segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Lançamento Guia dos Vereadores do Ceará

No dia 01 de Outubro a jornalista Silvana Frota lança mais uma edição especial, além dos já tradicionais, Guia Parlamentar e Guia Municipal, a editora da Revista Ceará e Municípios lança no dia do vereador o Guia dos Vereadores do Ceará as 09 horas da manhã na AL. Á noite haverá uma sessão solene promovida pela AL para homenagear os vereadores, a partir das 18 horas, no Plenário 13 de maio.


Homenageados:

1) PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA JOÃO SALMITO FILHO
Homenagem simbólica em nome de todos os presidentes de Câmaras do Ceará

2) RAIMUNDO NARCÍLIO DE ANDRADE - HOMENAGEM EM NOME DOS EX-PRESIDENTES DA UVC
Narcílio Andrade foi vereador de Fortaleza e presidente da UVC nos anos 1991 a 1997

3) VEREADOR VALDEMIRO MARTINS RIBEIRO - PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARACIABA DO NORTE
Homenagem por ser o vereador com maior número de mandatos consecutivos (8 mandatos)

4) VEREADOR FRANCISCO VALDENI VIEIRA DA SILVA - DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM
Homenagem por ser o vereador com maior número de mandatos consecutivos (8 mandatos)

5) VEREADOR JOBEDE REIS CIRILO DA SILVA - DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ
Homenagem por ser o vereador mais jovem do Ceará em exercício

6) VEREADOR RAIMUNDO TELES NUNES - DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS DO CURU
Homenagem por ser o vereador mais velho do Ceará em exercício.


Vereadoras homenageadas (Comenda Dinorah Ramos):

1) Vereadora Kath Anne Meira da Silva - Município: Fortim - Projeto: Câmara Mirim
2) Maria do Socorro Sales Silva - Município: Baixio - Projeto: Procuradoria Especial da Mulher
3) Maria Iracilda Rodrigues - Município: Camocim - Projeto: Comissão de Mediação de Conflitos nas Escolas Municipais


Parabéns Acopiara pelos 77 anos de emancipação


Encontro dos Municípios será lançado em Brasília



Prefeitos de todo o Brasil, ministros e imprensa estarão reunidos no próximo dia 8 de outubro, em Brasília, quando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) fará o lançamento do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que vai acontecer em abril de 2017. A última edição do encontro, que aconteceu em abril deste ano, atraiu quase dez mil participantes - entre eles 512 prefeitos, três governadores, 15 ministros, 52 deputados e senadores e 125 vereadores. O que, por si só, demonstra a importância de eventos como esse, na medida em que grande parte dos municípios passa por momentos difíceis e busca formas de melhorar a gestão e diminuir a perda de recursos, com a queda da arrecadação de impostos e repasses do governo federal

Calor e estiagem exigem economia de água no Ceará

No segundo semestre, a população tende a consumir mais água devido ao aumento da temperatura


