sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Eleições 2014.

Camilo, Ciro, Cid e Roberto Cláudio se reúnem com deputados eleitos
Camilo Santana ao lado de Cid Gomes

A coligação “Para o Ceará seguir mudando”, dos candidatos Camilo Santana (governador) e Izolda Cela (vice), realiza nesta sexta-feira (10/10) o ‘Encontro para deputados eleitos e suplentes’. O evento, que será realizado às 18h30 no Hotel Oásis Atlântico, contará ainda com a presença do governador Cid Gomes, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do ex-ministro e atual secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, além de outras lideranças políticas do Ceará.

Nestas eleições, a coligação, que conta com 18 partidos, conquistou expressiva maioria entre os parlamentares eleitos para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados a partir de 2015.


Na composição da Assembleia, a coligação ficou com 30 das 46 vagas - 65,2% da Casa. Já para a Câmara dos Deputados, os cearenses deram um resultado maciço aos partidos que apoiam as candidaturas de Camilo e Dilma. Dos 22 deputados federais pelo Ceará, 14 integram a coligação, o que representa 63,6% da bancada.

ServiçoEncontro para deputados eleitos e suplentes
Data: sexta-feira (10/10)
Local:
 Hotel Oásis Atlântico
Endereço: avenida Beira Mar, 2.500

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Eleições 2014.

As eleições pelo Mundo

Os jornais do exterior deram destaque ao resultado da primeira rodada das eleições presidenciais no Brasil. A disputa no segundo turno entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) foi notícia nas versões on-line de veículos como o espanhol El País”, o americano “New York Times” e o britânico The Guardian”.
Com 99% das urnas apuradas neste domingo (5), Dilma tem 41,59% dos votos no primeiro turno, seguida por Aécio com 33,55% e Marina Silva (PSB), que ficou em terceiro e saiu da disputa, com 21,32% dos votos.
O El País” chamou a ex-ministra de a grande derrotada deste primeiro turno”. “Marina Silva [...], que flertava com o triunfo há umas semanas, segundo as pesquisas, acabou despencando em uma queda inusitada.Ao mesmo tempo, o jornal espanhol qualificou a retomada de Aécio de inesperada e chocante, lembrando que o tucano tinha 14% das intenções de voto nas pesquisas no início de setembro.

Manchete do El País sobre as eleições no Brasil
“A autêntica montanha-russa das pesquisas que sobem e baixam, simplesmente, são um reflexo de uma campanha imprevisível e hipnótica, marcada por um acidente aéreo que revolucionou tudo. No primeiro turno, os brasileiros decidiram, sobretudo, quem é o primeiro perdedor, analisou o jornal, lembrando o acidente com Eduardo Campos (PSB), que levou Marina a se tornar candidata pela legenda.

O “New York Times” afirmou que a subida de Aécio representa o desencanto entre muitos eleitores com esquerdistas do Partido dos Trabalhadores, que pretende permanecer no poder em meio a críticas sobre a economia lenta e um tremendo escândalo na indústria de petróleo do país”.
O jornal americano afirma que a ênfase de Dilma em proteger os ganhos no padrão de vidados brasileiros ajudou a fortalecer a campanha da petista nos últimos meses. Muitos eleitores expressaram preocupação de que os rivais poderiam desmontar a rede de programas de combate à pobreza que começou pelo Partido dos Trabalhadores, e essa preocupação eclipsou o ressentimento sobre a corrupção”, analisa NYT.

O periódico destacou que a eleição brasileira foi acompanhada de perto por toda a América Latina” pelo apoio dado por Dilma a aliados de esquerda na Venezuela e em Cuba, e também pelo mercado financeiro, pois grandes investidores manifestaram ansiedade sobre algumas políticas de Dilma, que expandiram a influência de grandes empresas estatais na economia”.
Sob o título “Eleições no Brasil: Dilma Rousseff vence o primeiro round, o inglês “The Guardianafirmou que a petista montou o sucesso de seu programa de redistribuição de renda para sair por cima no primeiro turnodas eleições neste domingo. O jornal também destaca a recuperação de Aécio na reta final da disputa e o sobre-e-desce das pesquisas eleitorais durante a campanha presidencial.
A batalha esquerda-direita entre os dois maiores partidos do país é uma decepção para aqueles que esperavam pela mudança na forma da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que liderou as pesquisas em um cenário, mas desapareceu em um distante terceiro lugar”, avalia o “Guardian”, lembrando que Marina ficou na mesma colocação quando concorreu à Presidência em 2010.


