de imediato os projetos. Já no próximo mês uma equipe da Meheco estará no Ceará.

Segundo o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, o acordo é de grande importância para o Ceará, pois “representa mais investimentos em pesquisa, gestão, tecnologia e desenvolvimento. Além de ser a abertura de uma nova economia para o Ceará”. Camilo Santana reforçou sua determinação em transformar o Ceará num grande centro de inovação na área da saúde. “Já conseguimos atrair uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz para o Polo de Saúde do Eusébio, estamos negociando com a francesa Pasteur, e continuaremos buscando novos parceiros”, disse o governador.

Nos próximos dias, o governador Camilo Santana terá novos encontros e reuniões com investidores nas áreas de tecnologia, segurança, energia e infraestrutura nas cidades de Pequim, Hangzhou e Dalian.

Pacto por um Ceará Pacífico implanta Comitê Regional do Tempo de Justiça no Cariri





Nesta sexta-feira (26), a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, a desembargadora Francisca Adelineide Viana, além de representantes do Ministério Público do Estado do Ceará, da Defensoria Pública do Estado do Ceará e da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, se reúnem para assinar e homologar o Termo de Designação Conjunta do Comitê Regional de Governança do Programa Tempo de Justiça na Região do Cariri. O evento acontece a partir das 10h30 no auditório da Escola Superior do Ministério Público, em Juazeiro do Norte.

A proposta é de aproveitar a estrutura da Secretaria Única do Crajubar, instalada em janeiro deste ano. A unidade abrange os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, permitindo concentrar os expedientes das varas, deixando os gabinetes dos magistrados exclusivamente com a produção jurídica, como audiências e julgamentos.



Tempo de Justiça



O programa é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado. A iniciativa monitora os processos de crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida, ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2017, em Fortaleza. Em 2018, o programa passou a atuar no município de Sobral.

Para o acompanhamento dos dados, são feitas reuniões mensais com todos os órgãos para avaliação dos resultados e identificação de problemas, desde a fase de inquérito até o julgamento.



Serviço



Assinatura e homologação do Termo de Designação Conjunta do Comitê Regional de Governança do Programa Tempo de Justiça na Região do Cariri
- Local: Auditório da Escola Superior do Ministério Público (Núcleo Regional de Juazeiro do Norte)
- Endereço: Rua Catulo da Paixão Cearense, 55 – 12o andar, sala 218, Edifício Central Park
- Horário: 10h30

Ceará recebe penúltima seletiva brasileira do Mundial de Avião de papel

Com a pista liberada para pousos e decolagens, os pilotos de aviõezinhos de papel de todo o Brasil já separam os equipamentos necessários para alçar voo na quinta edição do maior torneio mundial da categoria, o Red Bull Paper Wings. De volta após quatro anos, a competição terá três categorias e dezenas de qualificatórias no País. Com inscrições gratuitas, os estudantes cearenses podem se cadastrar na classificatória do Estado. Os grandes campeões no geral ainda representarão a nação verde e amarela na etapa mundial, na Áustria, em maio.

Sem cockpit, turbinas e trem de pouso, os participantes apenas precisam dar asas à imaginação utilizando uma folha de papel e habilidades de dobradura. Nesta edição, os brasileiros podem se inscrever em três categorias: maior distância de voo, maior tempo de voo e ARcrobacia. As duas primeiras são presenciais, enquanto a que testará a criatividade dos participantes será por decisão online.

Em Fortaleza, a qualificatória acontecerá na Universidade Federal do Ceará, neste domingo (28), das 10h até as 13h (horário de Brasília). Para fazer as inscrições e obter mais informações sobre horários e endereço desta seletiva, basta acessar o site https://paperwings.redbull.com/br-pt/event/510 . A última qualificatória acontecerá nesta segunda-feira (29), em Santa Catarina. Na sequência, serão conhecidos os representantes do País na etapa mundial.

Atual campeão brasileiro na categoria ‘tempo de voo’, Danilo Lourenço, formado em Administração na UNG, traz boas recordações da competição. “Tudo começou como uma diversão, que ficou mais séria quando me disseram que eu havia me classificado para a final. Apesar de ter brincado muito com aviões de papel na minha infância e ter praticado, só cheguei ao modelo ideal na decisão. E a sensação de representar o Brasil é indescritível, uma mistura de felicidade, orgulho e responsabilidade. Foi de arrepiar”, afirma.

Na modalidade ‘distância de voo’, o último vencedor nacional do torneio foi Roberto Duarte, formado em Teologia e que atualmente cursa Filosofia na UFSC. “A competição foi marcante na minha vida. A sensação de ter representado o Brasil é muito bacana. E tudo partiu de uma brincadeira. Mas, depois, na preparação, levei muito a sério. Eu detalhava cada avião que fazia, com o passo a passo das dobraduras, da aerodinâmica, em um caderninho”, relata.

Com qualificatórias abertas de Norte a Sul do Brasil, os estudantes podem disputar a chance de representar a nação na etapa mundial, diante de mais de 60 países, no Hangar-7, em Salzburg, na Áustria. Em 2006 e 2009, o título internacional na categoria ‘tempo de voo’ ficou em solo verde e amarelo.

O Red Bull Paper Wings surgiu em 2006, está em sua quinta edição (2006, 2009, 2012, 2015 e 2019) e empolga milhares de universitários ao redor do mundo. Este ano são 64 países participantes e centenas de seletivas em todo o mundo. Confira, abaixo, como será a etapa classificatória de cada categoria:

Maior distância: Evento presencial em universidades. O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel percorrer o maior trajeto, ou seja, a maior distância entre a decolagem e o ponto de chegada.

Maior tempo de voo: Evento presencial nas universidades. O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel permanecer por mais tempo no ar.

ARcrobacia: O participante grava um vídeo mostrando suas habilidades lançando um avião de papel com muita criatividade e originalidade, adiciona a hashtag oficial #redbullpaperwings e envia para o perfil @redbull. Os vídeos serão submetidos a uma votação online, e os três mais votados serão enviados para um júri. Os jurados determinarão o campeão.

Maciço se prepara para realizar I FestModa com foco na sustentabilidade



O I Festival de Arte em Moda do Território Maciço de Baturité surge como expressão da Grife Algodão na Flor em alusão ao trabalhador e trabalhadora rural e ainda a possibilidade de mobilizar recursos para a consolidação do Fundo Rotativo Solidário em benefício dos grupos envolvidos. O evento acontece de 1 a 5 de maio, no Centro de Guaramiranga e espera receber até 10 mil pessoas durante o Festival.



O projeto foi idealizado pelo Instituto Algodão na Flor juntamente com as produtoras e produtores que fazem parte da Grife Algodão na Flor, com o apoio da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), em alusão ao dia do trabalhador e trabalhadora, comemorados no dia 1 de maio.



Será um momento de interação com a Cultura e a Arte, a Gastronomia, a Agricultura Familiar em “moda” onde teias de relações serão construídas e identificadas pelo fazer criativo das produtoras e produtores envolvidos. "Em “moda” porque é preciso fazer o debate atual sobre as mudanças que estão acontecendo no mundo e na vida das pessoas, sobre a relevância de cuidar da vida e do planeta se apropriando de novas atitudes e valores", afirma a coordenadora do FestModa, profª. Doutora, Clebia Mardonia Freitas.



"O evento enfatiza o papel social exercido pelos trabalhadores e trabalhadoras e ainda as suas vivências, viabilizando a execução de políticas de desenvolvimento e da economia criativa, amparada pelos preceitos da economia solidária e suas inter-relações com o desenvolvimento do território", completa a vice-prefeita de Redenção Ana Paula Braga.



Durante o festival, acontecerá momentos de produção, reprodução e troca de experiências entre os produtores rurais e empreendedores sociais da região do Maciço de Baturité, composta por 13 municípios, como Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara.



A programação prevê nos seus cinco dias, a realização de jantar cultural, desfile da segunda coleção da Grife Algodão na Flor, palestras, oficinas, rodas de diálogos, mostras culturais e rodas de comercialização envolvendo a arte, a cultura, a agricultura familiar de base agroecológica e a gastronomia com destaque ao tema trabalho.





Serviços:

I FestModa Maciço

Dias 01 a 05 de maio

No Centro de Guaramiranga

Inscrições pelo site: www.festmodamacico.com

Sebrae realiza entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor



A solenidade reunirá os gestores vencedores das sete categorias da edição deste ano, além dos vencedores de edições anteriores da premiação

O Sebrae realiza na próxima segunda-feira (29/04), a partir das 14h30, a solenidade de entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor, que este ano chega a sua X Edição. Serão premiados os gestores vencedores das sete categorias da etapa estadual escolhidos a partir da análise de projetos desenvolvidos nos municípios em prol dos pequenos negócios e do fomento do empreendedorismo. O evento de entrega da premiação será realizado no Centro de Negócios do Sebrae, que fica na avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema.

Na oportunidade, o Sebrae também irá prestar uma homenagem aos gestores vencedores nas nove edições anteriores do Prêmio. Já os vencedores de cada uma das sete categorias da edição deste ano, além de receberem a premiação, ganharão o direito de representar o Ceará na etapa nacional do certame, concorrendo com outros municípios brasileiros em suas respectivas categorias. Todas as demais prefeituras que apresentaram projeto nesta edição estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor também receberão um certificado de participação.


Prêmio

Criado em 2001, o prêmio Prefeito Empreendedor tem o objetivo de reconhecer e disseminar projetos e ações desenvolvidas pelas prefeituras brasileiras com o objetivo de incentivar o surgimento, desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios, contribuindo, assim, para o crescimento econômico, social e ambiental de seus municípios.