Tradicionalmente, o segundo semestre do ano é o mais quente. Em decorrência disso, as pessoas costumam consumir mais água, para minimizar o forte calor. Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), explica que esse aumento de temperatura se deve às poucas chuvas registradas e à pequena cobertura de nuvens. A situação mais crítica, no entanto, é no Interior, com temperaturas que podem chegar até 37º, criando sensação térmica bastante desconfortável. No litoral, como tem a brisa soprando diretamente do mar, as altas temperaturas são um pouco aliviadas.
O cenário encontrado, principalmente no Interior, assim como as projeções feitas para a Capital, evidencia a necessidade de economia de água. Pensando nisso, governador Camilo Santana vai anunciar, na próxima semana, um pacote de ações que visam estimular a economia, dentro dele tem ações focadas nos recursos hídricos e no combate ao desperdício de água no Estado, informa a Casa Civil.
Chuvas
Neste segundo semestre, apesar de as chuvas serem reduzidas - sem influência para o aporte de água nos açudes -, o Ceará tem 40% de probabilidade de ter chuvas abaixo da média. Para os meses de outubro, novembro e dezembro, a expectativa média é de que chova 39 mm. A maior média pluviométrica prevista é para dezembro, na Região do Cariri. "As chuvas estão concentradas em algumas regiões, principalmente no Sul do Ceará. Ainda assim, em quantidade inexpressiva", observa.
O anúncio da Funceme com a previsão para a próxima quadra chuvosa só deverá ser feito em janeiro de 2016, com o prognóstico para os meses mais importantes do período chuvoso: fevereiro, março e abril. Até lá, a Fundação segue monitorando o El Niño - fenômeno que pode interferir na estação chuvosa do ano que vem, diminuindo as chuvas na Região Nordeste. O que, acrescenta Fritz, seria preocupante uma vez que o Estado já vem de uma situação preocupante, com quatro anos consecutivos de seca.
Estudo realizado por Adilson Gandu, professor da Universidade de São Paulo (USP), mostra que desde 1973, quando a Funceme começou a coletar dados, o Ceará passou por oito períodos de secas. Destas, quatro foram mais severas, sendo a atual mais rigorosa de todas elas. O período de estiagem no Ceará teve início em abril de 2012 e segue até hoje. Caso o Estado venha a ter outro ano ruim em relação às chuvas, será o quinto ano seguido de seca. "A probabilidade do El Niño permanecer no ano que vem é bastante alta. Por conta disso, as chuvas tendem a diminuir", alerta Fritz, meteorologista da Funceme.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), responsável por operar o abastecimento de água em 151 dos 184 municípios cearenses, entre eles a Capital, informou, por meio da assessoria de imprensa, que só tem dados do consumo de água até julho deste ano. Neuma Buarque, diretora de operações em exercício do órgão, informa que, comparando o primeiro semestre deste ano com igual período do ano passado, houve queda de consumo, que passou de 124 milhões de m³ em 2014, para 120 milhões de m³ neste ano. O órgão, no entanto, não informou de quanto foi o consumo de água no Estado no segundo semestre do ano passado.
Apesar de ser um semestre mais quente, a gestora destaca que a tendência é de redução do consumo, em decorrência da crise hídrica encontrada em alguns municípios. "Estamos com mais de 30 cidades com racionamento de água. São lugares onde a gente tinha uma demanda, mas não estamos mais conseguindo atender a essa demanda. A população está tendo que se restringir ao volume que está sendo distribuído", explica.
Para estimular o uso racional da água, a Cagece lançou a campanha "Água: trate com carinho", com mobilização de todas as unidades da Companhia no alerta ao desperdício de água.
Mais informações
Para entrar em contato com a Cagece, ligue para 0800.275.0195, acesse www.cagece.com.br(http://www.cagece.com.br)

De olho em 2016, Roberto Cláudio e mais 65 prefeitos se filiam ao PDT

Vereadores, deputados federais e estaduais, além do ex-governador Cid Gomes, deverão se filiar em um outro evento ainda a ser agendado pelo grupo. O Pros tenta evitar debandada
O prefeito Roberto Cláudio e outros 65 gestores municipais do interior do Estado, além de lideranças que pretendem se candidatar ao executivo na eleição do próximo ano, se filiam hoje ao PDT.

Deputados estaduais, federais e vereadores do Pros, apesar de prestigiarem o evento agendado para a noite de hoje, ainda não devem assinar a ficha de filiação ao partido trabalhista. A ideia do grupo é realizar “um grande evento” em cada ato de filiação.

O evento contará com as presenças do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e o presidente estadual da legenda e deputado federal, André Figueiredo. Os irmãos Cid e Ciro Gomes, além de simpatizantes do grupo, também deverão comparecer ao evento de filiação.

Ciro foi o primeiro a ingressar na legenda, no dia 16 de setembro, com status de pré-candidato a presidente na sucessão de Dilma Rousseff (PT). A data de hoje estava agendada para o ingresso do restante dos filiados ao Pros, mas o grupo decidiu fatiar as filiações. Novas datas serão marcadas para a filiação de parlamentares.

Conforme O POVO apurou, RC ainda não procurou os vereadores do partido na Câmara para discutir a mudança partidária. Há preocupação de aliados se conseguirão se reeleger no novo partido.

Debandada
O presidente estadual do Pros, Leandro Vasques ainda acredita que nem todos os 65 prefeitos deixem hoje o partido. “Não existe ambiente de hostilidade na atmosfera do Pros que justifique uma debandada geral”. 
Vasques afirma que tem procurado dialogar com todos os 119 vereadores da legenda no Estado e prefeitos para evitar a desfiliação em massa. O grande número de filiações de gestores municipais ao PDT no evento de hoje é um movimento natural, na avaliação do presidente. “Essas movimentações de migração de sigla são previsíveis devido a algumas afinidades, questões pessoais de alguns filiados”, diz.