Veja o resultado completo das eleições no site www.tse.jus.br

Eleições 2014.

Eleições:  Camilo vence em 116 dos 184 
municípios cearenses

O candidato ao Governo do Estado pela coligação “Para o Ceará seguir mudando, Camilo Santana, venceu em 116 dos 184 (63%) municípios cearenses no primeiro turno das eleições do último domingo (5/10). No total, Camilo teve 2.039.233 votos, o que representa 47,81% dos votos válidos. A cidade do Crato, na região do Cariri, representou uma das principais diferenças proporcionais nas urnas, com 72,6% dos votos para Camilo contra 24,37% de Eunício Oliveira.

Maioria de parlamentares

A coligação “Para o Ceará Seguir Mudando, que conta com 18 partidos, conquistou expressiva maioria entre os parlamentares eleitos para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados a partir de 2015. São nomes também aliados ao projeto da presidenta Dilma Rousseff, que chega ao segundo turno também em primeiro lugar.

Na composição da Assembleia Legislativa, a coligação ficou com 30 das 46 vagas, conquistando 65,2% da Casa. Os partidos que apoiaram outros candidatos a governador terão 16 deputados estaduais (34,7% da composição do Poder Legislativo estadual).

Também para Câmara dos Deputados, os cearenses deram um resultado maciço aos partidos que apoiam as candidaturas de Camilo e Dilma. Dos 22 deputados federais pelo Ceará, 14 integram a coligação, o que representa 63,6% da bancada. Os demais partidos elegeram oito deputados federais (36,3%).

Com a vitória expressiva de deputados aliados ao projeto liderado por Camilo, Dilma e pelo governador Cid Gomes, os cearenses confirmam a confiança no projeto iniciado no Ceará em 2007. O segundo turno será realizado no próximo dia 26 de outubro.

Eunicio: tem maioria em Fortaleza e região metropolitana

 
O candidato do PMDB Eunicio Oliveira teve maioria em 66 municípios do Estado, especialmente em Fortaleza e Região Metropolitana, incluindo Maracanaú e Caucaia. O candidato do PMDB, Eunicio Oliveira que obteve 1979499 votos, disse que o recado dos eleitores é claro, pois mais de 52% disseram não à continuidade do atual modelo de atual governo do Estado.



 “Quero agradecer a esse povo valente, guerreiro, independente, que, apesar de todas as pressões, teve a coragem de ir às ruas, enfrentar os poderosos e dizer com clareza que quer um novo modelo de gestão para o nosso Estado, garantiu, neste domingo, 05, o candidato a governador pela coligação “Ceará de Todos”, Eunício 15, em entrevista coletiva após o resultado oficial do primeiro turno.
O cearense quer viver um novo momento de diálogo, participação e liberdade política. A esperança vai continuar nas ruas, com uma campanha limpa, propositiva e de debate sobre os temas de interesse da dos jovens, das mulheres e dos mais necessitados. Estou pronto para o segundo turno, destacou.
A estratégia a ser adotada pela coligação “Ceará de Todos, de acordo com Eunício, será no sentido de não entrar na política da baixaria, como fizeram os apoiadores do candidato adversário, nem na discussão subalterna, mas com coragem para dizer o que deve ser dito e mostrado.
"Os cearenses são educados e vão banir da política os mentirosos, os bravateiros e os caluniadores irresponsáveis", acrescentou.
O candidato ponderou que o povo cearense deu um grito contrário à forma como os adversários se portaram durante o pleito, o que faz com que não seja possível falar em surpresa com o equilíbrio que levou a disputa para o segundo turno.

