sexta-feira, 28 de julho de 2017

Governo do Ceará discute com a Sudene a inclusão de 32 novos municípios na região do semiárido

Divulgação / Governo do Estado do Ceará


A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou nesta quinta-feira (27), em Recife-PE, de reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), com a participação de governadores de toda a região Nordeste. Entre os temas debatidos estava proposta de inclusão de 32 novos municípios cearenses na região do semiárido, reconhecida pelo Governo Federal.

"Estamos empenhados para apresentar nossos estudos sobra a revisão da espacialização do semiárido nordestino. Instituímos um comitê técnico para avaliação. Já conseguimos a aprovação da inclusão de 15 municípios e, na resolução, foi aberta a possibilidade de recurso para incluir outros. A expectativa é que tenhamos ainda este ano uma resposta positiva", disse Izolda Cela.

Os 15 municípios cearenses que terão a inclusão garantida no mapa de localidades classificadas como semiáridas são: Acaraú, Amontada, Beberibe, Cascavel, Fortim, Granja, Marco, Martinópole, Moraújo, Morrinhos, São Luís do Curu, Senador Sá, Tururu, Uruoca e Viçosa do Ceará.

Os 32 novos municípios do Ceará possuem parâmetros técnicos compatíveis com os requisitos exigidos. Com o redimensionamento, os municípios passam a ter acesso a políticas públicas e financiamentos governamentais diferenciados, compatíveis com a situação hídrica local. As cidades também terão prioridade no acesso a recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE). O Condel decidirá com base em estudo do grupo de trabalho, criado para analisar o assunto.

No encontro, também foram discutidas propostas para ajustar diretrizes e prioridades do FNE e FDNE, ainda para o exercício de 2017. As medidas pretendem ampliar o apoio a projetos destinados ao reaproveitamento de resíduos sólidos e à geração, transmissão e distribuição de energia, dentre outras áreas.

Semiárido

Para a delimitação do semiárido, é preciso se inserir nos seguintes critérios: precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800mm; índice de Aridez de Thornthwaite igual ou inferior a 0,50; percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano.

Na transmissão ao vivo feita pelo Facebook na última terça-feira (25), o governador Camilo Santana destacou a importância da reunião. "Essa é uma reunião importante, pois, dentro da pauta, tem os municípios cearenses que não são considerados inclusos dentro do semiárido, prejudicando esses municípios na conquista de políticas públicas. Todos os estudos já foram feitos e técnicos justificam que muitos destes já deveriam fazer parte. Essa é uma luta de muitos prefeitos e muitos deputados", afirmou.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Fraport assume administração de Aeroporto de Fortaleza e irá investir dois bilhões

Divulgação/ Governo do Estado do Ceará


Nesta quinta-feira (27), a administração do Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins foi assumida pela empresa alemã Fraport. Em solenidade oficial de concessão do equipamento que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília participaram o governador do Estado Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o embaixador da Alemanha no Brasil Georg Witschel e a vice-presidente da empresa Aletta Masembach, e outros representantes da operadora internacional.

Na solenidade, o chefe do executivo explicou que, inicialmente, a nova operadora vai comandar o aeroporto da cidade em diálogo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAERO. Somente em janeiro a Fraport assumirá sozinha. Segundo Camilo Santana, o valor da ordem de R$ 2 bilhões será investido na modernização do terminal, que deve ampliar a movimentação do aeroporto, atraindo voos internacionais.

O aeroporto Pinto Martins embarca anualmente 6,3 milhões de passageiros. Em 2047, sob o comando da empresa alemã, a expectativa é que esse número eleve-se para 29,2 milhões anuais. As projeções, de acordo com o governador Camilo, é tornar o aeroporto um grande centro de conexões (HUB) para voos do mundo inteiro, como o aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, que é administrado pela Fraport. Santana visitou o terminal alemão no mês de junho, e afirmou estar impressionado e finalizou frisando que a empresa deverá tornar o aeroporto de Fortaleza um dos mais modernos do mundo.

O diretor da empresa Fraport Klaus Jeschcke, esteve em Fortaleza em abril e também esteve presente durante a visita de Camilo ao Aeroporto de Frankfurt. Jeschcke afirmou que a empresa não medirá esforços para tornar o aeroporto cearense um dos melhores terminais do mundo e alegou saber como operar um HUB.

O Aeroporto Internacional Pinto Martins compete por um hub com os terminais de Salvador e Recife. A empresa Air France-KLM decidirá qual destes aeroportos realizarão voos diretos do Nordeste para França e Amsterdã.

Senar tem novo superintendente no Ceará



O  engenheiro agronômo Sèrgio Oliveira da Silva, é o novo  Superintendente  Estadual  do Serviço Nacional  de Aprendizagem Rural/ AR -CEARÀ, braço direito da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará -FAEC, na capacitação do produtor rural, indicado que foi pelo Presidente do  Conselho de Administração da Instituição, Flávio Saboya .  Sèrgio Oliveira já  é técnico  do Senar há mais de 10  anos, tendo coordenado o Programa de Cadastro Ambiental Rural -CAR e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG , Negócio Certo Rural . Ele  faz parte também da Comissão técnico -cientifica que elaborou a Programação do PECNORDESTE.
Já a Assistente Social  Ana Kelly Cláudio Gonçalves assumiu a Diretoria Técnica do SENAR-CE. Kelly também  integra os quadros do SENAR-CE , foi  Coordenadora dos Programas de Formação Profissional Rural-FPR , de Promoção Social-PS, do  Agrinho e do Programa Saúde do Homem e da Mulher.

Secretaria da Cultura inaugura Mercado Cultural dos Pinhões

Foto: Divulgação / Secretaria de Turismo de Fortaleza
Na noite desta quarta-feira (26), foi inaugurado o Mercado Cultural dos Pinhões, em prédio anexo ao Mercado dos Pinhões. O evento contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio, do titular da Secretaria da Cultura Evaldo Lima, o Secretário de turismo Alexandre Pereira e o Secretário da Regional I Adail Fontenele. O local dará continuidade ao incentivo à ocupação por meio de cultura e gastronomia local de espaços públicos em Fortaleza.


Durante a inauguração, em parceria com Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará por meio das Secretarias da Cultura e Regional Centro, ocorreu o Festival Comida de Boteco, no qual renomados chefs de cozinha apresentaram pratos característicos nordestinos. Para o prefeito, o investimento de R$ 297.078,08 deverá servir para consolidar um novo polo gastronômico na Capital. “Este é um espaço já muito utilizado pela Cidade, que une a cultura à diversão e ao lazer. Naturalmente, em seu entorno, estabeleceram-se alguns pontos com o perfil de ocupação que a gente deseja, de restaurantes e bares. O equipamento servirá para, definitivamente, consolidar um polo gastronômico aqui em Fortaleza, no entorno do Mercado dos Pinhões”, destacou.

O prefeito Roberto Cláudio também anunciou na oportunidade o novo projeto de requalificação do Mercado histórico, aliado ao estímulo do Plano Diretor da Cidade, fomentando a ocupação do entorno do mercado e promovendo a utilização do espaço.

O titular da Secretaria da Cultura Evaldo Lima destacou a importância histórica do local e seu entorno, classificando-os como patrimônio afetivo dos cidadãos fortalezenses. “Este espaço remonta a segunda metade do século XIX. A oficina original do Mercado dos Pinhões foi a mesma que fez a Torre Eiffel, em Paris. Há toda uma identificação histórica e cultural, muita vida, programação intensa, relação de identificação, de pertencimento do cidadão daqui, não apenas no Carnaval, quando este é um dos polos mais disputados. Mas aqui a gente realiza inúmeras feiras e este é um ponto de encontro dos cearenses. O Mercado Cultural dos Pinhões, com esse foco, com esse direcionamento para os saberes e sabores da gastronomia cearense só vem engrandecer todo esse contexto”, pontuou.

O espaço  contar com 18 boxes para comercialização, banheiros, sala para administração, elevador plataforma para pessoas com mobilidade reduzida, escada de acesso ao novo piso e áreas de convivência em ambos os pavimentos, que abrigarão programação cultural e festivais gastronômicos temáticos.