Na edição deste ano, os vencedores das sete categorias foram:


Categoria: Desburocratização e implantação da REDESIMPLES

Município: Fortaleza

Prefeito: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra

Projeto: “FORTALEZA ONLINE”



Categoria: Políticas Públicas Para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios

Município: São Gonçalo do Amarante

Prefeito: Francisco Claudio Pinto Pinho

Projeto: “TERRA DE OPORTUNIDADES PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS”


Categoria: Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI

Município: Icapuí

Prefeito: Raimundo Lacerda Filho

Projeto: “ICAPUÍ EMPREENDEDOR – PLANTANDO E COLHENDO INCLUSÃO PRODUTIVA”


Categoria: Empreendedorismo na Escola

Município: Pedra Branca

Prefeito: José Gilberto Júnior

Projeto: “A ESCOLA COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOVENS EMPREENDEDORES”


Categoria: Pequenos Negócios no Campo

Município: Cedro

Prefeito: Francisco Nilson Alves Diniz

Projeto: “DO CAMPO PARA A CIDADE: COMO GERAR RENDA NA AGRICULTURA FAMILIAR”


Categoria: Inovação e Sustentabilidade

Município: Jijoca de Jericoacoara

Prefeito: Lindbergh Martins

Projeto: “AMAMOS E RECICLAMOS”



Categoria: Compras Governamentais de Pequenos Negócios

Município: Juazeiro do Norte

Prefeito: José Arnon Cruz Bezerra de Menezes

Projeto: “JUAZEIRO DO NORTE COMPRAS SOLICITADAS: POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO AOS PEQUENOS NEGÓCIOS”



Serviço:

Solenidade de entrega do prêmio estadual Prefeito Empreendedor


Data: 29 de abril de 2019

Hora: 14h30

Local: Centro de Negócios do Sebrae- Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema

Juazeiro do Norte tem alta de 7,4% nas exportações de calçados



O município de Juazeiro do Norte, um dos principais produtores de calçados do Brasil, exportou US$ 98,9 mil no primeiro bimestre de 2019. O valor representa um aumento de 7,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar disso, as exportações têm um peso pequeno no comércio internacional do município. O forte da cidade são as importações. O total importado por Juazeiro do Norte no período foi de US$ 631,7 mil, o que faz a cidade ocupar o 16º lugar no ranking dos municípios que mais importam no Ceará. Com o grande volume de importações, o saldo comercial do bimestre registrou um déficit de US$ 532,8 mil. Os dados são de estudo realizado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Os calçados são os únicos produtos da pauta exportadora de Juazeiro e a Argentina foi o único país que importou os calçados juazeirenses.

As importações registradas no período tiveram uma queda de 8,9%. Os principais produtos importados foram papéis e cartões. Desses produtos, o município adquiriu US$ 351,6 mil do exterior, volume 85,5% maior que o do primeiro bimestre de 2018. Aparelhos para impressão aparecem no segundo lugar no ranking dos produtos mais importados, com US$ 76,69 mil ao todo. Entre os parceiros comerciais de Juazeiro do Norte, destaca-se a China, que vendeu para a cidade US$ 280 mil no período. Espanha e Paraguai vêm em seguida, ambos com mais de US$ 170 mil e crescimentos de 42% e 172,1%, respectivamente.

O Centro Internacional de Negócios da FIEC apoia a internacionalização das empresas cearenses e promove ações estratégicas, de capacitação e relações institucionais, com o objetivo de impulsionar as exportações e importações da indústria do Ceará. Faz parte da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que junto com Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Observatório da Indústria formam o Sistema FIEC.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Programa Mulheres no Parlamento destaca Imposto de Renda Solidário e o Festival de Arte em Moda no Maçico de Baturité



No programa Mulheres no Parlamento desta quinta-feira, 17, a jornalista Silvana Frota explica o que é o Imposto de Renda Solidário e como contribuir. No quadro "O que elas  fazem no Parlamento", um balanço das atividades das deputadas e também dos deputados que focam suas ações nas mulheres. como o Deputado David Durand, que sugeriu a criação da semana contra o feminicídio e o Deputado Guilherme Landim, que deu entrada em projeto de indicação, solicitando a instituição de delegacias da mulher em cada uma das regiões administrativas do Estado. 

No último dia 13, fortaleza comemorou 239 anos e você vai conferir ainda o depoimento das Secretárias do Meio Ambiente, Agueda  Muniz e da infraestrutura, Manuela Nogueira, sobre os avanços de nossa capital. No quadro "Conversa de Mulher" a professora clebia mardonia freitas e silva, pesquisadora da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira com sede em Redenção e a professora Ana Paula Braga, mestranda em psicologia e vice-prefeita de Redenção para falar sobre o I Festival de Arte em Moda do Território do Maciço de Baturité, que acontece de 1 a 5 de maio, no Centro de Guaramiranga.



O PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO VAI AO AR TODA QUINTA-FEIRA FEIRA, AS 20H30 MIN, COM REPRISE NO DOMINGO, ÀS 18 HORAS, PELO. 31.1. ,

Ministério da Agricultura, Senar, CNA e Sebrae terão juntos R$ 1 bi para assistência técnica, diz Tereza Cristina

O programa de assistência técnica vai começar atendendo os pequenos agricultores do semiárido do Nordeste

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou nesta segunda-feira (15), em Juazeiro (BA), que o Ministério da Agricultura (Mapa), a Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão dispor, juntos, de R$ 1 bilhão para proporcionar assistência técnica aos pequenos produtores rurais de todo o país. O programa de assistência técnica, segundo ela, vai começar atendendo os pequenos agricultores do semiárido do Nordeste. Esta é a terceira viagem da ministra à Região Nordeste desde que tomou posse no cargo. A ministra afirmou que o Senar é um grande parceiro do produtor rural brasileiro e dos programas do ministério. As verbas serão disponibilizadas em conjunto pelo Senar e pela Secretarias de Agricultura Familiar e Cooperativismo do ministério, além de outras secretarias. A prioridade absoluta que a ministra está dedicando à assistência técnica já tinha sido noticiada nas viagens anteriores à região. Para Tereza Cristina, é preciso fazer a assistência chegar ao produtor para que ele produza mais e melhor, comercialize a produção e, com isso, irá aumentar sua renda.

"Minha grande agonia hoje, como ministra, é levar assistência técnica de qualidade aos pequenos agricultores", disse a ministra ao participar de evento com produtores rurais em Juazeiro.

Em entrevista, a ministra elogiou a produção irrigada da região do Vale do Rio São Francisco. "O que eu vi hoje me deixou encantada, com o profissionalismo da área sanitária, dos cuidados com perímetro irrigado. Pequenos, médios, grandes produtores, aqui é o exemplo do Brasil que dá certo", disse Tereza Cristina, confirmando que vai fazer gestões em sua viagem ao Japão, à China e ao Vietnã para abrir novos mercados para as exportações de frutas do Brasil.

"A uva é superdoce, tem uma apresentação excelente. Nós temos tudo para exportar cada vez mais e trazer mais empregos emais desenvolvimento a esta região", disse a ministra.

À noite, de volta a Petrolina, em Pernambuco, a ministra participou de reunião com exportadores da região na Fundação Nilo Coelho. Os produtores pediram esforços públicos e privados contra a ameaça da mosca da fruta, mais defensivos agrícolas novos para substituir os antigos, que já foram retirados do mercado em países da Europa, e mais fiscais agropecuários. A ministra explicou a barreira sanitária que está sendo feita nos estados do Norte do país para impedir que a mosca da fruta chegue ao Nordeste e cause mais prejuízos. Ela foi chamada pelos exportadores de "Parceira do Vale".

ENERGIA SOLAR NA BAHIA - Ainda, em Juazeiro, a ministra participou da assinatura de um convênio do Banco do Nordeste com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) no valor de R$ 22 milhões para financiar projetos de energia solar no Distrito de Irrigação de Maniçoba. A energia solar vai baratear os custos da irrigação, que hoje depende de energia elétrica.

A ministra visitou o Distrito de Maniçoba, que funciona em sistema de autogestão e independe do governo federal financeiramente. A manutenção das bombas de irrigação e a assistência técnica é paga com recursos próprios das 625 famílias de assentados. O projeto gera 25 mil empregos diretos e indiretos e fatura mais de R$ 270 milhões por ano. A ministra percorreu as plantações ao lado dos produtores. Mais cedo, ela visitou uma agroindústria que exporta as frutas para diversos países, com qualidade garantida por certificados de excelência. Em entrevista, a ministra disse ter ficado "positivamente impressionada" com o que vi e reforçou a intenção de abrir mais mercados externos para que os produtores da região do Vale do Rio São Francisco exportem mais suas mangas e uvas de qualidade. "Hoje a gente está aqui vendo um exemplo do que deu certo na Codevasf. Os produtores não precisam do governo, pagam sua assistência técnica. Nós precisamos é de políticas públicas para facilitar a vida daqueles que já estão produzindo e fazendo com a melhor qualidade e competência", disse a ministra, que foi acompanhada na visita pelo superintendente da Codevasf, pelo prefeito de Juazeiro e pela comitiva do ministério.

A ministra elogiou o projeto de energia solar que vai ser financiado pelo Banco do Nordeste: "Nós estamos chegando na modernidade, principalmente a fruticultura, que depende muito da energia elétrica. Este talvez seja um dos itens mais caros na produção. Eu fico muito feliz de estar aqui, junto com o Banco do Nordeste, que vai assinar o contrato trazendo uma energia moderna, limpa, para que os produtores tenham mais abundância de energia e produzam cada vez mais".

Produtores locais informaram à ministra sobre problemas relacionados à invasão de terras na região. Tereza Cristina disse que o governo tem que fazer com que se cumpra a lei, para que os produtores tenham segurança jurídica e possam investir.

"Invasor não pode ficar ali, nós temos de colocar ordem e fazer com que todos tenham oportunidade de produzir. Todo mundo paga a água, aqueles que estão de maneira ilegal ou eles têm de pagar pela água ou pela ocupação ou então sair. A gente vai fazer uma força-tarefa, vamos mandar pessoas para cá fazer um diagnóstico, examinar, sentar com a comunidade. Acho que esse assunto precisa ser resolvido", disse a ministra.

Tereza Cristina também visitou o Centro de Excelência em Fruticultura, do Senar, que tem salas de aula, laboratórios e auditório.

Em discurso à noite, a ministra elogiou os projetos de agricultura irrigada que viu no Vale do São Francisco, em Juazeiro e Petrolina: "Os perímetros irrigados emancipados me deram muita esperança. A fruticultura do vale é um sonho realizado. Caminhamos e temos a obrigação de dar certo. Chega de ser o país do futuro. Somos o país do presente. Temos um presidente com uma boa vontade com o agronegócio brasileiro, que acredita no setor e vai ajudar. O empresariado fez sozinho, mas quer o governo parceiro para nos ajudar a ser protagonista no mundo.