O presidente afirmou ainda que tem recebido dezenas de ligações diárias de lideranças no interior buscando o partido para se lançarem candidatos na eleição municipal do ano que vem. “Assim como novos quadros vão, novos quadros vêm”.
SERVIÇO
Evento de filiação do prefeito Roberto Cláudio

Quando: 28/9

Onde: Hotel Praia Centro. Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro

Horário: Às 19 horas

Saiba mais

De acordo com o PDT, o evento que marca a filiação do prefeito de Fortaleza, e lideranças do interior, fortalece “uma alternativa de esquerda para o Brasil”.

O partido diz ainda que a chegada de Roberto Cláudio amplia a projeção estadual e nacional do grupo político. “As realizações de Roberto Cláudio (na prefeitura) passam a fortalecer os pilares políticos e administrativos para as plataformas municipais”.

Em menos de dez anos de carreira política, o prefeito já chega ao seu quarto partido. Iniciou no PHS quando foi eleito e reeleito deputado estadual.

Na sequência, se filiou ao PSB com o grupo político ligado aos Ferreira Gomes. Se elegeu prefeito no partido socialista e depois mudou para o Pros, que deixa hoje para disputar a reeleição no PDT.

Refinarias do Ceará e Maranhão deram prejuízo de R$ 3,8 bilhões

Levantamento do Tribunal de Contas da União revela uma diferença de R$ 1 bilhão entre cálculo do tribunal e o valor declarado pela Petrobras. A decisão de não continuar com os equipamentos foi divulgada em janeiro deste ano


As refinarias Premium I e II, que seriam instaladas no Maranhão e Ceará, respectivamente, geraram um prejuízo de R$ 3,8 bilhões, de acordo com auditoria recém-concluída pelo Tribunal de Contas da União. Apesar dos investimentos feitos pela Petrobras, os equipamentos não foram instalados e não geraram receitas para os cofres da União. 

Em janeiro deste ano, a estatal anunciou o encerramento dos projetos de implantação das refinarias. De acordo com a empresa, a suspensão dos equipamento contabilizava uma perda de R$ 2,8 bilhões. 

A diferença de R$ 1 bilhão entre o cálculo do prejuízo feito pela estatal e o do TCU pode estar nas despesas correntes desembolsadas durante as obras, que não contam em termos de baixa nos ativos da empresa.

A secretaria de infraestrutura junto com outros setores do governo estadual estão realizando um levantamento em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará para apurar o valor gasto na Premium II e cobrar o ressarcimento da quantia investida.

A força-tarefa da Operação Lava-Jato e do Tribunal de Contas da União (TCU) identificaram uma série de outras obras da Petrobras que também deram prejuízo. Como a construção de dois navios-sonda - Vitória 10000 e Petrobras 10000 - para explorar petróleo nas costas da África e do México. Com investimento de cerca de US$ 1,2 bilhão (mais de R$ 5 bilhões), que também não geraram lucros.

Histórico
No Ceará, o ex-presidente Lula lançou pedra fundamental em dezembro de 2010. A primeira vez em que se falou de refinaria no Ceará foi em 1955. Em 1998, o Governo do Estado chegou a anunciar um empreendimento, em parceria com o grupo alemão Thyssen, mas não avançou. Quando o ex-presidente Lula chegou à presidência em 2003, a discussão ressurgiu.
Em 2005, as articulações se intensificaram, mas a refinaria foi para Pernambuco.
Redação O POVO Online com informações do jornal Valor Econômico


SESSÃO SOLENE MARCA 20 ANOS DO AGROPACTO COMEMORADOS COM HOMENAGENS E DEPOIMENTOS

Com uma sessão solene de entrega de homenagens, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, celebrou no dia  22 de setembro, os 20 anos de criação  do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- Agropacto , instituído em 1995, pelo então presidente da entidade, José Ramos Torres de Melo Filho . A solenidade constou também de 10 minutos de depoimento para cada um dos oito  homenageados, que fizeram e fazem a história da cooperação no Ceará . O presidente da Faec, Flávio Saboya foi quem abriu a sessão, destacando que o Agropacto foi criado durante uma reunião do Pacto de Cooperação do Ceará , coordenado pelo empresário Amarílio Macedo, que veio especialmente de São Paulo para participar da homenagem. " Este é um espaço de todos, irmanados democraticamente na defesa de ideias inovadoras e soluções que vêm contribuindo significativamente com o setor rural deste Estado, disse Flávio Saboya, que ao encerrar prometeu dar continuidade ao Agropacto pelos próximos 20 anos. ( confira sua mensagem na íntegra na Palavra do Presidente).