SENAR leva programa Saúde do Homem e da Mulher a zona rural e já beneficiou 700 mulheres e 500 homens

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-CE através da sua equipe de Promoção Social,estará nesta sexta-feira,28,  na localidade de Córrego da Volta, Munciipio de Itarema, oferecendo os serviços de prevenção do câncer ginecológico e prevenção do câncer em próstata e PSA, através do Programa Saúde do Homem . Com este já são cinco municípios  atendidos pelo SENAR este ano , o primeiro foi Ocara no dia 6 de junho,  Redenção: dia 9/6, Mombaça : dia 14/06 ,Piquet Carneiro:11/07 e Itarema: 28/07. Em cada Munciipio foram  atendidas uma média de 150  mulheres e 100 homens.  

O Superintendnte do Senar-CE ,Sérgio Oliveira da Silva e a diretora técnica técnica Kelly  Cláudio Gonçalves, e a técnica Carolina Machado  participam do evento em Itarema, que   tem a parceria da secretaria de Saúde do Município.Segundo Sérgio Oliveira, estão programados mais cinco eventos nos meses de  agosto  e setembro  e os municípios interessados em receber o atendimento do Programa  devem encaminhar propostas ao SENAR, que fica localizado na avenida Eduardo Girão,317, bairro Jardim América , em  Fortaleza, fone 85-35358000./8018.     
 
Já está programada uma nova ação no dia 24 de agosto, a realizar-se , no distrito de Alagamar, dentro da programação de comemoração do aniversário do município de Jaguaretama . No  dia 25 de julho, ,a Diretora  Técnica  do SENAR ,Kelly  Cláudio e a  técnica Carolina Machado participaram  da reunião  de mobilização  no município de Jaguaretama. Nesta, estiveram presentes todos que organizarão o evento junto ao  SENAR-CE, dentre eles o Vice- Presidente Regional  do Médio Jaguaribe/FAEC e tpresidente do  SINRURAL Jaguaribe, Sr. Expedito Diógenes e  a Secretária Municipal de  Saúde de Jaguaretama,  Sra. Francisca Airlene Dantas e Silva. 

A meta em 2017 é realizar 15 eventos. Já realizamos 05 programas  e atendemos aproximadamente 700 mulheres com exame de "papanicolau" e 500 homens como exame de PSA e o exame clínico (toque retal)., disse a Diretora Técnica  do SENAR/CE, Kelly Claúdio  Gonçalves.  


SOBRE O PROGRAMA 

O  programa de largo alcance social, começou em 2010 com o nome de  “Útero é Vida”, beneficiando 6.445  mulheres no Ceará , mas devido a adesão e sucesso do mesmo , o Senar Nacional resolveu incluir também, a partir desse ano, em todo o país, o exame de prevenção do câncer para o homem. Uma Unidade móvel de saúde do Senar com dois consultórios médicos vai até a localidade e realiza os exames físicos e laboratoriais, de papanicolau na mulher e o PSA e toque retal no homem. Os exames são encaminhados a um laboratório especializado e apresentados os resultados sem nenhum custo para o beneficiários ou o município parceiro, inclusive a contratação de dois urologistas.
Uma equipe do Programa de Promoção Social do Senar realiza toda a logística, oferecendo inclusive um dia de beleza para a mulher e seus filhos, com a distribuição de um kit beleza.
Já o município, oferece em contrapartida a disponibilização do local para o evento, voluntários, água e alimentação para a equipe de trabalho e participantes. Cabe ainda ao município, a divulgação do evento, a mobilização, o cadastro dos participantes, a limpeza do local e o mobiliário (mesas cadeiras, macas).

Presidente da FAEC participa de reunião do conselho da SUDENE e defende inclusão de novos municípios no semiárido


O Ceará tem 34 Municípios fora da Região semiárida, o que traz prejuízos aos produtores no momento da contratação de empréstimos bancários principalmente junto aos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que  têm direcionamento prioritário para o semiárido. A Constituição de 1988 prevê 50% da aplicação do fundo no financiamento de setores produtivos de municípios desta região  e políticas de convivência com a seca.  O assunto  será  discutido na  próxima reunião do Conselho Deliberativo da  SUDENE, que acontece nesta quinta-feira, dia 27, em Recife-PE.  A proposta de redimensionamento do Semiárido é  apresentada pela Funceme em conjunto com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), entidade aplicadora dos recursos do FNE.

Representando a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará- FAEC, Flávio Saboya participa da reunião, onde um dos assuntos foi  o estudo  sobre a classificação climática  e o  índice de aridez no semiárido feito pelos dois órgãos. Na ocasião, ele apresentou  um abaixo assinado encabeçado pela FAEC e  por diversas lideranças políticas e do setor produtivo, a começar pelo Governador Camilo Santana, pelos presidentes da FIEC, Beto Studart, da FECOMÉRCIO, Gastāo Bitencourt, da FETRAECE, dirigentes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, deputados estaduais Manoel Duca e Sérgio Aguiar e pelo próprio presidente da Funceme, Eduardo Martins,  pedindo a inclusão  dos Municípios cearenses na delimitação do semiárido Brasileiro.

A FAEC vem acompanhando atentamente o assunto, já tendo participado de audiências na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, e  promovido inclusive, um debate sobre o tema, através do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- Agropacto, quando o Presidente da Funceme apresentou um estudo completo sobre a situação, disse Saboya. Logo após esse debate,  a FAEC elaborou o  documento que foi  encaminhando em março deste ano ao Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e agora, será submetido ao CONDEL. Saboya lembrou que os deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Manoel Duca (PDT) também  levaram o estudo ao ministro da Integração Nacional.

PARA ENTENDER
São três critérios para inclusão de municípios no Semiárido: média anual de precipitação inferior a 800 milímetros, risco de seca superior a 60% e índice de aridez inferior a 0,5. Para esse último item, o balanço hídrico levado em conta em 2005 é do período entre 1961 e 1990. Em novos cálculos, a Funceme adotou série histórica entre 1974 e 2016.

No Ceará, a rede de pluviômetros teve expansão na década de 1980. Por isso, os critérios com base nas chuvas até 1990 são considerados imprecisos, com menor quantidade de postos e maior concentração nas sedes dos municípios próximas da faixa de praia, explica Margareth Carvalho, supervisora do Núcleo de Recursos Ambientais da Funceme. Agora, é possível confirmar a condição de semiaridez à medida que os postos completam 30 anos de implantação, permitindo a análise da série histórica de chuvas em três décadas.

REUNIÃO  ITINERANTE DA DIRETORIA DA CNA SERÁ NA PARAÍBA

Dia 28, na sede  da Federação da Agricultura  e Pecuária da Paraíba -FAEPA, haverá mais uma , reunião da Diretoria  Executiva da CNA com as Federações  do Nordeste. Na pauta   temas de caráter Administrativo  e politico institucional da CNA,  apresentação dos temas de interesse das Federações  da Região   frente às principais  questões que preocupam  a atividade Agropecuária regional do pais. O Presidente  da FAEC, Flávio Saboya estará presente , ocasião em que apresentará o documento tema de debate na reunião da SUDENE.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Ceará participa de feira artesanal que marca retorno ao mercado internacional

Mostrando o potencial do artesanato do Ceará, o Estado participará da Feira Nacional de Artesanato de Vila de Conde - FNA2017, que acontecerá em Porto, região metropolitana de Portugal. O estado irá representar o país como convidado da 40° edição do evento que ocorrerá entre os dia 22 de julho e 6 de agosto.A Central de Artesanato do Ceará (CEART) assina a curadoria da exposição.

Foram selecionados produtos que têm prioritariamente identidade cultura, expressão valores estéticos tradicionais com alto padrão de qualidade. O estande do país terá a temática "Artesanato do Ceará - Mãos que fazem história" onde estará em exposição peças mais expressivas desenvolvidas no Estado, como peças de couro, renda de bilro, argila, madeira, tecidos, dentre outros materiais. A Ceart levará ainda duas artesãs cearenses: Ana Maria Silva e Maviniê, responsável por artesanatos em renda e areia colorida, respectivamente. Elas estarão mostrando ao vivo durante o evento seus talentos.

O convite da Câmara Municipal de Vila do Conde surgiu após conhecerem o livro "Mãos que fazem história - a obra e a arte de artesãs cearenses", de Cristina Pioner e Germana Cabral. As jornalistas, juntamente com a fotógrafa Marília Camelo, integram a equipe organizadora do estande e lançarão a obra durante a feira.