A ministra também reclamou dos ataques no exterior ao produtor rural brasileiro: "Denegriram a imagem do produtor rural lá fora. Ninguém sabe que Petrolina é o terceiro PIB agrícola do pais. Precisamos mudar a imagem do agronegócio. Não somos atraso; somos vanguarda", disse ela

Roberto Claudio é reconhecido pela ONU como líder na área de segurança viária

Os investimentos demandados nos últimos anos em Fortaleza na área de prevenção de mortes e ferimentos causados por ocorrências de trânsito receberam destaque por parte da Organização das Nações Unidas (ONU). Para divulgar a Semana de Segurança Viária da instituição, que acontece de 06 a 12 de maio, o portal Save Lives #SpeakUp reconhece o prefeito Roberto Cláudio com um dos destaques mundiais no quesito liderança.

O prefeito aparece junto a outros 21 líderes de todo o mundo reconhecidos pela atuação decisiva no salvamento de vidas em ruas, avenidas e rodovias. Nomes como o ex-prefeito de Nova Iorque (EUA), Michael Bloomberg, e a neta do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e ativista, Zoleka Mandela, receberam destaque juntamente com Roberto Claudio. O portal menciona, ainda, o enviado especial do Secretário Geral da ONU para segurança no trânsito, Jean Todt, além de representantes do Congresso Nacional Brasileiro e também da Nigéria, Tanzânia, Filipinas, Espanha e Tailândia.

No site, o prefeito de Fortaleza é apresentado como um líder que conquistou índices positivos na redução de mortes e feridos no trânsito da cidade, destacando a redução de 40% no indicador de mortes por cada 100 mil habitantes entre 2014 e 2018, estimando o total de 423 vidas salvas neste período. “O prefeito Roberto Claudio é creditado com uma mudança de paradigma na cidade, que promoveu a agenda de segurança viária como um aspecto prioritário de sua administração e aumentou a conscientização da população sobre a necessidade de um tráfego mais seguro”, menciona o texto.

O portal da ONU destaca, ainda, o Prêmio Transporte Sustentável, concedido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) à cidade de Fortaleza em 2019. A publicação menciona a ampliação em 275% da rede cicloviária, a implantação de quatro tipos diferentes de compartilhamento de bicicletas, além da expansão em mais de 30 vezes o número de faixas exclusivas para ônibus.

Câmara aprova título de cidadã da Capital para primeira-dama Michelle Bolsonaro



Por 23 votos favoráveis, três contrários e quatro abstenções, os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram, na terça-feira (16), a concessão do título de cidadã fortalezense à primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro. Desde agosto de 2018, o Legislativo agraciou ao menos 16 autoridades com o título, embora nem todas compareçam à Casa para receber a homenagem.

Na sessão, apesar da votação marcada por elogios e críticas, Guilherme Sampaio (PT), Ronivaldo Maia (PT) e Larissa Gaspar (PPL) foram os únicos vereadores contrários à proposta. Chamaram atenção, ainda, as abstenções de Didi Mangueira (PDT), Ésio Feitosa (PPL), Iraguassú Filho (PDT) e Professor Elói (Patri).

Pelo menos 29 dos 43 vereadores estão inscritos no site da Câmara como autores do projeto de Decreto Legislativo que concede título de cidadã fortalezense à primeira-dama, esposa do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na justificativa, os autores argumentam que Michelle Bolsonaro tem laços familiares com o Ceará, uma vez que o pai dela é natural do Município de Crateús. Eles destacam também o discurso da primeira-dama, em libras, na posse do presidente.

Dentre os agraciadas com o título nos últimos oito meses, há empresários, líderes religiosos e políticos, caso dos deputados federais Heitor Freire (PSL) e Capitão Wagner (PROS), além do secretário nacional de Segurança Pública, General Theophilo.

Argumentos

Guilherme Sampaio lembrou que, normalmente, as matérias de título de cidadania são aprovadas por unanimidade, mas fez ressalvas à proposta. “Quando vejo contrastar esse gesto com proposta do presidente que reduz benefício de prestação continuada para pessoas com deficiência, não me sinto convencido em apoiar esse projeto”.

Autora da proposta, Priscila Costa (PRTB) enalteceu o trabalho realizado pela primeira-dama. “Michelle não representa uma ideologia partidária, ela representa o brilhantismo da mulher comum. São mulheres anônimas que ajudam a construir o nosso País”. O vereador Eron Moreira (PP), por sua vez, lamentou que outras personalidades homenageadas sequer compareceram à sessão solene na Casa.

Fonte: Diário do Nordeste

Prefeito Roberto Cláudio entrega Medalha Iracema a Otho Leal Nogueira, Pio Rodrigues e Mauro Benevides



O prefeito Roberto Cláudio entregou, no último sábado (13/04), às 9h30, no Teatro São José, a Medalha Iracema 2019. Este ano, a solenidade homenageou o empresário Pio Rodrigues, o ex-senador Mauro Benevides e o médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira.

Os homenageados foram escolhidos em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por cada um para a vida e o progresso da Capital cearense. A medalha é a maior comenda do Poder Executivo Municipal. Este é o segundo ano em que a Prefeitura de Fortaleza concede a outorga. A entrega faz parte das comemorações do aniversário da Capital que no dia 13 de abril completa 293 anos.

Em 2018, foram homenageados o cantor e compositor Raimundo Fagner, a jornalista Adísia Sá e o professor e arquiteto Liberal de Castro.

Sobre os homenageados

José Otho Leal Nogueira


O médico José Otho Leal Nogueira nasceu em 21 de maio de 1939. Ele foi aprovado em primeiro lugar no vestibular para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 1957, tendo se graduado em 1963.

Fez residência em clínica médica no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará.

Professor adjunto de clínica médica da UFC; Preceptor de clínica médica do Hospital Geral Dr. César Cals, aprovado por concurso público em primeiro lugar; Preceptor de residentes e internos de medicina do Centro Universitário Christus, com atuação na Santa casa de Misericórdia.

Possui uma série de trabalhos científicos e estudos de caso publicados em diversas revistas como na Revista Centro Médico Cearense, Revista da Faculdade de medicina da UFC, Jornal Brasileiro de Medicina, Revista Brasileira de Hematologia

Mauro Benevides

Atual Deputado Federal, Carlos Mauro Benevides nasceu em 21 de março de 1930, na cidade de Fortaleza. Bacharel em Letras pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1950) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (1952).

Jornalista Profissional, sindicalizado – inscrição nº 041, Advogado, inscrito na OAB no Conselho Seccional do Ceará – inscrição nº 782 e Administrador, registrado no Conselho Regional de Administração CE/PI.

Ingressou na vida pública em 1955, como Vereador, e desde então somaram-se 14 mandatos eletivos: Vereador de Fortaleza, Deputado Estadual, Senador da República e Deputado Federal. No desempenho de tais mandatos alçou-se à Presidência da Assembleia Legislativa, do Senado Federal e Congresso Nacional. Na simultaneidade das funções legislativas foi Líder da Maioria, Presidente da Comissão do Distrito Federal. Ainda como Senador, elegeu-se Segundo Secretário da Mesa, na gestão do saudoso Petrônio Portela. No Executivo, exerceu, interinamente, a Governadoria do Ceará, quando Presidente do Legislativo Estadual e a Presidência da República, na qualidade de dirigente máximo do Senado, substituindo o igualmente saudoso Itamar Franco, que tivera de se ausentar para participar, em Montevidéu, de Encontro do MERCOSUL.

Como membro do Congresso Nacional integrou o Parlamento Latino-Americano, representando o nosso País, na Costa Rica, em missão da OEA.

Pio Rodrigues Neto

O empresário Pio Rodrigues Neto nasceu em 1o. de novembro de 1952, na cidade de Fortaleza. Casado com Stella Beatriz Holanda Rodrigues Rolim, pai de quatro filhos, com formação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade de Mackenzie – SP em 1976. Atualmente o empresário ocupa o cargo de Diretor Vice-Presidente do Grupo C. Rolim.

Exerceu ainda os cargos de Presidente da CDL gestões 1990/1994, Vice-presidente da CDL gestão 1994/2016, Presidente do Instituto CDL gestão 2009/2011, Presidente da ONG – Ação Novo Centro gestão 2001-2005.

O empresário já foi homenageado com comendas nacionais e internacionais. Em 1987, foi eleito o Lojista do Ano. Em 1994 recebeu a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza. Depois, em 2007, 2016 e 2017 ganhou como Construtor do Ano. Em 2011, recebeu o prêmio New Millennium Award – XXIII Troféu Internacional da Construção em Paris, por ser destaque na qualificação técnica de seus serviços e pelas

Contribuições a níveis acadêmicos, socioeconômico, de sustentabilidade ambiental e desenvolvimento do setor. Em 2018, recebeu o Troféu ADECONCE – Prêmio Condomínios.

Ricardo Cavalcante é eleito presidente da FIEC por aclamação



A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou nesta terça-feira (16/4), na Casa da Indústria, a eleição da nova diretoria plena, conselho fiscal e delegados representantes junto ao conselho da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A chapa única “FIEC Unida”, liderada pelo atual diretor administrativo da instituição Ricardo Cavalcante, foi eleita por aclamação pelos delegados representantes de 39 sindicatos filiados. O mandato é de cinco anos e terá início em 23 de setembro.

A assembleia geral eleitoral ocorreu no auditório Waldyr Diogo lotado de empresários e convidados. O presidente da FIEC, Beto Studart, abriu a reunião e, após a leitura do edital de convocação da eleição e dos nomes da chapa inscrita, os delegados dos sindicatos anunciaram seus votos, elegendo por unanimidade Ricardo Cavalcante e os outros membros da diretoria, num processo transparente e democrático.

Depois da aclamação, o presidente eleito Ricardo Cavalcante fez um discurso exaltando a importância da data para ele, para a Federação e para todos os sindicatos. Ele iniciou falando de sua trajetória empresarial, que começou há cerca de 30 anos, e que apenas três anos depois, em 1992, ingressou na FIEC como associado do Sindicato das Indústrias de Extração e Beneficiamento de Rochas para Britagem no Estado do Ceará (Sindibrita). O sindicato nascia àquela época e o elegeu como primeiro presidente. Ricardo Cavalcante contribuiu ainda como diretor administrativo adjunto da FIEC, diretor administrativo (atual cargo) e presidente do Sindicato das Indústrias da Extração de Minerais não metálicos e de Diamantes e Pedras Preciosas, de Areias, Barreiras e Calcários no Estado do Ceará (Sindminerais).