O evento contou com a presença de todos os homenageados, com exceção de RAIMUNdo Padilha e de  ilustres personalidades entre elas, o ex- secretário  de Agricultura  Irrigada,  hoje deputado estadual Carlos Matos, a deputada Fernanda Pessoa, o ex- secretário  de Desenvolvimento Rural, Pedro Sisnando, o ex- presidente,  da Fiec, Roberto Macedo, presidente da  Aprece, Expedito José do Nascimento, Euvaldo Bringel, secretário adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura, superintendente regional do Banco do Nordeste, João Robério Messias, superintendente do Sebrae- CE, Joaquim Cartaxo, Superintendente federal da Agricultura do Ceará, Maria Luiza Rufino , João Porto Guimarães, Presidente da Associação Comercial do Ceará, superintendente do Senar- CE, Paulo Hélder Braga ,a coordenadora de Relações Internacionais e Institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Macedo, esposa do empresário Amarílio , Chefe da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas Leite, Francisco Viana, Presidente do Centec, João Nicédio Alves, Presidente da OCB/CE. Cerca de 35  Presidentes de Sindicatos Rurais do Estado, produtores e servidores do Sistema Faec/ Senar - CE, participaram também da cerimônia .
OS HOMENAGEADOS
Foram homenageadas  as seguintes personalidades : o empresário Amarilio Macedo( criador do primeiro Pacto de Cooperação do Estado em 1991) , José Ramos Torres de Melo Filho( criador do Pacto de Cooperação da Agropecuária, em 1995 ), Raimundo Padilha( um dos coordenadores do Pacto é um  dos maiores incentivadores do Agropacto), João de Paula Ferreira Monteiro( articulador e autor de dois livros sobre o Pacto de Cooperação ), Francisco Lima Matos(Ex- secretário da Fazenda, presidente do Pacto da Tecnologia  e colaborador do Pacto ) , Carlos Prado( representando o segmento produtivo, foi um dos primeiros membros do Conselho Consultivo do Agropacto ), João Pratagil Pereira de Aráujo( primeiro secretário executivo do Agropacto ), Gerardo Angelim de Albuquerque( secretário executivo do Agropacto  nos últimos 13 anos ).
HOMENAGENS ESPECIAIS
Também receberam o Troféu 20 anos  três  instituições: o Banco do Brasil,  local onde se realizam as reuniões desde o início .o Sebrae, como grande parceiro e colaborador e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar-Ce, pelo apoio na capacitação do produtor rural. Todos os presentes à sessão receberam um bóton  simbolizando a data e um certificado de participação.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ceará & Municípios mais uma vez cobriu o Frutal





Programa Mulheres no Parlamento - TV Assembleia




Eusébio é melhor em padrão de vida


A cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi considerada o município com menos de 50 mil habitantes detentor do melhor padrão de vida no Brasil. A avaliação faz parte do Anuário Melhores Cidades do Brasil, levantamento inédito realizado pela consultoria americana Austin/Rating a pedido da Revista Isto é, que analisou cerca de 500 indicadores nos mais de 5 mil municípios do País. Segundo a pesquisa, divulgada na última semana, a localidade alcançou o primeiro lugar no que se refere à quantidade e à qualidade de bens e serviços disponíveis à população.

A publicação estudou municípios de pequeno, médio e grande portes, tendo por base dados de fontes oficiais agrupados em quatro eixos: Social, Fiscal, Econômico e digital. As cidades foram analisadas em 48 categorias. O quesito "Padrão de Vida" está no eixo econômico, que inclui os itens "Mercado de Trabalho" e "Comércio Exterior".

Eusébio foi a única cidade do Estado e uma das únicas do Nordeste entre as primeiras colocadas do anuário. Apenas Salgueiro, em Pernambuco, venceu em um dos quesitos da premiação ("Aplicação em Saúde e Educação", entre as localidades de médio porte). Além do padrão de vida, Eusébio também obteve destaque nas categorias "Capacidade de arrecadação" (8º lugar), "Execução de orçamento" (13º) e "Qualidade de vida" (21º), todos referentes aos municípios de pequeno porte.

O prefeito da cidade, José Arimateia Jr., que esteve na quinta-feira (17) em São Paulo para receber o título, atribui o resultado às políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos e à gestão e aplicação dos recursos nas áreas de maior demanda. "Enquanto é exigido o investimento de, pelo menos, 15% na Saúde, nossa média tem sido de 25% a 27%. Na Educação, o mínimo é 25%, mas sempre ficamos em torno de 27%, 28%. Com isso, conseguimos ter, pelo terceiro ano consecutivo, a menor taxa de mortalidade infantil do País; todas as escolas do município são de tempo integral e o transporte público é gratuito", diz.