Além do estande, estão confirmadas no primeiro fim de semana do evento um jantar com o chef de cozinha cearense Vicente Neto, em Lisboa, e um show da banda Luso Baião, cujo repertório valoriza a música nordestina.

Ceará tem segunda maior rede hoteleira do N/NE

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado do Ceará têm a segunda maior oferta de leitos de hospedagem do Nordeste, sendo 81.043 leitos, ficando atrás apenas da Bahia que tem 188.861.O número representa 15% de todos os leitos disponíveis na região e 3,4% no cenário nacional.

No país, o Estado se destaca pela predominância de pousadas, que são equivalentes a 48,7% dos estabelecimentos de hotelaria classificados assim. Porém, a proporção de hotéis é uma das menores do país - equivalente a 26,4% dos serviços disponíveis, número que é perde para Rio Grande do Norte com 25,8%. Podemos analisar esses dados refletidos no porte dos estabelecimentos mapeados pelo instituto: segundo o estudo, 18,9% dos estabelecimentos de hotelaria têm menos de dez unidades disponíveis.

Entre sua última edição da pesquisa em 2011 e 2016, Fortaleza registrou alta de 15,4% em número de estabelecimentos de hospedagem, crescimento acima da média nacional. Os números de leitos disponíveis porém cresceram abaixo dessa média, entre 7,8% e 6%.

Sobral recebe exposição que reúne grandes nomes da arte no Brasil

Obra “Baile caipira”, pintada por Tarsila do Amaral, estará em exposição (Foto: Divulgação/Unifor)


A exposição "Um século de Arte Brasileira" na Coleção Fundação Edson Queiroz está disponível na Casa de Cultura de Sobral com entrada gratuita. A visitação é aberta ao público de 19 de julho a 7 de outubro e reúne 60 obras que fazem um apanhado importante dentro da arte sobre questões sociais, políticas e multiculturais do País.

As peças divididas em gravuras, esculturas, pinturas e desenhos mostram os 100 anos de história da arte nacional.

A exposição é promovida pela Prefeitura de Sobral, por meio do Prefeito Ivo Gomes, que mostrou satisfação em levar a exposição para a cidade e agradeceu a Fundação Edson Queiroz, que é responsável pelas obras. Para ele, a exposição dá acesso as pessoas a arte em suas diversas formas. Para o curador da amostra Max Perligeiro, a exposição objetiva apresentar um recorte da arte brasileira a partir de 1917 até os dias atuais, tornando acessível a contemplação de uma das mais importantes coleções de arte do Brasil, pela primeira vez deslocada para o interior do estado.

O acervo já foi visitado por coordenadores e professores de escolas municipais de Sobral. Os alunos das escolas também terão a oportunidade de visitar a exposição após o retorno às aulas acompanhados de seus professores. Para esse público, a Casa de Cultura contará com atendimento educacional, por meio de mediadores capacitados para receber estudantes e visitantes.


Serviço

“Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”
Período da exposição: de 19 de julho a 7 de outubro de 2017
Horário: Terça a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 16h às 20h
Casa de Cultura de Sobral - Av. Dom José 881, Centro, Sobral, Ceará
Mais informações: (88) 3611.3324 e (88) 3611.2275

Fortim inaugura primeiro complexo residencial e turístico em Pontal do Maceió

Divulgação / Giordani Almeida


Será inaugurado este ano, a 133 km de Fortaleza, no município de Fortim o primeiro complexo residencial e turístico do local. O empreendimento em uma das principais praias de Fortim é um investimento do grupo espanhol Confide. Entitulado como Complexo Canoé, o espaço abrange uma área com mais de 300 mil metros².

O espaço conta com sete diferentes áreas: condomínios de lote residencial, condomínios de casa de alto padrão, Beach Club, restaurante, hotel de chame, escola de kitesurf, dentre outros espaços. O projeto começou a ser elabora há 12 anos, quando o grupo Confide comprou o terreno. Segundo o diretor da AGC Urbanismo, uma das empresas responsáveis pelo empreendimento, o local atenderia aos padrões europeus, mas o projeto foi enterrado e formatado para se tornar um polo turístico com referências nacionais.Sendo fruto de um investimento de 20 milhões de reais, o Complexo pretende ser um destino sustentável que refletirá a cara do Estado.

A partir deste mês, a escola de kite, o Beach Club e o restaurante já está em funcionamento. Os lotes residenciais já iniciaram suas vendas.

Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú ganharão varas da Infância

Divulgação / Diário do Nordeste

Os municípios de Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral deverão ganhar varas com exclusividade para a criança e o adolescente. Atualmente, apenas Caucaia e Fortaleza conta com estruturas desse tipo. Segundo o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) Marcelo Roseno, a conquista será possível graças à transferência de comarcas subutilizadas. Ela foi prevista na proposta de reorganização, proposta pela Corte e atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado.

Se acordo com Roseno, ainda não é possível que todas as cidades cearenses com esse perfil tenham sua varas exclusivas, mas, com criação de novas varas no estado todas as chamadas "Unidades de Entrância Final" contarão com o dispositivo para crianças e adolescentes.

A conquista foi anunciada antes da reunião entre os representantes do TJ-CE e prefeitos. O encontro foi organizado pela APRECE - Associação de Prefeito do Estado do Ceará, para a discussão da reorganização. Segundo o Presidente da entidade e prefeito de São Benedito Gadyel Gonçalves, o encontro foi uma sugestão do desembargador e presidente do TJ-CE Gladyson Pontes.

Viçosa recebe 13° edição do Festival Música da Ipiapaba



Começou neste final de semana a 13° edição do Festival Música da Ibiapaba - MI, em Viçosa do Ceará. O evento traz atrações de estilo erudito, popular e contemporâneo e acontecerá entre os dia 22 e 29 deste mês. O evento promove 30 oficinas com profissionais de sons e ritmos de todo o país.

A abertura do evento, que se deu no sábado (22) contou com banda local e apresentação de Cristiano Pinho. No total, serão 15 diferentes atrações no decorrer do festival a se apresentar em diferentes pontos da cidade. As oficinas são atividades para jovens e veteranos músicos que estão em busca de formação e vão ser ministradas por professores do Ceará e do Rio de Janeiro. São 600 vagas para as diferentes oficinas, sendo 400 delas para estudantes da rede pública e 200 ao público em geral.

Em sua 13° edição, o Festival levará discussões voltadas para o mercado e para políticas públicas musical, debatendo experiências e a inserção dos músicas nesse universo com diálogos entre mestres da cultura juntamente a profissionais que atuam no mercado.

Além disso, o festival também terá a comercialização de alimentação e produtos fabricados nas cidades de Tianguá, Ubajara e Ipu. Serão vendidos desde licores até cestos e outros produtos artesanais. O festival é uma realização do Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria de Cultura e o Instituto Dragão do Mar, em parceria com a Secretaria da Edução.

Lançamento do anexo do Mercado dos Pinhões terá Festival de Comida de Boteco

Nesta quarta, dia 26, será lançado o anexo do Mercado dos Pinhões, que promete mobilizar ainda mais o turismo em Fortaleza. Na ocasião, será realizado o Festival de Comida de Boteco

Uma realização da Prefeitura de Fortaleza,  em conjunto com Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará,  que preparou o Festival de Comida de Boteco para brindar a inauguração do anexo do Mercado dos Pinhões de Fortaleza,  projeto que visa a valorização do local, onde a cultura cearense recebe destaque e pode ser exposta a todos os turistas que vem a nossa capital.

 O evento acontecerá nesta quarta-feira (26),  a partir das 17h, onde renomados chefs de cozinhas, apresentarão seus petiscos da culinária nordestina. Dentre os pratos,  teremos Bacurim Torrado, Brochete de Lagosta, Arraiá no Mar, Pudim de Caipirinha e muito mais.

Os Chefs que marcarão presença: Chef Demão, Chef Giorgio Guastella, Chef Luciano Ferreira, Chef Ana Kataria, Chef Francisco Vieira, Chef Cláudia Pinheiro, Chef Carlos Henrique, Chef Charton, Chef Irene,  Chef Raul, Chef Rozi, Chef Nice, Chef Luhen, Chef Marie Anne, Bartender Maurício Campos, Cervejas Especiais, Bar da Itaipava, Além da Manhas e Castanhas,  Cachaça Gole de Ouro, Pimenta Ardoza, Artesanato Arte em Inox e o Instituto Ecoco.