“Na FIEC eu aprendi a liderar e a ser liderado. A conviver com as diferenças e a trabalhar em harmonia. A respeitar os contrários e a defender minhas crenças. Nessa casa eu aprendi o valor do associativismo empresarial. A colaboração da importância entre os iguais. O real significado da solidariedade empreendedora. Evoluí como industrial, como homem de negócios, mas fundamentalmente como cidadão comprometido com o desenvolvimento do meu Estado e hoje, após toda caminhada que fiz até aqui, ao receber a aclamação dessa assembleia geral, eu me sinto extremamente grato”, disse.

O presidente eleito destacou a força da união e da parceria com Beto Studart e se disse inspirado pelo exemplo de seu antecessor, prometendo trabalhar para manter a FIEC como uma referência nacional. “Beto redesenhou a estrutura física e organizacional do Sistema FIEC, deu mais agilidade, eficiência e eficácia, preparando o caminho para o futuro”, pontuou. Ricardo Cavalcante ressaltou o compromisso com a causa maior de defesa e valorização da indústria cearense e afirmou que irá dignificar a confiança depositada nele nesta eleição desde o primeiro dia de seu mandato. Finalizando o discurso, o presidente eleito da FIEC conclamou todos os sindicatos a fazer uma FIEC melhor e mais forte, ajudando a construir um novo ciclo de crescimento para o Ceará e para o Brasil.

Confira o discurso completo de Ricardo Cavalcante AQUI.

O presidente Beto Studart fez, em seguida, um discurso de agradecimento anunciando que a partir desta terça-feira (16/4) tem início um período de transição na gestão da FIEC. Para ele, a eleição por aclamação representa uma inquestionável vitória e a concretização de uma afirmação feita há cinco anos, durante sua posse, que era ter uma FIEC unida. “Esta vitória foi possível porque tivemos uma gestão coesa e leal nas decisões”, justificou. Complementando, Beto Studart desejou sucesso ao seu sucessor e disse estar certo de que ele fará uma excelente gestão. “Digo agora, com a certeza da missão cumprida, alegre pelo resultado alcançado, que estou plenamente convicto de que você, Ricardo, e a sua equipe farão uma gestão melhor ainda porque a estrada está pavimentada”, salientou.

Confira o discurso completo de Beto Studart AQUI.

A galeria com as fotos do evento pode ser acessada neste LINK.

A chapa eleita é composta por:

Diretoria Plena
Presidente: Ricardo Montenegro Cavalcante
1º Vice-presidente: Carlos Prado
Vice-presidentes: André Montenegro de Holanda, Roseane Oliveira de Medeiros, Jaime Bellicanta
Diretor administrativo: Luiz Francisco Juaçaba Esteves
Diretor administrativo adjunto: Germano Maia Pinto
Diretor financeiro: Edgar Gadelha Pereira Filho
Diretor financeiro adjunto: José Agostinho Carneiro de Alcântara
Diretores: Pedro Alcântara Rêgo de Lima, Marco Aurélio Norões Tavares, Rafael Barroso Cabral, Benildo Aguiar, Francisco Eulálio Santiago Costa, Francisco Norberto de Lima Oliveira, Ângelo Márcio Nunes de Oliveira, Maria de Fátima Facundo Soares, José Antunes Fonseca da Mota, Carlos Rubens Araújo Alencar, Francisco Oziná Lima Costa, André de Freitas Siqueira, Francisco Lélio Matias Pereira, Lauro Martins de Oliveira Filho, Aluísio da Silva Ramalho Filho, Paulo César Vieira Gurgel.

Conselho Fiscal
Titulares: Marcos Silva Montenegro, Pedro Alfredo Silva Neto, Marcos Augusto Nogueira de Albuquerque.
Suplentes: Marcelo Guimarães Tavares, Roberto Romero Ramos, Ricard Pereira Silveira.

Delegados representantes junto ao Conselho da CNI
Titular: Jorge Alberto Vieira Studart Gomes
Suplentes: José Ricardo Montenegro Cavalcante, Roberto Proença de Macêdo e Carlos Prado.



Gerência de Comunicações - Sistema FIEC

Projeto de Célio Studart pune com rigor quem criar ou manter pirâmides financeiras

Pena vai de cinco a dez anos de prisão, além de multa; milhões de consumidores já foram lesados em esquemas de pirâmide

Projeto de lei apresentado nesta terça-feira (16/4) pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE) representa um duro golpe em uma prática que vem afetando diretamente as finanças de milhares de brasileiros de boa fé. A proposta acrescenta dispositivo à Lei de Crimes contra a Economia Popular (1521/51) para punir quem criar ou manter a chamada “pirâmide financeira”. A pena será de prisão de cinco a dez anos, além de multa.

Atualmente a legislação estabelece apenas detenção de seis meses a dois anos a quem tenta obter ganhos ilícitos por meio de processos fraudulentos dessa natureza. Não há, expressamente, a denominação “pirâmide financeira” na legislação alterada pelo PL. Atualmente os responsáveis não vão efetivamente para a cadeia, pois a atual pena não permite prisão em regime fechado.

Na justificativa do projeto (2315/2019), Célio Studart alerta para os sérios danos ao sistema financeiro nacional, à economia popular e aos direitos dos consumidores provocados por essa plataforma financeira ilícita. “São vários os casos publicados pela imprensa, em todo território nacional, de associações criminosas que utilizam este método fraudulento de auferir renda”, ressalta.

A história recente do Brasil registra episódios de grande repercussão. Um deles ficou conhecido como caso Telexfree, caso clássico de pirâmide, em que cada novo membro comprava um "pacote" que remunerava os membros acima na cadeia. O número de lesados chega a 2 milhões. Investidores do grupo Avestruz Master, em Goiás, também amargaram prejuízos milionários no final dos anos 90.

O projeto de lei explica as características clássicas dessa prática e chama a atenção para publicação de 2016 de autoria do Ministério Público Federal intitulada “O MPF de olho nas pirâmides financeiras: saiba como distinguir um investimento financeiro de um golpe”.

A instituição alerta que nem sempre é fácil identificar estas fraudes, tendo em vista que são camufladas sob a aparência de um investimento idôneo. Com o aumento da punição, Célio Studart espera que essa prática danosa ao consumidor seja, de fato, inibida.

Movimento Mais Mulheres na OAB completa quatro anos

Em 11 de abril de 2015 foi, em Roraima, o Movimento Mais Mulheres na OAB. O projeto nasceu com a participação de aproximadamente 100 advogadas. Hoje, ao completar quatro anos, há motivos para comemorar: o movimento já conta com a adesão de seccionais de todo o país.

Uma de suas idealizadoras, Florany Mota, diz que a construção compartilhada dos sonhos de fortalecimento da OAB, com a participação do Movimento Mais Mulheres na OAB, se origina com as dificuldades comuns a todo movimento vitorioso, com mobilização e participação espontânea. Para ela, o objetivo é somar, "mostrar que as mulheres merecem ocupar o que lhe é de direito e justo".

Fernanda Marinela, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada à época da criação do MMMOAB e madrinha do Movimento, destaca que 11 de abril é uma data a ser comemorada, sobretudo pelo grande avanço que o MMMOAB tem promovido para garantir a participação da mulher advogada na OAB.

História

Em outubro de 2014, durante a Conferência Nacional dos Advogados do Brasil, foi realizado o primeiro painel sobre a Mulher Advogada. Começava ali um movimento de coleta de assinaturas por todo o Brasil em defesa da cota de 30% de vagas nas eleições do sistema OAB reservada às mulheres advogadas.

Em novembro de 2014, o Conselho Federal da OAB aprovou, por unanimidade, que nas eleições para o Sistema OAB o registro de chapa deverá ter no mínimo 30% de participação de advogadas.

Alguns meses depois, em 11 de abril de 2015, foi lançado o MMMOAB, em um primeiro almoço por adesão organizado pelas advogadas Florany Mota, Maise França e Michelle Rizzo.

No mesmo ano, no dia 21 de maio, em Maceió/AL, durante a 1ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, o Movimento foi lançado nacionalmente, com a adesão de várias seccionais de todo o país.

A primeira expressão de apoio e incentivo ao MMMOAB, por parte do Conselho Federal da OAB, foi do então Diretor Tesoureiro Antonio Oneildo Ferreira, que considera o movimento a base da 1ª Conferência.

Reconhecimento ao MMOAB

Jornalista e advogada iniciante, Hanna Gonçalves diz que é motivo de orgulho ser integrante do Movimento Mais Mulheres na OAB, “que nasce em Roraima e quatro anos depois já se expandiu para o Brasil inteiro, fortalecendo a participação da Advocacia feminina em todo o sistema OAB”. "Tivemos muitas conquistas em relação à nossa pauta, mas precisamos avançar muito mais."

Betânia Almeida, advogada e deputada Estadual em Roraima, foi uma das primeiras participantes do Movimento. Recém empossada na atividade parlamentar, Betânia continua participando das pautas do MMMOAB, a quem credita parte da sua eleição para deputada estadual. "Continuo ativamente participando das atividades, inclusive com a ideia de propormos também um Movimento Mais Mulheres na Política."

Daniela Teixeira, Conselheira Federal da OAB e presidente Nacional da Comissão da Jovem Advocacia, ao comentar a importância do MMMOAB, faz questão de destacar que o painel de dirigentes do Sistema OAB não tem a participação das mulheres. "É como se não existíssemos", reclama.

Ela destaca o papel importante de uma das líderes do projeto, a advogada Florany Mota, “uma mulher de garra que levou a nossa voz de mulher advogada para dentro do sistema OAB”. Acredita que o painel de dirigentes do Sistema OAB, em breve, terá metade do espaço ocupado por advogadas. “Somos metade da OAB, precisamos continuar participando do MMMOAB, porque ainda falta para ser conquista, precisamos do outro lado da parede para colocar as mulheres ondem elas devem estar”.

Na época de criação do MMOAB, a então vice-presidente da CNMA, Alice Biachiniacompanhou de perto a criação do movimento em Roraima. "Este movimento especial, que comemora quatro anos de criação, é uma contribuição inestimável à Advocacia brasileira. Desejo que continue, pois é um movimento muito importante, que trouxe muitas transformações."

A advogada e professor universitária da UFBA Daniele Borges, atualmente presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, relembra que, quando o movimento foi criado, eram menos de 10% as Conselheiras Federais na OAB. "Hoje, mais de 20 dos assentos titulares do Conselho são ocupados por mulheres, graças ao trabalho do MMMOAB".