Ficou demonstrado para todos a maneira como eles fazem política, com gente sendo presa por compra de votos descarada, com o uso perverso das máquinas e do dinheiro público. Mas o cearense é um povo libertário e demonstrou hoje que não tem medo de pressão”.

Segundo afirmou Eunício, até mesmo equipamentos públicos foram usados em benefício do candidato da aliança governista. Equipamentos, como os helicópteros que deveriam estar garantindo a segurança pública, foram utilizados para pressionar a população, prefeitos, parlamentares. Mas o povo não se submeteu e vamos para o segundo turno com muita força e muita energia".

Vasculharam minha vida e nada encontraram, pois sempre tive o comportamento que deve ter o cidadão comum e os homens públicos. Vamos continuar defendendo a superação desse modelo que está falido. Se não tivesse falido, teriam vencido no primeiro turno”, afirmou.

Eunício assegurou que vai continuar buscando soluções para os problemas que afligem a população: “no Ceará, são 500 mil os jovens que não estudam ou não trabalham. Mais de 100 mil estão envolvidos com as drogas. Não há planejamento para convivência com a seca, nem ação de estímulo à micro e pequena empresa. Estou convencido de que o povo vai nos dar essa oportunidade. Vamos juntos”.

Tasso realizado com a vitória 
 
Realizado com a eleição de seu companheiro de chapa para o Senado, Tasso Jereissati, que também se juntou às centenas de pessoas que cumprimentaram ontem à noite o candidato ao governo, Eunício declarou que a parceria em defesa da autoestima do povo cearense vai continuar.

“A população devolveu ao Tasso o mandato de Senador merecidamente. Tenho absoluta certeza de que ele vai fazer um grande trabalho em Brasília. Vamos continuar na mesma toada, para que possamos realizar juntos um grande trabalho pelo Ceará”.


Eliane Novaes avalia campanha como positiva

A candidata ao Governo do Ceará, Eliane Novais (PSB)  avaliou a campanha como positiva e disse que os três meses a fortaleceu. Eliane diz estar com o dever cumprido e afirmou que, independente do resultado, a luta não termina nessas eleições. A pessebista segue seu trabalho político e disse que voltará a cena política brevemente.
Eliane Novaes o teve 144.507 votos e continuará como deputada estadual até janeiro do próximo ano. Ela ainda está decidindo qual candidato dará apoio, está aguardando uma definição do seu partido a nível nacional.
Ela votou na Universidade de Fortaleza (Unifor), no bairro Edson Queiroz, por volta das 10h30 da manhã deste domingo (5).

A pleiteante chegou ao local acompanhada de familiares, de seu candidato a vice-governador Leonardo Bayma (PSB) e do candidato a deputado estadual Domingos Sávio (PMN).

Com relação ao apoio que seu partido dará em um eventual segundo turno sem sua presença, a candidata disse que ainda não tem definição. "Há um desconforto com as duas canditaturas. Por enquanto, não estamos apoiando nenhuma até sentar com o PSB nacional", afirma.

 Ailton Lopes:  neutro no segundo turno


O candidato comemora a recepção de eleitores e diz que não apoiará nem Camilo nem Eunício no segundo turnoO postulante do PSOL, Ailton Lopes, chegou ao local de votação, , dirigindo um fusca amarelo. Ele também lamentou a influência do poder econômico durante a campanha eleitoral e disse que ficará neutro no segundo turno
Embora o primeiro turno da campanha tenha se encerrado ontem, o candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, Ailton Lopes, afirma que o fim do processo eleitoral não representa o fim da luta. Para ele, sua campanha foi "absolutamente vitoriosa" por dar voz aos anseios de milhares de cearenses que não se reconhecem no atual modelo político.
"A nossa vitória não será contada no dia 5 de outubro. A nossa vitória está escrita na história. Foi assim com os abolicionistas, foi assim com as mulheres, quando conquistaram seus votos, foi assim quando nós derrubamos uma ditadura civil militar que demorou mais de duas décadas. As coisas não acontecem de uma hora para outra", comparou.