Mercado dos Pinhões
O mercado é um bem cultural tombado pela Prefeitura de Fortaleza. Sua abertura foi no dia 18 de Abril de 1987. Sua estrutura metálica foi pré - fabricada, em ferro, na França, nas oficinas de Guillot Pelletir, em Orleans. O lugar servia para venda de carnes e verduras. Atualmente, tornou-se, um pouco turístico, onde é realizado a venda de artesanato nordestino.


Serviço
Lançamento do anexo do Mercado dos Pinhões “Festival de Comida de Boteco”.
Dia: 26/07/17
Horário: 17h às 23h
Praça Visconde de Pelotas, 41, Aldeota, Fortaleza

quinta-feira, 20 de julho de 2017

SOCIAL: Jornalista Silvana Frota é convidada para Seminário Quinzenal de AgroPacto

A jornalista e editora da Revista Ceará e Municípios Silvana Frota foi convidada para o seminário quinzenal de Agropacto.  O evento ocorrerá dia 25 (vinte e cinco) de Julho de 2017 no Auditório do Sistema FAEC/SENAR-AR/CE, às 7h30m.

SERVIÇO

Palestra: Seminário Quinzenal de Agropacto
Data: 25 de Julho de 2017
Horário: 7h30
Local: Auditório do Sistema FAEC/SENAR-AR/CE


Prefeitura do Aracati debate os destinos da cidade com a população

A Prefeitura Municipal do Aracati, através da Secretaria de Administração e Planejamento, realiza nesta quinta-feira, 20 de julho, a partir das 19 horas, reunião com a população e lideranças locais para discutir a elaboração do Plano Plurianual, PPA. O evento está marcado para Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na Rua Teófilo Pinto, 200 - Farias Brito.

A iniciativa constitui um fato importante em Aracati, já que proporciona a elaboração do planejamento público municipal com a participação social, com debates coletivos e com o fortalecimento da democracia, e tem por finalidade apresentar propostas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.

       Para o Prefeito Bismarck Maia, o PPA é uma importante ferramenta de planejamento, que deve ser construída de forma coletiva entre o poder público e a sociedade. “De uns tempos para cá, os mecanismos de controle social e participação popular tem aumentado de forma substancial, haja vista todas iniciativas que tivemos nos últimos anos de valorização da transparência pública. E, certamente, é muito importante ajudar a definir os destinos da cidade e onde os esforços do poder público vão se concentrar”, analisa o prefeito.

A secretária de Administração e Planejamento do Aracati, Luiza Perdigão ressalta a meta estabelecida com os encontros para debater o Plano Plurianual. “A nossa meta é ouvir a população, avaliar junto com as lideranças o desempenho das ações governamentais com o objetivo, se for o caso, de ajustar o Plano Plurianual em função de novas necessidades ou demandas da sociedade”, esclarece a gestora.

O encontro dessa quinta-feira é voltado para os moradores da sede do município. Estão previstas mais seis reuniões que levarão os debates aos moradores dos distritos de Cabreiro, Mata Fresca, Barreira dos Vianas, Córrego dos Fernandes, Jirau e Santa Teresa. Seja um cidadão consciente e aproveite a oportunidade para contribuir com ideias para melhorar a qualidade de vida de toda cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal do Aracati

SOCIAL: Jornalista Silvana Frota recebe parabenização da Segunda Câmara de Direito Público

A jornalista e editora da Revista Ceará e Municípios Silvana Frota recebeu cordialmente da Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira em nome da Egrégia Segunda Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará os votos de parabéns pelo lançamento do livro "Quarenta anos de Jornalismo" e da revista "Ceará e Municípios, de sua autoria.



SOCIAL: Jornalista Silvana Frota recebe convite para solenidade de entrega do Troféu Clóvis Rolim

A federação das CDLs do Estado do Ceará e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza convidaram a jornalista e editora da Revista Ceará e Municípios Silvana Frota para a solenidade do Dia do Comerciante. Na ocasião, será outorgado pela Federação o Troféu Clóvis Rolim ao Senhor Eudoro Walter de Santana, Presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza.

SERVIÇO

Entrega do Troféu Clóvis Rolim a Eudoro Santana (para convidados)Data: 20 de julho de 2017 - Horário: 20h
Local: Theatro José de Alencar - Rua Liberato Barroso, 525.

SAMU NA BEIRA MAR:. Com bicicletas, Samu deve atender em até 2 minutos

Foto: Evilázio Bezerra


Frequentadores da Beira Mar de Fortaleza passam a contar com atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em bicicletas. O projeto Bike Vida visa reduzir o tempo de socorro na região para até dois minutos. São três estações na Beira Mar — na altura do Boteco, do Náutico e do Mercado dos Peixes — com uma bicicleta, o socorrista e os equipamentos. O serviço deve ser acionado pelo 192.

A novidade foi lançada na manhã de sábado, 15, na Beira Mar. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), a região foi escolhida para receber o projeto-piloto por ser “a área de Fortaleza com maior concentração de pessoas por metro quadrado fazendo atividade física — muitas vezes sem realizar exames prévios e acompanhamento”.

As bicicletas contam com equipamentos básicos para atendimentos de urgência, como o desfibrilador — utilizado em casos de parada cardíaca. Cada socorrista terá 1,5 quilômetro de orla para atender. Segundo o gerente do Samu em Fortaleza, Daniel Sousa, nos primeiros seis meses de 2017, foram realizadas 500 solicitações na região.

“Não é só a bicicleta e o socorrista. Será um primeiro atendimento integrado com a rede do Samu e os hospitais”, detalhou o prefeito.

PRAIA DO FUTURO

Também com o objetivo de garantir maior segurança na orla da Capital, parceria da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado e a Associação dos Empresários da Praia do Futuro realizou capacitação de 19 profissionais de 14 barracas da área. Os funcionários receberam instrução para informar frequentadores sobre condições para o banho, mudanças climáticas e prevenção de acidentes, além de distribuir para as crianças pulseiras de identificação, que indicam o local onde estão os pais ou responsáveis.



SERVIÇO

Atendimentos do Bike Vida:

Estações na orla: na Beira Mar em frente ao Boteco Praia, ao Náutico Atlético Cearense e ao Mercado dos Peixes

Como solicitar: pelo número 192 e pessoalmente nas estações

Horário de atendimento: das 5 às 22 horas


Fonte: Jornal O Povo - Ana Rute Ramires

Secretaria de Turismo se faz presente na primeira etapa do Roadshow M&E Nacional

O Ceará, através da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), que tem à frente o secretário Arialdo Pinho, esteve presente na primeira etapa do Roadshow M&E Nacional em Curitiba. O evento, que teve início em Curitiba, segue pelas principais capitais do País durante todo o ano. Cerca de 100 agentes de viagens participaram da primeira etapa do evento, que levou aos profissionais um guia completo do Ceará.
Fonte: Investimentos para o Nordeste - Jornal O Povo

SOCIAL: Jornalista Silvana Frota recebe convite para Diálogos Empresariais

Promovido pela CDL de Fortaleza, Faculdade CDL e CDL Jovem, a jornalista e editora da Revista Ceará e Municípios Silvana Frota foi convidada para a palestra de Diálogos Empresarias. A palestra ministrada por Luiz Teixeira, presidente do Grupo Newland, terá como tema 'A excelência de quem trabalha com paixão".

O evento ocorrerá dia 03 (três) de Agosto de 2017 na CDL de Fortaleza, localizada no Centro da Cidade, às 18h30.

SERVIÇO

Palestra: A excelência de quem trabalha com paixão
Data: 03/08/2017 (Quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: CDL de Fortaleza - Rua 25 de Março, 882 - Centro
Inscrições e Informações: (85)3433-3012 / 3433-3013

Ballet Kiev agenda Sobral

O Ballet Nacional da Ucrânia, conhecido como “Ballet de Kiev” e considerado um dos melhores do mundo, fará apresentação no Ceará. Mais precisamente em Sobral. Uma equipe de produção já está na cidade tratando da infraestrutura do espetáculo, que, aberto ao público, ocorrerá, dia 27 de agosto na Boulevard do Arco. Fortaleza não entrou no roteiro por problemas de logística.