Sistema CNA lança programa de benefícios para produtores rurais



Brasília (11/04/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou na quinta (11) o Bem+Agro, um programa de abrangência nacional que vai trazer uma série de benefícios exclusivos aos produtores rurais.

Para conhecer o programa é só acessar o site www.bemmaisagro.com.br ou baixar o aplicativo Bem+Agro e fazer o cadastro e em seguida realizar ações que gerem pontos para trocar por descontos em diversos produtos e serviços.

Abaixo algumas perguntas e respostas sobre o programa.

Quem pode participar?

Produtores rurais que estiverem adimplentes com a Contribuição Sindical Rural facultativa.

O que são agros?

Os agros são pontos virtuais, sem valor monetário, que serão distribuídos aos usuários cadastrados no programa, como forma de reconhecimento e recompensa pelo relacionamento do produtor rural com o Sistema CNA. Os agros poderão ser utilizados (resgatados) dentro da plataforma Bem+Agro.

Como posso acumular agros?

Há diversas formas de acúmulo de agros. Principalmente o nível de engajamento do participante com o programa Bem+Agro e com o Sistema CNA/Senar/Instituto. Todas as formas de acúmulo estão divulgadas na página “Ganhe Agros”, pelo linkwww.bemmaisagro.com.br/ganhe-agros.

Como são distribuídos os agros pela contribuição sindical?

Ao realizar a contribuição sindical facultativa, o produtor rural receberá 20.000 agros. Os agros são distribuídos por CPF adimplente e não por quantidade de propriedades.

Como faço uso do benefício resgatado?

Cada parceiro tem uma condição de uso do benefício. Antes de concluir o resgate, verifique os termos de uso na página da oferta. Todos os cupons resgatados ficarão disponíveis para uso na página “Minhas compras”, pelo link www.bemmaisagro.com.br/minhascompras.

Posso converter meus agros em dinheiro?Os agros, além de individuais e intransferíveis, não podem ser distribuídos ou convertidos, total ou parcialmente, em dinheiro.

Hub tecnológico: Data Center da Angola Cables amplia oportunidade para negócios digitais


O Ceará assumiu seu papel de protagonista mundial no setor das telecomunicações ao receber o Data Center Angonap, da multinacional Angola Cables, inaugurado na manhã desta terça-feira (16), em Fortaleza. O momento consolidou o hub tecnológico planejado pelo Governo do Ceará, que, ao lado do centro de conexões aéreo da Air France/KLM/GOL e portuário CIPP/Porto de Roterdã, formam a trinca de hubs para alavancar o desenvolvimento no Estado. O governador Camilo Santana participou da solenidade ao lado do CEO global da empresa, António Nunes, do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha, e do prefeito Roberto Cláudio.


“Há uma palavra hoje que é conectividade. Esse é o mundo atual e do futuro. O que a Angola Cables está fazendo aqui no Ceará é saindo na frente no Nordeste, tirando a concentração do eixo Sudeste e trazendo para o cá esse mundo da conectividade e da telecomunicação. O Ceará tem uma característica diferente. Aqui não há muita concentração em poucos provedores, talvez sejamos no Brasil a maior concentração de provedores, com quase 400, e isso dinamiza o mercado, a economia, gerando grandes oportunidades. Não tenho dúvida que a instalação da Angola Cables vai possibilitar que Fortaleza e o Ceará se destaquem nesse mundo de telecomunicação global. Isso significa atrair novos provedores de conteúdo e internet, mais investimentos em tecnologia e pesquisa, e temos o compromisso de estimular cada vez mais nossas escolas e universidades a investirem e possibilitarem a formação de pessoas nessa área”, enfatizou o governador Camilo Santana, que, após a solenidade, pode conhecer as instalações do centro de dados.

A empresa Angola Cables investiu cerca de US$ 300 milhões na construção do Data Center, edificado em uma área de 3.000 m² na Praia do Futuro, e na instalação dos cabos submarinos Sacs e Monet, que ligam via fibra óptica duas regiões com grande potencial econômico – Américas e África, gerando uma rota alternativa de conectividade com os Estados Unidos e o continente asiático. O Sacs sai da cidade de Luanda, na Angola, e chega a Fortaleza, percorrendo 6.200 quilômetros sob o oceano Atlântico, e o Monet, com 10 mil km de extensão, interliga as cidades de Santos e Fortaleza, no Brasil, e Miami, nos EUA. A velocidade da transmissão de dados pelos cabos é de 63 milissegundos, movimento mais rápido que um piscar de olhos. Por meio dos cabos, as empresas instaladas no Ceará, desde gigantes do ramo, até os pequenos provedores, terão conexão de melhor qualidade e estimulando a economia e a criação de empregos qualificados.Posição privilegiada

A localização geográfica do Ceará tem sido fator preponderante na consolidação da trinca de hub’s. Sua posição vem sendo considerada estratégia para a conexão de outras partes do mundo com a America Latina. Uma prova disso é que Fortaleza é a segunda cidade no mundo com mais cabos submarinos – ao todo 12 – ficando atrás somente de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, que possui 13. De acordo com levantamento feito pelo IBGE, a região do Nordeste apresenta a terceira maior contribuição de segmentos das tecnologias da informação e comunicação no Brasil.


António Nunes, CEO da Angola Cables, afirmou que a escolha da capital cearense teve influência de sua posição no mapa, mas o trabalho feito pelo poder público no sentido de fomentar o desenvolvimento do setor de telecomunicações também pesou. “Fortaleza é um hub natural de cabos submarinos. Quando nós fizemos nosso planejamento de local no Brasil onde deveríamos aportar nossos cabos, Fortaleza foi o local mais adequado, pelo fato de podermos, posteriormente, através de um Data Center como esse, nos interligarmos com outros cabos submarinos que já estejam aqui. Paralelamente a isso temos tido uma surpresa muito agradável porque o Estado e Fortaleza têm promovido muito o desenvolvimento do ecossistema digital e por isso Fortaleza passa a ser no Nordeste um ponto muito importante dessa economia digital”, confidenciou o CEO.

Esse potencial reflete nos números latino-americanos no mercado de Data Centers, que movimentou US$ 2,87 bilhões em 2016. A estimativa é que os centros de dados da América Latina cheguem a faturar US$ 4,37 bilhões em 2021. O Brasil concentra 45% de todos os centros de armazenamento de dados existentes América Latina e foi responsável por 47,6% do faturamento da região em 2016.

Economia

A era digital tem transformado costumes da sociedade e aberto novas maneiras de se fazer negócios. Esse prisma de transformação e a chegada de um equipamento desse porte credencia a capital cearense a um crescimento de oportunidades em um futuro próximo, acredita Roberto Cláudio. “Essa onda nova do comércio eletrônico, de todas as comunicações embarcadas no celular para você lidar com o dia a dia do seu padrão de consumo, uma nova perspectiva inclusive de telecomunicações e do uso da tecnologia da informação para gerar emprego e renda, isso abre um novo cenário, novas oportunidades. O princípio básico disso é a conectividade. Aqui a gente não está recebendo só mais cabos de fibra óptica. A gente tá fazendo mais do que isso ao ganharmos esse investimento. Estamos ganhando um Data Center de ponta, com padrão de segurança e velocidade únicos”, ressaltou o prefeito de Fortaleza.

Homenagem da ASPEC ao dia do Prefeito


quinta-feira, 11 de abril de 2019

Homem que bate em mulher é covarde – Sandro Becker



O novo álbum do cantor Emanuel do Vale Trindade, conhecido como Sandro Becker, intitulado “Tu tá querendo, tá?” traz uma canção para alertar as mulheres sobre a denúncia em casos de violência.

Com o nome “Homem que bate em mulher é covarde”, a música começa “Liga ‘pro’ 180, mulher”, fazendo referência ao número da Central de Atendimento à Mulher.

“Mulher não é objeto, denuncie antes que seja tarde. Se ele ameaça ou lhe bate, é covarde!”, diz outro verso da música.



Ouça em: https://www.youtube.com/watch?v=I_TGf2QlA-s

Oto Leal, Mauro Benevides e Pio Rodrigues Neto serão agraciados com a Medalha Iracema

Pio Rodrigues Neto, presidente da C. Rolim Engenharia, será um dos agraciados com a Medalha Iracema, principal comenda concedida pela Prefeitura de Fortaleza. A segunda edição do evento de entrega ocorrerá no dia 13 de abril, no Teatro São José, durante solenidade em comemoração ao aniversário da capital cearense, e homenageará também o ex-senador Mauro Benevides e o médico e professor universitário Oto Leal. Instituída em 2018, a Medalha presta homenagens a personalidades de destaque em suas áreas profissionais, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento de Fortaleza em diversos setores.

Pesquisa inédita da CNA aponta demandas dos produtores rurais

Brasília (11/04/2019) – Uma pesquisa inédita da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) feita com produtores rurais de todo o país identificou as principais demandas e gargalos do segmento. O levantamento mostrou que 59,93% dos entrevistados disseram que o crédito rural é a demanda mais importante para o campo.

O resultado do trabalho foi entregue nesta quinta (11) pelo presidente da CNA, João Martins, ao secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, durante o Painel sobre o Selo de Integridade do Mapa, em Brasília. Na avaliação de Martins, o levantamento é fundamental para a discussão de mais políticas para o setor agropecuário e reforça a necessidade de um Plano Safra plurianual.

“O crédito agrícola tem ficado menor. Está na hora de ter um projeto de cinco anos para o produtor saber, no decorrer desse tempo, o que ele vai encontrar para poder dimensionar as necessidades e buscar os recursos. Nos próximos anos vamos passar de 300 milhões de toneladas de grãos e essa expansão será por tecnologia e dependerá de termos crédito”, afirmou Martins.

“Esse trabalho da CNA, indo perguntar diretamente para o produtor o que ele quer, vai nos dar um norte, um direcionamento, ao saber que o produtor rural quer crédito, mas também quer logística e segurança jurídica. A pesquisa ressalta os principais pontos. Todas as ações do Ministério são feitas com as entidades e esse trabalho será avaliado na construção do Plano Safra”, disse Marcos Montes, que representou ministra Tereza Cristina no evento.

PESQUISA - A pesquisa foi coordenada pelo Instituto CNA, que ouviu quase 1.282 produtores por meio de um formulário eletrônico de 1º de março e 5 de abril. A partir das respostas, foi possível constatar um ranking das 10 demandas consideradas como as mais prioritárias.