Segundo Ailton, o desenrolar da campanha aconteceu da forma como imaginava: o poder econômico influenciou de forma determinante sobre o resultado do pleito. "Isso estava previsível nos gastos, nos ajuntamentos políticos que foram feitos. Desse ponto de vista, era absolutamente previsível", apontou.

Eleições 2014.

Conheças os Deputados Estaduais que foram eleitos aqui no Ceará, durante as eleições 2014.
Para mais informações sobre os outros outros cargos, acesse o site.

http://www.eleicoes2014.com.br/candidatos-deputado-estadual-ceara/

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Programa Mulheres no Parlamento

Movimento Outubro Rosa no 
Programa Mulheres no Parlamento 
Logo após as eleições, dedicaremos  o mês de outubro a debater sobre o câncer de mama 


Juntar forças para ganhar a batalha contra o câncer de mama no Ceará. É o objetivo da criação da Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama (Rede Mama), que tem como primeira grande ação organizar a sexta edição da campanha Outubro Rosa no Estado. O mês de mobilização busca levar informação sobre a doença, que teria feito 2.060 casos no Ceará em 2014, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Palestras, caminhada, passeio ciclístico e piquenique fazem parte das ações já programadas para outubro.

A Rede Mama foi fundada em junho deste ano, unindo mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama. Sem fins lucrativos, a nova associação conta até agora com quatro entidades de Fortaleza e duas do Interior. A intenção é ampliar a rede de parcerias. “Todos os dias recebemos novas ligações de quem quer ajudar na luta”, comemora Cláudia Belém, presidente da Associação dos Amigos do Crio (Assocrio) e uma das organizadoras do Outubro Rosa no Ceará desde 2009.


Falar sobre a importância da detecção precoce e combater o medo que as mulheres têm dos exames e até da descoberta do câncer são metas assumidas. Além de cobrar a melhoria do atendimento público para diagnóstico e tratamento. Em 2008, foram cerca de oito mil mamografias realizadas no Estado. No ano passado, esse número foi de 130 mil mulheres, conforme compara o mastologista Luiz Porto, coordenador do Comitê Estadual do Controle do Câncer. Ainda assim, há um desafio: o número de mulheres acima de 50 anos chega a 670 mil.


Outubro Rosa

Foi vendo uma mensagem da campanha de 2013 na Internet que a dona de casa Erlene Barbosa, 44, teve a curiosidade de fazer o autoexame, ainda em frente ao computador. Sentiu um nódulo no seio e confirmou, com a mamografia, que tinha câncer de mama. Hoje permanece em tratamento após a mastectomia (cirurgia de remoção da mama), feita em janeiro. Agora, está engajada na Associação Toque de Vida e luta pela conscientização de mais mulheres. “Achamos que o câncer é sentença de morte. Lutando contra ele, vemos que há muita vida além disso, declara.


As ações deste ano já têm data marcada para espalhar o rosa pela Capital. O Passeio Público terá piquenique com exposição de fotos das mulheres que venceram o câncer no dia 11. No dia 19, tem caminhada na Praia de Iracema. Na concentração, cerca de 300 mulheres formarão o laço humano, apresentação que já está na fase de ensaios. No dia 28, o Passeio Ciclístico Rosa toma as ruas da cidade partindo da avenida Washington Soares.



Saiba mais


Participam da Rede Mama na Capital: Associação Toque de Vida, Rosa Viva, Associação dos Amigos do Crio e Grupo Amar. São dois grupos no Interior: Amigas de Dona Carlota (Independência) e Mulheres de Rosa (Horizonte). Outros dois teriam já manifestado interesse em integrar a rede: Deusas da Mama (Maranguape) e Associação de Mulheres Iguatuenses (Iguatu).


Algumas das entidades já se uniam nos anos anteriores para realizar o Outubro Rosa. A diferença, agora, é a ação integrada durante o ano, com palestras e a ideia de se criar uma pesquisa anual para saber o perfil das pacientes no Estado.


A organização do Outubro Rosa aguarda o contato de empresas e entidades que queiram instalar a iluminação rosa em prédios e monumentos.