O Kiev fará turnê pelo Brasil a partir de agosto, comemorando seus 150 anos. O roteiro começará por Brasília, vindo depois Florianópolis (SC), Jaraguá do Sul (SC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Sobral (CE) e Cuiabá (MT). Em homenagem a Tchaikovsky, o Kiev encenará “Lago dos Cisnes” (1876) e “A Bela Adormecida” (1888). O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), está todo prosa.

Coluna Vertical - Jornal O povo

Roberto Cláudio é um dos 40 prefeitos no mundo convidados a participar de curso da Bloomberg e Universidade de Harvard


O prefeito Roberto Cláudio é o único prefeito brasileiro a fazer parte do grupo de 40 prefeitos do mundo convidados pela Fundação Bloomberg e Universidade de Harvard a participar do Programa de Lideranças para as Cidades. O curso será realizado em Nova York, nos Estados Unidos, nos dias 17, 18 e 19 deste mês.

O programa inaugural da Iniciativa Bloomberg Harvard de Liderança para Cidades tem duração de um ano e tem como objetivo conectar os líderes gestores das cidades, disponibilizando ferramentas de tecnologia, know-how e práticas inovadoras para que possam aplicar localmente essas experiências.


Após os três dias de sessões presenciais, os prefeitos se beneficiam de uma série de recursos e apoios adicionais que serão fornecidas ao longo do ano. Isso inclui acesso a políticas globais e especialistas em gerenciamento, pesquisa personalizada, oportunidades de aprendizagem virtual e apoios dos alunos de Harvard.

A Iniciativa Bloomberg Harvard de Liderança para Cidades é uma colaboração entre a Bloomberg Philanthropies (fundação dirigida pelo ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg), Harvard Kennedy School e Harvard Business School. A participação para prefeitos é totalmente financiada pela instituição, incluindo taxa de matrícula, acomodação, refeições e passagens aéreas. De toda a América Latina, apenas os prefeitos de Fortaleza e Santiago do Chile foram convidados a participar do curso.

Diagnóstico Cidadão: pacientes podem dar opinião sobre serviços de saúde



O Ceará passa a contar com sistema informatizado para coleta de opinião de usuários sobre atendimento e estrutura do serviço público de saúde. Inaugurado nesta segunda-feira (17), no Hospital Infantil Albert Sabin, o Programa Diagnóstico Cidadão disponibiliza aos pacientes e familiares uma pesquisa de satisfação online, que pode ser respondida através de aplicativo no celular ou computadores (totens digitais interativos) instalados no interior das unidades estaduais. A nova ferramenta, que é a concretização de uma promessa de campanha de Camilo Santana, foi apresentada à população no setor de ambulatórios do Hospital Albert Sabin pelo governador, pelo secretário da Saúde Henrique Javi, e pela diretora geral do Hias Marfisa de Melo Portela.

Durante o evento, que prosseguiu com visita do governador à estrutura do hospital, o toten recebeu os primeiros usuários: responsáveis por crianças atendidas na unidade conheceram o novo programa e já deixaram registradas suas opiniões.

Enquanto aguardava o atendimento do filho Iuri, de seis anos, a auxiliar gráfica Lília Renata dos Santos, 23, aproveitou a oportunidade de conhecer o novo canal de comunicação entre sociedade e poder público. Para ela, moradora de Chorozinho, a proposta do Diagnóstico Cidadão é de grande relevância por ser um meio rápido e prático de levar avaliações e sugestões até os responsáveis pela Saúde Pública no Estado.

"Eu acredito que seja uma boa. É difícil a gente falar com as autoridades sobre esses assuntos, então é uma ótima ideia para ficar mais fácil da população se posicionar sobre as condições dos hospitais e de ter voz. Espero que todos participem e que consigamos realmente ajudar a melhorar o sistema", opinou a moradora do município de Chorozinho.

Busca por melhorias

O Diagnóstico Cidadão foi elaborado pelo Governo do Ceará com o objetivo de ser um aliado importante dentro do planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará, na elaboração de planos de melhorias para cada unidade da rede estadual. Na inauguração do programa, Camilo Santana destacou que a participação ativa dos usuários através de celulares e totens será fundamental para que o Estado siga avançando em políticas voltadas à Saúde.

"Quanto mais pessoas puderem dar sua opinião, como é que foram atendidas pelos médicos, pela equipe da recepção, como estava a limpeza do ambiente, tudo para que o Estado esteja sempre fazendo uma avaliação para melhorar o atendimento à população cearense. E nada melhor do que ouvir a população, nada melhor do que a opinião daqueles que são atendidos, a quem é a nossa obrigação servir", disse o governador.

Secretário da Saúde, Henrique Javi observou que será criado um diagnóstico permanente da totalidade da rede estadual de saúde, com a implementação do programa. "No início do ano de 2018, vamos elaborar uma premiação para as unidades que mais se destacarem dentro desse elenco não só do Diagnóstico Cidadão, mas também dessa conjugação com as informações técnicas das unidades. Não se trata de competição, mas sim da busca por oferecer sempre o melhor serviço possível", complementou.

Totens instalados

O Hias foi a primeira unidade a contar com totens do Diagnóstico Cidadão em funcionamento, ao todo três equipamentos digitais. Dentro da unidade, foram escolhidos locais onde se encontra maior fluxo de pessoas - recepção principal, ambulatórios e emergência. Atualmente, o Albert Sabin recebe cerca de 400 atendimentos por dia.

As novas ferramentas também serão utilizadas em outras unidades da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza, como Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral César Cals (HGCC), Hospital de Messejana (HM), Hospital São José (HSJ), Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs - Praia do Futuro e José Walter), Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO - Joaquim Távora).

O programa terá aplicativo disponibilizado para smartphones, possibilitando os usuários a realização das avaliações diretamente dos seus celulares.


17.07.2017

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará 

André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de Reportagem 

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Projeto Pôr do Sol visa potencializar belezas naturais da orla de Fortaleza



Iniciado no final do mês de Junho de 2016, o projeto Pôr do Sol, que tem como objetivo valorizar a beleza da orla da capital cearense, continuará neste final de semana. Com apresentação do saxofonista Helano Pedreira neste domingo (16/07) a partir das 17h no Mercado dos Peixes, as pessoas poderão contemplar o pôr do sol musical. A apresentação terá duração de uma hora.

A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da SETFOR - Secretaria Municipal de Turismo, pretende dar continuidade ao projeto graças a popularidade e o bom recebimento dado pelos turistas e pelos fortalezenses. Segundo o secretário Municipal de Turismo de Fortaleza Alexandre Pereira, o projeto pretende valorizar e potencializar as belezas naturais da cidade. “Tivemos cerca de 400 pessoas acompanhando o espetáculo no último domingo. Diante da aceitação, decidimos estender o projeto para todos os finais de semana. O projeto potencializa nossas belezas naturais. Estamos apenas embalando esse produto.”

Graças a popularidade, o espetáculo deverá acontecer nos três primeiros domingo do mês no Mucuripe, no Mercado dos Peixes; e na Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, no último domingo de cada mês com apresentação do pianista Felipe Adjafre e convidados.

SOCIAL: Governador faz selfie com jornalista Silvana Frota



A jornalista Silvana Frota, editora  da Revista Ceará e Municípios  numa 'selfie' com o governador Camilo Santana,  que foi capa e destaque especial na edição de julho, fazendo um balanço dos dois anos e dois meses de Gestão do chefe do executivo mais moderno e acessível dos últimos anos. Camilo tem uma conversa direta com internautas pelo  <em>facebook</em> do governo, respondendo perguntas sem medo nenhum, e ainda aproveita para destacar os projetos de seu governo

Sebrae lança destinos inteligentes em Fortaleza e Cariri


Lançado no PECNORDESTE em Fortaleza e em sua sede  na terça-feira (11), o Sebrae Ceará lançará neste sábado (15) o projeto Destinos Inteligentes - Projeto de Fortalecimento do Turismo da capital cearense e de municípios da Região Metropolitana -  na EXPOCRATO, na cidade do Crato, no stand do Sebrae. A iniciativa têm como objetivo elevar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios que atuam na cadeia de valor do turismo neste território, promovendo o desenvolvimento territorial baseado na modelagem de Destinos Turísticos Inteligentes.