Os custos de produção estão na segunda colocação na lista de pontos mais importantes, segundo 49,7% das pessoas ouvidas, seguidos por infraestrutura e logística (40,9%), qualificação de mão de obra (36,1%) e questões ambientais (35,2%).

“O objetivo do levantamento foi saber a opinião do produtor rural que está lá na base sobre o que ele de fato precisa. Esta pesquisa vai subsidiar a CNA na proposição de políticas públicas para o agro no governo e no Congresso Nacional”, explica o secretário-executivo do Instituto, André Sanches.

A pesquisa também apontou outras necessidades e problemas do segmento produtivo segundo os produtores rurais. Segurança jurídica (22%), criminalidade no campo (21%), questões trabalhistas (20%), endividamento (15,5%) e questões fundiárias (11,5%) fecham a lista dos tópicos classificados como prioritários para quem vive e trabalho no meio rural.

A pesquisa também dividiu os resultados entre agricultura e pecuária. O crédito rural foi apontado como a maior necessidade para 59,1% dos agricultores e 62% dos pecuaristas. As quatro principais demandas são as mesmas nos dois segmentos. Depois do crédito, vêm os custos de produção, logística e infraestrutura e qualificação de mão de obra.

O levantamento também dividiu as demandas dos produtores em 12 atividades, nas quais o crédito rural é a principal em oito culturas (café, cana-de-açúcar, fruticultura, grãos, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinos e ovinos e suinocultura).

Na horticultura e na avicultura, o custo de produção é o item mais importante para os produtores. A questão ambiental é a principal necessidade na silvicultura e a qualificação de mão de obra é primeiro item da lista de prioridades na aquicultura.

Com presença de Carlinhos Brown e Júlia Gomes, Beach Park reúne mais de duas mil pessoas na 12ª edição do Dia Nacional da Alegria

Tendo como embaixadores o cantor Carlinhos Brown e Júlia Gomes, ex-participante do reality The Voice Kids 2016, o Beach Park sediou, na última terça-feira (9), a abertura da 12ª edição do Dia Nacional da Alegria. O evento, realizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (ADIBRA), recebeu cerca de 1500 crianças de escolas públicas e atendidas por projetos sociais do Ceará.

Ao todo, a ação reuniu no Aqua Park mais de duas mil pessoas, entre crianças, jovens, pais, educadores e voluntários, que foram presenteadas com um dia de diversão e brincadeiras nas atrações do complexo turístico. Com o tema “Conscientizar para preservar o meio ambiente”, a solenidade contou também com um pocket show de Carlinhos Brown.

Durante a apresentação, que também teve a participação dos personagens Paxuá e Paramim, criados por Brown em seu projeto de educação ambiental infantil, o cantor e ativista aproveitou para ressaltar a importância de as crianças preservarem a natureza desde os primeiros anos de vida. “Cada um de vocês é um pequeno agente solidário da natureza”, explicou para os pequenos, após falar sobre a importância de não descartar plásticos e outros resíduos no meio ambiente.

O CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, reforçou o compromisso do empreendimento com ações sustentáveis e de educação ambiental, visando formar gerações que diminuam os danos à natureza e garantam um futuro melhor para o planeta.



“Ações que pautam a sustentabilidade são importantes para o setor e para todos nós como sociedade, e, por isso, o Beach Park vem investindo cada vez mais em eventos que busquem conscientizar a população, como o Dia Mundial da Limpeza, que retirou 21 toneladas de lixo da praia do Porto das Dunas. Unir esse momento à felicidade de tantas crianças por estar aqui hoje, garantindo o direito ao lazer a todos, nos traz uma alegria enorme”, comentou Murilo.

Sobre o Beach Park Entretenimento

Com mais de 30 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia do Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza, o empreendimento Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos turistas do país inteiro. Atualmente, ocupa mais de 180 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além de Restaurante de Praia e a Vila Azul do Mar, espaço de convivência e serviços, ambos abertos ao público. O parque aquático, que conta com 19 grandes atrações, recebeu no último ano a notável marca de um milhão de visitantes, com a inauguração do brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua na categoria tornado do mundo. Também foi eleito o 2º melhor parque aquático do mundo e o melhor da América Latina pelos usuários do TripAdvisor em 2017 e foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil pelo segundo ano consecutivo pelo Prêmio GPTW. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio e a TV Beach Park; a Revista Onda Beach Park, o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio; e a recente criação do Ceará Show, primeiro espetáculo musical permanente no estado. Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park possui um reconhecimento internacional de gestão ambiental, o selo ISO 14.001 - norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios.

Maciço se prepara para realizar I FestModa com foco na sustentabilidade



O I Festival de Arte em Moda do Território Maciço de Baturité surge como expressão da Grife Algodão na Flor em alusão ao trabalhador e trabalhadora rural e ainda a possibilidade de mobilizar recursos para a consolidação do Fundo Rotativo Solidário em benefício dos grupos envolvidos. O evento acontece de 1 a 5 de maio, no Centro de Guaramiranga e espera receber até 10 mil pessoas durante o Festival.



O projeto foi idealizado pelo Instituto Algodão na Flor juntamente com as produtoras e produtores que fazem parte da Grife Algodão na Flor, com o apoio da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), em alusão ao dia do trabalhador e trabalhadora, comemorados no dia 1 de maio.



Será um momento de interação com a Cultura e a Arte, a Gastronomia, a Agricultura Familiar em “moda” onde teias de relações serão construídas e identificadas pelo fazer criativo das produtoras e produtores envolvidos. "Em “moda” porque é preciso fazer o debate atual sobre as mudanças que estão acontecendo no mundo e na vida das pessoas, sobre a relevância de cuidar da vida e do planeta se apropriando de novas atitudes e valores", afirma a coordenadora do FestModa, profª. Doutora, Clebia Mardonia Freitas.



"O evento enfatiza o papel social exercido pelos trabalhadores e trabalhadoras e ainda as suas vivências, viabilizando a execução de políticas de desenvolvimento e da economia criativa, amparada pelos preceitos da economia solidária e suas inter-relações com o desenvolvimento do território", completa a vice-prefeita de Redenção Ana Paula Braga.



Durante o festival, acontecerá momentos de produção, reprodução e troca de experiências entre os produtores rurais e empreendedores sociais da região do Maciço de Baturité, composta por 13 municípios, como Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara.



A programação prevê nos seus cinco dias, a realização de jantar cultural, desfile da segunda coleção da Grife Algodão na Flor, palestras, oficinas, rodas de diálogos, mostras culturais e rodas de comercialização envolvendo a arte, a cultura, a agricultura familiar de base agroecológica e a gastronomia com destaque ao tema trabalho.



Serviços:

I FestModa Maciço

Dias 01 a 05 de maio

No Centro de Guaramiranga

Inscrições pelo site: www.festmodamacico.com

Carta da Marcha destaca união do movimento municipalista e conquistas nos Três Poderes

A XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi encerrada nesta quinta-feira, 11 de abril, se consolidando como a maior mobilização realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Mais de nove mil gestores municipais de todo o Brasil se uniram no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e mostraram a força do movimento municipalista, que resultou em 22 conquistas e avanços aos Entes locais junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário. Vejaaqui. O encerramento foi marcado pela leitura da Carta, feita pelo consultor Hugo Lembeck – ex-diretor da Confederação e ex-prefeito de Taió (SC).

Veja a íntegra do documento:

Carta da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Aproximadamente nove mil municipalistas se reuniram em Brasília/DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), nos dias 8 a 11 de abril de 2019, para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, sob o tema: Unidos pelo Brasil. Este, que é o maior encontro da democracia brasileira, também pôde ser acompanhado, por meio da transmissão on-line, ao vivo, por milhares de pessoas.

Em um momento de grande alternância política, insegurança econômica e com o propósito de marcar os 100 dias dos novos governos e das casas legislativas (no âmbito da União e dos Estados), um conjunto de reivindicações foi trazido a público para a reformulação do pacto federativo. Estiveram presentes à Marcha o presidente da República, Jair Bolsonaro, 14 ministros, 154 deputados e 18 senadores. O evento destacou a força e a união do movimento municipalista, conectado por diferentes canais de interação disponibilizados pela CNM.

Anúncios do governo federal

Com a união dos gestores, a Marcha trouxe 21 conquistas e avanços importantes aos Municípios, no âmbito do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Em relação ao governo federal, destacam-se o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/2017, que acrescenta mais 1% ao primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro de cada ano, ação que foi consolidada posteriormente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia por meio da reinstalação da comissão especial que vai analisar o texto.

No que se refere à previdência, o governo anunciou que vai trabalhar para que seja apresentada uma emenda que permite desonerar os recursos do Regime Próprio de Previdência sobre a incidência de contribuição do Pasep estimado em R$ 3 bilhões ao ano. Outra medida é o apoio para que os RPPS possam operar empréstimos consignados para seus segurados; também houve o compromisso de instituir regras mais claras da compensação previdenciária entre regimes – o chamado Comprev. Mais um passo foi dado no que se refere ao encontro de contas: foi publicada portaria que garante a representatividade da administração municipal ao destinar cinco das 12 cadeiras do grupo para lideranças e técnicos indicados pela CNM.

Ainda no Executivo, o Ministério da Economia firmou compromisso de enviar, em até 20 dias, projeto de lei que libera R$ 10 bilhões para Estados e Municípios. A pasta também anunciou que pretende repartir 70% dos recursos do bônus de assinatura dessa cessão onerosa para Estados e Municípios, além dos 70% dos royalties gerados através da exploração desses campos localizados na área do pré-sal. Outra medida anunciada pelo Ministério da Economia é o apoio à emenda para que os Regimes Próprios possam operar empréstimos consignados para os seus segurados, uma demanda antiga da CNM.

O Ministério da Saúde, por sua vez, anunciou a intenção de publicar nos próximos dias uma revisão do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), entre elas a possibilidade de alteração da jornada de trabalho dos médicos, de 40h para 20h semanais, a ampliação do horário de serviço à população e a prorrogação do prazo para utilização das UPAS para outra finalidade que não a inicial, estendida até 30 de junho.

Segundo o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, serão oferecidos R$ 26,9 bilhões em investimentos por meio do Plano Nacional de Segurança Hídrica, para garantir até 2035 abastecimentos e atividades produtivas. Outros R$ 4 bilhões serão disponibilizados pela pasta nos próximos 4 anos, pelo Pró-Cidades.