Na visão da professora Clélia Lustosa, do Observatório das Metrópoles da Universidade Federal do Ceará (UFC), outro fator a ser considerado é a crescente instalação de indústrias e condomínios de luxo, que provocaram mudanças socioeconômicas de impacto. "Essas novas opções de habitação e a criação de fábricas na região aumentaram a arrecadação de impostos e geraram empregos, fazendo com que a população consumisse mais e movimentasse a economia. Com mais impostos, há mais recursos e o município tem como investir melhor", explica.

Quem mora lá, contudo, reconhece problemas que precisam ser superados. A falta de segurança é queixa recorrente. "O policiamento aqui não é suficiente. É uma cidade boa, mas antigamente era mais tranquila", conta a aposentada Maria Josélia Lima.

Há ainda quem aponte os relacionamentos entre os moradores como um dos pontos positivos, como a aposentada Maria Célia. "Vejo muitos problemas, como a segurança e falta de remédios no posto de saúde, mas as pessoas aqui são boas e a vizinhança é muito amiga", ressalta.

Os moradores reconhecem o crescimento. "É uma cidade que está crescendo muito, com muitos condomínios, muitas fábricas e empregos. Ainda sinto falta de oportunidades para quem está fazendo um curso superior, mas aqui tem vantagens. Considero o acesso a saúde melhor do que em outros lugares. O custo de vida também é baixo", afirma a universitária Zildênia Souza.

O prefeito admite que determinadas áreas necessitam de maior investimento. "Precisamos melhorar muito a infraestrutura e o saneamento básico. São duas áreas de atuação que o município, por si só, não tem recursos suficientes para aplicar. Mas já temos alguns projetos em andamento", diz.

Aprovada nova divisão do Ceará em regiões


Deputados aprovaram, ontem, a mensagem do Governo do Estado que modifica macrorregiões de planejamento do Ceará, baseado em estudo da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Cinco emendas modificativas ao projeto original foram apresentadas e aprovadas durante discussão, incluindo alguns municípios na chamada Grande Fortaleza, que passa a ter a mesma configuração da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Uma das emendas apresentas ao plenário era de autoria do presidente da Mesa Diretora, Zezinho Albuquerque (PROS), outra de Augusta Brito (PCdoB), uma de Wagner Sousa (PR) e outra de Ely Aguiar (PSDC). Danniel Oliveira (PMDB) e Heitor Férrer (PDT) apresentaram uma quinta, mas tratando de outra macrorregião, a do Cariri. Eles incluíram o Município de Lavras da Mangabeira nessa área. Na mensagem original, a cidade fazia parte da Região Centro Sul.

Antes de votação, comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento realizaram reunião conjunta para debater as modificações apresentadas. A alteração de Augusta Brito incluiu Paracuru na Grande Fortaleza e a de Wagner Sousa inseriu São Luís do Curu, Paraipaba e Trairi. A emenda de Ely Aguiar incluiu Cascavel, enquanto a de Zezinho Albuquerque inseriu Pindoretama e Cascavel na região chamada de Grande Fortaleza.

No projeto original, a região era composta por Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante. Prefeitos dos demais municípios ficaram preocupados por não estarem incluídos na Grande Fortaleza, pois fazem parte da Região Metropolitana de Fortaleza. Eles temiam perder repasses federais, já que a mensagem não deixa claro se a RMF seria modificada.

O líder do Governo, Evandro Leitão (PDT), explicou que não haveria nenhuma mudança na região. Como o argumento não convenceu os aliados, o Governo teve que voltar atrás e incluir Paracuru, Paraipaba, Trairi, Paracuru, Cascavel e Pindoretama na Grande Fortaleza.

Atualização

De acordo com o Poder Executivo, a matéria corresponde a um estudo de atualização das regionalizações da Secretaria do Planejamento e Gestão, com vistas ao aperfeiçoamento das atividades de planejamento, monitoramento e implementação de políticas públicas de forma regionalizada. As mudanças servem de subsídio para elaboração do Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Segundo a mensagem, o planejamento regionalizado e descentralizado facilita a construção de matrizes econômicas independentes, corredores dinâmicos de atividades e fortalecimento das vocações regionais.