A metodologia inspirada no conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes) está fundamentada em quatro pilares: Governança, Tecnologia, Experiência e Sustentabilidade. De acordo com Ana Virgínia Milhome, gestora do projeto de turismo do Sebrae na capital, a nova realidade do mercado de turismo no mundo é marcada pela mudança nos hábitos de comportamento e consumo dos turistas, provocados principalmente pelo acesso a novas tecnologias. Para atender a esta nova realidade de mercado, as estruturas turísticas e destinos precisam facilitar a interação e integração de visitantes, antes, durante e depois da viagem por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras.

Em 2017, implementando novas estratégias, já foram iniciados 41 projetos que visam atender pequenos negócios da cadeia de valor do turismo do país. O Sebrae espera que o projeto, que tem duração de dois anos, mude a cara do turismo nacional e propõe a implementação de um conjunto de ações com objetivo de transformá-los em destinos turísticos inteligentes.

Fortaleza, que está na oitava posição em relação às cidades do futuro, é um desses destinos inteligentes. Não só por isso, mas também por ser a terceira maior metrópole em influência e receber 20 milhões de pessoas por ano em busca dos mais variados tipos de turismo. Além dela, também está Maracanaú na quinta posição. Dentro dos destinos inteligentes, o estado do Ceará tem seis destinos, no qual se passa por vários municípios conforme infográfico.



Lançamento do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes do Sebrae; capitaneado pelo superintendente regional Joaquim Cartaxo,contou com a presença de representantes do Sebrae nacional ,gestores regionais , do trade turístico e imprensa. Artesāos de Fortaleza e Aquiraz fizeram exposição de artes e artesanato. O arquiteto Joaquim Cartaxo também expôs sua arte com um belo painel sobre as três Iracemas. A jornalista Silvana Frota editora da Revista Ceará e Municípios fez a cobertura do evento entre as presenças destaque para Régis Medeiros, secretário executivo da SDE, Pedro Carlos da Fonseca, Presidente do Fórum de Turismo do Ceará, Priscila Cavalcante, Presidente do Skal internacional do Brasil , Selma Cabral, Presidente da Alfe, Circe Jane, Presidente do Sindieventos e do CETUR, secretária executiva de turismo de Aquiraz,Indira Guimarães.







Novo mapa turístico do Ceará deve ser definido até setembro



Até o  próximo mês de setembro o Ministério do Turismo deve formalizar oficialmente o novo Mapa Turístico  do Brasil. No Estado do Ceará, 72 municípios estão pleiteando entrar no Mapa  e devem obedecer a pelo menos quatro critérios de acordo com a Portaria de 09 de dezembro de 2015, a primeira delas  é ter uma  secretaria, Coordenação  ou diretoria de turismo , ter dotação específica para o turismo e a oferta de leitos, hospitais e  restaurantes, bem como potencial turístico. Estas e outras informações foram repassadas hoje, 13, para secretários e assessores de turismo de pelo menos 40 municípios cearenses presentes à reunião conjunta promovida pela Secretaria  de Turismo do Estado- SETUR e pelo Fórum de Turismo do Ceará- FORTUR, na Assembleia Legislativa . Quem não entrar agora só pode participar do Mapa Turístico em 2019, daqui a dois anos, perdendo verbas federais do Ministério do Turismo para que tenha acesso â  captação de recursos , explicou o Coordenador dos destinos turísticos da SETUR, Valdo Mesquita.

Hoje, 59 municípios cearenses são considerados turísticos ou em processo de desenvolvimento turístico , divididos em 12 Regiões no  Estado. Conforme explicou Valdo Mesquita,  desde o início do ano a SETUR vem trabalhando o processo de formalização dos municípios de forma regional e descentralizada, apoiando as gestões na estruturação e na  promoção do turismo. Para ele,  os grandes desafios do turismo no Ceará são o fortalecimento  da  instância de governança,  integração com outros programas de governo e o envolvimento dos  mesmos nos fóruns regionais

O presidente do Fórum de Turismo  do Ceará, Pedro Carlos da Fonseca, ressaltou  a importância daquele momento com a participação quase que maciça dos secretários ou representantes, sinal que o turismo do Ceará está amadurecendo.  Tem coisas que aprendemos e outras  que ainda precisam ser exercitadas como por exemplo, ter um inventário Turístico , um ícone ou detalhe Turístico  e também,  um observatório para  corrigir falhas, sem esquecer o planejamento estratégico e a informação", disse. O presidente do FORTUR destacou  a importância das redes sociais embora com certo cuidado, pois da mesma forma que elas  constroem também  destroem. Dai ele considerar ser importante a interação com o cliente, que deve ser aprimorada cada vez mais, aí cabe ao secretário de turismo, procurar  aproximar-se  do empresariado que hospeda, que faz  o transporte e que alimenta,movimentando toda a cadeia produtiva promovendo emprego e renda.

Vários secretários  fizeram a apresentação de seus potenciais turísticos e de suas necessidades quando  ficou claro a necessidade de um planejamento  estratégico em muitos municípios. Diante disso, Pedro Carlos anunciou que após a homologação dos municípios pelo MTUR, o  Fórum de Turismo  irá promover um encontro especial com os secretários de turismo em conjunto com o Sebrae, no sentido de oferecer as ferramentas necessárias à estas cidades, voltadas inclusive para a gestão sustentável com a assessoria de uma  especialista  nessa área, a consultora   Selma Cabral . Ele anunciou ainda, o Projeto Ceará, Arte, Cultura e Gastronomia , com a essência maior de valorizar a gastronomia regional com o apoio do Senac,Sebrae e Abrasel, trazendo também  a gastronomia do interior para a nossa  capital.

O deputado Sérgio Aguiar vice-presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa participou da reunião, quando destacou que apesar da crise econômica que o país atravessa, o Ceará cresceu na área de serviços e o turismo se coloca como grande sustentáculo para várias cidades, representando hoje 11% do PIB do Estado. O parlamentar acha  que por vivermos numa região semiárida, que os gestores devem investir cada vez mais em ações de promoção do turismo, que é  a vocação natural do nosso estado, banhado por 563 km de litoral e sol durante 365 dias do ano.  

SEBRAE LANÇA DESTINO INTELIGENTE NO CARIRI

Na ocasião, a gestora do turismo do Sebrae-Ce, Eveline Tabosa  anunciou que  o turismo  inteligente será o carro-chefe dos demais programas do Sebrae durante  os próximos dois anos, em seis regiões do estado, e a nova abordagem, faz a estruturação de roteiros turísticos Municipais. O  Secretário  de  turismo de Juazeiro do Norte, Junior Feitosa aproveitou para convidar para o lançamento do Destino Inteligente do Cariri, dia 15 , sábado, no estande do Sebrae na Expocrato. Segundo ele, o prefeito Arnon Bezerra abraçou a causa do turismo em  Juazeiro ,informando que  a gastronomia do Cariri, tem 23 empresas agraciadas com o selo de qualidade do Sebrae , já tendo estruturado  também o polo gastronômico do Cariri. Segundo ele ,o aeroporto do Cariri , tem 9 voos, com potencial de ter muito mais , pela proximidade com duas capitais do Nordeste- Fortaleza e Recife.
O secretário de turismo de Jericoacoara , Ricardo  Gusso, falou da importância da troca de experiências  e afirmou que o meio ambiente é uma grande preocupação da atual gestão. Jeri tem uma usina de reciclagem, em  parceria com uma ONG de São Paulo. São 57 entrepostos de lixo e  estamos  aprovando a lei dos resíduos sólidos, onde o empresário vai levar seu lixo até a usina, trazendo mais benefícios para o município, estamos solicitando o Selo  bandeira azul, certificação internacional francesa, só existe  em uma praia no Nordeste certificada ,no estado da Bahia. Gusso destacou a parceria forte com os municípios vizinhos especialmente CAMOCIM e Cruz, regiões que tem um  cooperativismo muito forte , em várias áreas , e ressaltou o apoio da iniciativa privada .