Avanços no Congresso Nacional

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, demonstraram apoio ao movimento municipalista e afirmaram estar dialogando com o Ministério da Economia sobre o 1% do FPM, Lei Kandir e cessão onerosa. Além disso, o presidente do Senado se comprometeu a também atuar pelo fortalecimento das cidades e citou, como exemplo, a aprovação rápida da PEC 358/2013, conhecida como PEC do Orçamento Impositivo. Com relação aos consórcios públicos, a Câmara aprovou o Projeto de Lei 2.542/2015, do Senado, que limita as exigências legais de regularidade do Cauc ao próprio consórcio público, e o PLP 2.543/2015, que estabelece regime de contratação de Consórcio Público pela CLT. As matérias seguem agora para sanção presidencial.

Confirmando mais uma conquista, o Plenário do Senado aprovou a PEC 61/2015, que destina recursos do orçamento direto para Estados e Municípios, sem que haja a necessidade de realizar procedimentos atuais. O texto foi aprovado em dois turnos no Plenário do Senado e seguiu para a Câmara. Os deputados também aprovaram o requerimento de urgência urgentíssima para prorrogação dos prazos de encerramento dos lixões.

Os parlamentares de diferentes Estados e partidos se comprometeram a atuar no Congresso Nacional a favor do pacto federativo, aprovando as matérias positivas, como a Nova Previdência, e impedindo o avanço daquelas com impacto negativo. Os presidentes das duas frentes municipalistas – Pacto Federativo e Defesa dos Municípios – reforçaram o papel da Confederação no apoio técnico e na articulação política em prol dos Municípios.

Avanços no Judiciário e Tribunais de Contas

O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 20 de novembro o julgamento de liminar que trata da distribuição dos royalties do petróleo. São seis anos de espera e mais de R$ 22 bilhões de prejuízos aos Municípios. Já os Tribunais de Contas se comprometeram a auxiliar o movimento municipalista na qualificação dos gestores no que se refere às dificuldades enfrentadas na administração local.

Mulheres na Política

Esta edição da Marcha fez questão de evidenciar a importância das mulheres na política brasileira e mundial. Um número recorde de gestoras e diversas autoridades femininas estiveram presentes, dentre elas as ministras Tereza Cristina e Damares Alves. O Museu Municipalista, sob o comando do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), destacou os 90 anos de mulheres na liderança municipal. A ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, aproveitou o espaço para convocar os Municípios a lutarem pela mudança da realidade brasileira de violência e abuso contra as mulheres, afirmando que, com o apoio do forte movimento municipalista, isso será possível. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, assinou uma portaria que homologa a liberação dos encargos de Municípios beneficiados com máquinas e equipamentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Já a fundadora do MMM Tânia Ziulkoski, por sua vez, motivou as participantes da plenária a se envolverem nas ações da iniciativa Responsabilidade Social e Empresarial (RSE), um conceito utilizado para incentivar a adoção de comportamento ético, sustentável, capaz de reduzir as desigualdades sociais.

Lançamentos e acordos

Com foco nas pautas convergentes entre Estados e Municípios, outra inovação deste ano foi a realização do Fórum de Governadores. Representantes dos governos participaram do debate e assinaram um termo de cooperação federativa, estabelecendo o apoio mútuo e espaços de debates para soluções em temas de interesse comum.

Importantes lançamentos ganharam destaque entre os principais momentos da programação, dentre eles o Observatório dos Consórcios e o projeto Interiorização + Humana, que tem por objetivo sensibilizar os gestores sobre a situação de migrantes e refugiados venezuelanos. Deve-se também mencionar a assinatura do acordo Todos pela Educação, o qual visa a apoiar o Estado brasileiro na elaboração de propostas legislativas com vistas à melhoria da educação. Além desses, houve o lançamento oficial da XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos de Governos Locais com a composição do conselho e da Plataforma +Brasil, que irá simplificar as transferências voluntárias para os Estados e os Municípios e propiciar o acompanhamento dos repasses fundo a fundo e a prestação de contas de forma automatizada.

A Confederação entregou aos presentes o Termo de Compliance – programa criado pela CNM para assegurar que a entidade molde todos os seus atos sob os vetores da integridade e da conformidade com máxima transparência em todas as relações.

No âmbito internacional, dois importantes acordos foram celebrados. O primeiro, feito com a Organização das Nações Unidas (ONU), prevê a cooperação entre o movimento municipalista e a ONU com foco no atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos gestores locais em suas competências. Ainda em relação aos ODS, foi acordada uma parceria com a Abrinq com o objetivo de fortalecer as ações em prol destes. Outra iniciativa estabelece a criação de um banco de boas práticas para Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Para finalizar, foi realizada a Assembleia-Geral do movimento municipalista, que aprovou o balanço patrimonial de 2018 da CNM e apresentou o planejamento para os próximos três anos, além disso, a diretoria citou a ampliação do CNM Qualifica, projeto que pretende capacitar seis milhões de servidores municipais em várias áreas da administração municipal.

Brasília, 11 de abril de 2019.

Glademir Aroldi

Presidente



Acesse o pronunciamento do presidente da Aprece, Nilson Diniz, durante o encerramento da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Município.

Acesse o vídeo do presidente da Aprece, Nilson Diniz, falando sobre a importância da participação dos gestores municipais cearenses no evento e em toda a articulação municipalista.





Fonte: CNM

AGROPACTO vai a Quixadá e lança Programa ATeG do SENAR no Sertão Central



Produtores, secretários de agricultura, representantes de diversos órgãos e instituições, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, presidentes de Sindicatos Rurais de Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama, Limoeiro do Norte, Mombaca e Banabuiú, e lideres de diversos segmentos da agropecuária estiveram reunidos nesta terça-feira, 9, na cidade de Quixadá, no Sertão Central para a reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, onde ocorreu o lançamento do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR- CE, naquela cidade na atividade de bovinocultura de leite. O coordenador do AGROPACTO e Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará,-FAEC , Flávio Saboya destacou a importância do programa ATeG “um programa inovador do SENAR que está sendo implantado no Ceará este ano em 40 municípios beneficiando cerca de 800 produtores rurais, mas que já teve seus primeiros passos em 2015, numa parceria com o Sebrae-CE, através do Programa Sertão Empreendedor.” ,disse Saboya.

A apresentação da metodologia ATeG foi feita pelo superintendente do SENAR- CE, Sérgio Oliveira e, segundo ele, 77% dos produtores brasileiros o que representa mais de 4 milhões de produtores rurais ainda não receberam nenhum tipo de assistência técnica e o SENAR foi credenciado pela ANATER a fazer esse trabalho. Oferecemos 4 horas de assistência por mês ao produtor e gratificamos os técnicos que apresentarem melhores resultados dentro do critério da meritocracia, disse Sergio Oliveira . Esse é um modelo inovador onde o Sistema CNA /SENAR, observou que existem vários tipos de assistência técnica, mas sem o gerenciamento da propriedade e de forma gratuita. Para tanto, anunciou que além de estar trabalhando diretamente com os Sindicatos Rurais, está estabelecendo uma parceria com o Banco do Nordeste, para dar assistência ao Programa de Desenvolvimento Territorial -PRODETER, que está presente em vários municípios do Estado.

O Presidente do SINRURAL de Quixadá, Fausto Fernandes apresentou os produtores que irão participar da assistência técnica todos voltados para a cadeia da bovinocultura de leite. Aqui na região do sertão central iremos trabalhar esta cadeia com Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama e Banabuiú. Fausto Fernandes acha que os estabelecimentos de crédito devem aproveitar essa assistência técnica e gerencial do SENAR e aliar-se ao trabalho, pois só assim poderão também acompanhar a aplicação dos recursos, evitando futuras dívidas rurais. .

A Superintendente Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária-MAPA, no Ceará, Maria Luiza Rufino, disse que a ATeG tem uma diferença, se comparada aos serviços de assistência técnica que já existia, mas esta que o SENAR está oferecendo tem um complemento com uma importância maior porque ela agora irá gerenciar a propriedade, fazendo-a crescer financeiramente e o produtor ter uma visão de crescimento “

O Diretor de agronegócio da ADECE, Amilcar Silveira, que é produtor rural em Quixadá e em Ibaretama, também presente no Agropacto ao lado do seu pai, que é também produtor rural, o ex-deputado estadual Everardo Silveira, com 82 anos de idade, destacou a importância do AGROPACTO ir ao encontro dos produtores e levando esse novo programa de assistência técnica. “É muito benéfico atender as necessidades do produtor. Como produtor,estou tentando lutar para que nossas propriedades façam negócios viáveis , e é isso que a ATeG vem conscientizando os produtores da nossa região. É um trabalho crucial, pois se não fizermos isso, vamos ficar estagnados nessas consequentes secas.”, disse Amilcar.

Objetivo da ATeG

Estabelecer e implantar um modelo de gestão e operação de assistência técnica continuados baseado no mérito aos produtores da classe “C” e “D/E” potencial, que englobe todos os processos da cadeia produtiva da propriedade – possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e os processos de gestão do negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica, da família e da comunidade.

Municípios a serem beneficiados com a Ateg e a cadeia produtiva

Amontada (Fruticultura), Aracoiaba (Fruticultura), Aurora (Apicultura), Banabuiú, Baturité (Fruticultura), Beberibe (Fruticultura), Canindé (Caprinocinocultura), Cascavel (Fruticultura), Caucaia (Avicultura), Cedro (Ovinocaprinocultura), Coreaú (Avicultura), Crateús (Caprinocinocultura), Crato (Bovinocultura), Granja (Caprinocinocultura), Horizonte (Fruticultura), Ibaretama (Bovinocultura), Iguatu (Apicultura), Independência (Caprinocinocultura), Itapipoca (Fruticultura), Jaguaretama(Bovinocultura), Jaguaribe (Bovinocultura), Lavras da Mangabeira (Caprinocinocultura), Limoeiro do Norte (Avicultura), Marco (Fruticultura), Mauriti (Apicultura), Milagres, Mombaça (Apicultura), Monsenhor Tabosa (Caprinocinocultura), Morada Nova (Bovinocultura), Moraújo (Fruticultura), Morrinhos (Fruticultura), Nova Russas (Caprinocinocultura), Piquet Carneiro (Bovinocultura), Quixadá (Bovinocultura), Quixeramobim (Bovinocultura), Russas, Senador (Bovinocultura), Tamboril (Caprinocinocultura), Trairi (Fruticultura), Ubajara (Fruticultura) e Viçosa do Ceará

CNA e EMBRAPA PARTICIPAM DO AGROPACTO E APRESENTAM PROJETO BIOMAS e FORRAGEIRAS DO SEMIÀRIDO

A convite do Coordenador do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, Flávio Saboya também participaram da reunião ocorrida na cidade de Quixadá, o Secretário Executivo do Instituto CNA, André Sanches , a Coordenadora Executiva do Programa Biomas junto a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA , Claudia Mendes Magalhães, o coordenador geral do Programa Biomas junto à Embrapa , Alexandre Uhalm, e os técnicos Rafael Tonucci, da Embrapa Caprinos e Diogo Denodi, Cooordenador do Biomas Caatinga da Embrapa Semiárido e ainda, Ana Clara, Coordenadora Técnica do Programa Forrageiras no Semiárido.