Agora, as macrorregiões passam a ser configuradas em 15 macrorregiões: Sertão Central, Sertão de Canindé, Sertão de Sobral, Sertão do Crateús, Sertão do Inhamuns, Sertão do Jaguaribe, Cariri, Centro Sul, Grande Fortaleza, Litoral Leste, Litoral Oeste/Vale do Curu, Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba.

Os deputados Renato Roseno (PSOL) e Carlos Matos (PSDB) chegaram a questionar o modelo econômico de desenvolvimento adotado no Ceará.

Ceará pode ganhar força no governo Dilma na reforma ministerial



A reforma administrativa da presidente Dilma Rousseff (PT) poderá fortalecer politicamente o Ceará no governo federal com duas pastas, o Ministério das Comunicações e da Integração Nacional. O PDT, que deve entregar a pasta do Trabalho nos próximos dias, deverá aceitar o Ministério das Comunicações com a reforma ministerial e afastar a possibilidade de se distanciar do governo.
O cearense André Figueiredo, líder do partido na Câmara dos Deputados, é um dos cotados para ser nomeado para o primeiro escalão federal. Ao O POVO, o deputado afirmou que existe uma conversa inicial com a presidente, mas que só haverá definição na próxima semana com o retorno da petista ao Brasil. Questionado se aceitaria o posto, André afirmou que só se manifesta quando houver algo concreto.


O presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, confirmou a conversa com a presidente sobre o ministério. “A tendência é que a gente fique com as Comunicações”. Lupi disse que o deputado cearense é um dos nomes que o partido estuda indicar. O PMDB tenta mais um ministério, além dos já negociados nos últimos dias. Conforme O POVO apurou, o senado reivindica o Ministério da Integração Nacional e o líder do partido na Casa, senador Eunício Oliveira (PMDB), indicaria o nome para ocupar o posto.


O senador, no entanto, nega a reivindicação. “Eu disse que ela (Dilma) ficasse tranquila que não havia nenhuma reivindicação do PMDB no senado”, ponderou. Eunício afirmou ainda que não aceitaria ser ministro. No entanto, de acordo com um peemedebista, a indicação partiria do senador cearense. O PP, responsável pela indicação do ministro Gilberto Occhi, se movimenta para não perder a pasta.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Programa Mais Infância Ceará , destaque no Programa Mulheres no Parlamento

.PROGRAMA MAIS INFÂNCIA CEARÁ É ASSUNTO DO PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO
Assista o programa Mulheres no Parlamento pela TV Assembleia canal 30, conheça os detalhes do Programa Mais Infância Ceará. 

Revista Ceará e Municípios cobre lançamento do Programa Mais Infância

Com apresentações circenses dos alunos do Circo Escola Bom Jardim e da banda do Colégio Piamarta, a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, lançou nesta terça-feira (25), no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial, o Programa Mais Infância Ceará, voltado para desenvolvimento infantil, Defendendo a necessidade de um olhar especial à infância  e beneficiando os 184 municípios cearenses. O programa tem o apoio de parceiros como o Governo Federal, secretarias de Estado, prefeituras municipais, iniciativa privada e entidades da sociedade civil.

De acordo com Onélia Leite Santana, o programa é fruto de pesquisas aprofundadas realizadas por diversos órgãos. "É com muita alegria que recebo vocês aqui para tratar de um assunto tão importante que são as crianças, o nosso futuro. Jovens educados e produtivos são capazes de criar uma sociedade sustentável e desenvolvida. E não podemos falar disso se deixarmos de lado a primeira infância. No começo do ano, tivemos várias reuniões com diferentes órgãos para saber o trabalho que vem sendo feito com as crianças do nosso Estado. Como está o lazer delas? Fizemos um grande estudo com nossa equipe para apresentar esse programa. Chegamos à conclusão que a cada dólar investido na infância, a sociedade tem retorno de 9 dólares na vida adulta", disse.



Entre as ações do Programa Mais Infância Ceará estão a assistência em educação e saúde com visitas, inicialmente, em 36 municípios mais pobres, além da construção de espaços públicos adequados para o desenvolvimento infantil. "Na faixa etária de crianças de 0 a 6 anos se forma a arquitetura cerebral, é o alicerce para a vida adulta. A intenção é criar novas oportunidades, afeto, mas também lazer. Os interesses são as crianças, das instituições governamentais e não governamentais. Vamos criar uma rede de fortalecimento de vínculo. Brincar é o melhor caminho para a educação formal e quero destacar a qualidade dos profissionais que trabalharão nessa tarefa", disse a primeira-dama.

Arquivo do blog