A secretária  de desenvolvimento econômico e turismo de Canindé, Socorro Barros, também apresentou o potencial do seu município, que tem no turismo religioso a grande mola propulsora do desenvolvimento. Segunda ela, nos 10 dias da festa de São Francisco, em outubro,a  cidade  recebe um milhão de pessoas, temos a maior estátua do mundo, e agora o governador  Camilo Santana está nos contemplando com os corredores religiosos.  Temos  uma relação muito estreita com Juazeiro do Norte, muitos romeiros saem de lá para nos visitar .Nosso roteiro começa  agora em julho-  período de alta estação e vai até o dia 3 de fevereiro. Temos  o dia do romeiro- 3 de fevereiro e no natal, recebemos 3 mil pessoas porque São Francisco idealizou o presépio" disse Socorro.Vários outros secretários apresentaram suas potencialidades e demandas como os de Limoeiro do Norte , Redenção, Ipu, Jaguaribara, Pindoretama e CAMOCIM.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Programa Mulheres no Parlamento recebe a Presidente do TRE


Programa Mulheres no Parlamento recebeu a presidente do Tribunal Regional Eleitoral l do Cearå, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira,que fala um pouco de sua vida,opina sobre a participação da mulher na magistratura,na política,na família. . No segundo bloco a magistrada que é também escritora destaca seus projetos no TRE e das eleições gerais do próximo ano, inclusive sobre o redimensionamento de algumas comarcas.

Assista o Programa na TV Assembleia canal 6.1 digital, quinta-feira; às  20hs e 30 min com reprise no domingo,as 18 hs..Na foto a desembargadora sendo recebida pelo diretor da Tv Assembleia Antônio José Mota e pela jornalista Silvana Frota ,que autografou um livro de sua autoria publicado pelas Edições INESP,da Assembleia Legislativa.

Abertas as inscrições para o Fórum Industrial Ideias em Debate com Deltan Dallagnol

O próximo Fórum Industrial Ideias em Debate será no dia 20 de julho, às 18h30, e o convidado é o procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol. Ele ganhou notoriedade por integrar e coordenar a força-tarefa da Operação Lava-jato que investiga crimes de corrupção na Petrobras. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Direito pela Harvard, Dallagnol é especialista em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.

O evento é gratuito e será realizado na Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota). As inscrições podem ser realizadas através da internet neste LINK: https://docs.google.com/a/sfiec.org.br/forms/d/e/1FAIpQLSdmoTv6aJDhxOB7NnFFJg3OfMt_KtVKqU0EfeSC7RChLUCIGA/viewform

O Fórum Ideias em Debate é uma iniciativa do Sistema FIEC e do Centro Industrial do Ceará (CIC) e tem o objetivo de fomentar reflexões acerca de temas relevantes e ampliar o conhecimento e mobilização de industriais de todos os setores. A iniciativa conta com uma série de palestras com personalidades de diversas áreas para trazer informações atualizadas visando o fortalecimento do setor produtivo e desenvolvimento de toda a sociedade.

Participaram de edições anteriores do fórum nomes como Maílson da Nóbrega, Marco Antonio Villa, Augusto Cury, Miriam Leitão, Mário Sérgio Cortella, Mauro Benevides Filho, Clóvis de Barros Filho, Ricardo Boechat, Bráulio Bessa, Dráuzio Varela e Ricardo Amorim entre outros.

Serviço:
Fórum industrial Ideias em Debate
Data: 20/7
Horário: 18h30
Local: Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota) - Auditório Waldyr Diogo
Inscrições:
https://docs.google.com/a/sfiec.org.br/forms/d/e/1FAIpQLSdmoTv6aJDhxOB7NnFFJg3OfMt_KtVKqU0EfeSC7RChLUCIGA/viewform

Prefeito de Fortaleza participa de audiência com ministro da saúde em Brasília



O prefeito Roberto Claudio participou, na noite desta quarta-feira (12/07), em Brasília, de audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, quando esteve acompanhado do vice-prefeito Moroni Torgan, da secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Luiz Marques, do deputado federal Adail Carneiro, do ex-governador Lúcio Alcantara, do secretário executivo do Ministério da Saúde, Leo Alcantara, e do médico Wilson Meireles, diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia.

Na pauta, três assuntos de interesse da saúde pública em Fortaleza: o repasse de recursos para a Santa Casa, para o Instituto Doutor José Frota e repasse de recursos para o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), além da execução de emenda parlamentar de autoria do vice-prefeito Moroni Torgan, quando ainda era deputado federal.

"Tivemos uma boa conversa com o ministro, que se mostrou muito sensível a todos os nossos pleitos", afirmou o Prefeito que fez questão de destacar que a defesa da saúde em Fortaleza ganha contornos suprapartidários, "reunindo lideranças de várias agremiações em defesa da saúde pública de Fortaleza e do Ceará ".

De acordo com o prefeito, "é um privilégio encontrar parcerias, indistintamente de coloração partidária, em defesa dos interesses da nossa gente. Isso é grande e precisa ser estimulado", afirmou Roberto Claudio que destacou para o ministro os avanços na gestão da Santa Casa, a importância do trabalho do ICC, além da referencia que o IJF tem como maior hospital de referencia na urgência e emergência para o Norte e Nordeste do País.

Lançamento de picolé de café no PECNORDESTE




Durante o Seminário de Turismo Rural promovido em parceria com o Sebrae-CE, foi lançado oficialmente o picolé de café, que envolveu o Sindisorvetes. Um produto que vem agregar valor ao café verde do Maciço do Baturité, segundo informou o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo que palestrou sobre o tema” Destino Inteligente”. Mais informações na próxima matéria referente ao lançamento do Destinos Inteligentes.

FIEC participa do PECNORDESTE



O presidente da FIEC, Beto Studart, diretores e gestores do Sistema FIEC participaram nesta quinta-feira (6/7), da abertura da Pecnordeste 2007, que acontece sábado, no Centro de Eventos do Ceará. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e presidente do Conselho de Administração do (Senar-CE), Flávio Viriato de Saboya Neto, presidiu a abertura, que contou com a presença do governador Camilo Santana. A FIEC está com estandes no evento e também será representada em algumas mesas de debates. Durante a abertura da Feira foi assinado o convênio de cooperação técnica entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federações de Agricultura do Nordeste (Faec) e Embrapa para execução do Programa Forrageiras para o Semiárido. O Programa terá 12 Unidades de Referência Tecnológicas de Pesquisa (UTRs), uma delas instalada no Ceará, em Ibaretama, no Sertão Central.

BALANÇO PECNORDESTE: Consagra-se como o maior evento de capacitação da pecuária nordestina


O 21º Seminário Nordestino de Pecuária-PECNORDESTE encerrado na tarde do último sábado, 8, no Centro de Eventos do Ceará, trouxe para a nossa capital 100 caravanas de produtores de diversas regiões e municípios do Estado, com a participação de 4.408 mil produtores e um público de mais de 35 mil visitantes. Envolvendo 9 segmentos, sendo sete da pecuária e ainda artesanato e turismo rural, duas atividades não agrícolas mas que impactam diretamente na renda do produtor, os segmentos com maior número de participantes  nas palestras  por ordem: Bovinocultura: 854; Apicultura: 799; Caprinovinocultura: 780; Avicultura: 536; Aquicultura e Pesca: 252;  Artesanato: 156; Suinocultura: 161; Equinocultura: 100 participantes. O evento é  uma promoção do Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL, SEBRAE-CE E CNA.


O evento  que  foi aberto dia 6 , com a presença do Governador Camilo Santana, do Presidente da CNA, João Martins  da Silva Júnior , do diretor executivo do SENAR Daniel Carrara, ,Presidente da FIEC, Beto Studart, secretários estaduais Nelson  Martins , da Casa Civil, Dedé Teixeira, da SDA e Euvaldo Bringel, da SEAPA ,Superintendente do SEBRAE-CE, Joaquim Cartaxo,  deputado deverão Raimundo Gomes de Matos e  demais  autoridades apresentou uma programação  técnico -científica de alto nível, com  102  palestras, 24 oficinas de capacitação um showroom com 10 tecnologias agropecuárias ,7 eventos paralelos entre encontros e seminários. Apresentou inclusive,  o lançamento de produtos , além do Laboratório AcessoNutri da EMBRAPA Caprinos e Ovinos,  durante  o Seminário  de Turismo Rural promovido em parceria com o Sebrae-CE, foi lançado oficialmente o picolé de café, que envolveu o Sindisorvetes. Um produto que vem agregar valor ao café verde do Maciço do Baturité, segundo informou o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo que palestrou sobre o tema"  Destino Inteligente".