Eles viram apresentar aos produtores e representantes do BNDES os dois programas de pesquisa – Biomas Caatinga e Forrageiras no Semiárido, que estão sendo desenvolvidos no Estado do Ceará, no município de Ibaretama , a 28 km de Quixadá . Em seguida fizeram uma visita a Fazenda Triunfo, em companhia do Presidente do Sindicato de Ibaretama, Carlos Bezerra Filho, que juntamente com a FAEC, que dão apoio logístico aos dois programas. Para nós que fazemos o Sindicato de Ibaretama, é muito gratificante ter dois projetos de pesquisa de grande envergadura que vão oferecer novas alternativas aos nossos produtores. Temos lá também um projeto de dessalinização com uso da energia solar, que pretendemos levar a ouros municípios, informa Carlos Bezerra. O Presidente da FAEC, Flávio Saboya também acompanhou a comitiva.

O projeto Biomas vem sendo desenvolvido desde 2013, com vistas a pesquisas de árvores, para proteção, recuperação e uso sustentável nas propriedades rurais e o projeto Forrageiras do Semiárido, desde 2017, que avalia o potencial produtivo e adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas do semiárido, e conta também com uma Unidade de Referencia Técnologica- URT, em Ibaretama-CE.

Para André Sanches, Diretor-Executivo do Instituto CNA, essa é uma oportunidade de apresentar resultados preliminares sobre o projeto forrageiras. Um projeto que está no segundo ano em parceria com o SENAR e a Embrapa e estamos testando em condições reais de uso experimentos para desenvolver a forrageira resistentes à seca. Vamos também aproveitar a presença da equipe do BNDES em visita ao Projeto Biomas para apresentarmos o Projeto Forrageiras, disse André Sanches. Ele anunciou outro programa que a CNA lançou semana passada o AGRI-Trace- Rastreabilidade Vegeta , que visa ajudar os produtores de frutas e hortaliças a atender as regras definidas pela Instrução Normativa Conjunta-ANVISA/DAS-MAPA- No 02.

Segundo Diogo Denadi, O Projeto Biomas começou tendo em vista a nova legislação do Código Florestal que impõe que as propriedades rurais tenham aproximadamente 20% da área com cobertura vegetal, preferencialmente nativa, chamada de reserva legal. O Projeto Biomas têm contribuído com forma de estimular essa cobertura vegetal nativa e como essa cobertura pode ser aproveitada como fonte de renda. “

Claudia Mendes, destacou a importância desta nova visita ao projeto Biomas que é desenvolvido em Ibaretama .”Estamos na companhia de um dos parceiros apoiadores, o BNDES para vermos os resultados já obtidos e também traçarmos uma estratégia para as próximas ações. O projeto está na fase final e começou a ser desenvolvido em 2013 especificamente na Caatinga . Precisamos agora entender como podemos transferir os resultados positivos do projeto da pesquisa realizada para o produtor rural”, concluiu.

Aniversário de Fortaleza conta com shows de Ednardo e Zeca Baleiro no Aterrinho da Praia de Iracema

Fortaleza comemora 293 anos, neste sábado (13/04), com uma extensa programação cultural realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), oferecendo atrações em diversos espaços públicos da Cidade. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

No sábado, a partir das 18h, o público poderá conferir um grande show, no Aterrinho da Praia de Iracema, com a apresentação do projeto Para Cantar Fortaleza, formado pelas cantoras cearenses Nayra Costa, Lorena Lyse, Marília Lima, Carol Damasceno e Roberta Fiúza e direção musical de Pantico Rocha. O show segue com apresentação do cantor cearense Ednardo e, fechando a programação, sobe ao palco o cantor Zeca Baleiro.

No Mercado dos Pinhões, o público poderá conferir, neste sábado (13/04), a partir das 18h, o projeto Mercado Criativo. O evento reúne expositores do circuito de feiras realizadas e apoiadas pela Prefeitura de Fortaleza, como a Feira Afins de Vitrola, o Mercado Coletivo e o Mercado dos Quadrinhos. A feira conta com 80 expositores, além de apresentação do DJ Gomes Smith e do bloco Café Preto, formado por Haroldo Guimarães e Giselle Café.

No Mercado da Aerolândia, a festa também ocorrerá no sábado (13/04), a partir das 18h, com show da dupla Vanin e Nicinha – O Casal do Acordeon e apresentação do Grupo Farra DusBons, com Jean Dumont.

Teatro São José e Programação infantil
O Teatro São José recebe, no sábado (13/04), o projeto 293 Versos de Amor. Entre melodias e poemas, a Orquestra Popular do Nordeste e o ator Ricardo Guilherme fazem uma homenagem aos 293 anos da Cidade de Fortaleza, a partir das 19h.

Pela manhã, o público infantil poderá conferir, no domingo (14/04), uma programação no Passeio Público de Fortaleza, a partir das 9h, com Cia Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras, com apresentação do Chaplin cearense e, em seguida, contação de histórias com Grupo Recontar.

Ciclofaixa Cultural
A Prefeitura de Fortaleza realiza uma edição especial da Ciclofaixa Cultural em alusão aos 293 anos da capital cearense. Com o tema “Olhares sobre o Mar – Narrativa da Fortaleza dos anos 1940”, o projeto ocorrerá neste domingo (14/04), das 8h às 12h, com concentração no Estoril. O passeio ciclístico partirá para espaços culturais e tradicionais da região, como o Centro Cultural Belchior, Ideal Clube, Náutico Atlético Cearense e Capela São Pedro dos Pescadores. Em cada ponto de parada, haverá a presença de guias e historiadores, ressaltando a importância histórica e curiosidades referentes a cada local de visitação.

Festival Esportivo Atleta Cidadão
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece) comemoram o aniversário da Capital, neste sábado (13/04), com uma manhã de atividades esportivas no Aterrinho da Praia de Iracema, com início às 8h. O minitorneio conta com aulas de Futvôlei, Beach Soccer, vôlei de praia, duathlon aquático (natação e corrida), corridinha e atividades recreativas.

O projeto Atleta Cidadão oferece à população acesso gratuito ao esporte e lazer por meio de aulas regulares dentro das comunidades, com a realização de atividades físicas e brincadeiras.

Confira abaixo a programação completa:

> Biblioteca Cristina Poeta – Aniversário de 1 ano do equipamento
Quando: Sábado (13/04), das 9h às 12h
Atrações: Apresentação de dança com o grupo Geração Jovem, música ao vivo com os músicos e professores Sales e Mizael e pula-pula e pipoca liberados para a criançada.
Local: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes)

> Aterrinho da Praia de Iracema
Festival Esportivo Atleta Cidadão
Quando: Sábado (13/04), das 8h às 10h30
Minitorneio: Futvôlei, Beach Soccer, vôlei de praia, duathlon aquático (natação e corrida), corridinha e atividades recreativas.
Local: Aterrinho da Praia de Iracema

Grande show
Quando: Sábado (13/04), das 18h às 00h
Atrações: Projeto Para Cantar Fortaleza (Nayra Costa, Lorena Lyse, Marília Lima, Carol Damasceno e Roberta Fiúza. Direção musical de Pantico Rocha), show do cantor Ednardo e Zeca Baleiro.
Local: Aterrinho da Praia de Iracema

> Mercado dos Pinhões
Quando: Sábado (13/04), das 18h às 22h
Evento: Mercado Criativo com 80 expositores da Feira Afins de Vitrola, do Mercado Coletivo e do Mercado dos Quadrinhos
Atração: DJ Gomes Smith e Bloco Café Preto com Haroldo Guimarães e Giselle Café

> Mercado da Aerolândia
Quando: Sábado (13/04), das 18h às 22h
Atrações: Vanin e Nicinha – O Casal do Acordeon e Farra DusBons com Jean Dumont
Local: Mercado da Aerolândia (BR-116, 5823 – Alto da Balança)

> Teatro São José
293 Versos de Amor
Entre melodias e poemas, a Orquestra Popular do Nordeste e o ator Ricardo Guilherme fazem uma homenagem aos 293 anos da Cidade de Fortaleza.
Quando: Sábado (13/04), às 19h
Onde: Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, nº 299 – Centro)

> Passeio Público
Quando: Domingo (14/04), das 9h às 11h30
Atrações: Cia Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras, Contação de histórias com Grupo Recontar.
Local: Passeio Público de Fortaleza (Rua Dr. João Moreira, S/N, ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro)

> Ciclofaixa Cultural
Quando: Domingo (14/04), das 8h às 12h
Tema: “Olhares sobre o Mar – Narrativa da Fortaleza dos anos 1940”
Concentração: O passeio ciclístico terá concentração no Estoril
Pontos de parada: Centro Cultural Belchior, Ideal Clube, Náutico Atlético Cearense e Capela São Pedro dos Pescadores.

> Biblioteca Herbênia Gurgel
Quando: Terça a sexta-feira (09 a 12/04)
Local: Biblioteca Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)

Exposição “Coleção Pajeú”
A exposição fala sobre a história dos bairros: Praia de Iracema, Rodolfo Teófilo, Conjunto Palmeiras, José Walter, Montese e Pirambu.
Horário: das 8h às 18h

Exposição “Fortaleza ontem e hoje”
Apresenta imagens comparativas de pontos turísticos da cidade de Fortaleza, como eram antes e como estão atualmente.
Horário: das 8h às 18h

Exibição da série “Os Cearenses: história do Ceará na sala de aula”
A programação contará com a exibição de docudramas que abordam personagens e períodos da história do Ceará.
Quando: Ceará Colonial (10/04, às 15h); Ceará Imperial (11/04, às 15h) e Ceará Republicano (12/04, às 15h)
Gratuito

Arquivo do blog