Serviço



Outubro Rosa 2014

Picnic Rosa
11/10, às 8 horas, no Passeio Público


Caminhada Rosa
 19/10, às 7 horas, na Praia de Iracema


Passeio Ciclístico Rosa
28/10, às 19 horas, na Washington Soares


Mais informações: 3521 1537 e www.redemamaceara.com.br



  

Outubro Rosa.

Sistema FAEC/Senar-Ce adere ao 
Movimento Outubro Rosa 

     


As mulheres, que são maioria dentro da estrutura do Sistema FAEC/Senar - CE por iniciativa da secretária executiva Luciana Lacerda, aderiram mais uma vez este ano ao Movimento Outubro Rosa, desde o dia primeiro último, quando teve início a campanha. “Para esse ano, vamos distribuir novos laços, para quem quiser usar e fazer parte da campanha, e mais uma vez, vamos vestir uma peça de roupa da cor rosa um dia do mês de outubro, como forma de reforçar nosso apoio ao tão importante movimento”, disse Luciana em correspondência encaminhada às colegas de trabalho. “O ano passado fizemos força a campanha, usando os lacinhos cor de rosa, e alguns informativos que estavam nos flanelógrafos, e também vestimos uma peça de roupa rosa por um dia”, completou. Veja a correspondência enviada por ela: 

Senhoras (es),

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.  O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A campanha tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. Para 2014 o Instituto Nacional do Câncer – Inca, estima cerca de 57 mil novos casos da doença no país.
Contamos com a colaboração de todos!

Abraços.
Luciana Lacerda - Secretaria Executiva do Senar-Ce 


Política.

Presidente da OAB-DF contesta registro da carteira de advogado de BarbosaPara Ibaneis Rocha, ex-presidente do STF não tem idoneidade moral
Polêmica ocorre após críticas do então ministro à categoria profissional dos advogados
     Por supostamente não possuir “idoneidade moral”, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa teve seu pedido de registro de advogado contestado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barro Júnior. A entidade informou ao Correio, na tarde desta terça-feira (30/9), que os motivos incluem críticas do então ministro à categoria profissional dos advogados.

Orgulho.

Cearense inventa ventilador com controle remoto

Rômulo Ferrer ao lado de sua invenção

     O que era sonho de consumo de muita gente virou realidade. Agora não é mais preciso levantar pra ligar, desligar ou mudar velocidade de ventilador. O cearense Rômulo Ferrer fez com que isso fosse possível. O Smart Fan, idealizado por ele, funciona com qualquer controle remoto e já está disponível no mercado.
     O produto funciona de maneira bem simples, basta pressionar tecla de qualquer controle remoto durante alguns segundos, sendo possível, por exemplo, ligar a TV e o ventilador pelo mesmo equipamento. Além disso, o aparelho deu adeus ao botão que comanda as velocidades. Com painel sensível ao toque, o ventilador muda sua celeridade.
  Segundo Ferrer, a ideia surgiu quando ele ainda estava no curso técnico de Telecomunicações, no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE) e passava as tardes com a avó. “Minha avó ficava ‘ô, meu filho, liga ali o ventilador’ ou ‘ô, meu filho, tá muito forte esse vento, diminua’”, relembra. Na época, ele tinha aulas de Microcontroladores e decidiu mexer na estrutura do controle remoto, adaptando para o ventilador. A ideia só foi colocada para frente há alguns anos, quando montou sua empresa genuinamente cearense com um amigo e o ex-professor.
      A visão do trio é de contribuir com a sociedade, levando conforto e comodidade, criando produtos que sejam acessíveis à todos. Rômulo explica que pensou, principalmente, em deficientes e idosos ao idealizar o Smart Fan. “O produto entra como um acessório de mobilidade, para que as pessoas não dependam de outras. Você tá com a perna quebrada, com problema de mobilidade e não tem mais que chamar alguém pra ligar o ventilador”, explica.
     O produto custa entre R$ 169 e R$ 189 e já está sendo vendido em outros estados do nordeste também, em processo de expansão comercial. Ferrer garante que as invenções não vão parar. Em breve, outros produtos com o mesmo valor de comodidade e acessibilidade estarão sendo lançados.