 Para o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC Flávio Saboya , o PECNORDESTE se  consolida a cada dia como o maior evento de capacitação do produtor rural no Nordeste , oferecendo a oportunidade ao homem do campo de obter novas informações apresentando inclusive este ano, um showroom de tecnologias. O tema deste ano "Água e Semiárido: uma nova postura", serviu para lembrar cada vez mais  aos nossos produtores que vivemos numa região semiárida, onde a reserva de  água e de  alimento devem fazer parte da rotina de todos, como fazem os produtores de outros países secos iguais ao nosso.

 Já o coordenador geral do PECNORDESTE, Paulo Helder de Alencar Braga disse que o evento desse ano superou as expectativas em termos de público e de participação dos produtores, bem como de capacitação, foram mais de 100 palestras e 24 oficinas em diversos segmentos com a participação de mais de 4 mil  produtores, sendo este o maior objetivo do PECNORDESTE. "Nós não buscamos vendas e sim, capacitação, pois somente através dela é que o produtor vai melhorar sua vida e sua renda", ressaltou Paulo Helder.

ESPAÇO  DO SISTEMA S

O espaço do Sistema " S"  reuniu o o SIstema  - FAEC/SENAR -CE , OCB/CE, SEBRAE, Sistema FIEC - SESI  /SENAI e  IEL e e a  Fecomércio-  SESC  e SENAC .  O Governo do Estado participou da feira com estandes  da Secretaria   de Desenvolvimento Agràrio  – SDA,  da secretaria de Agricultura, Pesca  e Aquicultura-  SEAPA, ADAGRI- Agência  de Defesa Agropecuària , Ematerce  e ADECE- Agência  de Desenvolvimento Econômico . O Banco do Nordeste, Banco do Brasil, a COCEPAT, o CREA/CE, o Sindialimentos e  Simdisorvetes , o MAPA e a  EMBRAPA  foram outras instituições expositoras .

O Presidente da FIEC Beto Studart , presente ao evento classificou o tema do PECNORDESTE deste ano " Água e Semiárido : uma nova postura" ,  como muito oportunuo e feliz, momento em que o empresariado da produção, do comércio e da indústria compreende a importância do uso   dando sinais de que entende e colabora com  o governo.


 TORNEIO LEITEIRO

O encerramento do evento aconteceu com a entrega da premiação do Torneio Leiteiro  Bovino e Caprino,  no espaço da Pecleite, onde ocorreu uma mostra de animais de alta linhagem  de raças  variadas adaptadas às condições do semiárido . A coordenadora da Pecleite, engenheira agrônoma Rejane Bastos Dias e o coordenador de Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA, Bruno Ferreira Marques, acompanharam a ordenha diária dos animais durante três dias.  O resultado foi o seguinte:  Torneio Bovino: Raça Guzolando: 1o lugar: Vaca TI-0696, com 38,350 kg de leite-dia. Raça Lavigne- 1º lugar: TH-628- com 34,08 kg leite-dia, e Raça Guzerá: TAL 150- 20,060 kg leite-dia . Todos tiveram como expositor  Esperança Agropecuárioa Industria Ltda , da Fazenda Teotônio, em Madalena-CE.

O Torneio Leiteiro Caprino onde participaram 12 animais, apresentou o seguinte resultado:  Na  categoria Cabrita( 1ª. Muda) 1o lugar : a cabra Leleca, com 1,628 kg de leite -dia, do expositor Odail Lopes Carneiro , da Fazenda Caieiras- Banabuiu;  Na categoria Cabra Jovem( 2ª a 3ª. Mudas) : o primeiro lugar foi para a cabra Morena, com 1,754 kg de leite-dia, do expositor Valdemar Neto Lima, da Fazenda  Serrote do  Mato- Jaguaretama-Ce e na Categoria Cabra Adulta( 4ª muda), venceu o animal Ariana , com 5,702 , do expositor Antonio Valberlândio Pereira de Souza, no sitio Sede Banabuiu-CE. Cada um dos selecioandos  recebeu  um Troféu  e um  pêmio no valor  de R$700,00 cada.Somente nestes dois toneios  o evento movimentou  R$ 4. 200,00 e muitos animais poderāo  ser vendidos posteriormente pois tratam-se dos   melhores exemplares dessas raças, lembra Rejane Bastos.

Feira PET  e venda de veículos movimentam PECNORDESTE

A Feira de Produtos e Serviços Agropecuários do PECNORDESTE teve uma intensa movimentação durante os três dias do evento-6 a 8 de julho. Ao contrário dos outros anos,a área da feira de 4.500m2, com cerca de 30 estandes e 8 boxes da agricultura familiar,  contou ainda  com  um  Showroom de Tecnologias, o Boteco do Suíno com a presença de chefs locais e nacionais,  uma  Arena de Capacitação e a Vitrine da Carne Suína e dos Sabores Regionais, as duas ùltimas onde foram ofertados parte dos cursos.

Presente pela terceira vez na PECNORDESTE, o Espaço Pet encantou a todos pelo bom público. Com desfiles e oficinas de tosa e adestramento, o local teve grande movimentação, contando com a presença de animais entre gatos e cachorros. Dentro do espaço oito expositores venderam animais, rações, roupas e acessórios, que avaliar uma movimentaçāo em torno  de R$ 30 mil reais. O espaço também contou com a presença da ONG Abrace, responsável pela adoção de animais. Foram disponibilizados 25 animais para adoção, sendo 10 delas concretizadas de acordo com os critérios exigidos pela ONG.  

Camila Brants, coordenadora da Feira Pet e da Feira de Produtos Agropecuários disse que apesar de toda a crise econômica que abala o nosso país, " conseguimos viabilizar a participação de empresas importantes como a DSM Tortuga, Araucaia Genética que vendeu sêmen de touros com descontos de até 86%, Lacticínios Betânia, entre outras

O mesmo ocorreu no espaço de vendas de veículos e MOTORES de força . Segundo o vendedor John Júnior, as vendas de motores estiveram acima das expectativas, contabilizando aproximadamente R$ 50 mil reais em motores de força, com perspectivas de mais negócios pós-feira.  Frequentando a feira há oito anos, John afirmou que a inclusão de um dia no final de semana, sábado,  foi um ponto positivo. Segundo ele,  a maioria dos produtores conhecem primeiro o produto, estudam e só depois fecham o negócio. A empresa Geragri, de Tauà ,  fez 20 prospecções para vendas de mini- tratores. Já a empresa AquaBrás Ambiental, vendeu dois dessalinizadores, com possibilidades de negócios  futuros  de pelo menos mais 10 equipamentos, que inclusive estão sendo financiados pelo BNB, através do FNE Água. O estande do BNB ainda realizou consultoria com uma média de 600 pessoas, fazendo prospecção. Já o  Banco do Brasil realizou consultoria para empréstimo com 100 pessoas, fechando negócios imediatos com  com 11 delas e com grandes possibilidades de outros negòcios.
 As camionetas de cabine dupla das marcas Nissan, Renault e Honda foram muito cortejadas pelo público presente à Feira, e os produtores que comprovassem sua atividade atravès do ITR, tiveram bons descontos, conta o vendedor Everton,  da Fort Nissan. No evento, foram vendidas seis camionetas e outras, ainda poderão ser comercializadas disse ele.

Na feira da  agricultura familiar, a movimentação também foi intensa, com oito boxes vendendo produtos como rapadura, molhos, cachaça, polpas, pastas e castanhas. Com a degustação de produtos nativos do Ceará, o vendedor Antônio Carlos do Manhas e Castanhas afirmou que as vendas foram boas. Foram 25 kg de castanhas vendidos em diferentes quantidades. O preço e a qualidade foram diferenciais. Além disso, a feira também serviu para expandir a mercadoria já que os vendedores receberam propostas para estarem expondo em futuros eventos. O artesanato em madeira, croché, tecido, pintura também fez parte da Feira, com boss vendas.















Arquivo do blog